terça-feira, 20 de março de 2012

Apenas SBT participou de Debate Público sobre Classificação Indicativa

A Cartilha com as novas regras da Classificação Indicativa foi lançada ontem, apesar de normas bem mais flexíveis e - com cuidado na escolha da palavra - liberais, ainda há pontos de discordância entre Ministério da Justiça - autor da Cartilha e responsável direto pela análise dessa questão - e emissoras de TV, agências de publicidade e outros.

O que se chama a atenção, contudo, é que as emissoras que, ao longo dos últimos anos, mais se manifestaram por conta da classificação são Rede Record e Rede Globo, quase sempre através de seus autores e diretores de teledramaturgia que se sentem censurados no exercício do trabalho. E essas emissoras não demonstraram qualquer interesse em participar dos debates que aconteceram ainda em 2011 para a formação da nova Cartilha, lançada ontem.

Aliás, a formação da Cartilha ocorreu através destes debates públicos, em que toda a sociedade civil poderia participar. Não se pode, portanto, classificar de censura, algo que esteve plenamente aberto a debates, mas que não houve interesse em participações. Entre as emissoras de TV aberta, somente o SBT mostrou-se interessado em contribuir nas discussões para, assim, formar uma classificação um pouco mais justa.

A sociedade civil também não participou de forma massiva. Embora seja um tema factual e que necessita de amplo debate, poucas pessoas contribuíram de fato para os diálogos. Há, em favor da população, o fato de que estes debates onlines praticamente não foram divulgados e, a maioria da população, sequer tomou conhecimento de suas existências.

Mas é inconcebível que discussões que contaram com a presença de ONG's, além da ABTA - Associação Brasileira de TV por Assinatura - da própria Sky, segunda maior operadora de TV por assinatura do país, e até do MPAA que é o órgão responsável pela Classificação Indicativa das TVs nos EUA não tenha a participação das emissoras de TV do país, afinal, são elas as maiores interessadas no problema.

De qualquer forma, sem interesse em participar, agora cabe as emissoras obedecerem as normas que foram definidas e estão bem claras na Cartilha.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira