sábado, 8 de maio de 2010

Parceria e Explicação

Como eu já disse na observação de um outro post. O TVxTV fechou uma parceria - certamente vitoriosa - com o Portal PS. A princípio, sairão colunas com textos opinativos exclusivos para o Portal, ou seja, a íntegra dos textos não aparecerão aqui no blog, apenas uma chamada com o link para a página em que estiver a coluna. O objetivo disso é difundir a parceria e permitir com que os leitores de ambos os locais tenham a oportunidade de ler o conteúdo dos textos.

Outra novidade são as notícias. O Portal é alimentado constantemente pela equipe com inúmeras notícias sobre o universo da televisão e das celebridades. O enfoque do TVxTV sempre foram as críticas e, somente passamos a explorar as notícias há pouco tempo. Por isso, neste momento, o blog retoma seu caminho de postar apenas críticas, por entender que é o tema que mais agrada o público deste espaço, sempre preferindo o olhar crítico com referência aos principais programas da TV aberta.

Isso não significa que estou abandonando as notícias em primeira mão. Elas continuam. Agora, também no Portal PS. A partir de agora, as notícias em primeira mão serão postadas naquele espaço que faz uma cobertura mais ampla deste universo, e por isso faz muito mais sentido. Algumas notícias já foram postadas por mim naquele espaço, como a briga por Marjorie Estiano, o interesse do SBT em Tuca Andrada e a contratação de Andréia Horta pela Rede Globo. Outras notícias também estão lá e quem gosta de informações sobre o mundo da TV deve acessar diariamente o portal, que é formado por uma equipe muito interessante.

Aqui, o TVxTV continua firme e forte. Jamais abandonarei este espaço ou o deixarei em segunda mão. Foi ele quem me tornou conhecido e respeitado neste universo e foi através dele que conheci grande parte das minhas fontes que me permitem postar notícias. Agora, voltando novamente exclusivamente ao caminho das críticas, tenho certeza que o público será homogêneo e os comentários mais focados. Continuamos bem. E felizes.

Tribunal na TV é trash, mas viciante

A Band fechando seu primeiro ciclo de estréias - o segundo começa com as séries na semana que vem - lançou ontem o episódio piloto do programa Tribunal na TV, apresentado por Marcelo Rezende. O programa tem como premissa mostrar os crimes mais polêmicos, conhecidos e já julgados do Brasil e recontá-los sob diversos pontos de vista, passo-a-passo, desde o momento do crime, até o julgamento e condenação, ou não, dos supostos réus.

Enquanto reconta a história, o programa usa elementos de dramaturgia aliado a jornalismo, ou seja, é Marcelo Rezende resgatando o formato do programa que o deixou muito famoso no âmbito brasileiro, o Linha Direta, da Rede Globo. Simulação detalhada de cada passo do criminoso, planejamento e execução do crime são mostrados pelo telespectador, sempre seguindo as informações obtidas pelo Ministério Público, baseando-se na versão oficial dos fatos.

O diferencial para o Linha Direto no entanto, é que nestes crimes não há um fugitivo. Tribunal na TV vai além e mostra como ocorreu o julgamento. Qual foi a estratégia da defesa, da promotoria, sempre na base de simulação, o público tem a chance de saber como ocorreram os maiores julgamentos da história recente do Brasil.

Todos os elementos para ser um programa interessante e é. Porém, absolutamente trash, e creio eu que propositalmente, uma vez que o público alvo da Band sempre foi o grupo mais popular do telespectador. E não é trash no sentido negativo da palavra, não é que seja ruim, é apenas exagerado, cheio de cores, metaforicamente forte. Ainda assim, o programa vicia e vicia muito. Quem assiste quer acompanhar o desenrolar dos fatos, passando pelo crime e quando começa o julgamento, aí ninguém sequer cogita trocar de canal, muito disso se deve a excelente condução de Marcelo Rezende.

A Band provavelmente não percebeu o potencial de Tribunal na TV porque escolher o pior horário da televisão para veiculá-lo foi um erro. Há potencial para uma audiência estável, brigando até pelo terceiro lugar já de início, mas não na sexta-feira, com share ruim e programação forte nas outras emissoras. O programa ainda assim fechou com 3 pontos de média já em sua estréia, elevando a audiência que o Toda Sexta, com Adriane Galisteu costumava dar. Mas há potencial para mais, muito mais, num dia melhor.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

As Migalhas são para quem merece

Hoje inicia-se um novo momento na vida do blog. Uma parceria que, sem dúvida, se dará com muito sucesso, mas também com trabalho e a mesma liberdade que os leitores deste espaço estão acostumados. A partir de hoje o TVxTV é parceiro do Portal PS e iremos contribuir com notas, colunas e artigos na medida do possível. As colunas serão também publicadas aqui, não completas, mas com link para o portal, para que nossos leitores conheçam mais um parceiro. Tenham a certeza de que é uma parceria que vale a pena. Confira.

*******************************************************


Existe um trecho bíblico em que se diz: “Sim Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem das mesas de seus senhores” – Mateus 15:27. Este texto é uma metáfora ideal para a situação atual da TV aberta do Brasil.

A década que se encerra em 2010 foi marcada nas emissoras abertas por uma disputa intensa pela vice-liderança na preferência do telespectador. Em meados da década, a Rede Record iniciou um processo intenso de investimentos visando, segundo a própria direção, a chegada à liderança até o final de 2009. Nos primeiros anos, ninguém duvidava de que isso poderia acontecer mais cedo ou mais tarde, uma vez que os investimentos da emissora estavam sendo muito bem aplicados com a contratação de nomes de peso, programas diferentes e criativos que surgiram no cenário e foram muito bem aceitos pelo público.



Polícia 24 Horas segue modelo do 911 e agrada

Estreou na quinta-feira mais uma novidade da Band para o seu horário nobre, trata-se do programa Polícia 24 horas. O programa mostra, como se fosse um Reality Show, a forma como a polícia de São Paulo atua nos momentos mais críticos, além de aproveitar a oportunidade e também mostrar estes policiais longe das fardas e do trabalho perigoso, no contato com a família e amigos.

Para uma estréia, o programa mostrou a que veio. Com um excelente ritmo para o formato, ou seja, sem morosidade, mas também sem passar desespero por mostrar violência ao telespectador, a edição certamente foi o grande destaque desta primeira exibição. Já num primeiro momento há identificação do público, o que torna tudo mais fácil para um programa de TV e, a cada nova situação vista, mais quem está diante da televisão fica interessado na história.

Os policiais que aparecem não são atores. As vítimas também não e os bandidos muito menos. Com tantas pessoas que não são acostumadas com uma câmera filmando-as o tempo todo, havia certamente o risco de que as situações acabassem forçadas ou tímidas e falsas, mas não foi o que houve, principalmente porque a produção conseguiu deixar os envolvidos à vontade, de forma que as filmagens não atrapalharam a ação policial, dando um charme muito maior a atração.

Polícia 24 Horas é um programa que se, bem utilizado pela Band, como parece estar sendo, tem tudo para ter uma vida longa na TV brasileira, pois é exatamente o formato que o público brasileiro gosta. Ele lembra bastante o programa americano 911 que foi transmitido no Brasil pelo SBT em meados dos anos 90 com bastante sucesso por aqui. A fórmula agrada e deve trazer muitas alegrias para a emissora.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Paola Oliveira acerta e diz não a Girassol

Muito se foi ventilado sobre a possibilidade de Paola Oliveira participar de sua terceira novela das 6 seguida ao integrar o elenco da substituta de Escrito nas Estrelas que será assinada por Walter Negrão, Girassol. Os dois últimos trabalhos da atriz na Rede Globo foram respectivamente Ciranda de Pedra e Cama de Gato.

Muitas atrizes tomam este tipo de decisão e acabam ficando taxadas apenas como certas para determinados horários e raramente aparecem em novelas de horários distintos, o que certamente prejudicaria a carreira de qualquer pessoa. Pensando nisso, Paola decidiu agradecer ao convite de Walter Negrão que já havia preparado para ela um dos papéis principais, mas educadamente recusou a proposta. Oficialmente a moça alegou estar cansada por ter acabado de fazer uma vilã (Verônica em Cama de Gato) e que precisa de tempo para se recuperar e também descansar a imagem.

Mas não é só isso, o desejo mesmo dela é deixar o horário e se arriscar em outros papéis. Paola gostaria muito de voltar ao horário nobre, onde começou sua carreira em Belíssima, mas por ora ainda não recebeu nenhum convite ou sondagem dos autores reservados para o horário nos próximos anos. Mesmo tão pouco tempo depois de ter surgido na TV, a atriz já conta com bastante prestígio na Globo e é tida como uma promissora atriz, por isso a emissora pretende investir muito em sua carreira.

Com a recusa em participar de Girassol, Paola Oliveira irá aguardar novos convites que podem surgir a qualquer momento, agora que ela não está oficialmente comprometida com nenhum trabalho. Enquanto isso, Walter Negrão já está pensando em alguém para substituir a atriz em sua novela que deve entrar em breve em fase de pré-produção. 

Foi um acerto e tanto de Paola recusar o papel. Seria um risco muito grande fazer a terceira novela das 6 e fechar as portas para outro horário, principalmente depois de interpretar brilhantemente sua primeira vilã. O ideal é esperar aparecer uma melhor proposta.

Momento Ansiedade

Poucas palavras são necessárias para esta texto. Ansiedade é a que melhor descreve este momento. Faltando praticamente uma semana - exatos 08 capítulos - para o fim de Viver a Vida, a Globo intensifica cada vez mais as chamadas da substituta, Passione.

De Sílvio de Abreu, a novela chama a atenção a muito tempo. Como a trama atual nunca prendeu a atenção de ninguém, o público se voltou com interesse para tentar descobrir elementos da história da substituta e, desde o fim do ano passado, boatos, notas e ansiedade tomam conta dos fãs do formato. Sílvio de Abreu por si só já dá garantia de qualidade. Todas as obras assinadas por ele são de uma qualidade impressionante, não a toa ele é considerado por muitos o melhor autor de novelas vivo (ele é responsável por obras como Guerra dos Sexos, Éramos Seis, A Próxima Vítima, Torre de Babel, As Filhas da Mãe e, a mais recente, Belíssima).

Não quero falar da novela propriamente. Não vou dar meu parecer e minha impressão acerca do que deverá ser a novela, isso, somente na segunda-feira antes da estréia. Hoje, quero compartilhar este momento único. A ansiedade pela volta da qualidade ao horário nobre está acabando. Finalmente teremos uma boa novela para assistir no principal horário. Enquanto o dia não chega, aproveitemos o pouco que temos.


Veja a Chamada de Passione

quarta-feira, 5 de maio de 2010

SBT tem chance de ouro com Gabi, mas não vai aproveitar

Reagi assustado quando soube que Marília Gabriela estava negociando seu retorno para o SBT. Parecia impensável que a essa altura do campeonato, ela pensasse em abandonar a Globo e voltar para a emissora que esteve durante boa parte dos anos 90.

Por que? Simples, porque Gabi estava se consolidando como atriz, um sonho antigo que ela própria disse ter. Fez duas novelas na Rede Globo (Senhora do Destino e Duas Caras) e esteve mais recentemente na série Cinqüentinha e, a cada trabalho, vinha melhorando seu desempenho atuando. É impensável que, num momento tão bom da carreira, ela simplesmente abandone o que construiu na década atual para voltar no tempo e ser entrevistadora nos fins do domingo. Faz sentido?

Em contrapartida, o SBT - em crise, pra variar - conseguiu a contratação de uma excelente profissional. Completa. Sabe entrevistar como poucas no país, sabe apresentar, tem credibilidade e, agora, também sabe atuar. Mas não consigo enxergar Gabi num papel nessas novelas da emissora, principalmente porque a próxima trama será assinada por Íris Abravanel, que insiste em brincar de ser autora.

Com essa aquisição, a emissora precisa pensar em como utilizar Gabi. Programa de entrevistas aos domingos à noite seria suicídio para o SBT e para a carreira dela. A competitividade do domingo a noite atualmente não abre espaço para um programa de entrevistas no formato do De Frente com Gabi, seria atropelado pela concorrência.

Por isso, é hora da direção da emissora largar a preguiça de mão e usar a criatividade. Não há no Brasil sequer sombra dos bem sucedidots Talk-shows nos EUA. Gabi tem o perfil exato para este formato de programa. O SBT tem a chance de criar algo assim para ela, com entrevistas, quadros, mesas-redondas e bom humor, mas não para as madrugadas e sim para o fim da noite, por volta das 23 horas de segunda a sexta. Daria uma excelente audiência, principalmente se houver um roteirista capaz de criar algo assim (alguém como a Rosana Hermann, por exemplo, que continua sendo mal aproveitada na TV brasileira).

Isso é só uma idéia. Uma pobre idéia que certamente nem passará pela cabeça da cúpula do SBT. Gabi deve retornar aos domingos, com uma audiência pífia, sem ter a chance de entrevistar as principais estrelas do país, que estão todas na Globo. E daqui um tempo, estará como Cabrini, Eliana e Justus. Lamentando a decisão.

A Liga tem boa pegada e diferencial para a TV

Estreou na última terça-feira o novo programa da Band, A Liga, sob o comando do jornalista Rafinha Bastos. O programa era um dos mais aguardados dentro da nova programação da emissora divulgada a algumas semanas para a mídia. A direção da casa decidiu investir em alguns nomes que já fazem parte da própria emissora, principalmente o elenco do CQC, como é o caso do Rafinha.

Em A Liga, quatro repórteres, Rafinha Bastos, Thaíde, Débora Vilalba e Rosanne Mulholland, com a participação de Tainá Muller em vários episódios, investigam um único assunto em cada edição sob olhares diferentes e revelam as contradições de um mesmo fato. A missão de cada membro da equipe é individual: mergulhar no fato intensamente, sofrendo, sorrindo, se emocionando e superando a si mesmo para sentir na pele a realidade vivida pelos verdadeiros protagonistas de cada história. O resultado é um relato sincero dos acontecimentos, sem abrir mão da ironia, da acidez, do bom humor e até do drama.

O Programa é sucesso em diversos países e chegou no Brasil mostrando uma pegada diferente de outros formatos que temos na TV brasileira, ou seja, dando um fôlego novo para um estrutura de programação que é praticamente toda igual e repetida, inclusive, em alguns casos. Em um momento em que as emissoras sofrem a chamada crise de criatividade novos formatos são muito bem-vindos.

No programa piloto, em que a equipe do programa mostrou a vida dos moradores de ruas sob diversos aspectos, o grande destaque ficou por conta de Rafinha Bastos que, nem de longe lembrou o humorista descolado do CQC e encarnou de fato um morador de rua, pegando inclusive os trejeitos dessas pessoas. Imagens fortes, cenas impressionantes e situações que beiram o bizarro foram mostradas para o telespectador.

A Liga, sem nenhuma dúvida tem uma excelente estrutura para chegar e permanecer na televisão. Aparentemente usa estréia teve boa aceitação, com média de 05 pontos e picos de 08 - número mais do que satisfatório em se tratando de Band - e, se os próximos programas continuarem assim, com a equipe sem preguiça de trabalhar e mostrando temas tão interessantes e chocantes, sem dúvida, tornou-se mais do que uma opção, tornou-se uma obrigação para quem gosta de televisão, pois torna-se o grande diferencial da TV brasileira até o momento em 2010. Ponto para a Band.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Xuxa vive melhor fase e merece os domingos

Sempre tive um pé atrás quando analisava os programas de Xuxa, por considerar a apresentadora exageradamente infantil e com uma atuação que não combina com alguém que está a frente de um programa de entretenimentos para toda a família e não apenas para crianças, me parecia que ela não tinha condições de segurar por muito tempo um programa deste porte.

Mas o tempo serviu para me desmentir. Em 2010, o TV Xuxa vive sua melhor fase - não apenas em audiência, mas também em criatividade e qualidade - com uma apresentadora solta, leve, dona de si e sabendo conduzir cada uma das atrações com a energia e com o tom que seus quadros pedem. 

Aquela Xuxa que exagerava no sotaque, que falava o tempo todo feito criança, que tinha sempre uma mensagem para os baixinhos, ficou para trás. Em seu lugar, aparece uma mulher madura, consciente de sua responsabilidade diante das câmeras e que sabe conduzir um dos melhores programas de entretenimento para a TV brasileira.

Se existe um programa na TV aberta em que a crítica não pode fazer sequer uma objeção este programa é o TV Xuxa. Não há sequer um quadro que desabone ou que impeça qualquer pessoa de se sentar diante da TV para assistir. Em boa parte, são atrações leves, com uma pitada de bom humor e que ficam deliciosos com a condução correta e inteligente de uma apresentadora que cresceu muito nos últimos anos e vem se tornando uma comunicadora.

Com a crise de audiência que a Rede Globo enfrenta aos domingos - perdendo constantemente para o SBT no horário de almoço - é hora da cúpula da emissora pensar melhor, pois o formato do TV Xuxa é perfeito para se encaixar na disputa dominical do horário de almoço e até um pouco depois, no início da tarde. É improvável pensar que com um programa de tamanha qualidade, a emissora tenha qualquer preocupação em perder a liderança da audiência. 

É a qualidade unida à marca Xuxa Meneghel, que convenhamos, é uma das mais fortes do país. O domingo está carente de programas bons, bons como o TV Xuxa.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Eliana precisa repensar seu programa

É natural que em alguns anos determinados formatos se tornem ultrapassados e percam uma quantidade substancial de público, como acontece historicamente, o que leva a diversos programas serem retirados do ar. Mas não é natural e muito menos usual que um programa perca grande audiência em poucos meses, saindo do primeiro lugar na preferência do telespectador para amargar a quarta posição, principalmente quando não há concorrência acirrada.

Como não é algo natural, toda a equipe de Eliana deve se reunir e começar a se perguntar e demonstrar preocupação com o a fuga de seu público em tão pouco espaço de tempo, já que a menos de um ano, a loira estreou no SBT e obteve durante alguns meses audiência surpreendente. Seu programa já liderou em todos os momentos diversos do domingos enquanto esteve no ar. Foi líder contra a antiga 1ª parte do Domingão do Faustão, contra a 2ª parte e até contra o futebol, fato raríssimo de se conseguir.

Com audiência tão significativa, o que aconteceu para Eliana aparecer em dois domingos num vergonhoso 4º lugar, perdendo inclusive a Band, mesmo ela ficando no ar por duas horas sem disputar com o futebol? Essa resposta é muito complexa e somente a própria direção do programa conseguiria responder através de maior proximidade com o público. É inegável que Eliana é um dos melhores programas dominicais, mas sem nenhum apelo popular não chama a atenção do telespectador que acaba migrando para outras emissoras. A apresentadora e sua equipe precisam entender que elas não estão numa TV pública que não busca audiência prezando apenas pela qualidade, o SBT é comercial e os programas precisam aliar qualidade com audiência, senão a situação complica.

O que mais chama a atenção da mídia é a falta de preocupação demonstrada por toda a equipe, incluindo a direção e a própria apresentadora, que parecem conformadas com o atual estágio do programa. Mesmo oferecendo um produto de qualidade, Eliana não foi contratada para obter uma audiência que beira o ridículo e, mesmo com tantos anunciantes, é certo que se algo não for feito para mudar este panorama, a crise chegará e mudanças ocorrerão em seu programa, porque do jeito que está, não pode ficar.

Este texto também está disponível no Famosidades, pertencente ao Grupo MSN Entretenimento

domingo, 2 de maio de 2010

Record passa recibo e joga O Aprendiz para a madrugada

A Rede Record pretende estrear sua próxima novela, Ribeirão do Tempo, de Marcílio Moraes, no próximo dia 18 de maio. Porém, como o outro folhetim, Bela a Feia, ainda não tem nem sequer data para acabar, deve durar entre duas e três semanas contadas a partir do início da substituta, a programação da emissora vai mudar (de novo).

Essa alteração fará com que a Record passe dois recibos. O primeiro é o de emissora que mente para o telespectador e para seus contratados. Foi divulgado para quem quisesse ouvir que seu principal horário de novelas já estava decidido e não haveria mais alterações, seria sempre as 10 da noite. O elenco de Ribeirão do Tempo e o autor Marcílio Moraes sempre comentaram sobre isso, que é o melhor horário para um folhetim. Aí a emissora decide esticar Bela a Feia e fazer com que Ribeirão do Tempo estreie as 11 da noite, exatamente como acontecia com Poder Paralelo.

Outro recibo é o de conformismo com o desastre que vem sendo a atual edição de O Aprendiz. O programa não engrenou na audiência, não deu os resultados que a crítica esperava e a emissora vai acabar de destruir um dos melhores Realities da TV brasileira. Tendo duas novelas a partir das 10 noite, é provável que O Aprendiz entre no ar por volta das 23h45 ficando até mais de 1 da manhã em exibição, uma atitude deplorável e que assina a completa falta de respeito pelo público.

Aos que gostam da Record e acusam este blog de perseguir a emissora um recado: são atitudes como esta que fazem com que seja impossível arrancar um elogio para a Rede Record e mais, que leva qualquer crítico sensato a enxergar no antro que se tornou a emissora que um dia surgiu realmente como uma concorrente interessante a Rede Globo, mas isso está num passado distante e que, aparentemente, não volta mais.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira