sábado, 5 de setembro de 2009

As Melhores Atrizes de Todos os Tempos

Hoje é sábado e, como se sabe, é dia de divulgarmos nossa Lista de Melhores e Piores, feitas por mim e por mais nove amigos. Hoje é dia das Melhores Atrizes de todos os tempos e, pra variar, deve ter polêmica na Lista, vamos a ela:

10 – Glenn Close – 1947



Cinema, assim como TV, corre-se o risco de marcar a vida de um ator ou atriz graças a seu porte físico. Um homem muito forte pode sempre fazer filmes de ação, uma mulher com cara de anjo, raramente deve ser convidada a fazer uma personagem má. E a tendência é que apenas rostos lindos ganhem destaque no cinema americano, mas Glenn Close mudou isso. Ela não é exatamente um padrão de beleza e, por isso, sofreu um pouco no início de carreira, mas com seu incrível talento, venceu os obstáculos e chegou ao status de estrela hollywoodiana.
Sua estréia no cinema foi no ano de 1982, antes ela havia sido muito rejeitada por produtores e diretores, mas calou a todos, quando neste ano, participou do filme O Mundo Segundo Garp e já foi logo indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e ganhou o mundo com essa indicação.
No segundo filme, a segunda indicação ao Oscar o que mostrava que Glenn Close era muito mais que uma moça com carreira meteórica, ela havia chegado e chegado para ficar, restava apenas uma chance para protagonizar um filme.
Em 1987 finalmente Glenn Close receberia seu primeiro grande trabalho e, novamente, daria um show de atuação. Com o excelente filme Atração Fatal, ela novamente recebeu indicação ao Oscar e a crítica reconheceu nela uma grande atriz com uma longa vida no cinema mundial.
Foram muitos os filmes de sucesso na carreira de Close, como o infantil 101 Dálmatas e sua seqüência 102 Dálmatas, além de ótimos trabalhos como Ligações Perigosas e Um Homem Fora de Série. Atualmente ela estrela um dos fenômenos de audiência da TV americana, a premiada Damages.
Por tantas indicações, ao todo ela foi indicada 05 vezes ao Oscar, mesmo nunca tendo vencido, Glenn Close é considerada uma das grandes atrizes do cinema mundial e abre nossa lista em 10º lugar.

9 – Marilyn Monroe – 1926 – 1962



Uma atriz que tenha habilidade para a comédia e, mesmo em filmes assim, faça sua sensualidade jorrar pelas telas, certamente seria lembrada facilmente. Mas quando essa mesma atriz morta há mais de 40 anos ainda é lembrada como um dos maiores ícones do cinema mundial, é certo que ela tem um enorme talento. Essa é Marilyn Monroe.
O primeiro trabalho de Monroe a receber elogios – mas não o primeiro de sua carreira, já que havia feito pequenas pontas, antes – foi num grande sucesso do cinema mundial, A Malvada. A partir daí, com muitos elogios, ela passou a ser convidada para participar de diversos filmes, como O Segredo da Mocidade e Sempre Jovem. Sua performance foi sempre elogiada, mas foi em Torrentes da Paixão que Monroe virou estrela do cinema americano.
Em 1953 Marilyn Monroe conseguia o que muitas atrizes de sua geração almejara. Muitos papéis, já tendo que escolher porque seria impossível aceitar a todos e o título de Melhor Atriz Iniciante. Com 27 anos e nessa época em que figurar no cinema de Hollywood era tão difícil, significa dizer que a atriz estava chegando ao topo do estrelato.
A atriz teve a fama de furacão loiro que lhe ajudou e muito no início de carreira. Mas após se tornar a maior estrela feminina da década de 50 no cinema, essa fama passou a lhe atrapalhar. Foi casada duas vezes, mas o ciúme dos maridos por conta de sua fama acabou com os dois casamentos e Monroe começou a ficar deprimida por somente ser convidada para papéis que exigia de sua sensualidade. A atriz morreu aos 36 anos de idade por ingestão de uma grande quantidade de medicamentos, era o fim precoce de uma brilhante carreira.
Linda, talentosa, eficiente e mostrando na pele o glamour e qualidade de Hollywood, Marilyn Monroe sempre será lembrada como uma grande atriz, por isso em nossa lista ela aparece em 9º lugar.

8 – Hilary Swank – 1974



Uma atriz jovem que há muito ultrapassou a barreira de promissora e tornou-se uma grande estrela do cinema mundial, principalmente por saber escolher seus papéis e aprender e muito com os diretores que já trabalho, como ela mesma não se cansa de afirmar. Assim Hilary Swank construiu sua história.
Ela fez inúmeras pontas em filmes não muito conhecidos e por isso ficou alguns anos sem ser conhecida do povo americano, como nos filmes Karatê Kid 4 e Buffy a Caça Vampiros.
Seu rosto começou a se tornar conhecido em Escritores da Liberdade interpretando uma professora obstinada e sua interpretação lhe rendeu elogios por parte da crítica, mesmo com o filme não sendo tão conhecido assim.
Dos filmes recentes, Swank fez um sucesso monstro em todo o mundo atuando no filme de amor P.S. Eu te amo que marcou a atual geração teen por seu cunho neo-dramático e que mostrou uma história de amor interessante de se ver. Sua atuação foi muito elogiada.
Sucesso mesmo a atriz fez em duas obras, Menina de Ouro e Meninos não Choram, em que ela foi indicada e venceu o Oscar de melhor atriz nas duas ocasiões, além de receber inúmeros elogios por sua densidade na interpretação.
Hilary Swank é considerada uma das atrizes da atual geração que melhor sabem compor uma personagem e se aprofundar através do roteiro e por isso sempre é lembrada por diretores e produtores como uma grande atriz, aqui ela aparece em 8º lugar.

7 – Liv Tyler – 1977



Pode parecer surpreendente ver numa lista de melhores atrizes o nome de Liv Tyler, mas não é tão surpreendente assim se pararmos para pensar que dos trabalhos principais da atriz, três são dos mais vencedores da história do Cinema mundial em todos os tempos, isso por si só já a qualifica.
A atriz despontou para a fama no filme Beleza Roubada, em que recebeu alguns elogios da crítica, mas foi muito elogiada mesmo pelo público que ficou cativado por sua beleza e por sua forma de interpretar, e isso lhe rendeu outros convites para continuar atuando no cinema.
Infelizmente a atriz também tem manchas negras em seu trabalho, como no filme Armagedom em que todo o elenco foi duramente criticado, provavelmente pela fragilidade do roteiro, mas também porque a direção fracassou e com isso os atores fracassaram.
Sua filmografia é pequena se comparada de outras grandes atrizes e talvez por isso muitos devam considerar que Tyler não mereça aparecer numa lista como essa, já que não tem tanta experiência assim em seu currículo nem grandes filmes de sucesso.
Mas, como já foi dito anteriormente, sua experiência parte do princípio de ter atuado simplesmente em O Senhor dos Anéis, uma das trilogias de maior sucesso de todos os tempos, em que a crítica não poupou elogios e vencedora de inúmeros prêmios. Ela segurou muito bem o papel, soube conduzir e interpretar com naturalidade e por isso aparece na nossa lista no 7º lugar.

6 – Júlia Roberts – 1967



Uma das atrizes com o rosto mais bonito dos EUA e que sabe aliar essa beleza desconcertante a um talento incrível e que chama a atenção por sua forma tímida de lidar com a mídia. Essa é Júlia Roberts, a atriz mais bem paga de Hollywood nos últimos anos.
Não deve ser fácil na vida de uma pessoa que almeja a fama, ver o sucesso surgir de forma estrondosa e sem nenhum aviso como aconteceu na vida da atriz. Ela que já havia trabalhado muito como atriz, sendo inclusive indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por Steel Magnólias, mas não era conhecida do grande público. Isso mudou totalmente no filme de 1990, Uma Linda Mulher, sucesso esmagador e que tornou o rosto de Júlia Roberts um dos mais conhecidos da época em todo o mundo.
O filme lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar, dessa vez como atriz principal e ela chegou a cerimônia pela primeira vez na vida como a personalidade mais aguardada a passar pelo famoso tapete vermelho.
A partir daí, Roberts passou a estrelar filmes todos os anos da década de 90, desde comédias românticas tipicamente americanas até super-produções. Ela trabalhou em Dormindo com o Inimigo, Hook, O Poder do Amor, Um Lugar chamado Notting Hill e Noiva em Fuga, mas também fez obras complexas como Teoria da Conspiração.
No início da década atual, Júlia Roberts afirmou que trabalharia apenas em filmes mais complexos, que o sucesso lhe permitiria isso. E em 2000 atuou em Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento e ganhou o Oscar por sua atuação, além de receber muitos elogios. Em 2003 novamente teve um trabalho de destaque pela crítica no excelente filme O Sorriso de Monalisa, em que soube como ninguém dar a profundidade correta para a personagem.
Ficar 20 anos como uma das principais estrelas do cinema mundial não é fácil, se tornar a atriz mais bem paga dos estúdios também não. E ter um talento que agrada crítica e público é mais difícil ainda, por isso, Júlia Roberts é a 6ª colocada de nossa lista.

5 – Cate Blanchett – 1969



Mais uma atriz que estrelou Senhor dos Anéis. Só que dessa vez, a atriz já tinha um enorme sucesso e por isso foi convidada a participar do filme e, certamente, mesmo que tivesse recusado o convite ainda seria lembrada como uma das grandes atrizes da atual geração.
Seu primeiro grande papel foi no teatro, quando estrelou Oleanna e em seguida fez Oféllia em Hamlet, ainda no teatro. Com atuações consideradas pela crítica como espetaculares ela recebeu convites para trabalhar no cinema e não pestanejou antes de iniciar sua carreira.
Em 1997 Blanchett ficou conhecida no mundo inteiro ao trabalhar no filme Um Canto de Esperança, que foi estrelado por Glenn Close, e ela chamou a atenção por sua performance num papel considerado pequeno e mesmo assim que ela conseguiu dar vida e densidade própria, surpreendendo até mesmo o diretor.
Como protagonista, a atriz estrelou pela primeira no filme Oscar e Lucinda em que foi indicada a inúmeros prêmios ao redor do mundo e teve sua atuação sempre elogiada por todos os críticos. Seus primeiros prêmios, contudo, foram conquistados ao protagonizar o filme Ainda Bem que ele conheceu Lizzie, filme de sucesso e de grande repercussão nos EUA.
Em 1998 o nome de Blanchett ficou conhecido internacionalmente por sua excelente atuação em Elizabeth I, quando ela interpretou o difícil papel de Elizabeth, a Rainha da Inglaterra e recebeu inúmeros elogios por sua dedicação e capacidade de se igualar nas características da personagem. Por este papel ela recebeu diversos prêmios, como o Globo de Ouro e foi indicada ao Oscar.
A atriz tem inúmeros trabalhos grandiosos como Senhor dos Anéis e O Aviador, filmes em que ela foi muito elogiada, mas o filme todo o foi e por isso ela cresceu muito como atriz internacional.
Seu sucesso recente foi O Curioso Caso de Benjamin Button em que a atriz foi novamente elogiada por sua atuação.
Cate Blanchett é uma das atrizes mais elogiadas atualmente e figura sempre na lista de melhores atrizes do momento, na nossa lista aparece em 5º lugar.

4 – Sally Field – 1946



Uma atriz que estoura para o mundo com filmes de comédias corre o risco de ter em sua testa um carimbo de comediante e só. Sally Field enfrentou este problema quando quis migrar da comédia para o drama e todos colocaram seu talento em dúvida, mas ela não desistiu e deu provas de ser uma das atrizes mais talentosas de todos os tempos.
Sua carreira em comédia durou muitos anos, sempre com filmes estilo pastelão que fizeram muito sucesso nos EUA, mas são pouquíssimos conhecidos fora do país.
Após tantos sucessos, em 1976 a atriz decidiu trabalhar em filmes de drama e enfrentou resistência, mas sua atuação espetacular em O Guarda-Costas fez todos olharem para ela e no filme Sybil, ela teve sua atuação considerada como uma das melhores da década de 70.
A partir daí sua carreira deslanchou e Field passou a receber convites atrás de convites, tendo de recusar muitos papéis e passando a escolher sempre os de mais difícil interpretação, pois gostava de ter sua atuação desafiada.
Em 1979 os críticos do Oscar também reconheceriam seu incrível talendo e Field sairia vencedora da cerimônia de entrega do prêmio pela sua excelente interpretação em Norma Rae, novamente considerada uma das melhores da década de 70, o que comprova que nesta década a atriz foi a melhor do cinema mundial.
Na década de 80 ela voltaria a cerimônia do Oscar para concorrer pelo filme Um Lugar no Coração, dessa vez saindo derrotada, mas a década marcou as maiores indicações da carreira da atriz que também recebeu 04 indicações ao Globo de Ouro.
Na década de 90 seu trabalho ficou mantido no topo graças a dois filmes, Uma Babá Quase Perfeita que encantou o mundo por sua atuação e a super-produção Forrest Gump – O Contador de Histórias.
Atualmente Sally Field é considerada uma das melhores atrizes de TV dos EUA e encanta o mundo por sua excelente atuação na série cult Brothers and Sisters e aqui aparece em 4º lugar.

3 – Jodie Foster – 1962



Uma pessoa que aos 14 anos alcança fama mundial, atua ao lado simplesmente de Robert de Niro, recebe elogios apenas de Martin Scorcese e ainda por cima é indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante, só poderia ter uma carreira de sucesso ao longo da vida. Essa é a história de vida de Jodie Foster.
A atriz aos 14 anos teve sua vida modificada ao atuar no premiado e sucesso mundial Táxi Driver, de Martin Scorcese e surpreendeu o mundo ao atuar ao lado de Robert de Niro e não sentir-se ameaçada ou constrangida, ao contrário, manteve o mesmo nível de atuação, mesmo sem experiência alguma, o que foi um assombro até mesmo para o cineasta.
Em 1988 a atriz calaria os críticos que chegaram a considerar ela apenas mais uma das muitas atrizes mirins que alcançava o estrelato graças a uma boa atuação e depois desapareceria, ao vencer o Oscar por Acusados e ter sua atuação considerada a melhor atuação feminina da década de 80. Ali Jodie Foster era considerada a atriz mais completa do cinema hollywoodiano.
Aparentemente Jodie Foster já havia atingido o topo e a tendência era descer, mas ela conseguiu o inimaginável e melhorou ainda mais. Com uma atuação que ainda hoje é considerada uma das melhores atuações femininas de todos os tempos, no papel de Clarice Starling, em O Silêncio dos Inocentes, Jodie Foster protagonizou ao lado de Anthony Hopkins os diálogos mais eletrizantes, bizarros e profundos do mundo do cinema, o que lhe rendeu mais um Oscar.
Ainda hoje a atriz faz ótimos trabalhos como O Quarto do Pânico em que teve sua atuação muito elogiada, apesar do filme não ter feito o sucesso esperado ou em Valente que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro como melhor atriz em drama.
Em qualquer lista que se preze o nome de Jodie Foster aparece entre os melhores trabalhos e em nossa lista ela surge em 3º lugar.

2 – Kate Winslet – 1975



Uma atriz que certamente será lembrada para sempre como uma das maiores de todos os tempos e que conseguiu, sem grande dificuldade se livrar do estigma de “o rosto bonito de um grande filme”. Kate Winslet tem feito a cada ano trabalhos mais complexos e atuações mais completas, o que lhe rende prêmios em cima de prêmios.
Ela começou a trabalhar na TV, como atriz mirim em diversos seriados americanos, sem contudo conseguir fazer sucesso com eles. No cinema, seu primeiro trabalho foi Almas Gêmeas em 1994, filme que não fez sucesso, mas ali já se notava que a atriz era muito promissora.
Após alguns pequenos filmes, Kate foi vista por James Cameron no filme Hamlet e ali ele teve a certeza de ter encontrado sua atriz para o filme em que estava trabalhando.
Em 1996, Kate estrelava ao lado do também promissor Leonardo Di Caprio o filme que seria a maior bilheteria da história do cinema mundial e fenômeno de premiação e crítica, Titanic. O filme venceu 11 estatuetas do Oscar, mas Winslet não foi uma das vencedoras, apesar de ter sido indicada como melhor atriz num de seus primeiros trabalhos, no ano anterior ela havia sido indicada como melhor atriz coadjuvante por Razão e Sensibilidade.
A partir daí seu rosto se tornou um dos mais conhecidos do cinema e ela passou a escolher melhor seus trabalhos, pois sabia que teria de livrar-se depressa do estigma de Titanic para não ficar marcada por um único trabalho.
A atriz passou a fazer trabalhos mais complexos como Fogo Sagrado que lhe rendeu críticas positivas por sua atuação, e também Enigma, filme considerado fraco, mas a crítica poupou Winslet considerando sua interpretação acima da média do filme.
Em 2001, Winslet voltava ao topo ao protagonizar o filme Íris, que lhe rendeu nova indicação ao Oscar, mostrando que ela já havia superado as dúvidas de todos de que seria somente um rosto bonito de Titanic.
Em 2003, a atriz aceitou o desafio e participou de um filme muito complexo A Vida de David Gale e recebeu críticas positivas, apesar de não ter sido indicada ao Oscar, o que foi considerada uma das maiores injustiças daquele ano.
Mas no ano seguinte a atriz estrelou Bilho eterno de uma mente sem lembranças e novamente foi indicada ao maior prêmio do cinema mundial e, para espanto de todos, saiu derrotada novamente, isso já começava a parecer perseguição a atriz.
Em 2007 Kate esteve no filme Pecados Íntimos e chegou como favorita ao Oscar, mas foi novamente derrotada. Muitos críticos começaram a julgar que a academia escolhera Winslet como aquelas atrizes excpecionais que nunca venceria um prêmio e seria sempre injustiçada.
As injustiças tiveram de acabar. Em 2009 Kate Winslet assombrou a crítica e a academia com duas atuações extraordinárias por O Leitor e Foi Apenas um Sonho. A atriz recebeu não apenas uma, mas duas indicações ao Globo de Ouro, como atriz por Foi apenas um Sonho e como atriz coadjuvante por O Leitor e venceu os dois. Depois disso, seria impossível não vencer o Oscar, e ela venceu, por O Leitor, em que era atriz coadjuvante, mas foi indicada como atriz principal, o que, segundo a crítica, significava dizer que ela se tornara em 2009 a melhor atriz do Planeta.
Ao todo, Winslet foi indicada 06 vezes ao Oscar e 07 vezes ao Globo de Ouro, o que por si só a colocam como uma da principais atrizes de todos os tempos e em 2º lugar na nossa lista.

1 – Meryl Streep – 1949



Como diz o Jay, um dos que participam de nossa eleição de melhores e piores: “Meril Streep é como Marlon Brando de saias”. De fato, a atriz é considerada por todos a melhor atriz de todos os tempos e isso parece não ter dúvidas. Tanto que pela primeira vez todos os participantes da lista elegeram ela com o primeiro lugar.
Começou no cinema em 1977 no filme Julia, ali já recebeu muitos elogios, mas foi em 1978 que seu talento começou a despontar para o resto do mundo ao atuar em Manhattan e em O Franco Atirador que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar como melhor atriz coadjuvante.
Meryl Streep interpretou uma das personagens mais complexas do cinema no ano de 1980 quando foi novamente indicada ao Oscar no filme Kramer x Kramer que até hoje figura na lista dos principais filmes da História do Cinema Americano.
A vida de Meryl Streep é basicamente dos estúdios de cinema, gravando filmes, depois pelos países divulgando-os e depois indo a cerimônia do Oscar. Ao todo Streep recebeu 15 indicações ao maior prêmio do Cinema, recorde tanto para mulheres quanto para homens, o que comprova seu estupendo talento na arte da interpretação.
Além de tudo, Streep é considerada a atriz que melhor sabe escolher seus filmes para trabalhar, atuando sempre em ótimos filmes, com roteiros complexos e com excelente direção, por isso sempre é lembrada pela academia, mesmo sendo considerada a atriz mais injustiçada da história do Oscar.
Para se ter uma idéia, apenas na década atual, ou seja, 30 anos depois de seu início de carreira, Meryl Streep foi indicada 04 vezes ao prêmio máximo do cinema, perdeu todas e em 2009 perdeu para Kate Winslet quando foi indicada pelo filme Dúvidas. A atriz venceu apenas em 02 ocasiões o Oscar, em 1980 por Kramer x Kramer e em 1983 por A Escolha de Sofia.
No Globo de Ouro foram 23 indicações e 06 vitórias, o que a torna uma das maiores vencedoras do prêmio. Por tudo isso Meryl Streep é considerada a melhor atriz de todos os tempos por todos, inclusive pelo blog.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Nada Além do Ratinho


Substituir Sílvio Santos na apresentação de um programa não é fácil. Dificulta mais ainda quando o formato do programa é modificado e passa a ser como a idéia original que faz sucesso em vários países do mundo, pois foi assim que ontem Ratinho estreou a frente de Nada Além da Verdade.

O programa no Brasil já foi apresentado por Sílvio Santos num formato um pouco diferente. Na época de Sílvio, os participantes do programa eram exclusivamente famosos, o que por si só gerava grande curiosidade do público e por isso o programa teve ótimos momentos, conforme os participantes.

Com participantes anônimos e oferecendo prêmios a quem passasse pela máquina da verdade respondendo a todas as perguntas sem titubear ou mentir, Ratinho esteve muito bem em sua estréia. É evidente que apresentar um programa que já é sucesso no mundo todo não é tão difícil, mas quando você já teve um formato diferente e seu antecessor foi Sílvio Santos, tudo fica mais difícil.

A produção também está de parabéns porque soube escolher os participantes, como a mulher maluca e assanhada que fazia constantemente o público cair na gargalhada. Ratinho nem parecia o mesmo apresentador que ficou famoso por berrar frente às câmeras com seu cacetete em punho. Criando o clima de suspense na medida correta que o programa pedia, o apresentador conduziu muito bem uma a uma das perguntas, que aliás, também foram muito bem escolhidas.

É muito cedo para afirmar categoricamente que o programa irá pegar, mas a impressão que se teve é que foi uma excelente estréia e que é provável que o formato caia no gosto da população. Em seu primeiro programa, já foi vice-líder de audiência e chegou a dois dígitos em determinado momento, o que é um grande resultado.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Shows ótimos do SBT


Eu já falei aqui em outra oportunidade que considero o horário de exibição do SBT Show completamente equivocado. Não é que as 20:15 horas seja ruim para a emissora, mas, como eu já disse, na faixa das 22h esses programas certamente dariam um resultado muito acima do que se tem visto em termos de audiência. Mas é preciso reconhecer uma coisa, a emissora acertou em cheio em sua linha de shows.

A começar pela segunda-feira, quando o humorista Zé Américo comanda com uma naturalidade e bom humor poucas vezes vistos o excelente "Você se lembra?" O programa tem excelentes dose de humor e também muita emoção e, até o momento, a produção somente acertou na escolha dos participantes que tem feito do início da noite de segunda-feira momentos inesquecíveis. Não é a toa que o programa já assumiu a vice-liderança da audiência nas duas últimas semanas.

a terça-feira a emissora exibe o programa que é, provavelmente, o melhor de sua faixa de shows, o acima da média "Esquadrão da Moda". Um dos maiores acertos do SBT nos últimos anos na linha de Realities Shows, o programa é incrivelmente gostoso de se assistir, muito divertido, além de dar dicas de moda e etiqueta que são sempre interessante de se ver, por isso também já é vice-líder de audiência há algumas semanas.

Na quarta-feira é a vez da nova aposta da emissora de Sílvio Santos e que, em poucas semanas de exibição, já conquistou o público. "Qual é o seu talento?" é uma Reality inglês que revelou ao mundo Suzan Boyle e o SBT comprou o formato para exibição no Brasil. Com os mesmo jurados de Ídolos e Astros, o programa segue a linha do divertido, mas agora com ares de super-produção em busca de um grande talento perdido pelo Brasil. Mas ainda assim, os 04 jurados continuam se destacando e provocando em nós, telespectadores, altas ondas de gargalhadas. Qual é o seu talento? tem disputado a vice-liderança de audiência, vencendo quase sempre ou empatando.

Quinta-feira foi exibido até a semana passada o programa "Só Falta Esposa", que não emplacou, por ser fraco, ter um formato meio desgastado no Brasil, já que todos os programas de auditório já criaram quadros de amor e de namorados na TV brasileira. Com o fim da temporada, o SBT reestreia "Nada Além da Verdade", com novo apresentador, Ratinho. Vamos ver como será, mas estou com muita expectativa nesse programa.

Sexta-feira, a exibição fica por conta de "10 Anos mais Jovem", outro programa que não emplacou como se gostaria. Apesar do formato ser interessante de se ver e de normalmente os convidados terem histórias de vidas lindas, esse quadro já existia no programa Tudo é Possível, quando a Eliana era da Record e, agora ela levou o quadro para seu programa no SBT e o Tudo é Possível manteve também, o que significa três atrações com o mesmo formato, e isso cansa.

Sábado é a vez do consagrado Supernanny, um dos melhores Realities já criados no Brasil. Com tantas temporadas, nossa querida Chris Poli continua imbatível, sempre solucionando problemas complicados. Como eu já disse mais de uma vez, Supernanny é muito mais do que um programa que nos permite ver como se educar melhor uma criança, ele nos permite aprender como conviver melhor em família e isso é muito legal. Supernanny é vice-líder em seu horário já faz muito tempo.

Com tantos programas bons em sua linha de show, o SBT vem conquistando a vice-liderança noturna e dando muito trabalho para a Record na briga pela audiência e, nesse caso, quem agradece somos nós, telespectadores.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Sete Verdades

1 - Alguém já assistiu a série da TV Cultura "Tudo que é sólido pode derreter"? Deliciosa série teen que conta a história de Thereza e seus amigos. Descobri faz pouco tempo e estou encantado com a forma da narrativa e com as situações. Tudo com muito bom gosto e com o selo da TV Cultura que por si só já é comprovação de boa produção. A série é exibida pela emissora de Segunda a Quinta às 19:00 horas e na Quinta tem horário alternativo, 13:00 horas. Recomendo

2 - O CQC parece ter encontrado a mão nesse ano. Depois de episódios regulares e outros fracos, até abaixo da crítica, já vem de algumas semanas que o humorístico está muito bem e interessante de se assistir. Um programa como o CQC quando não faz rir é porque tem algo muito errado na estrutura e era assim que estávamos, mas com novas pautas e novas piadas, o grupo está sabendo se reinventar para manter-se no ar sem o cheiro de mofo.

3 - Como o programa Mesa Redonda da TV Gazeta que já foi tradicional aos domingos, chegando a incomodar a audiência das emissoras grandes ficou chato. O programa aparentemente perdeu todo o seu charme, e agora é muito sem vida, com os jornalistas falando um monte de bobagens, criando factóides que provavelmente somente eles acreditam e discutindo coisas esdrúxulas pós partidas. Incrível.

4 - O SBT segue em sua luta para retomar a vice-liderança da Record. O que a emissora errou no domingo parece acertar durante a semana. Programas como Você se Lembra? e Esquadrão da Moda caíram no gosto popular e já são vice-líderes de audiência o que, no horário nobre, para o SBT, é uma grande vitória.

5 - A novela Bela, a Feia parece que não vai mesmo pegar. Não é que a novela seja ruim, longe disso, a fotografia é boa, a história é divertida e os personagens criados pela autora são interessantes, mas todo mundo já sabe como vai acabar a novela, o que tira totalmente a graça, e também alguns personagens estão exagerados e caricatas. A tendência é se estabilizar na terceira posição de audiência.

6 - Caminho das Índias segue em sua semana mais espetacular. Nos capítulos de segunda e terça-feira a novela lembrou, inclusive, A Favorita, pois o telespectador não podia piscar senão perdia alguma cena importante. É pena que Glória Perez tenha deixado para desenvolver as histórias nas duas últimas semanas, se tivesse seguido esse ritmo sempre, teria escrito uma baita de uma novela.

7 - Toma lá, dá cá podia acabar antes do fim do ano, né?

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Q da Globo


Sim, eu sei que a Globo tem algumas manchas em sua história. Eu também sei que a emissora é constantemente acusada de monopólio da comunicação no Brasil (o que não é totalmente verdade, neste caso, já que não se pode considerar monopólio quando existem outras redes que, apenas não possuem qualidade alguma). Sei de tudo isso e também sei que a Globo não prima por produções profundas que vão levar o telespectador a um pensamente crítico profundo acerca do que acontece em sua volta.

Mas TV é comunicação e comunicação não é apenas informação e formação, é também entretenimento e ontem, a Globo deu uma prova de porque seus diretores sempre usaram o jargão de que a emissora tem o tal "padrão Globo de qualidade". Poucas vezes vezes uma emissora me chamou tanto a atenção em suas produções como a emissora dos Marinho fez ontem.

A começar pelo brilhante capítulo de Caras e Bocas que estava muito mais do que simplesmente divertido. Estava hilário. E não é de hoje que eu venho notando que Walcyr Carrasco está fazendo o que outros autores deveriam: se reinventando. Sim, a novela é uma comédia típica, mas as situações engraçadas são novas, nada daquelas cenas clichês de comédia que estamos acostumados. O autor ousou e o resultado é a audiência recuperada no horário, além de cenas espetacularmente hilárias.

Não se pode deixar de lado também a capacidade de ousadia da direção de jornalismo da emissora. Desde que começaram a comemoração de 40 anos do Jornal Nacional que a Globo vem "desingessando" o principal jornal televisivo do país. Tudo começou de forma leve, com um diálogo aqui e outro ali de Willian e Fátima e as mudanças foram paulatinas até atingir o ápice ontem. A estreia do novo cenário que comemora os 40 anos do JN no país foi ousado, com um desgnin novo, muito bonito e tons com cores interessantes. O Globo girando atrás dos apresentadores é um espetáculo de lindo e a ideia foi brilhante. Mas o que mais me chamou a atenção foi ver Fátima Bernardes descer, sair do estúdio e mostrar para o telespectador como funciona a redação do JN, enquanto isso, em pé, Willian Bonner apresentava o novo cenário. Depois, ambos simplesmente se sentaram e apresentaram o jornal com naturalidade. Ver a entrevista de um repórter (ontem foi Ernesto Paglia) na bancada do Jornal, contando um pouco de sua história na Globo também foi muito interessante.

E para fechar a noite Q da Globo, o melhor capítulo, disparado de Caminho das Índias. Finalmente Glória Perez voltou aos bons tempos em que escrevia O Clone e soube dosar perfeitamente um capítulo. Várias situações interessantes acontecendo simultaneamente na novela e nos diversos núcleos prenderam nossa atenção o capítulo todo. Eu preciso parabenizar Vitória Frate que faz o papel da Júlia na novela pela excelente interpretação na cena em que ela se encontra com Raul e se desespera ao saber que o pai está vivo. Linda cena, linda fotografia, lindo texto, ótimas interprestações e ótima direção.

Num momento em que SBT e Record brigam pela segunda posição e após um domingo infeliz do SBT em sua estretégia de programação e de uma estreia fraca de Gugu na Record, ambas poderiam assistir um pouco da programação da Globo e aprender com quem sabe fazer televisão.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A estreia de Gugu


Finalmente Gugu estreou na Rede Record de Televisão neste domingo. Parei para ver, pois já gostei do apresentador em tempos passados e, ao contrário do que dizem alguns, não considero ele um traidor nem "judas" porque deixou o SBT. Como todo bom profissional, recebeu uma melhor proposta de emprego e mudou. Fez bem.

De qualquer modo o programa começou de uma forma estranha. Gugu apenas agradeceu a nova casa e aos profissionais que trabalharam com ele ao longo de sua carreira e começou as atrações. Sem homenagem, sem ninguém o recebendo, tudo assim, seco, ao contrário do que a Record costuma fazer, achei estranho e de mau gosto.

As atrações foram apenas mais e mais do mesmo. Gugu perdeu a chance de se reinventar e apresentar novos quadros, voltar ao estilo antigo Gugu de ser, quando arrebentava em audiência em qualquer horário e era o Rei dos Domingos, detonando com Faustão e companhia Ltda.

A audiência correspondeu e, com a estratégia imbecil do SBT de colocar Roda a Roda as 19:00 e Programa Sílvio Santos gravado às 20:00 era óbvio que Gugu venceria sem nenhuma dificuldade, em alguns momentos foi líder de audiência. Mas não me parece que o programa tenha fôlego para manter tais números, hoje foi a curiosidade da estréia e é provável que a audiência caia domingo após domingo, porque o programa não prende.

Só quero registrar a imbecilidade de algumas pessoas que comparam a audiência da estréia de Gugu e Eliana, é como comparar a Audiência de Caminho das Índias e Vídeo-Show. Horários diferentes e share, muito, muito diferente. Eliana liderou mais tempo que o Gugu em seu programa, foi vice também tranquila, sem nenhum incômodo e fez um programa melhor, bem melhor.

Enfim, esperemos pelos próximos domingos e torçamos para que todos melhorem.

domingo, 30 de agosto de 2009

Eliana - Um programa de verdade


Estreou neste domingo no SBT uma das principais contratações da emissora na briga para retomar o segundo lugar de audiência, briga esta que promete e muito, principalmente pelos últimos resultados. Eliana chegou e mostrou que veio para ficar, que tem cacife para disputar de igual para igual com qualquer emissora, inclusive, a Globo e se dar muito bem.

Com um programa muito bem feito, a apresentadora do SBT soube conduzir um ótimo programa de entretenimento para todas as faixas etárias, todos os gostos e todos os tipos de público, o que comprova que ela está madura e que sua equipe está mais afinada do que nunca, sinal de que no SBT a loira vem com a corda toda não apenas para brigar pela vice, como alguns acreditavam, mas para brigar sim pela liderança.

A volta da Maisa aos domingos, agora em parceria com Eliana foi excelente, a apresentadora que já foi apresentadora infantil, soube conduzir muito bem o momento da menina no palco e o que vimos foram momentos hilários e de pura diversão para todo mundo.

O único erro do programa foi Calypso que não agrada todo tipo de público e, atualmente se restringe a gosto regional, isso foi sem dúvida o ponto fraco de Eliana neste domingo em que ela somente tem motivos para comemorar.

Todas as atrações foram boas, e Eliana conseguiu ser líder durante sua primeira meia hora no ar e depois ficou na vice-liderança folgada, jogando sua concorrente direta, a Record, bem lá pra baixo, quase sempre com a metade da audiência. A torcida agora é para ela conseguir fechar com dois dígitos na média.

E de fato, Eliana prova que é possível fazer um programa de qualidade aos domingos, hoje, Eliana foi um programa ótimo para um domingo. Parabéns.

************************

Ainda hoje texto sobre a estreia de Gugu e alguma possível novidade no Programa Sílvio Santos.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira