sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cordel Encantado dá um banho de ritmo

Desde que estreou, Cordel Encantado - trama do horário das 18 horas da Rede Globo, escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes - tornou-se o centro das atenções. Seja o público, seja a crítica especializada, seja a mídia comum, todos falam da novela que, sem sombra de dúvidas, é a de maior repercussão no país neste momento.

Evidente que muito disso se deve a curiosidade latente que todo brasileiro tem. Desde o início da divulgação do produto, começou a curiosidade por todos os cantos, afinal, tratava-se de uma das maiores - senão a maior - inovação dos últimos anos na teledramaturgia nacional. Em tempos que todos reclamam da rigidez e repetição do gênero, uma novidade deste porte chamaria a atenção em qualquer circunstância, disso, não há como fugir.

Porém, novidade sem conteúdo perde a atenção rapidamente. É possível citar "n" casos na TV brasileira em que todos pararam diante da televisão para acompanhar estreias de produtos inovadores, porém, pouco tempo depois, ninguém mais falava dessas obras, pelo simples fato de que não havia conteúdo de qualidade ou que chamasse a atenção por longo período de tempo.

Isso não ocorre em Cordel Encantado que, desde o início, chama cada vez mais a atenção e atualmente está em evidência na mídia, na crítica e na boca do povo. Tudo isso começou pela ousadia em inovar o segmento dos folhetins, mas agora, mais de 50 capítulos depois da estreia, continua a acontecer graças ao ritmo impressionante que vem sendo impresso no roteiro.

Marca da dupla de autoras, as viradas da novela acontecem sempre a cada 20 capítulo mais ou menos e não são viradas simples, ao contrário, são mudanças significativas em todos os núcleos e que levam a história para um caminho que, uma semana antes, seria impensável. Este ritmo acelerado, essas viradas que chamam a atenção são um claro sinal que Duca e Thelma têm a história na mão. Certamente a sinopse foi muito bem construída e permite uma amarração convicta entre os núcleos e cada personagem, pois somente assim é possível mudar tanto o foco de um roteiro sem deixar grandes buracos.

Mesmo numa trama leve, num lindo Conto de Fadas, Cordel Encantado apresenta ritmo de novela das 21 Horas (como já havia acontecido em Cama de Gato), o que dá um charme diferente para o horário e chama a atenção do público, por isso a audiência crescente do folhetim. O capítulo de ontem iniciou mais uma dessas grandes viradas que muda o destino de praticamente todos os personagens. O público agradece.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Comparativo de Audiência: 18 Horas - Média Parcial

Média-parcial diária das Novelas das 18 Horas até o capítulo 50:


Cordel Encantado: 24,70
Araguaia: 21,38
Escrito nas Estrelas: 25,66
Cama de Gato: 24,44
Paraíso: 22,78
Negócio da China: 20,98
Ciranda de Pedra: 22,1
Desejo Proibido: 20,70
Eterna Magia: 26,02
O Profeta: 31,88
Sinhá Moça: 31,06
Alma Gêmea: 36,26
Como uma Onda: 25,16
Cabocla: 32,94
Chocolate com Pimenta: 36,32
Agora é que são Elas: 26,02
Sabor da Paixão: 25,5
Coração de Estudante: 26,62
A Padroeira: 25,32

Festival SBT 30 Anos revela crise de identidade de emissora

Desde meados de Maio vem sendo exibido o programa Festival SBT 30 Anos. A produção que vai ao ar semanalmente aos sábados, tem por objetivo fundamental apresentar para o telespectador, através de diversos temas, os principais programas que passaram pela Grade do SBT ao longo dos 30 anos de existência da emissora paulista.

Independente dos problemas que haja na direção e produção, o programa foi uma uma idéia válida, principalmente porque não resta dúvidas que, ao longo de sua trajetória na TV brasileira, a emissora mais marcante, que o telespectador mais mostrou afinidade. Mesmo que nunca tenha sido líder absoluto de audiência, o SBT sempre foi a rede mais querida pelo público e todas as pesquisas realizadas até hoje com este tema comprovaram isso.

A estes fãs e aos novos fãs, o Festival SBT 30 anos é uma chance única de rever programas que foram consagrados na telinha. Até o momento já foram mostrados tradicionais programas como A Praça é Nossa, Bozo, além de programas infantis e alguns programas de auditório. Se, para os mais saudosistas essa foi a grande oportunidade de rever o excelente conteúdo popular que a emissora apresentava, principalmente em suas duas primeiras décadas de existência, ela também permite uma análise um tanto quanto preocupante.

A comparação é inevitável. E, ao fazê-la, torna-se impossível não concluir que o SBT vive sua pior fase histórica no que concerne o conteúdo de sua programação. Ainda que, em 2011, a emissora venha tentando acertar e esteja produzindo produtos de qualidade, é nítido que a atual grade é anos-luz inferior a tudo que já foi apresentado ao longo dessa rica história que está entrando na terceira década.

Mais do que problemas na Grade de Programação, o SBT enfrenta um problema ainda mais grave, a malfadada crise de identidade que muitas pessoas, alguns críticos especializados inclusive, vem notando. Falta à emissora uma compreensão clara de quem é seu público e do que exatamente ele gosta de assistir. Sem isso, o que se vê atualmente, é um amontoado de programas que, até podem ser interessantes, mas sem ligação ou identificação alguma e, sem isso, não há credibilidade entre público e emissora.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Comparativo de Audiência: 21 Horas - Média Parcial

Média diária parcial das novelas das 21 Horas até o capítulo 120

Insensato Coração: 33,60
Passione: 33,05
Viver a Vida: 34,57
Caminho das Índias: 35,77
A Favorita: 37,56
Duas Caras: 39,07
Paraíso Tropical: 41,29
Páginas da Vida: 48,20
Belíssima: 45,93
América: 46,11
Senhora do Destino: 47,73
Celebridade: 42,97
Mulheres Apaixonadas: 43,74
Esperança: 38,81
O Clone: 43,30
Porto dos Milagres: 42,76

* Nota: Por pedido de alguns leitores, a partir de hoje, o Comparativo Diário de Audiência, sai da home e fica atualizado apenas no ícone lateral. O uso de datas antigas foi a solução encontrada para que as postagens não caiam na home, porém, pelo ícone o caminho segue naturalmente e, com as datas de exibição do capítulo na postagem, não há dificuldades. Espero que esta solução agrade a todos. Os Comparativos de Audiência com média parcial, continuam saindo na home.

A impressionante virada de Insensato Coração

Desde a estreia, há meses, Insensato Coração decepcionou o telespectador inúmeras vezes. Este espaço já tratou do assunto algumas vezes e, principalmente porque a novela vem com a assinatura de Gilberto Braga, considerado o mago da teledramaturgia, a expectativa pelo folhetim era muito alta e, a frustração acabou ganhando a mesma proporção.

Ainda que eu continue discordando veementemente do método utilizado pelos autores para a primeira fase da trama em que todos os núcleos foram apresentados com muita calma, cheios de nuances e detalhes muitas vezes desnecessários - em alguns momentos o ritmo da trama lembrava o pior do estilo de Manoel Carlos - é preciso reconhecer que, agora, tudo faz sentido. Se antes, assistir a Insensato Coração dava a impressão de ver um agrupamento de personagens perdidos, sem qualquer sentido ou coerência folhetinesca, visto que os núcleos eram independentes, quase "mini-novelas" dentro de outra novela, além de ser tudo muito lento, hoje, isso mudou.

De repente - e sim, foi de repente, como um estalo - a história ganhou ritmo. Desde que Norma (Glória Pires) saiu da cadeia, ela começou a ser o fio condutor da história e, também graças ao talento de Glória Pires, a sua história ganhou ritmo, força e o público passou a, de fato, se identificar com sua personagem e a acompanhar de forma mais emocional.

Mas, se a mudança em Insensato Coração, começou há pouco mais de um mês, nas duas últimas semanas, atingiu seu ápice. De forma impressionante e, óbvio, tudo previsto, os núcleos se interligaram rapidamente e, o que mais impressionou, o casamento entre núcleos que sequer se relacionavam foi tão bem conduzido que em nenhum momento soou falso. Antes, o que salvava a novela era a excelente história de Norma e Léo (Gabriel Braga Nunes), hoje, são raros os personagens que não funcionam, já que todos entraram na trama principal da novela e ganharam bastante importância.

Se Insensato Coração ainda não é A novela esperada pelo telespectador, já é uma luz no fim do túnel, pois mostra que nem o horário e muito menos o formato está perdido. O folhetim teve uma primeira fase triste, mas uma virada sensacional e isso é promissor.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira