quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Salve Jorge é a melhor novela de Gloria Perez

A despeito de alguns 'críticos' que insistem em apenas falar mal e encontrar defeitos em todo e qualquer folhetim que esteja no ar, é impossível negar o sopro de criatividade que refresca Salve Jorge. Desde que João Emanuel Carneiro surgiu no horário das 21 Horas com A Favorita pareceu ponto pacífico para todos que os autores do horário precisavam se reinventar se quisessem continuar produzindo folhetins de qualidade e que agarrassem a audiência.

Pois é justamente isso que a autora Gloria Perez vem realizando em seu atual trabalho. Após investir pesado na cultura de outros países em três tramas seguidas - O Clone, América e Caminho das Índias - a novelista bem que iniciou Salve Jorge nos mesmos moldes, mas foi rápida o bastante para notar que a aposta em outras culturas já não mais agradava como fez em outros momentos e, rapidamente, costurou um roteiro intenso, complexo e cheio de amarrações contundentes.

A autora, pupila de Janete Clair, fez novelas bastante burocráticas nos últimos tempos quando se pensa em novidades de roteiro. Todas as três citadas anteriormente tiveram estruturas parecidas, além de terem enfrentando um bom período de barriga. Com a atual isso não acontece. Percebendo que o público atual prefere tramas mais densas, diálogos rápidos e cenas alucinantes, além de inúmeras viradas, a autora não se fez de rogada, se reinventou enquanto profissional e vem realizando um trabalho fascinante.

Salve Jorge nem de longe lembra a novela apresentada ao público nos primeiros capítulos. Muito mais intensa, com a construção de personagens mais densos e com núcleos tendo participações importantes e todos eles caminhando com histórias interessantes, a novela ganhou ares de saga e vem conseguindo chamar a atenção justamente por conta de sua trama intensa, forte e com cenas movimentadas em praticamente todos os capítulos.

A sacada em investir na trama do tráfico de mulheres em muitos núcleos, movimentando toda a história da novela, foi importante para dar essa guinada para o folhetim. As muitas viradas da protagonista Morena também contribuíram para que a novela se encorpasse e tivesse uma estrutura importante. Mas o ponto decisivo que torna tudo irresistível é a aposta de todas as fichas na personagem Helô, encarnada brilhantemente por Giovana Antonelli. A delegada é a grande responsável por sacudir os diversos núcleos e torna a história uma espécie de jogo de xadrez.

Se todos lembraram de João Emanuel Carneiro por sua inovação em levar ao ar novelas tão intensas, tão frenéticas e com tantos ganchos quanto Avenida Brasil, é preciso reconhecer e dar o mérito a Glória Perez que não teve medo de sair de sua zona de conforto, se adaptar ao que o novo momento pede e reinventar-se como novelista, acertando em cheio, tornando Salve Jorge, sua melhor novela.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira