sábado, 17 de outubro de 2009

Troféu TV x TV


O "TVxTV" vai lançar nas próximas semanas o "Troféu TVxTV" para eleger os melhores da televisão brasileira em 2009. Calma, não será hoje que vou divulgar os concorrentes e muito menos a forma de participar, apenas adianto que quem participar vai concorrer a um prêmio bem bacana.

Por hoje, estamos lançando uma enquete aqui no Blog, na lateral da página, e conto com sua participação, a minha dúvida é a seguinte: "As novelas e o elenco de Cama de Gato e Viver a Vida podem concorrer aos prêmios?"

Explico: Viver a Vida, no mês de novembro, terá ido ao ar em cerca de 50 capítulos, ou seja, em torno de 30% da novela, e Cama de Gato ainda menos, 24 capítulos, o que dá, pelo horário, em torno de 15%. É justo que essas novelas, que terão a maioria de suas tramas em 2010, concorram a um prêmio em 2009? Participe

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A irregularidade do SBT


Desde que Sílvio Santos "abandonou" a direção do SBT e entregou este trabalho para sua filha Daniela Beyrute, o que tem se visto na programação da emissora é um salto de qualidade em todos os quesitos, sem exceção.

2009 tem sido um ano em que o SBT é a emissora quem mais deve comemorar. Segundo dados do PNE, a emissora de Sílvio Santos é vice-líder de audiência no Brasil todo, mesmo ainda estando em 3º lugar nas duas principais praças que é São Paulo e Rio de Janeiro, e mesmo nessas duas, a diferença entre SBT e Record cai a cada semana, diferença que já chegou a 4 pontos, não passa de 1 e até menos.

Daniela Beyrute investiu bastante na programação da emissora com contratações de peso como Eliana e Roberto Justus. Eliana mais do que dobrou a audiência do SBT em seu horário, é vice-líder absoluta e continua brigando com Faustão pela liderança em seu horário, o que prova a força que o SBT ainda tem.

Mas um problema ainda persiste. Durante a semana, no horário nobre, o SBT tem a maior irregularidade entre as emissoras do Brasil. É um sobe e desce nos números do ibope que chega a assustar o telespectador e devia, ao menos, preocupar os diretores da Casa. Para se ter uma idéia, até as 19:30, a emissora sempre gira entre 4 a 6 pontos, assim que começa o SBT Brasil, a audiência despenca para a casa dos 3 pontos.

Com a 1ª Linha de Shows, as 20:15, a audiência se recupera e sobe para médias entre 7 a 9 pontos, com picos de até 12. Imagine você, uma emissora em menos de uma hora pular de 3 pontos para 12! No horário das Séries, às 21:00 horas a audiência se mantém estável, em torno de 9 pontos e assim fica também às 22:00 com Pegadinhas Picantes, porém, quando começa Vende-se um Véu de Noiva, após Pegadinhas, a audiência volta a despencar, chegando a 3, 4 pontos.

Essa irregularidade é o que mantém o SBT em terceiro lugar ainda na principal praça que é São Paulo. Uma emissora não pode variar entre 3 e 10 pontos em tão curto espaço de tempo. No momento essa deve ser a maior preocupação do SBT e seus diretores, talvez seja o momento de um pequeno ajuste na grade.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O que acontece com o Hoje em Dia?


Eu já vi diversos programas apelarem em busca de audiência e, obviamente todos estes foram limados da programação de sua respectiva emissora, ainda que gradativamente. A busca pela audiência fácil sempre foi e sempre vai ser sinônimo de audiência imediata, mas não fiel, ou seja, o telespectador mostra interesse inicial, mas depois abandona a atração, que acaba perdendo ibope e saindo da programação.

Lembro-me como se fosse hoje, quando a Record iniciou seu processo de investimento pesado em novos profissionais e novas atrações na tentativa de alavancar sua audiência, não foi apenas um, mas foram inúmeros os programas criados que demonstravam uma qualidade impressionante, de fato a Record era uma opção a Rede Globo e uma opção de qualidade.

Um bom exemplo disso foi a ótima tacada para as manhãs da emissora. O programa Hoje em Dia foi um achado para a televisão brasileira e desde sua estreia Ana Hickman, Brito Júnior e Edu Guedes conduziram a atração com maestria. Não foram raras as vezes que o programa apresentava matérias jornalísticas, de entretenimento e até culinária muito interessantes e que prendia a atenção não apenas do público feminino, mas de todos.

Uma dessas atrações foi quando o programa foi as ruas na busca por um brasileiro que soubesse cantar o Hino Nacional inteiro, sem nenhum erro. Essa foi uma das melhores fases do Hoje em Dia que se estabilizou como um dos principais produtos da Rede Record, com audiência excelente, sempre brigando pela liderança e alcançando dois dígitos na corrida pelo ibope.

Mas aí, a Record não ficou satisfeita, afinal, apenas disputar a liderança, vencer uns dias, perder outros, não era suficiente, ela queria mais. E estragou tudo, como fez com o restante da programação. Inventaram quadros idiotas como "Adivinhe o que tem na mala do Brito" e o Hoje em Dia deixou de ser o grande diferencial da TV para se tornar mais um programa sem identidade.

Atualmente o Hoje em Dia não é sequer sombra do que já foi um dia, aquela passarela é absolutamente irritante e desnecessárias, os novos apresentadores não tem 20% do carisma, além do que, ficou tudo muito tumultado, é muita gente apresentando. É uma pena, porque a Record não sabe sequer manter um programa de qualidade.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Favorita - o retorno


Tá, pode ser exagero esse título. Mas ele é fundamental para que haja compreensão sobre o que quero falar. Estreou a nova novela das 18h da Rede Globo, "Cama de Gato". E a impressão que se ficou foi de que está no ar a melhor novela do horário em muito tempo.

Desde a primeira cena da novela tudo que se viu foram inúmeros elementos que lembram a melhor novela brasileira de todos os tempos (pelo menos para mim), "A Favorita". Eu sinceramente achei que levaria anos até que alguém ousasse novamente e seguisse o caminho de João Emanuel Carneiro para produzir um thriller com a qualidade que foi a antecessora de "Caminho das Índias".

Mas, não. Menos de um ano após o fim da saga de Flora e Donatella, em pleno horário das seis, temos uma história cujos elementos são próximos. Quem acompanhou "A Favorita" e está assistindo "Cama de Gato", já notou, afinal, o mesmo climinha de suspense que páira pelos capítulos, inclusive com músicas que remetem à tensão não apenas para os personagens, mas também para o telespectador.

Além disso, a fotografia é muito parecida, uma imagem muito mais escura do que estamos acostumados às produções nacionais de telenovela. E isso é muito necessário para que a história possa seguir o rumo e o clima pretendido pelas duas autoras seja alcançado.

E os diálogos? Todos lembram bastante o estilo de "A Favorita", sem rodeios, sem frases apenas para ocupar espaço e tempo do capítulo. Ali, tudo faz sentido, todas as frases tem um porquê e, principalmente no núcleo principal, tudo tem um novelo que pode se desenrolar.

Os núcleo paralelos me parecem, em início, até mais interessante dos que tínhamos em "A Favorita". Certamente porque no horário das seis é mais fácil criar cenas cômicas e personagens engraçados que chamem a atenção.

Mas o que prendeu mesmo a atenção nessa comparação foram os protagonistas. Marcos Palmeiras na pele de Gustavo é praticamente uma Donatella de calças. Ela foi acusada de um crime em que era inocente; ele também. Ambos por armação de outros. Ela foi dada como morta; ele também. Ela teve de provar sua inocência; ele também terá. Ela teve Zé Bob como amor e anjo da guarda; ele tem a personagem de Camila Pitanga.

Esta, que aliás, também empresta a sua protagonista elementos que Cláudia Raia doou a Donatella. Principalmente a fibra e falta de medo de enfrentar pessoas más.
A vilã Verônica, vivida por Paola Oliveira é tão pérfida quanto Flora foi. Porém, pelo horário, é uma versão light da personagem terrível. Mesmo assim, acredito que ela irá realizar algumas maldades para chocar todos os telespectadores. É o que parece, ao menos.

Até aqui nenhuma atuação vem comprometendo a excelente história criada pela dupla que já havia escrito o remake de "O Profeta". "Cama de Gato" vai bem em tudo, inclusive no Ibope, com a melhor primeira semana em muito tempo. Sob a supervisão do próprio João Emanuel Carneiro, o que se vê, na verdade, é uma outra história, mas muito, muito próxima de "A Favorita". E isso é o maior elogio que uma novela poderia receber.

*Este texto também está disponínvel no site Famosidades. Clique aqui e confira tudo do mundo dos famosos.

domingo, 11 de outubro de 2009

Fernanda Montenegro - A Maior de Todas

Não é todos os dias que uma atriz do porte de Fernanda Montenegro comemora uma data tão especial, afinal são 80 anos e, a maioria deles, dedicados a arte da interpretação, e interpretação da melhor qualidade.

Sempre fui fã da atriz, desde o meu tempo de criança em que via TV e nem entendia muito de técnica de interpretação, mas mesmo assim, algo me chamava a atenção pelo fascínio que Fernanda Montenegro sempre exerceu diante das câmeras.

Uma atriz que começou no teatro e demorou - e muito - para ser picada pelo bixinho chamado "TV", mesmo assim, sempre disse ser fascinada muito mais pelo teatro do que pela TV. Isso não quer dizer que ela fez poucas novelas, ao contrário, tem um currículo também invejável nas telenovelas, como em Guerra dos Sexos, Cambalacho e Riacho Doce.

Nem sempre Fernanda Montenegro teve o principal papel nas obras em que trabalhou, mas invariavelmente, após o término, ela era sempre a protagonista, afinal a facilidade que a atriz tem para roubar a cena é impressionante.

Para quem é mais novo e não se lembra da atriz que esteve impressionante em Guerra dos Sexos - novela de humor, espetacular - houve pelo menos duas interpretações em telenovelas nos últimos anos que chamou a atenção. Em Zazá, o tom de humor e dramaticidade vividos pela atriz foram sempre muito bons, acima da média para uma novela como aquela.

Mas, principalmente em Belíssima, Fernanda Montenegro mostrou todo seu talento na pele da pérfida vilã Bia Falcão, que para muitos é a pior vilã de todos os tempos.

E ainda tem o cinema, ah, o cinema. O que dizer da única atriz brasileira já indicada a um Oscar? Não, e ela não foi indicada em categorias mais baixas, ela foi indicada entre as tops mesmo. No filme, Fernanda Montenegro deu um show de interpretação e foi indicada a todos os principais prêmios de atuação ao redor do mundo - Oscar, Globo de Ouro, Associação dos Críticos Americanos e o Prêmio de Berlim - venceu dois, o da Associação dos Críticos e o de Berlim, o que já é um feito.

Enfim, Fernanda Montenegro completou 80 anos, mas quem é presenteado somos nós, telespectadores, por ter em nosso país uma atriz de primeira grandeza que, se fosse americana, já teria levado para casa diversos Oscars. Alguém duvida?

Confira abaixo, um banho de atuação de Fernanda Montenegro na pele de Bia Falcão:

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira