sexta-feira, 24 de junho de 2011

Baú da TV: A Luta do "Seu" Cassiano

Uma é chique e vira brega, a outra é brega e vira chique. Esse era o mote central de Brega & Chique, que o mestre Cassiano Gabus Mendes escreveu em 1987, para o horário das 19h da Rede Globo. Centrada nas desventuras de duas mulheres que sofrem reviravoltas em suas vidas por causa de um mesmo homem, a novela foi um dos grandes sucessos das sete da noite.

Herbert Alvaray (Jorge Dória) dá um grande golpe na praça e precisa desaparecer. Casado com a chique Rafaela (Marília Pêra) e pai de Ana Cláudia (Patrícia Pillar), Teddy (Tarcísio Filho) e Tamyres (Cristina Mullins), o malandro simula a própria morte e deixa a família na mais completa miséria, sem ter como sobreviver. Rafaela e os filhos são obrigados a abandonar a luxuosa mansão no Morumbi e passam a viver no bairro do Itaim Bibi. Lá conhecem a brega Rosemere (Glória Menezes), que foi abandonada pelo marido, Mário, pai de sua filha Marcinha (Fabianne Rocha). Acontece que Mário e Herbert são a mesma pessoa. Ao desaparecer, Mário/Herbert deixou para Rosemere uma fortuna em dólares e a suburbana passa a morar em uma mansão. No exterior, Herbert faz uma operação plástica e volta na pele de Cláudio Serra (Raul Cortez), envolvendo-se de novo com as duas mulheres.

Uma das características mais marcantes de Cassiano Gabus Mendes, era a de escrever histórias simples, com poucos personagens, mas totalmente irresistíveis. Em Brega & Chique talvez o grande mérito não tenha sido a trama, mas sim as personagens e o elenco. Alguns núcleos eram bem chatos, mas Rafaela, Montenegro (Marco Nanini) e os broncos Baltazar (Dênis Carvalho) e Bruno (Cássio Gabus Mendes) garantiram cenas hilárias e inesquecíveis. Na briga entre as protagonistas, Glória Menezes acabou perdendo. Marília Pêra, que passara 14 anos sem fazer novelas, voltava com força total e dava um show em cena. Sequências como a em que ela vai fazer feira vestida de casaco de pele, ou quando quase mata Montenegro enforcado porque o aspirador de pó suga a gravata do rapaz e ela não percebe, são memoráveis.

Cassiano Gabus Mendes, que começou na rádio, foi de fundamental importância na criação e desenvolvimento da televisão no Brasil. Sua entrada para a Rede Globo em 1976, com a novela Anjo Mau, foi decisiva para dar as características que as atrações do horário teriam dali pra frente e que continuam até hoje. Brega & Chique tem todas essas características e é uma das novelas de maior sucesso popular do autor, sendo lembrada por muitos até hoje. Seria uma bela opção de reprise para o Canal Viva.

Por Walter de Azevedo

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Comparativo de Audiência: 19 Horas - Média Parcial



Média-Diária Parcial das Novelas das 19 Horas até o capítulo 80


Morde e Assopra: 27,49
Tititi: 28,89
Tempos Modernos: 22,74
Caras e Bocas: 28,59
Três Irmãs: 25,79
Beleza Pura: 27,88
Sete Pecados: 30,39
Pé na Jaca: 29,99
Cobras e Lagartos: 34,36
Bang Bang: 27,90
A Lua me Disse: 31,60
Começar de Novo: 33,94
Da Cor do Pecado: 40,61
Kubanakan: 36,95
O Beijo do Vampiro: 28,86
Desejos de Mulher: 30,14
As Filhas da Mãe: 29,04

Rebelde e seu teto de vidro


A novela teen da Record entrou na grade com a proposta de ser uma opção clara de entretenimento em dramaturgia para um grupo específico de telespectadores. No início da produção, tanto emissora quanto produtores sempre deixaram claro que o foco eram os adolescentes e jovens. Para isso, a expectativa de todos os envolvidos era que esta adaptação conseguisse se enquadrar na cultura brasileira e, partindo desta premissa, alinhasse o roteiro à realidade do universo jovem do país.

A promessa foi feita e, mesmo que de forma indireta, a direção da emissora aproveitou o momento na mídia para criticar, quase sempre implicitamente, a concorrência. Por algumas vezes acompanhamos entrevistas tanto do diretor responsável por Rebelde quanto da autora que está adaptando o roteiro original mexicano que fizeram questão de criticar Malhação, sob a alegação de que a produção é completamente distante do mundo adolescente.

Porém, o que se vê no ar é ainda pior. Além da produção da Record perder muito em qualidade quando comparada à obra original - que, convenhamos, nunca foi uma maravilha - a trama apresenta histórias que não conseguem transmitir verossimilhança junto ao universo dos jovens e adolescentes brasileiros. A premissa da novela, olhando sob o ponto de vista da cultura brasileira, é completamente equivocada e, a partir daí, toda sua teia de acontecimentos não é capaz de envolver o público-alvo, pois ninguém consegue se identificar com aqueles personagens.

Em Rebelde nada funciona. A história é fraca, a adaptação é cheia do famosos "tatibitati" e, para uma trama com este título, o roteiro é extremamente tradicional e sem nenhuma ousadia. Assistir as seqüências contadas dão sono e não despertam nenhum interesse. Além de contar com atuações constrangedoras do seu núcleo central. Entre os protagonistas, ninguém convence e é preciso muito, muito trabalho para que estes atores e atrizes consigam realizar um trabalho minimamente aceitável.

Ao criticar Malhação, a Record se colocou na posição delicada de ter que produzir algo melhor, porém, o que se vê no ar em Rebelde é um amontoado de jovens esquizofrênicos e que não transmitem nenhuma verdade. Talvez por isso a novela não tenha acontecido. Sem repercussão, sem a audiência esperada e muito longe do esperado. Não é fácil ser teto de vidro.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Com Datena, Record se torna emissora nanica

O mundo da TV brasileira ficou agitado na última semana quando os principais veículos de comunicação confirmaram o boato que vinha circulando já há algum tempo. O jornalista, precursor e principal apresentador do jornalismo-cão, José Luis Datena, rescindiu seu contrato com a TV Bandeirantes e, após anos de um casamento feliz, trocou a emissora pela Rede Record, aliás, sua casa anterior que ele havia saído brigado e com muitas desavenças.

Independente de Datena vir dando mostras nos últimos anos de não ter a hombridade necessária para manter sua palavra e dado um claro exemplo de que, no mundo capitalista, quem manda não é o caráter, é o dinheiro, a análise deste texto não se trata disso, afinal, ele é adulto e tem consciência de seus próprios atos. Certamente sabe o que é melhor para si e para sua (falta de) credibilidade jornalística.

Com a contratação de Datena, a Record dá um passo importante rumo ao retrocesso. Após afirmar categoricamente em 2005 que iria assumir a liderança de audiência no país e reformular toda a sua grade que, segundo a direção da casa, não tinha o perfil para uma emissora que buscava a liderança e inovação, a Rede se perdeu no meio do caminho. Sem identidade própria, a Record completou 05 anos deste desafio no pior momento desde que iniciou os investimentos.

Agora, com a volta de Datena e seu Cidade Alerta - o programa reestreia nesta segunda-feira -a emissora praticamente carimba junto à sua marca a frase: "Emissora Nanica". Ao retomar o jornalismo-cão, a apelação e a espetacularização da tragédia, a Rede Record assume para si que é desta forma que ela pretende brigar por migalhas de audiência que caem da farta mesa Global, ou seja, exatamente o que todas as nanicas fazem.

Indepdente do sucesso em números que o programa pode vir a ter - e eu duvido que tenha - este tipo de produção atualmente não ajuda em nada. Não agrega credibilidade, não agrega fidelização de público e não agrega patrocinadores. Este é o mais novo exemplo do quão perdida está a direção da Record na briga pela audiência. Transformando-se em nanica com a contratação de Datena, a emissora implicitamente implora ao SBT: "assuma a vice-liderança".

Comparativo de Audiência: 18 Horas - Média Parcial

Média-Parcial Diária das Novelas das 18 Horas até o capítulo 60


Cordel Encantado: 24,87
Araguaia: 21,38
Escrito nas Estrelas: 25,83
Cama de Gato: 24,27
Paraíso: 23,08
Negócio da China: 20,88
Ciranda de Pedra: 22
Desejo Proibido: 20,77
Eterna Magia: 26,25
O Profeta: 31,18
Sinhá Moça: 31,3
Alma Gêmea: 36,35
Como uma Onda: 24,98
Cabocla: 32,85
Chocolate com Pimenta: 35,68
Agora é que São Elas: 26,28
Sabor da Paixão: 25,13
Coração de Estudante: 26,85
A Padroeira: 25,53

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira