sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Comparativo de Audiência: 18 Horas - Média Parcial

Média-parcial Diária de novelas das 18 Horas até o capítulo 100


Cordel Encantado: 25,58
Araguaia: 22,18
Escrito nas Estrelas: 26,04
Cama de Gato: 23,68
Paraíso: 24,17
Negócio da China: 20,81
Ciranda de Pedra: 22,12
Desejo Proibido: 22,20
Eterna Magia: 26,19
O Profeta: 31,60
Sinhá Moça: 33,12
Alma Gêmea: 36,48
Como uma Onda: 25,44
Cabocla: 33,48
Chocolate com Pimenta: 33,82
Agora é que são elas: 27,16
Sabor da Paixão: 24,09
Coração de Estudante: 28,56
A Padroeira: 26,10

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cordel Encantado nunca para de melhorar

Desde que estreou já se foram 99 capítulos e, Cordel Encantado - a novela das 6 assinada pela ótima dupla Duca Rachid e Thelma Guedes - chega ao centésimo capítulo nesta quinta-feira com algumas marcas importantes. Muito mais do que os números, a trama comemora nesta quinta-feira o fato de ser uma das melhores obras da teledramaturgia nacional em todos os tempos.

Quem assiste e entende de novelas percebe que Cordel Encantado não é apenas um folhetim de qualidade como muitos outros que passaram por nossa televisão, mas é uma produção impecável e chamar um produto da TV brasileira de produção impecável é para raras oportunidades, tão raras que, em alguns momentos, nos esquecemos que isso é possível.

Uma novela que chega a 100 capítulos sem nunca decepcionar em nenhum dos quesitos de qualidade não pode passar batida aos olhos da crítica. Diferente de chamar atenção na estreia e no fim, o folhetim chama a atenção todos os dias por sua capacidade de encantar todos os telespectadores que nunca se cansam de procurar adjetivos para a obra.

Um elenco que começou afiado e, ao longo das gravações, foi criando química e tornando oque já era ótimo em espetacular. Uma direção que consegue dar grandiosidade ao que o produto pede e, muitas das vezes, leva ao ar cenas de tamanha qualidade que dá a impressão de ser cenas cinematográficas. Um roteiro com qualidade poucas vezes vistas na TV, sem barriga, sem rodeios, sem falhas, amarrando cada personagem em sua história e na história central. Enfim, tudo funciona.

Cordel Encantado veio como a promessa de revolucionar a teledramaturgia brasileira numa aposta alta, ousada e arriscada. E, agora, chegando a primeira centena de capítulos e caminhando para se tornar a maior audiência do horário desde O Profeta, prova que é possível fazer TV com qualidade e que chame o telespectador.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Comparativo de Audiência: 21 Horas - Média Parcial

Média-parcial diária das novelas das 21 Horas até o capítulo 170


Insensato Coração: 35,26
Passione: 34,05
Viver a Vida: 35,14
Caminho das Índias: 37,40
A Favorita: 38,78
Duas Caras: 40,15
Paraíso Tropical: 42,54
Páginas da Vida: 47,28
Belíssima: 47,14
América: 48,03
Senhora do Destino: 48,84
Celebridade: 44,38
Mulheres Apaixonadas: 45,85
Esperança: 37,37
O Clone: 44,78
Porto dos Milagres: 43,56

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O que se salva na Record?

A saída de Datena, 43 dias após sua badalada estreia a frente do Cidade Alerta, da Rede Record serviu para revelar uma crise sem precedente na alta cúpula da emissora, a desorganização e total falta de profissionalismo de quem comanda - também, pudera, a maior parte dos principais diretores não são de televisão, mas são de Igreja e deveriam cuidar apenas disso.

Mas, esquecendo um pouco os bastidores dessa grave crise que a atual segunda emissora do país em audiência  enfrenta, e tratando do conteúdo programático que ela apresenta a seus telespectadores, o fim da era José Luis Datena como medalhão do jornalismo traz uma pergunta: O que se salva na Record atualmente? 

A emissora que, em determinados momentos, surgiu como opção de programação de qualidade e se perdeu no meio do caminho enfrenta uma crise ainda mais séria do que a já revelada, uma crise de identidade. A contratação de Datena já apresentava sinais de que ela caminhava para trás em busca de audiência fácil e sem solidez de sua grade. A crença de que contratar medalhões ao invés de investir em programas com conteúdo variado e de qualidade está levando a Record à ruína.

Atualmente, os principais produtos da Rede se repetem - inclusive no jornalismo que repete as mesmas reportagens em quase todos os programas - e o público começou a se afastar. Para se ter uma idéia, na última semana, num dos dias, a segunda maior audiência da emissora foi o Horário Eleitoral Gratuito. A Fazenda, principal produto de 2011 na Record, fiasca na audiência como toda a Grade que, cada vez mais fica perto do SBT e longe da Globo, sonho de consumo de todos.

Neste domingo os números foram assustadores. A Fazenda ficou por diversos minutos em terceiro lugar, vencendo o SBT por apenas um ponto e ficando com a metade da audiência da Rede Globo - no Rio o Reality perdeu para o Programa Sílvio Santos. O sinal amarelo já se apagou na Record e o vermelho está piscando e o público se pergunta: Salva-se alguma coisa na Record?

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira