quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A Fazenda chega ao fim. E daí?

Terminou na noite da última quarta-feira a quinta temporada do principal Reality Show da Rede Record. A Fazenda, que já vem sofrendo queda gradativa de audiência - a quinta edição terminou quase meio ponto abaixo da antecessora e, no arredondamento, 04 pontos abaixo da meta estipulada pela própria emissora, números bastante modestos.

Os números, apesar de mostrarem queda, contudo precisam ser analisados com cuidado. O show se manteve como a principal audiência da casa desde sua estreia. Se manteve como o único programa com dois dígitos na emissora durante este período e foi o menos afetado pela crise sem precedentes que a Rede Record vem enfrentando em 2012. Isso mostra um relativo fôlego e pode até animar a produção do programa, prova de que a próxima temporada já foi confirmada.

Com os mesmos equívocos que se viu ao longo de todas as edições - provas confusas, horários diferentes, breaks baseados na concorrência - A Fazenda 5 passou praticamente desapercebida do grande público e não conseguiu a repercussão que dela se esperava. Fora do horário do programa, ninguém falava do Reality, graças a crise de audiência da emissora e também a fenômenos que a concorrência apresenta - Carrossel, Cheias de Charme e Avenida Brasil.

Brito Júnior continua completamente perdido na apresentação. Muito firme em seu propósito de se mostrar um bom mediador de show, ele seguiu por um caminho que julga o correto e simplesmente não percebe que não consegue emocionar, envolver o telespectador porque lhe falta carisma junto aos participantes. Quem assiste não enxerga uma "amizade" ali, como é vista, por exemplo, entre Pedro Bial e os participantes do BBB.

Porém, é preciso reconhecer avanços. A direção acertou o tom, conseguiu finalmente entender a necessidade de se criar personagens claros e bem definidos na cabeça do telespectador e, com isso, costurou um jogo dos mais interessantes. Evidente que tudo isso só funcionou porque a escolha de alguns participantes foi bem acertada. Se a maioria dos jogadores foi sonolenta e sem graça, Viviane Araújo e Nicole Bahls mostraram força e apresentaram dos melhores momentos no Reality.

Graças a uma direção acertada e a feliz combinação de elenco com polêmica, A Fazenda 5 avançou e mostrou que ainda é possível se realizar um Reality cuja construção da narrativa não seja monótona e sem graça. A pergunta do momento, porém, é outra: ainda há, na cabeça do público, espaço para este tipo de formato?

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Cheias de Charme em mais uma virada

Cheias de Charme parece que não se cansa jamais de surpreender o telespectador. Se a novela das 21 Horas, Avenida Brasil, é a responsável por cenas tensas, fortes e praticamente soturnas, é no horário das 19 Horas que o público encontra seu momento de entretenimento bem humorado, leve e despreocupado. Entrando na reta final, contudo, o capítulo exibido na última segunda-feira, parece que decidiu testar a fidelidade do público para com a história construída até então.

A nova virada da trama apresentada por Filipe Miguez e Isabel de Oliveira deu um giro de cento e oitenta e grau e fugiu completamente dos capítulos leves que o público se acostumou. A decisão de por um ponto final no trio musical Empreguetes por parte das protagonistas Penha (Taís Araújo), Cida ( Isabelle Drummond) e Rosário (Leandra Leal) tornou este o capítulo mais sombrio que o folhetim já exibiu até então.

Porém, com a mesma qualidade com que o telespectador se acostumou, os autores souberam conduzir muito bem este capítulo, enchê-lo de situações que praticamente obrigavam o público a ficar de olhos abertos diante de cada uma das cenas e mais: se o capítulo era um teste para com a fidelidade, funcionou. Quem acompanha a trama desde a estreia se emocionou com o fim das Empreguetes.

Foi impossível não deixar os olhos lacrimejados com a sequência inicial do capítulo desta segunda-feira, 27. A separação do trio e as lembranças das três protagonistas de tudo que elas construíram ao longo dessa linda história. As cenas em flashbacks dos primeiros capítulos com as Marias se encontrando e se conhecendo na cadeia, o vínculo de amizade e tudo que foram ganhando, sempre ao som de Vida de Empreguete como trilha sonora, tornaram esta a sequência mais emocionante do folhetim.

Num capítulo difícil e que fugiu do estilo 100% de humor, Cheias de Charme mostrou-se também capaz de emocionar e causar comoção. A campanha lançada na novela #EmpreguetesPraSempre já atingiu a liderança dos Trending Topics no twitter poucos minutos depois de seu lançamento e, mesmo com o horário alterado devido a exibição do Horário Eleitoral, o capítulo conseguiu uma repercussão incrível. Prova do sucesso de uma novela que transpira inovação e sucesso por todos os poros.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira