sábado, 6 de novembro de 2010

As 10 Melhores Revelações da Década

Está chegando o fim, mas não é hoje. Vamos continuar, ou pelo menos tentar, até o final do ano com a lista de Melhores da Década, se não for possível temas interessantes, mudaremos para alguns Piores da Década, mas isso saberemos com o tempo. Por ora, continuamos com nossa lista que tem dado muita repercussão. Hoje, escolhemos as revelações, que sempre são interessantes em telenovelas. Vamos as 10 Melhores Revelações da Década:

10 - Domênico é pai de Rose (Cama de Gato)


O principal mistério da novela das 6, escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes e que durou a trama toda era saber, afinal, quem era e qual o interesse que Domênico tinha em ajudar Gustavo? Desde o primeiro capítulo o personagem apareceu como um homem pobre, humilde e disposto a ajudar Gustavo a recuperar tudo. Aos poucos, fomos descobrindo que ele era rico e se fingia de pobre, mas ninguém sabia que na verdade, ele era o verdadeiro pai de Rose.

9 - Donatela descobre que Halley é seu filho (A Favorita)


Um dos muitos mistérios que marcaram essa sensacional novela escrita por João Emanuel Carneiro, sua primeira no horário nobre, era saber quem era o filho perdido de Donatela. Durante toda a novela, muitas especulações surgiram e muitos personagens foram cogitados para serem o filho que havia sido sequestrado ainda criança, o que ninguém esperava era que o sequestrador fosse Silveirinha e que o filho de Donatela era, na verdade, Haley.

8 - Paulo é o Guri (Poder Paralelo)


A segunda parte da novela de Lauro César Muniz foi cercada por um mistério. Quem era o assassino que matava um a um na trama? Quem era o Guri? Dezenas de personagens foram tidos como suspeitos, tanto o público, quanto a mídia e até o elenco ficaram na expectativa para a revelação deste mistério que durou até o último capítulo e deixou todos abismado. O homem responsável por matar muitos personagens, inclusive a querida Mama Freda, foi ninguém menos que Paulo Garzia.

7 -   Sílvia descobre que Raul está vivo (Caminho das Índias)


Esta não foi uma revelação para o público que acompanhou a trama de Glória Perez. Afinal, todos acompanhamos passo a passo todo o plano arquitetado por Yvone e Raul para ele se fingir de morto e fugir com ela. Mas todos os fãs da trama queriam ver o reencontro do homem que foi capaz de deixar a família sofrer sua morte para poder viver com a amante e sua esposa fiel, Sílvia. A cena é forte e muito emocionante num show de Débora Bloch.

6 - Vitória é filha de Bia (Belíssima)


Numa novela cheia de mistérios, Sílvio de Abreu inseriu mais um, ao deixar claro desde o início que a temida Bia Falcão tinha um filho que havia sido abandonado recém-nascido. O filho era um dos grandes personagens da história e todos os telespectadores se perguntaram capítulo após capítulo, pista após pista, afinal quem era o filho de Bia Falcão? A resposta foi chocante e surpreendente, pois a filha de Bia era Vitória.

5 - Olavo matou Taís (Paraíso Tropical)


Na parte final do folhetim, Gilberto Braga e Ricardo Linhares inseriu um mistério tradicional nas novelas de Braga. Quem matou Taís? A vilã apareceu misteriosamente morta no apartamento da irmã gêmea e todos eram suspeitos, ao mesmo tempo que ninguém poderia ter cometido o crime. A revelação de que Olavo havia matado Taís ficou para o último dia.

4 - Flora descobre que Donatela está viva (A Favorita)


João Emanuel Carneiro estava realmente inspirado nesta trama. Donatela havia fugido da cadeia e se passava por morta para tentar provar a culpa de Flora e, consequentemente, sua inocência. A cena em que a vilã descobre que sua principal concorrente estava viva foi forte, teatral e muito bem escrita e dirigida, entrou para as grandes cenas desta baita novela.

3 - Laura matou Lineu (Celebridade)


Gilberto Braga sempre gostou de colocar este tipo de mistério em suas trama. Neste folhetim não foi diferente, por quase metade da novela as pessoas se perguntaram pelo Brasil todo: "Quem matou Lineu?" A resposta parecia difícil, mais de vinte personagens eram suspeitos e as pistas apontavam para todos os lados. No último capítulo, a revelação surpreendente foi que a morte de Lineu não havia sido planejada, foi um ato de desespero cometido pela vilã, Laura.

2 - Bia está viva (Belíssima)


É claro que o público sabia graças aos spoilers, mas Sílvio de Abreu inaugurou a idéia de personagens se passando por morto nesta trama. Diferente das outras novelas, o sigilo foi guardado e nem o público sabia com certeza acompanhando a história. A cena do retorno triunfal de Bia Falcão, viva e poderosa foi sensacional, uma das melhores da década.

1 - Flora é a assassina (A Favorita)


Evidente que entre as grandes revelações este foi o maior mistério da década, disparado. Quando João Emanuel Carneiro teve a ideia e o público passou a acompanhar a história, todos queriam saber quem era a assassina de Marcelo, Flora ou Donatela? Foram 56 capítulos de dúvida, anseio e sem saber ao certo quem era a mocinha e quem era a vilã da trama. A cena em que houve a revelação deixou o país chocado, e colocou a trama no topo da lista.

A boa estreia de Clandestinos

Estreou na Rede Globo na última quinta-feira a nova série Clandestinos - o sonho começou. Sem a mesma badalação do restante da programa de teledramaturgia da emissora - eu mesmo somente soube do projeto quando as chamadas se iniciaram - a série tinha uma proposta que lembrava um pouco o extraordinário Som e Fúria, exibido em 2009, um foco muito maior no teatro, linguagem de teatro, personagens de teatro, sob o prisma da TV.

Não é fácil conseguir produzir uma série de qualidade partindo da premissa de um outro veículo de dramaturgia. Essa miscelânea de mídias dentro da dramaturgia é perigosa, não é como o jornalismo em que várias mídias podem, não apenas conviver em paz, mas se interagirem, na dramaturgia o perigo de transformar ambas em algo falso, superficial e sem graça é muito grande.

Porém, todos os envolvidos nesta produção foram cuidadosos o suficiente para se atentar aos detalhes. E conseguiram um episódio muito bom - senão primoroso como o fez Som e Fúria, ao menos atingiu o objetivo. Os personagens que nos foram apresentados são realmente muito interessantes e suas histórias são únicas e incríveis. Assistir a essas histórias sendo narradas pelas próprias personagens que a viveram, o sofrimento de vida de cada uma delas, a história pessoal, tudo ficou muito bem encaixado.

A ideia de transformar situações do cotidiano, a vida de pessoas, numa peça de teatro "da vida real" é realmente muito inteligente e torna a série um grande atrativo. Como todos notaram, a maior parte do elenco de Clandestinos é desconhecida, porém, a impressionante qualidade do elenco surpreendeu e merece menção. O jeito agora é esperar pelo próximo episódio para ver se a construção narrativa da história se mantém equilibrada.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Notas & Novas

Walcyr empolgado

Em sua despedida do horário das 7 - a partir de 2013 ele fará parte do time principal de autores da emissora - Walcyr Carrasco está muito empolgado, pois sua trama (com título provisório de Dinossauros e Robôs), vai receber com uma audiência alta de Tititi e, com isso, o autor espera excelentes números de audiência. Ele tem dito a amigos que acredita muito no potencial da história.

Falta de Elenco

A atriz Graziela Schmidtt foi confirmada como a protagonista da próxima novela do SBT, Amor & Revolução. Nada contra a atriz que até demonstrou talento em suas participações na TV (principalmente em Malhação e A Favorita), mas para quem estava jogando na imprensa que iria montar um elenco de peso, Tiago Santiago deve estar frustrado com o cast de seu folhetim até agora.

Roda literalmente Viva

Desde que Marília Gabriela assumiu a mediação do tradicional programa de entrevistas da TV Cultura, o Roda Viva, a crítica tem elogiado bastante não apenas o seu desempenho a frente do programa, mas também o novo fôlego, com personalidades importantes do cenário brasileiro que voltaram a figurar entre os entrevistados, como José Dirceu, que marcou presença no Roda Viva na última segunda-feira.

Diga ao povo que fico!

Se Guilherme Berenguer optou por trocar a Globo pela Record, sua parceira de Malhação em 2004, ano de maior sucesso da história da novelinha teen, não seguiu o mesmo caminho. A emissora ofereceu um gordo salário e status de estrela e protagonista de novelas para Marjorie Estiano que preferiu continuar na Globo e aguardar mais um pouco para voltar ao ar. Seu último trabalho na TV foi em Caminho das Índias. A Record deve fazer nova proposta.

Tudo é Possível?

Com a 'genial' idéia de Vildomar Batista de colocar parte do Tudo é Possível ao vivo aos domingos, a expectativa da cúpula da Record é estranha. Uns acreditam que é isso que o programa precisava para se consolidar como vice-líder. Outros acham que a falta de carisma da apresentadora para programas de auditório vai atrapalhar muito. Nos bastidores do programa há medo, pois quem acompanha sabe que Ana Hickman comete muitos erros durante as gravações e ao vivo pode ser um desastre.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Tititi: a única grande novela no ar

São 04 novelas inéditas e brasileiras no ar atualmente - três pela Rede Globo e uma pela Rede Record - a isso, soma-se a inédita e mexicana Camaleões do SBT e soma-se ainda as 06 reprises que também vão ao ar diariamente - 04 pelo SBT, uma pela Record e outra pela Globo - dando o total de 11 telenovelas diariamente exibidas na TV brasileira.

Destas, a grande maioria é de razoável para baixo, algumas com bons momentos, outras com histórias pífias, e há as com boas histórias que acabaram sendo mal desenvolvidas. Em meio a este festival de novelas medias e ruins, apenas uma se destaca e ela não é totalmente é inédita, é um remake. Trata-se de Tititi.

Num momento em que as telenovelas brasileiras, principal produto da dramaturgia nacional desde que existem emissoras brasileiras, vivem uma clara crise de identidade em que os autores ora pecam pela mesmice, ora pecam pelo exagero, Tititi ressurgiu do túmulo na década de 80 e vem dar uma amostra para todos, emissoras, autores, atores e público, como não é tão difícil fazer um produto que caia no gosto popular sem precisar apelar, exagerar e criar artifícios que já cansaram.

É bem verdade que muito do sucesso da trama veio em decorrência da curiosidade da atual geração em conhecer um dos grandes sucessos da década de 80 de um dos maiores autores da teledramaturgia no país, Cassiano Gabus Mendes. Mas isso parou na primeira semana. Uma audiência satisfatória - e mais do que simplesmente audiência, repercussão grande nos quatro cantos do Brasil - não se mantém embasada em curiosidade, mas, principalmente neste caso, na qualidade da obra.

Maria Adelaide Amaral é uma baita escritora e consegue criar novos elementos, dar fôlego a elementos já existentes e amarrar muito bem a história da trama. Ao fundir duas novelas - Tititi e Plumas e Paetês - a autora assumiu o risco de tirar a identidade de ambas e, com um talento que impressiona, conseguiu anular completamente esta possibilidade. Ao contrário, Adelaide vem fazendo da atual Tititi, uma novela deliciosa de se ver e, incrível, com identidade própria, coisa que raramente os remakes conseguem.

O texto é delicioso e ninguém se cansa de assistir a um capítulo sequer. Com tamanha disposição e qualidade no roteiro, fica fácil para o elenco dar um show. Dos principais nomes que já são consagrados na TV, aos novos rostos, todos vem conseguindo se sair razoavelmente bem, ao menos, graças ao texto que facilita muito a vida do elenco. E a direção também, apesar de às vezes exagerar, conseguiu criar um ambiente que somente ali não soa fake.

Passione bem que tentou, mas nessa vibe de ora estar ótima, ora estar péssima, não conseguiu ser a grande novela que pretendeu. Ribeirão do Tempo nem sequer tentou, desde a estréia ficou claro que não teria destaque por ter uma história muito fraca. Araguaia vem tentando a todo custo ser ao menos interessante. As reprises, claro, tem seus méritos, mas nada de extraordinário. E no meio disso tudo, Tititi é a última bolacha do pacote. E com seus méritos.

Notas & Novas

Casa dos Artistas 

Setores do SBT começaram a tradicional pressão de fim de ano a fim de convencer o patrão, Silvio Santos, a retornar com o projeto Casa dos Artistas. O grande trunfo deles, no momento, é o sucesso de A Fazenda que vem conquistando excelentes índices de audiência. Por enquanto, tudo não passa de pressão e Sílvio não sinalizou qualquer interesse em reativar o Reality na grade da emissora em 2011.

Talk-Show

Ao que parece, em 2011 sairá do papel um projeto de alguns anos do apresentador Brito Jr. Após reconquistar o público e conseguir bons números na terceira edição de A Fazenda, o apresentador que vem sendo elogiado por melhorar sua performance a frente do programa, deve conseguir emplacar um programa semanal no horário nobre da emissora. A idéia é fazer um talk-show, uma espécie de Programa do Jô, porém, mais elaborado com musicais e mais entrevistas.

Matança 1

Bruno Ferrari foi convidado a integrar o elenco da próxima novela das 22 horas da Record. Ele recebeu o convite para o papel de vilão, mas pode também engatar o protagonista. Ele não deu resposta ainda. Seu último trabalho foi em 2009 como protagonista de Bela a Feia. A próxima novela da Record, assinada por Christiane Fridman e com título provisório de Matança, estreia no primeiro trimestre de 2011.

Matança 2

A protagonista feminina da trama deverá mesmo ser Vanessa Gerbelli que já foi convidada e está bem empolgada com o papel. A emissora ainda não divulgou oficialmente, mas é provável que a atriz aceite o desafio. Outros nomes do casting da emissora estão sendo sondados, mas Gerbelli é a favorita e a preferida da autora.

A volta de Laura?

Fora da TV desde Três Irmãs graças a segunda gravidez, Cláudia Abreu foi convidada para ser a vilã da novela de João Emanuel Carneiro, que entrará no ar em 2012. A atriz ainda colhe os frutos de seu papel como Laura em Celebridade e, uma década depois, pode novamente viver uma vilã no principal horário de novelas da Rede Globo.

Que Rei sou Eu?

Maria Adelaide Amaral, autora do atual sucesso da Globo, Tititi, quer criar outro remake de Cassiano Gabus Mendes. A ideia da autora é reescrever o sucesso do fim da década de 80, Que Rei sou Eu? Se a sugestão for aprovada, a novela pode entrar no ar no segundo semestre de 2014 após a Copa do Mundo que acontece no Brasil.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

As Cariocas 1x03: "A Atormentada da Tijuca"

"Clarissa descobriu como é bom ser primeira-dama. Ou segunda" 

Já foram três os episódios de As Cariocas e, ao que parece, a série realmente ganhou um lugar no coração do telespectador. Também, pudera, em três exibições, cada história, cada personagem conquista mais a atenção de quem está assistindo e, sempre ao fim de um episódio temos a impressão de que ele foi melhor que o anterior, que já havia sido ótimo.

Isso é um ótimo sinal, afinal, manter a audiência interessada numa série quando são histórias independentes, personagens completamente diferentes, não é fácil. Se pararmos para pensar, é como se a cada terça-feira, a Rede Globo apresentasse uma nova série, um conto televisionado e que nada tem em relação ao anterior, apenas o fato de que todas as histórias acontecem numa mesma cidade.

Em A Atormentada da Tijuca fomos apresentados a Clarissa, personagem simples, tranqüila, insegura, tímida e extremamente madura e profissional. A personagem era completamente diferente das duas anteriores, apesar de linda e também chamar a atenção dos homens, ela nunca teve esse interesse, ao contrário, era recatada e, por trauma com a experiência ruim que teve no primeiro casamento, não queria construir nenhum tipo de relação afetiva no momento.

Toda a construção narrativa do episódio foi delicioso. Desde o trauma da personagem, passando a morar novamente com a mãe, completamente diferente, livre e até um pouco profana, caminhando pelo trabalho, onde deixou de ser respeitada pelo chefe ao se tornar divorciada, até a libertação através de uma brincadeira pensada por um amigo de infância com trejeitos gays que arrumou a ela um amante de ficção. Momentos de extremo bom humor as ligações que Clarissa recebia do suposto amante - que era o amigo que, ao telefone, dava dicas de como ela se portar naquele momento - fazia a gente rir muito.

Paola Oliveira esteve extremamente segura no papel de protagonista e deixou para trás qualquer vestígio de sua última personagem - Verônica, a vilã de Cama de Gato - e mostrou muita maturidade na construção de Clarissa. Mas o grande destaque do episódio foi Gabriel Braga Nunes que voltou a Globo em grande estilo encarnando o melhor amigo da protagonista. Com trejeitos gays, professor de dança, ele esteve ótimo, divertidíssimo e muito bem feito.

O final, com o amigo revelando-se hétero e explicando que só fingia ser gay e sempre fora apaixonado por ela foi sensacional. O fim não poderia ser diferente, os dois, juntos, felizes e realizados. Na cama. As Cariocas vem sendo um baita acerto da emissora. E que venha o próximo episódio.

Notas & Novas

Audiência

Após decisão da Band em mudar o link e bloquear o acesso ao Real times (acompanhamento de audiência em tempo real) para a maioria de seus funcionários evitando assim que terceiros utilizassem os dados como vinha ocorrendo, dois problemas surgiram. O primeiro é o esvaziamento de blogs que sobreviviam em informar esses dados de forma ilegal. A correria tem sido grande na tentativa de conseguir alguma senha, mas a situação não parece ser tão facilmente reversível.

Audiência 2

Outro problema é que alguns espertinhos têm publicado em Fóruns, Comunidades e até no twitter informações mentirosas sobre os números de audiência. Como mais de 90% das pessoas perderam o acesso ao Real Time, é bom duvidar de qualquer dado que se refira a audiência, isso inclui prévias malucas que estão sendo postadas em diversos blogs que, se já não tinham credibilidade, agora perderam completamente a noção de informar a verdade a seus leitores.

Record e Olimpíadas

A Rede Record vem preparando um plano para adaptar sua grade de programação em 2012 durante as Olimpíadas de Londres. Pelo fuso Horário, os Jogos em sua maioria deverão ocorrer entre as 18h00 e 23h00, horário de Brasília. Este é o horário de maior audiência da Casa e com programação de novelas. A situação parece complexa, mas a emissora estuda meios para não deixar suas novelas sem exibição por tanto tempo.

Rede TV! feliz

A Rede TV! está muito feliz com os resultados que o programa A Tarde é Sua vem conquistando. Com bons patrocínios que dão excelente faturamento e audiência acima da média, conseguindo durante alguns momentos até a vice liderança, o programa comandando por Sônia Abrão vem ganhando destaque e deve receber maiores investimentos a partir de 2011. Novidades vem aí.

Procura-se protagonista

A Globo continua sua saga para encontrar a protagonista da próxima novela das 6 que estreia em fevereiro e deve começar as gravações já em dezembro. Após Paola Oliveira trocar o papel para protagonizar Insensato Coração, a correria é grande nos bastidores. Por enquanto muitos nomes são testados, mas ninguém foi aprovada.

Vilão de Peso

O SBT vai fazer uma proposta alta para ter Marcelo Serrado no elenco de Amor e Revolução, trama de Tiago Santiago com estreia prevista para março de 2011. O autor vai tentar convencê-lo de participar do projeto oferecendo o papel do principal vilão da trama. O último trabalho de Marcelo Serrado na TV foi como, o também vilão, Bruno em Poder Paralelo, novela da Record.

Band

A Band já começou a pensar em sua programação de 2011 e nisso inclui o ótimo Polícia 24 horas que vem dando resultados excelentes de audiência e deve ser mantido na grade. Novidades vem por aí com novos programas, mas CQC e A Liga também estão tranquilos e devem permanecer para o próximo ano.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Recesso

Caros.

O blog entra em recesso de alguns dias e retorna em breve. Para acompanhar nosso retorno, siga-nos no twitter que lá divulgaremos a volta que deve ocorrer ainda nesta semana. Obrigado pela compreensão.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira