sábado, 28 de maio de 2011

Baú da TV - O Bem Amado

Durante os anos 70, a Rede Globo conseguiu ótimos números de audiência em novelas regionalistas, com forte cunho de crítica política. Dias Gomes foi o pioneiro do gênero com O Bem-Amado (1973), novela inspirada na peça teatral Odorico, o Bem Amado, escrita pelo próprio autor e proibida pela censura. Na verdade, O Bem-Amado foi um marco na história da televisão. Além de ser a primeira novela feita em cores, sua trama tinha características muito brasileiras, um importante passo no desligamento da teledramaturgia nacional dos modelos cubanos e mexicanos. Como se não bastasse, o protagonista não era herói e muito menos anti herói (como o Beto Rockfeller da novela de mesmo nome na TV Tupi). Odorico Paraguaçu (memorável criação de Paulo Gracindo) era um típico “coronel”, disposto a tudo para conseguir vantagens pessoais. Odorico era um vilão. Um vilão engraçado, mas um vilão.

A história de O Bem-Amado se passava na fictícia Sucupira, pequena cidade do litoral baiano. Graças ao trabalho competente do médico Juarez Leão (Jardel Filho), o número de mortes na cidade é nulo. Ninguém morre em Sucupira! Isso é um problema para o prefeito Odorico, cuja principal promessa na época da campanha eleitoral havia sido a inauguração do cemitério. Para resolver o problema, o prefeito contrata o matador Zeca Diabo (Lima Duarte) para que mate alguém, mas nem isso resolve. Numa verdadeira guerra, a oposição, liderada pela delegada Donana Medrado (Zilka Salaberry), o vereador Lulu Gouveia (Lutero Luiz) e o jornalista Neco Pedreira (Carlos Eduardo Dolabella), sempre dá um jeito de impedir os planos do prefeito de finalmente conseguir inaugurar o cemitério. Em determinada passagem, chegam mesmo a roubar um cadáver e enterrá-lo rapidamente na cidade vizinha.

 Recheada de tipos inesquecíveis, como Dorotéa (Ida Gomes), Dulcinéia (Dorinha Duval) e Judicéia (Dirce Migliaccio), as irmãs Cajazeiras, sempre dispostas a apoiar o prefeito em troca dos seus favores sexuais, ou Dirceu Borboleta (Emiliano Queiróz), o tímido e gago secretário de Odorico, O Bem-Amado mostrou que era possível fazer uma crítica social e política na televisão, usando o humor para isso. Em plena ditadura, Dias Gomes usava suas alegorias e metáforas para denunciar a falta de liberdade. Não era por acaso que as figuras mais negativas da novela possuíam patentes militares, o “Coronel” Odorico e o “Capitão” Zeca Diabo. Por conta disso, a censura proibiu o uso dessas palavras, fazendo com que a equipe de produção tivesse de apagar o áudio de vários capítulos em que apareciam as expressões. Mais tarde, Dias voltou a usá-las e nada aconteceu.

No último capítulo de O Bem-Amado, finalmente o cemitério é inaugurado. Zeca Diabo mata Odorico e o prefeito é o primeiro a ser enterrado lá, mas a mensagem mais importante de Dias Gomes veio através da última cena, em que o personagem Zelão (Milton Gonçalves), que sempre teve o sonho de voar, vai até o alto da igreja, se joga...e voa. Essa era a grande metáfora de Dias sobre a liberdade.

“Aqui a nossa história pára, pois tudo que sabemos daqui em diante é de ouvir contar. Não que a gente não acredite, pois se você for a Sucupira, vai ver que lá ninguém duvida...E Zelão voou. Se você duvida, é um homem sem fé” Dias Gomes     

Por Walter de Azevedo                                                                                                

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cenas Marcantes: Rodrigo Figueiredo

Dando continuidade em nossa Coluna, a segunda edição do Cenas Marcantes chega após grande aceitação do vídeo de estreia. É bem verdade que procurei um vídeo marcante e que estivesse na memória coletiva, mas graças aos elogios dos leitores e amigos é que foi possível levar adiante este quadro e, espero, que todos continuem prestigiando.

O vídeo desta semana foi um pedido especial de Rodrigo Figueiredo, que lembrou da cena marcante através do twitter e me pediu para colocar na coluna. Evidente que, no momento, não dei atenção e nem prolonguei o assunto, mas guardei o pedido para realizá-los nesta sexta-feira. A cena em questão é uma das mais famosas da teledramaturgia brasileira. Em Laços de Família, Camila (Carolina Dieckmann) raspa a cabeça por conta da quimioterapia durante o tratamento contra a leucemia.

Com certeza uma das cenas que mais emocionaram nos últimos tempos. Reveja





Gostou da coluna? Peça sua Cena Marcante através do email editortvxtv@gmail.com deixando seu nome completo. Pode pedir também através do twitter do blog ou do meu twitter pessoal.

Comparativo de Audiência: 18 Horas - Média Parcial

Média parcial diária das novelas das 18 Horas até o capítulo 40


Cordel Encantado: 24,3
Araguaia: 21,55
Escrito nas Estrelas: 25,6
Cama de Gato: 24,62
Paraíso: 22,37
Negócio da China: 20,92
Ciranda de Pedra: 22,4
Desejo Proibido: 21,35
Eterna Magia: 26,3
O Profeta: 32,57
Sinhá Moça: 30,72
Alma Gêmea: 36,45
Como uma Onda: 25
Cabocla: 33,25
Chocolate com Pimenta: 36,67
Agora é que são Elas: 25,97
Sabor da Paixão: 26,05
Coração de Estudante: 26,35
A Padroeira: 25,22

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Consolidados de Quarta-Feira, 25 de Maio

Confira os números consolidados de Audiência na Grande São Paulo de quarta-feira, 25.

Globo
Mais Você 8
Bem Estar 7
TV Globinho 6
O Clone 19
Malhação 22
Cordel Encantado 28
Morde e Assopra 28
Insensato Coração 38
Futebol 27
Jornal da Globo 15

Record
Hoje em Dia 4
E aí, Doutor? 5
Todo Mundo Odeia o Chris 5 
Rebelde 8
CSI: Investigação Criminal 10
Vidas em Jogo 10
Super Tela 7

SBT
Bom Dia & Cia 6 
Chapolin 7
Chaves 8
Arnold 7
Amigas e Rivais 6
Maria Esperança 5
Uma Rosa com Amor 4
Se Ela Dança Eu Danço 6
Programa do Ratinho 7
Amor e Revolução 6
Conexão Repórter 7

As dificuldades em se fazer humor

Não é raro ouvir da boca de um ator que fazer humor não é tarefa fácil. Apesar de ser considerado uma sub-arte por muitas pessoas - que, óbvio, não compreendem o valor desta arte - a composição de personagens cômicos não raras as vezes são complexas e muito mais densas e difíceis que personagens tradicionais de carga dramática.

Tanto assim que inúmeras vezes o caminho acaba ficando cheio de pedregulhos. Não é possível mensurar, mas não dá para ignorar que muitas tentativas de se criar núcleos de humor em novelas ou até mesmo tramas inteiras voltadas para esta faceta artística simplesmente não funcionam. Exemplos não faltam de tentativas frustradas que tentam, mas simplesmente não conseguem fazer o telespectador rir e, não adianta, a tarefa do humor é pura e simplesmente fazer rir.

Atualmente os três folhetins globais carregam forte carga cômica em seu desenvolvimento. Morde e Assopra, atual novela das 19 horas vem desde a estreia buscando a melhor fórmula dentro da sinopse proposta para levar ao público momentos de muito bom humor. No tradicional estilo pastelão, a marca Walcyr Carrasco de teledramaturgia, a novela capengou em seu começo, mas já dá sinais de reação. O humor de Morde e Assopra é o mais raso e simples possível, até faz o telespectador rir, mas numa vibe instintiva, sem levá-lo a pensar, por isso, muitas vezes, a repetição de cenas de constrangimento público acabam perdendo a graça.

Insensato Coração, apesar da forte carga dramática e viés de ação, também conta com alguns personagens cômicos. O maior exemplo atende pelo nome de Natalie Lamour (Débora Secco), personagem que vem roubando a cena com seus trejeitos, rompantes pela fama e relacionamento divertido com Cortez (Herson Capri). Este caminho do humor é mais seguro que o primeiro, apesar de ser quase tão clichê quanto.

Cordel Encantado, além de ser fácil a melhor produção no ar - e em muitos anos - também mostra bom gosto ao produzir núcleos de humor. O núcleo formado pelo trio impagável com Patácio (Marcos Caruso), Ternurinha (Zezé Polessa) e Batoré (Osmar Prado) mostra-se afiado e, graças ao espetacular roteiro cheio de elementos do mais refinado humor, o trio consegue performances excelentes, criando trejeitos, características próprias e inesquecíveis. Sucesso garantido.

Não é fácil fazer humor. Mais difícil ainda é fazer humor de qualidade, mas quando se consegue, o resultado é nítido e, atualmente, Cordel Encantado é o folhetim mais bem sucedido também nesta área, pois arrisca, vai além e atinge o objetivo em cheio. Nos fazer rir.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Comparativo de Audiência: 21 Horas - Média Parcial

Média parcial diária das novelas das 21 Horas até o capítulo 110


Insensato Coração: 33,23
Passione: 32,87
Viver a Vida: 34,59
Caminho das Índias: 35,73
A Favorita: 37,47
Duas Caras: 38,81
Paraíso Tropical: 41
Páginas da Vida: 48,45
Belíssima: 45,95
América: 45,53
Senhora do Destino: 47,38
Celebridade: 42,8
Mulheres Apaixonadas: 43,33
Esperança: 39
O Clone: 43,2
Porto dos Milagres: 42,64

Consolidados de Terça-Feira, 24 de Maio

Confira os números consolidados na Grande São Paulo no dia 24 de Maio, terça-feira. 



Globo
Mais você - 8
Bem estar - 8
Video show - 12
O clone - 17
Malhação - 23
Cordel encantado - 27
Morde & assopra - 30
Insensato coração - 41
Tapas & beijos - 28
Divã - 19
Profissão repórter - 15
Programa do Jô - 7


Record
Hoje em 6
Tudo a Ver 6
E aí, Doutor? 5
Todo Mundo Odeia o Chris 7
Rebelde 9
CSI: Investigação Criminal 9
Vidas em Jogo 11
Ídolos 9


SBT
Amigas & rivais - 5
Maria Esperança - 5
Uma rosa com amor - 6
Amor & revolução - 6
Programa do Ratinho - 6
Esquadrão do amor - 5

terça-feira, 24 de maio de 2011

Consolidados de segunda, 23 de maio no RJ

Confira alguns dados consolidados do Ibope no Rio de Janeiro referente à Praça Rio de Janeiro:



Globo
O Clone - 21
Malhação - 23
Cordel Encantado - 27
Morde e Assopra - 26
Insensato Coração - 42


Record
E Aí, Doutor - 6
Rebelde - 13
Vidas em Jogo - 13


SBT
Amigas e Rivais - 8
Maria Esperança - 7
Uma Rosa com Amor - 6
Qual é o seu Talento? - 9
Amor e Revolução - 5

Consolidados de Segunda-feira, 23 de Maio

Confira os números consolidados de audiência na Grande São Paulo na segunda-feira, 23 de Maio.


Globo
O Clone 17
Malhação 20
Cordel Encantado 27
Morde e Assopra 30
Insensato Coração 40
Tela Quente 26






Record
Fala Brasil 8
Record Notícias 8
E aí, Doutor? 7
Todo Mundo Odeia o Chris 7
Rebelde 10
Jornal da Record 10
CSI 8
Vidas em Jogo 9
Show do Tom 7


SBT
Bom Dia & Cia 6
Chapolin 6 
Chaves 6
Arnold 6
Amigas e Rivais 5
Maria Esperança 4
Uma Rosa com Amor 4
Casos de Família 6
Chaves 5
SBT Brasil 5
QST 7
Programa do Ratinho 6
Amor e Revolução 5
Topa ou Não Topa 5

E aí Doutor é um oásis ou uma miragem?

Cercado de expectativas, estreou na última segunda-feira o novo programa da Rede Record. E aí Doutor. Inspirado no programa americano The Dr. Oz Show, a produção da emissora conta com a apresentação do conceituado médico Antônio José Sproesser Júnior.

Pelo primeiro episódio que foi ao ar na tarde de segunda-feira, o programa deixou um ponto de interrogação na cabeça do telespectador e também da crítica. E aí Doutor é um oásis ou apenas uma miragem? A princípio, é muito difícil responder a essa pergunta, principalmente porque não passará de apostas, uma vez que um único programa dificulta uma análise mais aprofundada.

Porém, algo ficou muito claro, estamos diante de um formato com um potencial que há muito tempo não se via nas tardes da TV brasileira. A bem da verdade, a última vez em que houve tamanha ousadia na grade de programação diária também foi na Rede Record, ao colocar no ar o antigo formato do Tudo a Ver. Basta zapear a TV no horário vespertino de segunda a sexta para perceber que não há preocupação em produções melhores elaboradas, é tudo muito superficial e sem graça.

Mesmo assim, é um risco dizer que E aí Doutor veio para salvar as tardes. Ainda é muito precipitado um julgamento deste porte. Não raras as vezes nos acostumamos com programas ricos em potencial serem desperdiçados pela própria produção na busca desenfreada por uns pontos a mais de audiência, transformando o que poderia ser uma ótima opção em uma sucessão de programas apelativos.

Se a primeira impressão é a que fica, posso dizer que fiquei bastante satisfeito. O formato é interessante, bem diferente do que é exibido na TV aberta brasileira, os que imaginavam ser uma versão menor do Bem Estar, da Rede Globo, se surpreendeu, pois há muito mais diferenças do que semelhanças. Os quadros são interessantes e voltados exclusivamente para o tipo de público que está em casa neste período. 

Antônio José Sproesser Júnior pode ser médico, mas certamente foi muito bem preparado para estar à frente de um programa televisivo. Com ótima desenvoltura e bastante timing para um novato, ele se mostrou uma grata surpresa, pois tudo que diz, inclusive as brincadeiras, soam com naturalidade, nada pareceu forçado. Outro acerto da produção.

Se E aí Doutor vai vingar ou não, só o tempo dirá - a estréia apontou 8 pontos de média na prévia, excelente para os padrões do horário. E mais, se o programa será uma boa opção para as tardes, é uma resposta impossível de se alcançar no momento. A bem da verdade é que, a princípio, podemos estar diante de um oásis para as tardes. Tomara que não seja uma miragem.

Torneio 1: Novelas das 18 Horas - 1ª Rodada

Como prometido, está começando a 1ª rodada do Torneio 1 do TVxTV: Novelas das 18 Horas. A votação está aberta e você poderá votar em suas preferidas para cada jogo até a próxima sexta-feira, quando encerraremos a enquete. O resultado da 1ª rodada e a tabela de jogos da 2ª rodada serão divulgados no final de semana. Vote:

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Consolidados de Sábado, 21 de Maio

Confira os dados consolidados de audiência no sábado, 21 de maio na Grande São Paulo, divulgados pelo Ibope:


Globo
Estrelas: 12
TV Xuxa:10
Caldeirão do Huck: 17
Cordel encantado: 22
Morde & assopra: 27
Insensato coração: 30
Zorra total: 21
Supercine: 12
Altas horas: 6



Record 
Fala Brasil: 4
Esporte Fantástico: 6
Cine Aventura: 7
O Melhor do Brasil: 6
JR: 8
O Melhor do Brasil: 11
Legendários: 8

SBT 
Chapolin: 6
Chaves: 6
Raul Gil: 7
Festival de 30 anos: 4

Consolidados de Sexta-feira, 20 de Maio

Confira os dados consolidados de audiência na Grande São Paulo na sexta-feira, 20 de maio, divulgados pelo Ibope:


Globo
Bom Dia Brasil 9
Mais Você 7
Bem Estar 8
TV Globinho 7
O Clone 16
Malhação 20
Cordel Encantado 25
Morde e Assopra 30
Insensato Coração 37
Globo Repórter 23
Macho Man 13

Record
Fala Brasil 7
Rebelde 9
SP Record 8
CSI 8
Vidas em Jogo 9
Câmera Record 8

SBT
Bom Dia & Cia 7
Chapolin e Chaves 8
Arnold 7
Amigas e Rivais 5
Maria Esperança 6
Uma Rosa com Amor 7
Casos de Família 7
Chaves 5
Programa do Ratinho 5
Amor e Revolução 5
Tela de Sucessos 7

domingo, 22 de maio de 2011

Um Novo Blog

Queridos internautas e leitores deste espaço.

A partir de hoje o TVxTV é um novo blog. Com muito mais possibilidades, novas colunas e espaço aberto para que você também possa participar. Evidente que o âmago do blog continua sendo as críticas, afinal, foi por causa delas que vocês conheceram este espaço e, graças a cada uma dessas críticas que posso dizer ter leitores fiéis ao longo destes dois anos.

Porém, além disso, há novidades, muitas novidades. O Baú da TV que já estreou há algum tempo, ganha seu próprio espaço e continua na grade do blog. Assinado pelo excelente Walter de Azevedo, a coluna irá mostrar os meandros e relembrar grandes momentos da TV brasileira. É imperdível.

Continuamos com as Entrevistas, afinal, tudo que um fã quer é ver uma entrevista de seu ídolo, ou mesmo alguém famoso, mas como sempre foi o perfil deste espaço, as entrevistas sempre mantém o foco de não serem fúteis ou saciar a curiosidade humana com assuntos que não são interessantes ou profissionais.

As Listas. Ah, essas listas deram o que falar e, por conta disso, nada mais justo que abrirmos um espaço exclusivo para elas. As antigas já aparecem aí e, claro, a partir de agora, sempre iremos apresentar uma lista para vocês e, óbvio, no fim do ano elas vão aumentar em quantidade.

Outra novidade é a Cenas Marcantes. A cada publicação desta coluna iremos entrevista alguém - e pode ser você, leitor, por que não? - que irá falar sobre a Cena da TV brasileira que marcou a sua vida. Sabe aquela cena inesquecível e emocionante? É dela mesmo que estamos falando.

Um jogo criado pelo TVxTV é o Torneio. Muito interessante e divertido, é um método para escolher os melhores, sejam novelas, séries, minisséries, personagens, enfim, temos uma gama gigante para brincar. Começamos o Torneio com as Novelas das 18 horas. Dê uma olhada na Coluna para ver como funciona.

Temos também a volta dos números. A partir de hoje, o TVxTV passa a publicar os Consolidados. De SP vamos publicar diariamente, conforme a liberação dos números pelo Ibope e, de outras Praças, vamos publicar conforme tivermos acesso a estes dados. Além dos Consolidados temos o retorno do Comparativo de Audiência. Vamos comparar as novelas das 18, 19 e 21 horas da Globo em relação à suas antecessoras no mesmo capítulo. 

O Podcast é outra novidade. Lançaremos nos próximos dias o primeiro Podcast que será apresentado por Evana Ribeiro e, claro, com a minha participação e sempre iremos escolher um convidado especial para discutir conosco temas da TV brasileiro. Vocês irão gostar. 

Cenas Marcantes: Daniel César

O Blog estréia hoje o Cenas Marcantes. A nova coluna vai ouvir diversas pessoas, todas fãs de televisão e que lembram-se com propriedade alguma cena marcante. Seja de novela, de minissérie ou até de série, desde que seja um produto totalmente nacional, pois essa é a regra.

Para começar, eu mesmo vou abrir a coluna, assim fica mais fácil de todos os leitores compreenderem e também entrar no clima da brincadeira. Confesso que fiquei horas tentando decidir qual a cena marcante que eu queria colocar aqui, afinal, como fã de novelas que eu sou, são tantas cenas que escolher apenas uma chega a ser injusto, porém, sei que é necessário, porque colocar várias cenas acaba estragando a brincadeira.

Escolhi uma cena da novela A Favorita, minha trama predileta desde sempre em todos os tempos. O folhetim de João Emanuel Carneiro e protagonizado por Cláudia Raia e Patrícia Pilar teve tantas cenas espetaculares que escolher uma só chega doer no coração, porém, escolhi uma cena do último capítulo. A seqüência em que Flora é derrotada, levando um tiro de sua própria filha, Lara (Mariana Ximenes). Essa seqüência teve diálogos extraordinários e dá um pouco do tom do que foi a novela. Confira

Torneio 1: Novelas das 18 horas

O TVxTV está lançando oficialmente o seu Torneio. É uma brincadeira simples. A competição vai colocar frente a frente diversos produtos da TV brasileira numa espécie de campeonato. Sempre em partidas de mata-mata. Funciona basicamente assim: a cada rodada vamos criar várias enquetes para todos os jogos e deixá-la aberta por um período de tempo. Os vencedores desta rodada enfrentam-se na próxima até que cheguemos aos 03 melhores que farão a final e já estarão classificados para o Grande Torneio

Este primeiro Torneio reúne as últimas 38 novelas das 18h00. Os jogos foram escolhidos através de sorteio randômico, assim como todo o enchaveamento. A 1ª rodada começa na próxima terça-feira com a enquete colocada no ar. Veja a Tabela completa:

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira