sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Avatar é bom. E apenas isso


Assisti nesta sexta-feira ao filme mais aguardado do ano e um dos mais aguardados dos últimos anos no mundo do Cinema. De James Cameron - criador de Titanic e O Exterminador do Futuro 2 - Avatar causou quase uma comoção entre os fãs de Cinema no mundo todo devido a todo o sigilo e a mega produção que envolvia o longa.

Como tudo que leva a assinatura de James Cameron, o que se viu nas telonas foi uma produção detalhada que, desde a primeira cena é possível notar que há um preparo e uma preocupação com cada pequeno detalhe, seja da cena em si, ou da própria produção cheia de efeitos especiais.

Quem esteve no Cinema teve a mesma sensação. Avatar tem a melhor produção visual da História do Cinema e isso não cabe sequer discussão. Planejada para ser exibida em 3D a qualidade das cenas é tamanha como nunca se viu antes, de fato o espectador tem a impressão de estar participando do filme como um personagem. A legenda, inclusive, foi tão bem pensada que não cansa a vista do telespectador e em nenhum momento incomoda, seja nas cenas tranqüilas ou nas cenas de ação que exigem agilidade e muitos efeitos especiais.

Os efeitos, inclusive, são o grande trunfo da obra. Cameron não economizou - literalmente, o filme teve orçamento recorde - para produzir uma história com efeitos especiais impossível de se imaginar. Na verdade, alguns desses efeitos são difíceis de acreditar mesmo para quem está dentro do cinema assistindo ao filme.

Para quem gosta de efeitos especiais de ficção científica e de imagem em 3D o filme é espetacular, mas quando alguém vai ao Cinema ou mesmo vê em casa, precisa de uma junção de várias coisas para considerar um filme espetacular e, algumas dessas coisas faltam a Avatar.

O roteiro do filme é interessante, mas repete inúmeras histórias já contadas anteriormente, além de todos - sem exceção - os personagens serem clichês e muito previsíveis, o que em determinados momentos irrita um pouco. A história é muito bem conduzida e percebe-se o traço de Cameron nos diálogos, sempre ágeis e cheios de significados, mas não foi desta vez que o cineasta conseguiu escrever um roteiro espetacular.

Outra observação - não chega a ser um problema - é o elenco. Cameron apostou em alguns rostos não muito conhecidos e ninguém consagrado e, ao que parece, a aposta não foi certeira como em Titanic. O elenco de Avatar é apenas razoável e nada além disso e, em algumas cenas, principalmente nas com diálogos mais profundos que exigiam sentimento, os atores ficaram devendo um pouco.

Enfim, Avatar vai sim ficar na História do Cinema como o mais inovador dos filmes até o ano de 2009, como a grande aposta em efeitos especiais e uma produção brilhante em 3D, mas não entra para a galeria dos grandes e clássicos filmes da História do Cinema. Numa análise geral, o filme não é nem o melhor do ano, perde para Bastardos Inglórios. Avatar é bom, nada mais do que isso. Bom.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ídolos e Qual é o Seu Talento: A Final

Nesta quarta-feira, coincidentemente ou não, chegaram ao fim os dois realities shows, Ídolos pela Rede Record e Qual é o seu Talento? pelo SBT. Quem ganhou na verdade não importa muito, pois parece claro que este tipo de programa não determina sucesso posterior na vida dos vencedores, mas a título de informação Saulo Roston foi o vencedor do Ídolos e no Qual é o Seu Talento venceu o Grupo D-Efeitos.

O ponto fundamental que separa os dois programas não é propriamente o formato - já que eles são diferentes - mas a forma como ambos são tratados e a a criatividade das produções ao preparar as versões para o Brasil, pois os dois são originalmente programa de outros países - Ídolos é americano e Qual é o seu talento? é inglês.

A Record desde que comprou briga e conseguiu tirar do SBT o programa Ídolos não vem conseguindo realizar um bom trabalho, na verdade nem a emissora da Anhanguera conseguia. Quem assiste ao original American Idol, programa de maior audiência nos EUA, fica constrangido ao saber que Ídolos é a versão tupiniquim do mesmo programa. Falta cuidado na produção, falta preparo da equipe técnica, falta um corpo de jurados com maior química com a TV e com o telespectador e falta maior liberdade ao apresentador.

A versão brasileira de Ídolos é toda errada. A Rede Record tenta transformar o programa num acontecimento, mas erra ao produzí-lo no mesmo período que A Fazenda e, evidentemente abre mão de uma melhor divulgação - aliás, o programa que devia constar em toda a programação da casa é justamente Ídolos. E o pior, o horário. A final de ontem chegou ao absurdo de ficar até mais de 1h00 da manhã e, isso, num país como o Brasil em que a maior parte dos trabalhadores levanta às cinco da manhã, é inaceitável. Não adianta fazer uma mega produção e não pensar nos detalhes.

Qual é o seu talento? por sua vez criou uma versão brasileira de extremo bom gosto e muito divertido. O apresentador André Vasco é um achado e ficou muito solto durante toda a primeira temporada e, na final, estava especialmente inspirado. O corpo de jurados, já conhecidos do público - Cyz, Arnaldo, Miranda e Tomas - também foram um acerto. Toda a química que falta a equipe da Record sobra a esse quarteto. não tratou a final de seu programa como um acontecimento nacional como a Record tentou fazer com Ídolos, mas conseguiu em sua simplicidade, transformar o programa de um bom gosto impressionante, muito emocionante e com a pitada certa de suspense.

Ídolos chegou a 12 pontos de audiência concorrendo contra ninguém - concorreu com SBT Repórter e a maior parte do tempo contra Jornal da Globo e Programa do Jô - um resultado inexpressivo, pois somente assumiu a liderança depois de muito tempo no ar. Já Qual é o seu talento? não liderou, mas enfrentou o Jornal Nacional e Viver a Vida, as duas maiores audiências da Rede Globo ainda assim conseguiu dois dígitos, 10 pontos com picos de 15, e deixou a Record bem embaixo num horário muito melhor.

Na disputa entre os dois Realities, mesmo não tendo se enfrentado no mesmo horário, o único que leva pra casa um saldo positivo é Qual é o Seu Talento? que parece ter entretido muito mais o telespectador.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Novelas, Novelas e Novelas

Essa semana tem sido cheia para as telenovelas brasileiras e isso me faz ter uma vontade louca de comentar cada acontecimento, como não faz sentido eu criar um post pra cada cena que eu queira elogiar ou criticar, achei interessante juntar tudo que considerei importante e fazer num único post, vamos então aos tópicos:



1 - É impressionante como Cama de Gato nos surpreende em tudo. A atuação do elenco continua como uma grata surpresa, Marcos Palmeira e Camila Pitanga muito bem em seus papéis de protagonista, mas temos uma Paola Oliveira inspiradíssima como a vilã Verônica, creio eu que é o melhor trabalho da moça. Além disso, nessa semana a novela voltou a ter um ritmo alucinado, perder um capítulo já é impensável, mas quem perde um único trecho do capítulo já perde fatos importantes, eu realmente não sei como as autoras conseguem escrever uma novela das seis nesse ritmo maluco e sem barriga, parabéns a dupla de autoras. No capítulo de terça-fera, 15, Cama de Gato teve uma novidade que eu me esforcei, mas não lembro de já ter visto isso antes em outra novela, o capítulo terminou com dois ganchos, sim DOIS. Alcino vendo Verônica e Roberto aos beijos e Rose recebendo a visita da esposa do piloto que sequestrou Gustavo no começo da novela. Incrível e isso torna o capítulo de hoje imperdível. Aliás, parece que a novela vai sofrer uma reviravolta maluca nas semanas do Natal e Ano Novo, ansiedade é pouco para o que eu estou sentindo.

2 - Caras e Bocas está cada vez mais impagável. Walcyr Carrasco está inspirado como nunca nessa novela que faz o telespectador rir do começo ao fim de cada capítulo. Destaque para as atuações de Isabelle Drumond, sempre muito bem como Bianca, a melhor personagem cômica de 2009,
e também para todo o elenco que continua muito bem, inclusive o macaco Chico, sempre com cenas hilárias. O destaque da semana foi o retorno da "amada" Simone. Todos sentiam falta da personagem e de seu bordão divertido, ela voltou e já chegou dando show, nos fazendo rir com o nome de seu filho (Picasso). Espero que Walcyr mantenha o ritmo divertido até o fim da novela, agora em janeiro.

3 - Viver a Vida, ah Viver a Vida. Decididamente não dá pra assistir essa novela levando a sério. Os fãs do Maneco se gabam por gostar do autor com os "melhores diálogos do Brasil" e são obrigados a ver cenas com discussões que beiram o ridículo. O mau humor da Luciana já encheu, as frases de efeito do Marcos são irreais, as bobagens da Betina são imbecis, tudo naquela novela é muito chato. Exceção feita a excelente atuação de Bárbara Paz que acertou o tom como Renata e continua sendo disparada a melhor personagem da novela. Mas que venha Passione, e venha logo.

4 - Bela a Feia definitivamente foi um erro. A produção é tão bem feitinha que dá até pena de ver a novela neste buraco. Muito se deve a história que é absolutamente repitida até para o Brasil, ninguém aguenta mais ver a história da moça feia que vai passar por uma transformação e que se apaixona pelo galã.

E tem mais, o elenco não ajuda, tudo bem que existem grandes nomes que até estão bem, como Jonas Bloch, mas como um todo, os atores e atrizes não funcionam, são falsos demais e acabam deixando a novela cheio de diálogos mecânicos e superficiais. Pena.

5 - Poder Paralelo dá mostras de não ser apenas a melhor novela produzida pela nova fase da Record, mas caminha para ser uma das melhores novelas já exibidas no Brasil e - cá entre nós - isso é alguma coisa. O roteiro da novela beira a perfeição e a direção continua inspiradíssima nos surpreendendo sempre. A atuação do elenco segue irrepreensível, com alguns atores e atrizes da nova geração nos surpreendendo positivamente. Mas Poder Paralelo é de uma pessoa só, a melhor atriz de 2009 e um dos melhores trabalhos feitos nos últimos anos pertence a Paloma Duarte. A dubiedade de Fernanda Lyra se deve ao texto de Lauro Cézar, mas a realidade da personagem é totalmente responsabilidade de Paloma que sabe dar o tom correto a cada cena, a cada fala com uma entonação correta, expressão corporal, expressão de rosto, tudo em conjunto e muito bem feito. Paloma é a melhor atriz de 2009 e eu não me canso de repetir isso. E Poder Paralelo é a melhor novela.

6 - Vende-se um Véu de Noiva está acabando, né? Graças a Deus. Esperamos que o SBT comece a levar a sério de verdade seu trabalho de teledramaturgia porque essa novela foi mais uma das muitas piadas da emissora nos últimos anos. O roteiro é vergonhoso, cheio de frases e situações irreais e personagens bisonhos que não acrescentam nada e nada tem a dizer. As atuações seguem abaixo da crítica e a maioria do elenco é realmente muito fraca. A direção ainda é o pior da novela, tomadas mal feitas, tentativas de inovação que são fracassadas, fazem da fotografia e da arte final de cada cena uma sessão de horror. Esperemos que Uma Rosa com Amor não tenha isso.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Globo de Ouro: Os Indicados


Saiu nesta terça-feira, 14, os indicados a um dos maiores prêmios de Cinema e TV do Mundo. O Globo de Ouro. Nos últimos anos a premiação tem sido vista com menor glamour do que em anos anteriores, principalmente porque em categorias de Televisão os críticos parecem não enxergar outras séries senão as mesmas de todos anos. Em 2009 certamente a crítica será um pouco diferente e certamente mais pesada.

Em cinema o filme que lidera as indicações é o filme "Amor sem Escalas" que ainda não estreou no Brasil - sua estréia está prevista para 05 de fevereiro de 2010 - com seis indicações seguido do filme "Nine", sem nome em português e sem estréia prevista para o Brasil, que recebeu 05 indicações. Bastardos Inglórios, o meu filme preferido, vem em seguida com 04 indicações. Confira os indicados de Cinema e pequenos comentários:

Drama

"Avatar" - Filme que estréia neste fim de semana no Brasil, ansioso para ver
"Guerra ao Terror" - a crítica tem elogiado bastante o filme, que parece ser um dos favoritos.
"Bastardos Inglórios" - filme de Quentin Tarantino e eu já comentei aqui considerá-lo o melhor da década. É o meu favorito entre os que vi.
"Preciosa" - Acredito que foi o maior engano da academia entre os selecionados.
"Amor sem Escalas" - Pelo número de indicações e críticas lá fora, deve ser muito bom.

Musical ou comédia

"500 Dias com Ela" - A crítica vem elogiando bastante e parte com alguma força.
"Se Beber, Não Case!" - Filme realmente muito divertido, mas sem perfil para vitória
"Simplesmente Complicado" - Filme elogiado pela crítica, mas deve ser mero figurante
"Julie & Julia" - Este sim, o favorito disparado, um dos melhores filmes do ano.
"Nine" - A crítica americana elogiou bastante o filme.

Animação

"Tá Chovendo Hamburguer" - Animação interessante. E só.
"Coraline e o Mundo Secreto" - Bem elogiada não fez muito sucesso.
"O Fantástico Sr. Raposo" - Filme dos mais cansativos e que não chama a atenção.
"A Princesa e o Sapo" - Surpresa! Não achei que o Globo de Ouro lembrasse desse.
"Up - Altas Aventuras" - Sem dúvida a melhor animação em muitos anos.

Confesso que senti falta de A Era do Gelo 3D.

Filme estrangeiro

"Os Abraços Partidos" - Esse filme é muito bom e tem grande chance
"Das weisse Band - Eine deutsche Kindergeschichte" - Nunca ouvi falar.
"La Nana" - Nunca ouvi falar.
"Un Prophète" - Nunca ouvi falar.
"Baarìa" - Nunca ouvi falar.

Diretor

Kathryn Bigelow, por "Guerra ao Terror" - Filme elogiado, mas só.
James Cameron, por "Avatar" - Só o nome de James Cameron já o torna favorito.
Clint Eastwood, por "Invictus" - Esta parece ser a piada do ano nas indicações.
Jason Reitman, por "Amor sem Escalas" - Novamente o filme que promete entrar bem,
Quentin Tarantino, por "Bastardos Inglórios" - Tarantino em sua melhor perfomance, ao lado de Tempos de Violência, parece ser um forte concorrente.

Roteiro

"Distrito 9", de Neill Blomkamp e Terri Tatchell - Mero coadjuvante.
"Guerra ao Terror", de Mark Boal - Filme muito bom, roteiro forte, mas difícil levar.
"Bastardos Inglórios", de Quentin Tarantino - Também é favorito para vencer aqui.
"Simplesmente Complicado", de Nancy Meyers - Mero coadjuvante.
"Amor sem Escalas", de Jason Reitman e Sheldon Turner - Com tantas indicações, é provável que seja bom mesmo.

Música original

"Crazy Heart", "The Weary Kind"
"Everybody's Fine", "(I Want To) Come Home"
"Nine", "Cinema Italiano"
"Brothers", "Winter"
"Avatar", "I See You"

Trilha Sonora

"O Desinformante", de Marvin Hamlisch
"Up - Altas Aventuras", Michael Giacchino
"Onde Vivem os Monstros", Carter Burwell e Karen Orzolek
"Avatar", James Horner
"A Single Man", Abel Korzeniowski

Ator - drama

Jeff Bridges, por Crazy Heart - Uma atuação firme, é o que diz a crítica.
George Clooney, por "Amor Sem Escalas" - Duvido que ele possa fazer um bom trabalho.
Colin Firth, por "A Single Man" - O nome é bom, mas não vi o filme.
Morgan Freeman, por "Invictus" - Me parece o amplo favorito entre os indicados.
Tobey Maguire, por "Brothers" - Mero coadjuvante.

Atriz - drama

Emily Blunt, por "The Young Victoria" - A crítica considera ela forte candidata.
Sandra Bullock, por "The Blind Side" - Duvido que tenha qualquer chance.
Helen Mirren, por "The Last Station" - Muito elogiada, mas não deve vencer.
Carey Mulligan, por "Educação" - Muitos colocam ela como a favorita.
Gabourey 'Gabby' Sidibe, por "Preciosa" - Outra favorita, deve ficar entre ela e Carey.

Ator - comédia ou musical

Matt Damon, por "O Desinformante" - Impecável, tem grande chance de levar.
Daniel Day-Lewis, por "Nine" - Muitos elogios da crítica, mas deve ser coadjuvante
Robert Downey Jr., por "Sherlock Holmes" - Muito elogiado também.
Joseph Gordon-Levitt, por "500 Dias com Ela" - A crítica o tem colocado como favorito
Michael Stuhlbarg, por "Um Homem Sério" - Mero coadjuvante

Atriz - comédia ou musical

Sandra Bullock, por "A Proposta" - Mesmo com duas indicações, é difícil que vença
Marion Cotillard, por "Nine" - Boa atriz, mas não vence.
Julia Roberts, por "Duplicidade" - Uma de suas melhores atuações, é a favorita
Meryl Streep, por "Simplesmente Complicado" - A melhor atriz da História do Cinema, impecável neste filme.
Meryl Streep, por "Julie & Julia" - Mas é neste trabalho que ela tem chance de desbancar a favorita Júlia Roberts.

Ator coadjuvante

Christoph Waltz, por "Bastardos Inglórios" - Já venceu, nem precisa ter a premiação.
Matt Damon, por "Invictus" - Boa atuação, mas não tem chance.
Woody Harrelson, por "The Messenger" - Coadjuvante.
Christopher Plummer, por "Station" - Coadjuvante, literalmente.
Stanley Tucci, por "Bones" - Coadjuvante.

Atriz coadjuvante

Mo'Nique, por "Preciosa" - Recebendo muitos elogios, pode surpreender.
Penelope Cruz, por "Nine" - É a favorita da crítica até aqui
Vera Farmiga, por "Amor Sem Escalas" - Vem bem elogiada também
Anna Kendrick, por "Amor Sem Escalas" - A crítica não fez muitos comentários
Julianne Moore, por "A Single Man" - é o nome mais forte entre as candidatas, mas não li nada sobre este trabalho.

O que os críticos de plantão certamente irão reclamar é nas indicações para o prêmio de TV. A badaladíssima, porém fraca, muito fraca, Glee, recebeu o maior número de indicações, o que surpreende porque o Globo de Ouro não costuma olhar com bons olhos séries assim. Glee recebeu 04 indiccações. Confira os indicados para TV, em negrito o favorito e em itálico, quem eu estou torcendo, se eu sentir falta de alguém, vai abaixo.

Série - drama

Big Love
Dexter
House
Mad Men
True Blood

Senti falta de Lost, num dos melhores anos e de 24 Horas numa volta estupenda.

Série - musical ou comédia

Entourage
Glee
The Office
Modern Family
30 Rock

Senti falta de Greek, pra variar ignorado pelo Globo de Ouro.

Ator de série - musical ou comédia

Alec Baldwin, por 30 Rock
Steve Carell, por The Office
David Duchovny, por Californication
Thomas Jane, por Hung
Matthew Morrison, por Glee

Atriz de série - musical ou comédia

Toni Collette, por United States of Tara
Courteney Cox, por Cougar Town
Edie Falco, por Nurse Jackie
Tina Fey, por 30 Rock
Lea Michele, por Glee

Ator de série - drama

Simon Baker, por The Mentalist
Michael C. Hall, por Dexter
Jon Hamm, por Mad Men
Hugh Laurie, por House
Bill Paxton, por Big Love

Senti falta de Terry O'Quinn, por sua brilhante interpretação de John Locke em Lost.

Atriz de série - drama

Glenn Close, por Damages
January Jones, por Mad Men
Julianna Margulies, por The Good Wife
Anna Paquin, por True Blood
Kyra Sedgwick, por The Closer

Ator coadjuvante

Michael Emerson, por Lost
Neil Patrick Harris, por How I Met Your Mother
William Hurt, por Damages
John Lithgow, por Dexter
Jeremy Piven, por Entourage

Atriz coadjuvante

Rose Byrne, por Damages
Jane Adams, por Hung
Jane Lynch, por Glee
Janet McTeer, por Into the Storm
Chloë Sevigny, por Big Love

Minissérie ou telefilme

Georgia O'Keeffe
Grey Gardens
Into the Storm
Little Dorrit
Taking Chance

Ator de missérie ou telefime

Kevin Bacon, por Taking Chance
Kenneth Branagh, por Wallander
Brendan Gleeson, por Into the Storm
Jeremy Irons, por Georgia O'Keeffe
Chiwetel Ejiofor, por Endgame

Atriz de missérie ou telefime

Joan Allen, por Georgia O'Keeffe
Drew Barrymore, por Grey Gardens
Jessica Lange, por Grey Gardens
Anna Paquin, por The Courageous Heart of Irena Sendler
Sigourney Weaver, por Prayers for Bobby

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Lília Cabral é uma grife


Ontem o Domingão do Faustão esteve bom como há muito não se via. Uma das partes mais interessantes de todo o programa foi o Arquivo Confidencial, desta vez com a talentosa atriz Lília Cabral.

Faustão abriu para todo o público a vida desta atriz que tem feito muito sucesso nos últimos anos e conquistado uma legião de fãs pelo Brasil afora graças a sua capacidade de interpretação. Lília viu depoimentos de amigos, familiares, colegas de elenco e se emocionou ao ver sua família falando com tanto carinho de sua jornada.

Ela também teve momentos de muita emoção ao lembrar-se de seus pais e uma grata surpresa ao ver um lindo depoimento de sua tia italiana - sim o Domingão foi até a Itália para colher este depoimento tão importante - e evidentemente a atriz ficou completamente perdida tamanha as emoções.

A emoção de Lília Cabral é quase como um agradecimento do Brasil por ela nos emocionar tantas vezes diariamente em trabalhos diversos, personagens completamente diferentes, mas que sempre passam mesma verdade.

Durante a homenagem, Manoel Carlos, autor de Viver a Vida, fez questão de falar a Lília e de tudo que ele disse, a frase mais importante é simbólica e definiu muito bem a importância de Lília Cabral para a TV brasileira. Maneco disse que Lília é uma grife, trabalhar com ela é garantia de sucesso e ele tem razão.

Eu comecei a notar mais a fundo o trabalho da atriz em Páginas da Vida, uma novela muito fraca e abaixo das expectativas e que, mesmo assim, Lília Cabral arrasou no papel de Marta, a única personagem de toda a novela com sangue nas veias e que tinha verdades a passar ao público. Em A Favorita, fui completamente conquistado por ela que interpretou a sofredora Catarina e acertou o tom da intepretação sem tirar nem por. Agora, em Viver a Vida, Thereza segue como uma personagem que as vezes cansa, isso devido ao texto fraco de Maneco, mas Lília tem dado show em algumas cenas e recebido o merecido destaque.

Lília Cabral realmente é uma grife e o mais importante é que é uma grife de qualidade e que o Brasil sabe dar valor.

Este texto está disponível também no site Famosidades, o melhor site de notícias sobre o mundo das Celebridades.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira