sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Por toda minha a vida: um banho de produção


Não é de hoje que eu quero falar deste tema, mas creio que agora seja o melhor momento para falar deste programa que tem sido um diferencial da Televisão brasileira em 2009. Por toda a minha vida mostra a todos como se produzir um programa de qualidade.

Se formos tentar classificá-lo, já começam as dificuldades, pois não é fácil saber se ele deve ser colocado como um programa jornalístico, linha de shows, entretenimento, uma vez que absolutamente todos os elementos de cada um destes estilos de programas televisivos são vistos em Por toda a minha vida.

A começar pelo excelente trabalho de pesquisa que certamente é realizado por uma equipe séria de jornalistas compromissados com a verdade, afinal o objetivo do programa não é melhorar ou tornar mais dramática a história de vida dos astros brasileiros já mortos, mas mostrar exatamente como foi a vida deles. As histórias contadas revelam que a pesquisa é feita com muito cuidado buscando detalhes que normalmente passariam despercebidos pela maioria.

A forma encontrada para se narrar a história também é muito interessante. Não apenas porque a produção dramatiza boa parte da história, isso também é interessante, mas a grande sacada é a mescla entre dramatização, testemunhos de amigos e narração de Fernanda Lima, essa junção torna o Por toda a minha vida dinâmico e muito interessante de se assistir.

O tom dado a narrativa também é muito importante para que este seja um dos melhores produtos produzidos pela TV brasileira no ano. Como normalmente os artistas brasileiros que morreram jovens estavam sempre envoltos a polêmicas, o Por toda a minha vida poderia muito bem abordar este aspecto o que certamente seria garantia de audiência, mas a opção da direção é de não apelar, antes conseguir audiência pela qualidade técnica e pela capacidade que a história em si tem de emocionar. Mais um ponto positivo.

Fernanda Lima, só pra variar um pouco, segue impecável. Ela encontrou o tom na apresentação de um programa deste estilo e está perfeita em seu papel. Sua voz nunca ultrapassa o ponto, em determinados momentos ela está fria como deve ser e em outros imposta uma emoção perfeita para o momento.

Seria difícil decidir qual foi o melhor dos últimos Por toda a Minha vida exibidos pela Rede Globo. Mamonas Assassinas, Cazuza, Claudinho e, essa semana, Raul Seixas, todos tiveram pontos positivos e beiraram a perfeição técnica. Nós, telespectadores, podemos não conseguir escolher qual o melhor programa entre estes, mas temos a certeza ao assistir Por toda a minha vida qual o motivo da Globo ser a líder disparada de audiência no Brasil. A qualidade de sua produção é infinitamente superior.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Melhor do Sábado


Quem acompanha este blog sabe o quanto fala-se sobre a necessidade da TV brasileira se reinventar com qualidade na programação, por isso o TVxTV não se cansa de elogiar programas que não precisam de apelação para prender o público, mas o faz com qualidade nos quadros, como é o caso do Programa Eliana que já foi dito neste espaço ser o melhor programa de domingo na TV aberta brasileira.

Porém, pouco espaço se dá para a programação de sábado, talvez porque o share no sábado seja o menor da TV em todos os dias da semana, ou talvez porque os programas deste dia não tenham a metade da repercussão dos programas dominicais. Mesmo assim é preciso começar a enxergar com outros olhos, pois um programa vem se destacando aos sábados.

O Melhor do Brasil, programa da Rede Record vem mostrando que a emissora consegue fazer um programa de entretenimento literalmente voltado para a diversão da família e com a capacidade de divertir, de emocionar e, principalmente, de entreter todas as faixas etárias sem apelar, sem precisar ir contra os princípios básicos da boa educação.

Isso certamente não se deve aos diretores da emissora que nunca prezaram pelos bons programas e por uma grade de respeito ao telespectador, mas se deve muito ao diretor do programa que tem escolhido a dedo os quadros que vão ar e, principalmente, a Rodrigo Faro, um achado como apresentador e animador.

Se como ator Faro era apenas mais um no elenco estelar da Globo e nunca mostrou um talento impressionante, como apresentador ele vem ganhando destaque por sua desenvoltura e capacidade de improvisar. Pelo tempo que está a frente de O Melhor do Brasil, não há dúvida que Rodrigo Faro é a maior revelação como animador do Brasil nos últimos anos. Na verdade, não me lembro de alguém que tenha essa capacidade de, não apenas apresentar quadros num programa de entretenimento, mas de animar o telespectador e a platéia, nos últimos anos.

Isso vem dando resultados, no sábado retrasado, O Melhor do Brasil conquistou picos impressionantes de 19 pontos, ficando a 1 ponto do Jornal Nacional nos números prévios (no consolidado o pico caiu para 15). Isso mostra que o telespectador tem muito mais interesse por qualidade do que por apelação.

Parabéns a Rodrigo Faro e a equipe do Melhor do Brasil que fazem do programa a melhor opção do sábado.

Este texto também estará disponível no site Famosidades, o melhor site sobre celebridades do Brasil.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira