quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Listas: As melhores cenas de 2009

Pra finalizar o ano de 2009 nada como listas as melhores cenas das telenovelas brasileiras. Separei 8 cenas, das 4 novelas que realmente mereceram citação por seus trabalhos ao longo do ano. Vamos ver se vc´s concordam comigo:

8 - Cama de Gato



A cena em questão está no começo deste vídeo. Rose (Camila Pitanga) acende uma vela e reza para "São Chiquinho" proteger o grande amor de sua vida, Gustavo (Marcos Palmeira) que acabara de ser preso. Com um texto simples, rápido, Camila Pitanga rouba a cena com uma interpretação profunda. Linda.

7 - Caras e Bocas



Nesta cena é mais uma típica muvuca que vemos. Walcyr Carrasco, autor da novela, é especialista nas principais muvucas da teledramaturgia do Brasil. Todos os núcleos e praticamente todos os personagens da novela vão a um "ferro velho" de carros procurar as jóias de Dafne (Flávia Alessandra) que estão escondidas em um pneu. Confusão pura.

6 - Cama de Gato



Uma das cenas mais esperadas da novela. O dia em que Verônica (Paola Oliveira) fica frente a frente com Gustavo (Marcos Palmeira). Numa atuação impecável de todos os envolvidos e um texto primoroso que vale a pena ser visto.

5 - Caras e Bocas



Depois de tanta enrolação e mentira, finalmente chega o dia da exposição de Denis (Marcos Pasquim) e Bianca (Isabelle Drumond) desmascara o pintor revelando a todos que na verdade quem pinta os quadros é o macaco Xico. Mais uma muvuca, pra variar.

4 - Poder Paralelo



Um jantar tenso. Uma cena recente, nesta semana. Bruno (Marcelo Serrado) arma tudo e consegue prender Tony (Gabriel Braga Nunes) e Fernanda (Paloma Duarte) no banker. E assim, arma um jantar entre ambos, ele próprio e Lígia (Miriam Freeland). Os quatro, uma cena tensa, com ótimo texto e um show de interpretação.

3 - A Favorita



Depois de muito sacrifício, Donatella (Cláudia Raia) consegue fazer seu plano funcionar. Num teatro abandonado, enganando, ela faz Flora (Patrícia Pilar) confessar todos os seus crimes para um grande público. Interpretação impecável de Patrícia e Cláudia numa das melhores cenas da novela.

2 - Poder Paralelo



Foi difícil colocar esta cena em 2º lugar. A cena, pra quem vê, pode parecer simples. Mas o banho de interpretação de Paloma Duarte é impressionante. Fernanda entra na casa de Bruno (Marcelo Serrado) e implora que o ex-marido solte Tony (Gabriel Braga Nunes) que é mantido como refém. Em seguida, ela se tranca e chora copiosamente.

1 - A Favorita



A melhor cena de 2009, pra mim empatada com o 2º lugar. No último capítulo de A Favorita. Flora (Patrícia Pilar) atira em Zé Bob (Carmo Della Vechia) e tortura Donatella (Cláudia Raia). Chegam Lara (Mariana Ximenez), Dona Irene (Glória Menezes) e Silveirinha (Ary Fontoura) e começa a seqüência mais impressionante e cheia de frases sensacionais. Vale a pena relembrar.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Listas: Os Destaques da TV em 2009

Seguindo com as listas de fim de ano, hoje é dia do "TVxTV" eleger quais foram os 10 principais Destaques do ano na TV Aberta do Brasil. Programas não serão considerados, apenas pessoas. Vamos a lista:

10 - Tiago Leifert



Ele é o principal responsável pela nova - e divertida - forma de se fazer jornalismo esportivo no Brasil. Mais do que mostrar um jeito irreverente de se apresentar um jornal esportivo, Tiago Leifert é responsável por fazer isso na Rede Globo, conhecida pelo método congelado de se fazer jornalismo. Sem dúvida alguma ele foi um dos grandes destaques do ano.

9 - Paloma Duarte



A melhor atriz de 2009. O melhor papel de sua carreira. Na melhor novela da Record. Como não colocar Paloma Duarte como destaque do ano com toda essa seqüência? Sua atuação dando vida a excelente Fernanda Lyra, faz com que ela seja lembrada por muito tempo pelos fãs. Em dramaturgia, ela foi um destaque e tanto.

8 - Daniela Beyruti



A única da lista que não está na frente da câmeras, nem atrás. Ela fica atrás duma mesa executiva, mas é responsável por toda a mudança no SBT. Daniela Beyruti, filha de Sílvio Santos, é a diretora geral da emissora do pai e fez mudanças drásticas na programação, colocando o SBT novamente na briga pela vice-liderança.

7 - Carlinhos - Mendigo



Se houve um destaque em A Fazenda, da Rede Record, este destaque foi um só. Carlinhos, o popular humorista conhecido como Mendigo roubou todas as atenções do público por causa de sua personalidade, sua história de vida, seu compromisso com a verdade. Ele foi o maior destaque do Reality e merece figurar na lista.

6 - Felipe Camargo



Se a melhor atriz do ano merece estar na lista, é evidente que o melhor ator também. Felipe Camargo teve sua volta triunfal na TV encarnando Dante, o protagonista de Som e Fúria e fazendo isso com maestria, colocando esta atuação na galeria dos grandes trabalhos da TV brasileira. Por isso, ele foi um dos destaques de 2009.

5 - Celso Portiolli



Enquanto Record e SBT brigavam em sua programação dominical, com a Record roubando Gugu Liberato e o SBT roubando Eliana, o grande destaque dominical de 2009, sem dúvida, foi Celso Portiolli. Ele aproveitou a chance que a emissora o deu com a saída de Gugu, assumiu o Domingo Legal com autoridade e já é dono do seu horário.

4 - Rodrigo Faro



Uma grata surpresa. Em 2009 Rodrigo Faro deu mostras que a Record acertou em apostar nele para substituir Márcio Garcia. O ator - e agora apresentador - ganhou personalidade no comando de O Melhor do Brasil e também de Ídolos, mostrou competência e muita empatia com o público.

3 - Zina



É impossível fazer uma lista de destaques e esquecer-se de Zina. Dono da célebre frase que virou hit: "Ronaldo!" Zina viu sua vida mudar do dia para noite e se tornou parte da equipe do Pânico na TV. Suas aparições no humorísticos fazem o ibope disparar o que mostra o quanto é querido pelo público.

2 - Isabelle Drummond



A garota que conquistou o Brasil com sua personagem, sem dúvida, deveria aparecer nesta lista. Isabelle Drummond já se destacava quando interpretava Emília no Sítio do Pica Pau Amarelo, mas em Caras e Bocas a atriz deu um show de atuação e já figura como destaque da dramaturgia 2009 na Rede Globo. Definitivamente ela não "é a treva".

1 - Maísa



É inegável que ela é o maior destaque de 2009. A pequena Maísa ganhou o coração dos brasileiros com seu programa no SBT e também por suas participações no Programa Sílvio Santos. A dupla era sinônimo de diversão e não foram poucas as vezes que Maísa deixou o maior comunicador do país sem respostas. O maior destaque de 2009 e com merecimento.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Listas: As melhores Frases de 2009

Continuando as listas de melhores de 2009, hoje o "TVxTV" elege as 10 melhores frases do ano de 2009 na TV brasileira. Foram muitas - muitas mesmo - as frases ditas em novelas, em séries, minisséries e que acabaram virando bordão. Vamos a elas:

10 - Verde/Vermelho pra você



Todos achavam que o que ia pegar mesmo era a mais nova edição de Ídolos, na Rede Record. Mas o bordão que mais chamou a atenção neste tipo de Reality musical foi o "Verde ou Vermelho pra você" do ótimo programa "Qual é o Seu Talento?", do SBT. Os 04 jurados sabiam dar o tom de suspense correto antes de mostrar se davam verde ou vermelho para cada candidato. O bordão acabou pegando num dos programas de maior audiência do SBT Show.

9 - Venha que eu tô virada no cão



Esta é só uma das muitas frases que viraram bordão na novela Caras e Bocas, da Rede Globo. "Venha que eu tô virada no cão" se tornou muito popular graças ao jeito extrovertido, nordestino e muito clichê dito pela personagem Ivonete, uma das mais carismáticas da novela. Muitas pessoas repetem esse bordão nos quatro cantos do Brasil e quando a personagem diz, é risada na certa.

8 - Ah ta!



Para os fãs de A Fazenda, da Rede Record, é impossível se esquecer da frase "Ah ta!" protagonizada principalmente por Daniele Souza, a Mulher Samambaia, mas que acabou sendo um bordão de todos os participantes quando algum outro contava alguma história "meio forçada". Foram vários os momentos em que alguém explodia com o famoso "Ah tá", fazendo todos rirem.

7 - Eu tô Rosa Chiclete



Outra frase de Caras e Bocas. A novela da Rede Globo virou fenômeno não apenas em audiência, mas também em criar bordões. "Eu tô Rosa Chiclete" é talvez uma das frases menos repetida entre o público, mas mais divertida. O personagem Cássio, homossexual que acaba se envolvendo com uma mulher - mais velha - vive repetindo este bordão sempre que alguém ou alguma situação o surpreende. Virou bordão.

6 - Onde estão as lamparinas do seu juizo?



Caminho das Índias não foi lá essas coisas como novela, mas algo que ela conseguiu foi criar bordões. A novela da Rede Globo criou frases supostamente repetidas pelos indianos que entrou para o dia-a-dia do público brasileiro. "Onde estão as lamparinas do seu juízo" é uma delas e foi muito repetida, em alguns momento se tornou até enjoativa, não na novela, mas no cotidiano.

5 - Por Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, amém



Essa é talvez a única frase que não tenha sido repetida com cunho de humor. Mas virou bordão. Na novela Paraíso, também da Rede Globo, a personagem Mariana repetia essa frase sempre que podia, fazendo questão de enfatizar sua fé "por Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, amém", fazendo disso seu principal - e sem dúvida também divertido - bordão.

4 - Aiaiai uiui



Talvez essa frase seja a única não criada em 2009. Mas o famoso "Aiaiai uiui" de Sílvio Santos foi imortalizado em 2009. Não apenas no SBT se ouvia isso, mas músicas foram criadas, no Brasil todo as pessoas repetiam a famosa frase que se tornou mais um dos muitos bordões criados pelo mestre da TV brasileira.

3 - Ronaldo!



Quando se pensa que o Pânico já criou tudo, surge o Zina. Ninguém sabe ao certo como aconteceu, mas durante uma reportagem do Programa Pânico na TV, da Rede TV, falando sobre a contratação fenomenoal do Corinthians, eis que um fã é entrevistado e solta a célebra frase. "Ronaldo!". O bordão virou hit e passou a ser sinônimo de qualquer resposta, qualquer pergunta, enfim, "Ronaldo!" entrou para a história como a frase mais repetida do ano, sem dúvida.

2 - Are Baba



Outro bordão da novela Caminho das Índias. "Are Baba" foi a frase que mais marcou na novela toda. Repetida a exaustão pelos personagens indianos, fez tanto sucesso que até personagens brasileiros passaram a repetir - em tom de zoação. Mas mais do que isso, o bordão ganhou forma pelo Brasil todo e foi repetido muito. Ainda hoje, meses após o fim da novela, muita gente ainda usa o termo.

1 - É a Treva




Sem dúvida a melhor frase de 2009. Bianca, personagem da novela Caras e Bocas da Rede Globo imortalizou a forma e o bordão para definir uma murmuração quando algo ruim acontece. "É a treva!" foi sem dúvida o bordão mais criativo para novelas dos últimos anos e eu não tenho dúvida que mesmo depois do fim da novela, será repetido por muito - muito tempo.

Sopro de modernidade a caminho?


Tenho acompanhado com certo interesse as notícias relacionadas a próxima novela das 19h00 da Rede Globo, Tempos Modernos. Aliás, devo confessar que me enchia muito mais os olhos o primeiro título que surgiu para a imprensa – Bom Dia, Frankenstein. Mas mesmo com a mudança de título, regida por razões evidentemente mercadológicas, o folhetim de autoria de Bosco Brasil tem acenado como merecedora de um voto de confiança. Neste breve texto, vou tentar enumerar algumas das razões que me fazem pensar dessa forma.

Primeiramente, por ser a ocupante do horário que pessoalmente considero mais atrativo e é considerado por alguns como problemático, dados os problemas com audiência sofridos por algumas produções em temporadas anteriores. Em segundo lugar, por ser novela de um autor relativamente novato – pelo menos no que diz respeito a trabalhos solo na TV: até então, os trabalhos de Bosco Brasil se concentraram na colaboração em novelas da Globo [Anjo Mau, As Filhas da Mãe, Coração de Estudante] e na Record [Essas Mulheres e co-autoria em Bicho do Mato]. E revendo a lista de trabalhos do autor, chama a atenção justamente As Filhas da Mãe, novela que primou por uma linguagem ligeiramente diferenciada [como esquecer dos raps interligando as cenas?], sendo bastante incompreendida pelas grandes massas.

O que leva ao terceiro motivo pelo qual Tempos Modernos merece atenção.

Inovação no gênero telenovela é um investimento de risco. Pode dar muito certo, como foi com Vamp; ou pode dar completamente errado [o caso de As Filhas da Mãe e Bang Bang, por exemplo]. De toda forma, os tropeços não devem ser motivo para acomodação. Pelo contrário, deve-se buscar o equilíbrio entre a vanguarda e a tradição, para não acabar espantando todo mundo.

Assistindo ao clipe de lançamento do folhetim, pude notar que a história é leve o bastante para uma novela desta faixa; com doses de romance – destaque para os casais formados por Fernanda Vasconcellos e Thiago Martins [dejavú?] e Vivianne Pasmanter e Felipe Camargo; humor; ação e drama.

E finalmente, Tempos Modernos deve chamar atenção por ser uma espécie de teste para boa parte de seu elenco: conseguirá Priscila Fantin [citada na lista de piores atrizes brasileiras neste blog] fazer o público mudar de opinião com relação ao seu desempenho? Grazzi Massafera se sairá bem como vilã? Muitas pessoas em forums de discussão têm respondido previamente a segunda pergunta com um sonoríssimo NÃO, mas não custa nada dar uma chance a moça e conferir os primeiros capítulos.

Até porque, ao lado do grande ponto de interrogação que é o desempenho vilanesco de Massafera, o espectador terá agradáveis surpresas, como a volta de Vivianne Pasmanter às novelas, depois de Páginas da Vida e Alessandra Maestrini, depois de três anos de Toma Lá, Dá Cá, mostrando uma faceta até então desconhecida do grande público. Pelo pouco que pude conferir na prévia, tem tudo para ser um dos grandes destaques da produção. Ainda podemos conferir rostos relativamente novos na telinha, como Isabel Lobo [com participações em episódios de Sob Nova Direção, Cilada e Essa História Dava Um Filme]; Naruna Costa [participou da novela Dance, Dance, Dance], Joana Lerner [teve participações em Agora é Que São Elas e Senhora do Destino] e Luciana Borghi, entre outros, egressos de carreiras sólidas nos palcos.

Rostos novos, facetas novas, autor “novo”: será que essa combinação vai segurar os pontos que Caras e Bocas angariou para o horário, quiçá até elevar o ibope? Não sabemos. Mas não custa nada sintonizar na Globo no dia 11 de Janeiro de 2010 e assistir à estreia de Tempos Modernos. Eu estarei lá, e vocês?

*Por Evana Ribeiro

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira