sábado, 3 de julho de 2010

Cama de Gato pode ser indicada ao Emmy Internacional

Após vencer o Prêmio Banff World Television Festival na categoria de melhor telenovela em drama há cerca de um mês, a novela global Cama de Gato parece cada vez mais próxima de ser a telenovela brasileira indicada ao Emmy Internacional que premia as melhores produções de televisão - exceção aos EUA que tem seu próprio Emmy.

A Rede Globo, desde a vitória do folhetim das 6 num prêmio internacional, ficou bastante satisfeita e pré-indicou o título assinado pela dupla Thelma Guedes e Duca Rachid para a premiação. A fim de evitar constrangimentos, a cúpula da emissora também enviou capítulos de Viver a Vida, principal novela da emissora, para a pré-indicação, mas ninguém acredita que ela tenha qualquer chance.

A lista dos indicados ao Emmy somente será liberada no início do mês de Outubro e o anúncio do vencedor em meados de novembro. A expectativa de todos é que, na lista oficial com os concorrentes ao prêmio, a telenovela brasileira seja Cama de Gato. Ninguém na cúpula da emissora tem qualquer dúvida de que ela tenha sido a melhor história da emissora em 2009 e que tem chances reais de conseguir uma vitória.

A história de Gustavo, Rose, Alcino e Verônica foi a grande sensação da premiação no Canadá que já reuniu as principais telenovelas do mundo e teve uma vitória, considerada surpreendente por muitos, desbancando novelas favoritas, principalmente da mexicana Televisa.

Se existe uma novela brasileira que merece a indicação e, por que não, a vitória, é Cama de Gato. Um folhetim complexo, e completamente diferente de tudo que havia sido visto até então no horário das 6, revoluciou a idéia de como fazer telenovelas para aquele público, além de ser a "rainha das grandes viradas", foram muitas as viradas durante a exibição da trama. Se vencer, será com méritos próprios.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Sílvio Santos surta e decide imitar Canal Viva

Mal voltou a assumir suas funções de proprietário e programador oficial do SBT, Sílvio Santos já teve uma de suas características principais: surtar. O empresário responsável por criar o estilo "grade voadora" de se fazer televisão, decidiu agora inovar completamente e transformar sua emissora numa espécie de clone do canal pago Viva, recentemente lançado e que pertence a Rede Globo.

O SBT anunciou nesta semana que, já a partir do próximo dia 12 de Julho, segunda-feira, a Sessão de filmes vespertinos Cinema em Casa abandona a Grade e será substituída por duas reprises de novelas já exibidas na emissora em outras oportunidades. As novelas escolhidas fizeram grande sucesso, cada uma em seu momento e são ainda hoje lembradas com muito carinho pelo público. Pérola Negra teve a cara do SBT, foi gravada totalmente para somente ir ao ar alguns anos após o encerramento das gravações, a novela fez sucesso em sua primeira exibição, mas explodiu mesmo durante a sua primeira reprise, alcançando a liderança para a emissora e tornando-se um dos temas mais recorrentes quando o assunto era TV. Já Esmeralda não fez o mesmo sucesso nem teve a mesma repercussão, mas ainda assim foi um trabalho considerado muito bom por todos da Casa na época e foi um folhetim bastante elogiado, conseguindo números satisfatórios de audiência, principalmente na segunda metade de exibição.

Assim que houve este anúncio, as pessoas já começaram a pensar, e com razão, afinal o SBT estava se tornando a emissora aberta com mais novelas no ar: Pérola Negra, Esmeralda, As Tontas não vão ao Céu, Uma Rosa com Amor e A História de Ana Raio e Zé Trovão, ou seja, uma novela a mais que a Rede Globo exibe diariamente. Porém, a única novela atual e produção própria da Casa, Uma Rosa com Amor, sai do ar em meados de agosto, por causa do horário eleitoral, segundo o próprio SBT divulgou.

Mas houve solução. Sílvio Santos pensando em tornar o SBT o canal das novelas (velhas) decidiu colocar no ar também, a partir de 17 de agosto, as 8 e 15 da noite, o último grande sucesso de audiência na emissora, Canavial de Paixões. Com isso, serão 05 novelas realmente exibidas simultaneamente, nenhuma que seja inédita produzida pelo SBT, é o Canal Viva no sangue de Sílvio Santos.

É evidente que a estratégia é suicídio e mostrou o quanto a direção não pensa em longo prazo. A emissora não tem qualquer estrutura para manter 05 novelas simultaneamente por muito tempo, pois deve produzir apenas uma inédita com estréia para novembro, com o fim da parceria com a Televisa, novelas inéditas mexicanas estão chegando ao fim também e, não há no acervo tantas novelas para suportarem 04 reprises simultâneas. Mesmo assim, como fã de todas essas novelas, me sinto extasiado por poder revê-las, afinal, quem deve pensar na emissora são seus donos, não eu.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Na Forma da Lei é absolutamente constrangedora

Quem assistiu ao razoável primeiro episódio de Na Forma da Lei, foi surpreendido com a seqüência de outros dois episódios exibidos nas últimas duas terças-feiras pela Rede Globo. O que, a princípio, parecia uma série razoável, com um bom roteiro e alguns equívocos aceitáveis, tornou-se uma verdadeira sessão de horrores causando náusea a qualquer fã do gênero.

Os episódios 2 e 3 estiveram muito abaixo da crítica. O autor Antônio Calmon tentou definitivamente seguir o modelo americano de se fazer televisão e construiu um roteiro baseado numa grande história que evolui pouco a pouco em cada episódio, porém, a cada semana há também uma história diferente envolvendo cada um dos protagonistas, exatamente no estilo CSI ou Dexter.

Definitivamente, a premissa da série não é ruim, ao contrário, há um argumento muito interessante e, na forma como o autor decidiu desenrolar os acontecimentos, o público fã de séries que abordam o mundo judicial (como Damages) comemora, afinal é um feito inédito no Brasil.

Com isso, fica claro que todos os ingredientes de uma boa produção estão ali: bom argumento, ótima premissa, abordagem que já é sucesso no mundo e ambiente que agrada boa parcela do público. Nada disso foi capaz de dar a Na Forma da Lei, uma estrutura minimamente aceitável para os padrões da televisão (mesmo na TV brasileira, em que o formato seriado ainda engatinha).

As histórias de cada episódios são extremamente fracas, toscas e, na maioria das vezes, sem pé nem cabeça. Do Deputado laranja e parente do Senador corrupto que, sabendo ser alvo de assassinato (um minuto de silêncio por esta ‘genialidade’) decide se vingar, gravando uma entrevista comprometedora, ao caso de um criminoso líder de uma facção criminosa em Campo Grande e que atende pelo carinhoso nome de Exú Caveira, nada funciona ali.

Se no segundo episódio (o do deputado laranja) ainda houve suspense e algum tipo de coerência nos acontecimentos, o episódio de ontem foi uma das produções mais constrangedoras da TV Globo. Afinal, uma história em que uma delegada federal que sai do Rio de Janeiro rumo a Campo Grande para prender um traficante e que invade uma favela, sem mandato, e, ao melhor estilo Justiceiro de faroeste, encara este criminoso num duelo de armas e, detalhe, salva no último segundo pelo parceiro, para em seguida, chorar copiosamente, não dá para ser levada a sério, certo?

Se o roteiro de Na Forma da Lei é péssimo, as atuações beiram o ridículo. Poucas vezes a emissora carioca conseguiu reunir em uma só produção, interpretações tão equivocadas como ocorre nesta série. As composições estão todas, sem nenhuma exceção, caminhando e dançando com muita alegria pelo maniqueísmo, como se isso fosse uma qualidade, e pela superficialidade na composição de cada personagem. Aqui cabe uma exceção: Luis Melo, que encarnou divinamente o papel do Senador corrupto e inescrupuloso, porém que pensa na família e, por isso, tem traços de humanidade muito interessantes.

É uma pena ver que um argumento interessante, numa série que poderia durar diversas temporadas, principalmente porque o tema é muito recorrente no país (o Poder Judiciário tentando não cair na corrupção do Poder Político), perdeu a mão e não há mais salvação, pois o roteiro, o que interessa mesmo, é constrangedor.

Este texto também estará disponível no site Famosidades, do Grupo MSN Entretenimentos

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira