sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SBT: a TV mais irresponsável do Brasil

"SBT: A TV mais feliz do Brasil" - um dos slogans que mais pegou nos últimos anos na TV brasileira Na internet ou mesmo na rua pôde-se constatar a repercussão positiva da escolha da frase-chave da emissora nos últimos anos. Porém, é preciso levar em conta que ela não é a ideal, pelo histórico destes 30 anos, o melhor slogan para a TV de Sílvio Santos deveria ser: "A TV mais irresponsável do Brasil"

Lendo a excelente crítica da jornalista Patrícia Kogut sobre o programa Casos de Família e, ao repercutí-la no twitter, saber através de um amigo que o programa, além de tudo, foi armado, me fez refletir sobre o quão irresponsável é a emissora que conta com um péssimo histórico de situações semelhantes a que aconteceu no programa de Cristina Rocha e a conclusão é óbvia: a emissora precisa repensar sua situação e passar a respeitar o telespectador.

Uma TV que se gaba de ter uma relação próxima, informal, quase de família junto ao telespectador não pode ter um currículo recheado de situações bizarras e contornadas pelo preconceito, firmando os dois pés no caminho das armações e enganação em busca de aumentar - por mínimo que seja - sua  audiência e isso é grave, quase esquizofrenia ou problema de caráter mesmo.

Impossível desmembrar essas situações problemáticos do SBT. Como se esquecer das denúncias dando conta que os DNAs do Programa do Ratinho, no final dos anos 90, eram todos armados? É possível esquecer-se das vezes que o mesmo apresentador jogou diante das câmeras suas explosões com opiniões pejorativas e preconceituosas ao longo de todos os anos? 

Faz parte do DNA do SBT o mais famoso caso de enganação do público da História do Entretenimento brasileiro. A falsa entrevista com os membros do PCC (na verdade, atores contratados) feita no Domingo Legal ainda apresentado por Gugu Libertado. Talvez a mais grave de todas as situações armadas, preconceituosas e infelizes já realizadas em busca de audiência.

Atualmente, não é apenas o Casos de Família que parece armar situações ridículas, falsas e que expõe todo o preconceito doentio do ser humano. O Programa Eliana também já enfrentou denúncias de armações em seus quadros e acabou exposto ao ridículo ao ter que "reconhecer" ter sido enganado pelo participante do quadro.

Uma pena que uma emissora que se autodenomina como a mais feliz do Brasil haja dessa forma. Uma reflexão é preciso ser feita: SBT, é possível construir sua felicidade em cima de ilusão, preconceito e mentira para com o telespectador?

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Marjorie Estiano: a melhor atuação da atualidade

Se o ano de 2011 foi marcado por boas atuações, firmes e consistentes de Regina Duarte como Clô Hayalla no remake de O Astro e de Glória Pires que deu vida a Norma em Insensato Coração, o ano terminou e 2012 começou com mais uma mulher se destacando no cenário das interpretações de TV, trata-se de Marjorie Estiano.

A atriz que surgiu no cenário apenas em 2004 na mais arrebatadora temporada de Malhação, não necessitava mais se provar após seus belos trabalhos em Páginas da Vida e Duas Caras, mas estava fora da TV desde Caminho das Índias, com uma pequena participação no início do ano anterior na ótima microssérie Amor em Quatro Atos e era preciso um novo e desafiador trabalho para que ela não ficasse muito tempo esquecida.

E ele veio com A Vida da Gente. Se Manuela é uma das personagens mais fascinantes de todo o folhetim, muito disso se deve ao carisma de Marjorie. A atriz, muito madura para quem tem apenas 07 anos de profissão, soube compôr uma personagem cheia de nuances e que foge completamente do padrão maniqueísta e sem nenhum elemento de estereótipo em suas expressões.

Manu poderia ser facilmente a personagem mais odiada não apenas da novela, mas da TV brasileira nestes dois anos. Afinal, ela "roubou" o namorado da irmã e se apoderou daquela que poderia ser a vida de Ana (Fernanda Vasconcellos), porém, graças a sensibilidade e uma atuação minimalista da atriz, o público não apenas aceitou a situação, como se dividiu na torcida.

É bem verdade que ter como suporte o excelente texto de Lícia Manzo ajuda muito - Manuela é dona de, talvez, o melhor texto da TV brasileira em muitos e muitos anos - mas Marjorie Estiano demonstra uma maturidade que impressiona. Fugindo do tatibitati das interpretações televisivas, ela empresta a Manu expressões que vão muito além do tom de voz para determinar seus sentimentos. A cena que melhor define a brilhante interpretação da atriz foi na seqüência em que ela flagra Ana e Rodrigo se beijando. Sem gritos, sem desespero, sem correria, Marjorie demonstrou toda a decepção da personagem com um único olhar cheio de significados.

Esse trabalho memorável que Marjorie Estiano vem fazendo em A Vida da Gente torna ela a dona da melhor atuação brasileira na atualidade da TV. Ela que, era apenas uma promessa em 2004, e que já se provou em trabalhos anteriores, mostra atualmente que é, de fato, a melhor atriz de sua geração, a atual safra de atrizes da TV brasileiras e que merece mais oportunidades na emissora.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Mulheres Ricas é o mais puro entretenimento

A primeira grande estreia da TV brasileira em 2012 coube a Band. Na noite da segunda-feira foi ao ar o primeiro episódio do Reality Show Mulheres Ricas. Inspirada no americano The Real Housewives, o programa tem uma estrutura narrativa bem diferente de tudo que se é explorado no entretenimento brasileiro e, por conta disso, havia o risco de rejeição.

Não foi o que se viu. A direção acertou em todos os pontos necessários para tornar Mulheres Ricas um sucesso nas terras brasileiras. A começar pela escolha do elenco que soube dosar todas as excentricidades necessárias para chamar a atenção do telespectador. Todas as mulheres participantes conseguem ser fúteis, mas com suas próprias características sem tornar as histórias repetitivas e, consequentemente, cansativas. Este é, talvez, o principal acerto numa primeira análise.

A direção também foi bastante feliz na estreia. Takes ágeis e, principalmente, a sensibilidade em mostrar os momentos essenciais de cada uma das participantes mostraram que a produção está trilhando o caminho correto e que sabe para onde quer ir na construção narrativa. Ficou clara a intenção de criar personagens para que o público se identifique e este é o caminho de um Reality Show assim no Brasil. O público brasileiro está acostumado com a linha da telenovela e, mesmo os Realities Shows precisam se adequar a isso na busca pelo sucesso.

As mulheres interpretaram praticamente o tempo todo. Ficou claro que aquele não é o cotidiano delas e que houve muita produção por parte de cada uma no esforço de parecer rica ao extremo e bastante fútil. Com isso, as interpretações diante das câmeras ficaram absolutamente caricatas e irreais. Isso é um problema? Muito longe disso, este foi um dos pontos altos desta estreia e um dos detalhes que mais chamou a atenção do telespectador.

A repercussão deste primeiro episódio foi grande, principalmente nas Redes Sociais que não falaram de outra coisa - e a audiência correspondeu. Houve quem criticasse, mas sem argumentação sólida. Uma crítica que enxerga essas mulheres simplesmente como fúteis e afirma que este tipo de programa enoja e afasta da realidade brasileira não deve ser levada a sério. Mulheres Ricas é um Reality Show de humor e de puro entretenimento, enxergá-lo de forma diferente apenas mostra como o brasileiro não está pronto para sentar e relaxar diante da TV.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Pai Daniel Ataca: As Novelas de 2012

Numa brincadeira que iniciei há alguma tempo em um outro blog, decidi trazê-la para cá. Uma brincadeira de tentar prever o que vem por aí na TV brasileira em 2012. Como ainda não há uma definição exata sobre as séries, vamos nos focar exclusivamente nas novelas que já estão bem claras quais serão produzidas neste ano que nasceu hoje. Vamos às previsões:

Globo

Amor, Eterno Amor - 18 Horas

A segunda novela da trilogia espírita que a autora Elizabeth Jhin está produzindo para a emissora - a primeira foi Escrito nas Estrelas - vem com elenco de peso com nomes confirmados como Gabriel Braga Nunes e Andreia Horta. Como é comum nas obras da autora, a fé e a espiritualidade devem marcar presença em todos os capítulos. É possível que assistamos uma boa novela, com menor qualidade que as duas últimas no horário, mas ainda assim, boa.

Marias do Lar - 19 Horas

Uma novela diferente de uma nova dupla de autores. A Globo está apostando alto e reunindo um elenco de peso para a atração - já estão confirmados nomes como Cláudia Abreu e Thaís Araújo - mas sem um parâmetro de outras obras dos autores é difícil tentar analisar. Pelo pouco da sinopse que se foi divulgado, temos a impressão de que vem uma boa novela pela frente, mas com os mesmos elementos de inovação de Tempos Modernos e que pode ser prontamente rejeitado pelo público. Não acredito na rejeição, mas não vejo sucesso, apenas um folhetim que passará discretamente.

Guerra dos Sexos - 19 Horas

A volta triunfal de Sílvio de Abreu para o horário vai ser com um remake de um de seus maiores sucessos cômicos na TV. A seleção de elenco está cuidadosa e os protagonistas já foram confirmados como Tony Ramos e Irene Ravache. Difícil não apostar no sucesso desta obra que, mesmo durante o horário de verão, tem tudo para reunir o telespectador diante da TV por meses a fio. Bem provável que venha um sucesso dos grandes por aí.

Avenida Brasil - 21 Horas

A trama mais aguardada deste ano. O novo folhetim de João Emanuel Carneiro (A Favorita) promete causar.  Elenco forte e bem construído - Adriana Esteves, Murilo Benício e Vera Hortz são alguns dos nomes - devem arrasar em cenas fortes. O autor prometeu, ao fim de A Favorita, uma novela mais colorida e é o que parece. Tudo indica que sua novela lembrará mais Cobras e Lagartos do que a de Flora, ainda assim a certeza do sucesso é grande e a expectativa pelo dia 26 de Março maior ainda.

Novela de Glória Perez - 21 Horas

Sem nome definido, a próxima obra de Glória Perez parece seguir o mesmo caminho de suas anteriores. Vai falar de outros países, dessa vez focado na Turquia. Mas a autora promete muito mais polêmica, envolvendo favelas, falando de tráfico de pessoas e tudo mais. Sem um elenco de peso ainda definido, o folhetim ainda está cru em sua divulgação por faltar quase um ano para sua estreia, mas aparenta ser a melhor obra da autora desde O Clone. Deus me ouça.

Gabriela - 23 Horas

A próxima novela deste horário especial será assinada por Walcyr Carrasco. Mas com a firme direção de Mauro Mendonça Filho, a escolha do elenco fugiu do padrão do autor e já apresentou Juliana Paes como a protagonista, um acerto e tanto. Com o horário livre da censura, o autor poderá explorar-se melhor e tenho certeza que veremos um texto menos didático do que o de seus últimos trabalhos e muito mais dinâmico. Impossível não apostar no sucesso desta obra.

Record

Máscara - 22 Horas

A nova trama de Lauro César Muniz na emissora promete e muito. Uma história ousada, roteiro policial dos bons, parece que vai substituir Poder Paralelo como a melhor novela da nova fase da emissora da Barra Funda. Protagonizada por Paloma Duarte e com um elenco que parece estar sendo cuidadosamente montado, é quase impossível prever o fracasso dessa trama. Lauro César promete polemizar no ponto certo e deixar o telespectador instigado. Teledramaturgia da melhor qualidade vem por aí.

Rebelde - Sabe Deus que Horas

Prever a segunda temporada de Rebelde implica prever o horário da novelinha teen, o que é impossível. De qualquer forma, o que todos esperam é uma trama mais madura e melhor moldada. Mas a expectativa é baixa. Depois do que se viu na fraquíssima primeira temporada é bastante improvável acreditar no sucesso e qualidade da próxima. Infelizmente é dessas obras que ficam no ar por pura insistência da emissora em não reconhecer o retumbante fracasso.

SBT

Corações Feridos - 20 Horas

O que dizer de uma novela que entra no ar com mais de um ano após encerradas as gravações? Difícil até chamar este trabalho de novela, pois não é uma obra aberta. A história absolutamente mexicana, mas com cuidado da direção de fotografia, parece interessante, mas a inexperiência da autora Íris Abravanel deve pesar e os diálogos certamente não terão a qualidade esperada e, aliado a um elenco apenas mediano, a expectativa não é grande. Ainda assim, graças a boa escolha de horário, não deve ser fracasso de audiência.

Carrossel - Who Cares?

O alto risco do ano. Este remake de Carrossel é um desafio para o SBT. Pois vai lidar com uma obra clássica e que vai ficar eternamente no imaginário popular do telespectador dos anos 90 e que trata a novelinha infantil com muito carinho. Impossível imaginar que a emissora tenha capacidade de produzir uma obra da qualidade da original, mas se conseguir não decepcionar, já é um grande feito. Eu duvido do sucesso e realmente acho que será vergonha alheia das grandes.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira