quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ano Inesquecível para a Interpretação

Muito se tem reclamado nos últimos anos do que se chama de "a crise na teledramaturgia brasileira". Um dos pontos mais criticados é a falta de grandes destaques na interpretação. Poucos atores ou atrizes conseguiram grandes destaques nos últimos anos - exceção feita a Patrícia Pilar (Flora, A Favorita).

Mas se, de fato, existia crise na interpretação brasileira, ela não existe mais. 2011 está apenas no sétimo mês e a quantidade de destaques na arte de interpretar já são tantos que, não é exagero dizer, que este é o melhor ano para esta profissão nos últimos 10 anos - no mínimo.

A começar por Cordel Encantado. São tantos os destaques que corre-se o risco de ser injusto ao citar um ou outro. Ainda assim, é impossível não falar do magistral trabalho feito por nomes do melhor elenco atual do país, como Marcos Caruso, Osmar Prado, Zezé Polessa, Débora Bloch, Nathália Dill, Domingos Montagner e Bruno Gagliasso. Outros ainda conseguiram destaque momentâneos, quando o personagem deu a oportunidade, o que mostra o impressionante talento deste grupo.

Até Morde e Assopra e sua péssima história muito mal contada por Walcyr Carrasco consegue destaque no campo da atuação. Cássia Kiss Magro vem mostrando todo seu potencial e talento numa personagem caricata, sem nenhuma verossimilhança, mas que ela soube construir e conduzir muito bem. Destaque também para a ótima Adriana Esteves que, mesmo na protagonista mais sem sentido da TV, consegue mostrar que é uma grande atriz.

Insensato Coração também é outro campo aberto para os talentos brasileiros. Antônio Fagundes, Natália do Vale, Ana Lúcia Torre vem dando mostras do quanto são competentes em sua profissão. Enquanto isso, Gabriel Braga Nunes e Glória Pires arrasam em cada cena que vai ao ar e roubam a novela inteira só para ambos.

E o que dizer de O Astro? O remake veio não para homenagear as telenovelas, mas para nos relembrar o escandaloso talento de Regina Duarte, um espetáculo de atriz em grande forma no papel de Clô Hayala. Mas há outros destaques em cena: Carolina Kasting, Alinne Moraes, Carolina Ferraz e até Daniel Filho que melhorou horrores desde a estréia.

Até fora da Rede Globo, normalmente onde pouco se aproveita, há alguns destaques. Patrícia de Sabrit consegue se destacar positivamente naquele campo minado que é a novela do SBT, ponto para a atriz que ficou fora da mídia um bom tempo. Na Record vemos destaque em Rebelde, com Adriana Garambone construindo muito bem sua personagem e também em Vidas em Jogo com destaque para as ótimas Simone Spoladore e Lucinha Lins.

Num ano como este fica difícil imaginar quais serão eleitos os melhores de 2011. O Troféu TVxTV, em sua terceira edição, já divulgou a lista de pré-indicados. Veja.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Comparativo de Audiência: 19 Horas - Média Parcial

Média-Parcial diária das novelas das 19 horas até o capítulo 110


Morde e Assopra: 28,36
Tititi: 28,73
Temos Modernos: 23,14
Caras e Bocas: 29,97
Três Irmãs: 25,06
Beleza Pura: 28,13
Sete Pecados: 30,11
Pé na Jaca: 29,65
Cobras e Lagartos: 36,31
Bang Bang: 27,73
A Lua me Disse: 32,27
Começar de Novo: 33,24
Da Cor do Pecado: 41,60
Kubanakan: 36,86
O Beijo do Vampiro: 27,81
Desejos de Mulher: 31,89
As Filhas da Mãe: 28,00

terça-feira, 26 de julho de 2011

Gugu melhora e vive grande momento

Desde que deixou o SBT e rumou para a Barra Funda, o apresentador Augusto Liberato vem sentindo na pele o problema que se passa com qualquer profissional com muitos anos numa única empresa: a falta de adaptação ao novo modelo de trabalho. Gugu sofreu em seu começo na Record. Muito badalado, o apresentador ganhou o principal horário da TV - as noites de domingo - mas não conseguiu corresponder em audiência e, verdade seja dita, em qualidade.

Mesmo com a mudança de horário, quem assistia ao Programa do Gugu percebia claramente a falta de identidade que tanto a produção quanto o apresentador sofriam. Também, pudera, Gugu sempre foi sinônimo de SBT e não ligá-lo a antiga casa era quase impossível. Diante disso, de fato, era impossível esperar algum resultado surpreendente logo no começo, também porque seus produtores optaram por fazer um programa idêntico ao antigo formato do Domingo Legal e, numa conclusão óbvia, isso não agradou a praticamente nenhum fã. Nem aos do apresentador e muito menos aos da nova emissora.

Mas tudo isso faz parte do passado. Dum nebuloso passado na carreira do apresentador. Gugu mostrou que tem fôlego, teve paciência e soube contornar os maus momentos. Atualmente, voltou a fazer um programa que, se não preza pela qualidade intelectual ou cultural, consegue o objetivo máximo que é entreter e, mais do que isso, um programa longo que não cansa por ter uma variedade grande de diferentes quadros que, quase sempre, agradam toda a família.

Com muito custo, Gugu Liberato finalmente conseguiu fugir da imagem de "garoto SBT" ou de "o substituto de Sílvio Santos" e isso também contribuiu bastante para sua ascensão dentro da própria Record. O bom momento de audiência do Programa do Gugu é apenas um reflexo da compreensão de todos os envolvidos na produção e do próprio apresentador de que, na Record, ele necessitava ser outro tipo de profissional. Com essa compreensão e trilhando o caminho correto, fica fácil fazer um bom programa e voltar a reunir a família diante da TV, afinal, ele segue sendo um dos grandes comunicadores que a TV brasileira tem.

Gugu é a prova de que nem toda contratação chega a uma emissora para agregar audiência imediatamente. Gugu e Record pareciam uma combinação improvável, mas o tempo e a paciência de ambas as partes mostraram que era possível uni-los na cabeça do telespectador. Feito isso, agora basta comemorar os bons resultados. E o público agradece.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Comparativo de Audiência: 18 Horas - Média Parcial

Média-parcial Diária das novelas das 18 Horas até o capítulo 90


Cordel Encantado: 25,30
Araguaia: 22,04
Escrito nas Estrelas: 26,00
Cama de Gato: 23,74
Paraíso: 23,86
Negócio da China: 20,82
Ciranda de Pedra: 22,19
Desejo Proibido: 21,63
Eterna Magia: 26,37
O Profeta: 31,43
Sinhá Moça: 32,46
Alma Gêmea: 36,49
Como uma Onda: 25,21
Cabocla: 33,41
Chocolate com Pimenta: 34,32
Agora é que são Elas: 26,77
Sabor da Paixão: 24,26
Coração de Estudante: 28,23
A Padroeira: 25,90

domingo, 24 de julho de 2011

Vem aí o 3º Troféu TVxTV

Tudo começou em 2009, o blog ainda era recém-nascido, mas já veio a ideia de premiar os melhores da TV brasileira naquele ano. Confesso que, como era muito no começo, não era possível realizar um prêmio bem estruturado e bastante organizado. Porém, a receptividade dos leitores, participação de todos e principalmente, apoio, percebemos que poderíamos ao longo dos anos aperfeiçoar este evento.

Em 2010 já organizamos a 2ª edição com uma visão mais ampla. Novas categorias, organização maior e pessoas que entendem bastante da TV aberta brasileira puderam dar sua contribuição. Novamente a recepção dos leitores surpreendeu de forma positiva, até mais do que esperávamos e as expectativas foram superadas - e os números da 1ª edição também. O Troféu TVxTV já estava consolidado no ambiente virtual como uma premiação séria para os Melhores da TV brasileira.

E, seguindo a premissa de premiar quem merece. Começa agora o 3º Troféu TVxTV. A data padrão utilizada pelo blog para este evento é Agosto a Julho. Para esta edição, o blog mudou um pouco o formato. ao invés do próprio blog indicar os melhores em cada categoria, foi criada uma grande lista com os pré-indicados para cada uma das muitas categorias. Nesta fase, os membros do Júri irão votar e escolher os 05 indicados para o Prêmio - exceção feita para a categoria Série que terá apenas 04 indicados - e, a partir daí, sai a Lista dos Indicados para o 3º Troféu TVxTV.

Após o Júri dar seu parecer, a lista com os concorrentes ao prêmio será divulgado no dia 18 de Agosto, neste mesmo espaço. A partir daí, começa a votação para o Júri Popular que terá seu resultado divulgado no dia 03 de Setembro. Em paralelo, os membros do Júri - que são muitos, desta vez - escolhem seus prediletos e a lista com os vencedores pelo Júri sai no dia 04 de setembro.

Quer saber quem está pré-indicado ao 3º Troféu TVxTV? Confira a Lista

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira