sábado, 20 de fevereiro de 2010

Lost: The Substitute



*Texto com spoiler

Está claro para mim que o 4º episódio da última temporada de Lost, "The Substitute" foi o melhor da temporada e isso é bom, visto que todos os episódios até o momento foram acima da média. Além de termos uma temporada boa, ela está crescente, exatamente como deve ser em última temporada de uma série.

O episódio centrado em Locke mostra que Lost realmente é uma série sobre a força da fé e do destino. No flash-sideway vimos um John Locke sem fé, sem esperança, e tentando manter sua vida ao lado de Helen, a mulher que ele tanto amava, aprendendo a lidar com suas restrições. Vimo o destino novamente conspirando para que todos se conhecessem, foi assim que ele reviu Hurley e aprendeu a ter fé e esperança com ele.

Mas o mais importante neste universo paralelo foi vê-lo como professor, ensinando. Exatamente como ele fez na vida na Ilha, porque ele ensinou Walt na 1ª temporada e ensinou muita gente durante toda a série. E novamente os mundos de John Locke e Benjamin Linus se cruzaram, e ver Ben como professor foi talvez a coisa mais divertida de todas as temporadas.

Muitas pessoas se frustraram com o episódio porque aparentemente ele foi responsável pela resposta do principal mistério de Lost. "Por que os sobreviventes caíram na Ilha?" Simples, porque Jacob procurava um substituto e eles eram todos candidatos a isso. Essa resposta foi frustante para quem procurava respostas complexas, de difícil compreensão e que nos fizesse refletir por horas. Lost sempre foi simples e as respostas continuam sendo simples, essa resposta mostra a verdade, fecha as lacunas e preenche os espaços do quebra-cabeças sem nada parecer forçado. Isso é Lost.

E foi muito, muito legal ver novamente a menção aos números malditos, mostrando que aparentemente todos ali, tudo ali, foram marionetes nas mãos de Jacob, provavelmente o protagonista verdadeiro de Lost.

E ainda fomos brindados com diálogos extremamente concisos, fortes e profundos entre Sawyer e Locke-Monstro-de-Fumaça. Aliás, assistir várias situações na ilha sob o olhar do monstro de fumaça foi muito, muito cool.

********************************************************

Há coisa mais legal do que uma série que na última temporada cria novos mistérios? O que foi assistir aquela criança sinistra - há quem jura que seja Jacob criança - aparecer na Ilha para perseguir o Locke-Monstro-de-Fumaça?

********************************************************

O Ben paralelo é muito, muito legal. Ver ele brigando na sala dos professores (ele é professor de História!) por causa do filtro de café foi sensacional.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Alemão é extremamente deselegante com Elenita


Foto divulgação: Multishow


A eliminada do BBB10 Elenita participou - como de praxe e provavelmente por força de contrato - do programa do Multishow - canal de TV pago - Eliminação apresentado pelo ex-BBB Diego Alemão. O programa era pra ser como todos, uma entrevista leve, extrovertida e com algumas pitadas sobre pessoas da casa.

Era, porque a falta de elegância, a truculência e os dois neurônios de Diego Alemão fizeram com que a entrevista perdesse o foco e que, com a personalidade forte que tem, Elenita batesse boca com o apresentador em plena entrevista. Não chegou a ser uma baixaria, mas mais uma prova de que Elenita não leva desaforos para casa, principalmente de gente que não é provido de muita inteligência.

Durante a entrevista, Elenita fez uma brincadeira dizendo que se expõe sim e muito quando está "atacando" de DJ. "Me acho gostosa. Não sou complexada, eu super me exponho quando estou de DJ nas festas, que aliás, você está convidado", disse ela em tom claro de brincadeira. Alemão ficou sem jeito e foi absolutamente rústico ao se afastar da entrevistada que é a responsável pela audiência do programa. Elenita não deixou barato e jogou: "Não se preocupe, Alemão, você nunca teria chance comigo".

Alemão deu provas de que, ao contrário de outros ex-BBBs que hoje brilham graças ao seu talento, ele está ali com cabide de empregos, pois não tem a menor estrutura e profissionalismo 0, já que se tivesse, teria no mínimo respeitado sua entrevistada que é uma convidada.

Ainda no programa Elenita manteve sua postura de torcer pelo Michel, respondeu categórica quando perguntada se queria ter saído antes ao dizer que não é uma mulher que vive de "ses" e reafirmou que Fernanda e Cadú estão se paquerando. Sobre Anamara ela afirmou que a sister tem seu valor e disse que Lia tem uma história que deve ser respeitada. Sempre sincera e elegante.

É uma pena que uma pessoa com a inteligência, carisma e boa vontade como a Elenita tenha de se expor dessa forma para um troglodita simplesmente por força de contrato. Espero que as Organizações Globo revejam a postura de Diego Alemão e pensem melhor sobre ele apresentar o programa.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Smallville mostra que SBT tem estratégia própria


Com o fim da 1ª temporada de Gossip Girl, o SBT utilizou a mesma estratégia na mudança de série que vai ao ar no horário nobre, a escolha de Smallville mostra que, mesmo com muitas críticas, a emissora tem uma estratégia pronta e uma visão formada daquilo que ela acredita ser seu público para o horário das 21h00.

Quando Sobrenatural terminou e a emissora perdeu quase metade da audiência - a série dava entre 10 e 11 pontos de média e Gossip Girl ficava entre 6 e 7 - é bem provável que a audiência tenha migrado toda, ou boa parte, para a Rede Record que lançou CSI para combater o crescimento do SBT que começava a incomodar na média-dia graças a esse horário.

O resultado funcionou e a Rede Record venceu a disputa voltando a ficar com folga na vice-liderança, pois o SBT jamais conseguia ser vice no horário nobre, o que para quem quer recuperar o 2º lugar é um problema grave.

Muitos defendem que agora, sem Gossip Girl, a emissora devia apostar numa série policial como Cold Case, The Closer ou Without a Trace, todas de propriedade da Rede e que são transmitidas em horário ruins, em plena madrugada. Eu era um que defendia a colocação de Without a Trace - conhecida no Brasil como Desaparecidos - pois tem um tema semelhante a CSI e poderia fazer algumas pessoas migrarem.

Eu pessoalmente não gosto de Smallville, acho a série cansativa e que perdeu o rumo ao longo das temporadas - mas as duas primeiras temporadas são sensacionais - porém é válida a estratégia do SBT, pois mostra que há uma equipe de pesquisa na emissora e que as decisões ali não são mais aleatórias, pois a escolha da tal garota do blog também mostrava que o público alvo, são os adolescentes.

É evidente que o público de CSI não é o mesmo de Smallville, mas é também evidente que o público de Sobrenatural se assemalha ao do herói jovem. A maior parte das pessoas que assistiam Sobrenatural na tela do SBT era formada por jovens e adolescentes e o mesmo deve acontecer agora com Smallville. Provavelmente essas crianças e adolescentes migraram para CSI por não gostarem do jeito cor-de-rosa de Gossip Girl, mas é fato que CSI é uma série absolutamente complexa para crianças e para uma boa parte dos adolescentes.

Por isso, é possível que, aos poucos, a emissora de Anhanguera recupera alguns pontos no Ibope. Dizer que Smallville vai destronar CSI é meio complicado porque CSI é uma das séries mais vistas do mundo, mas mesmo assim, na Record ela vem mostrando muita instabilidade nas médias. Por isso, o jeito é esperar para ver.

Na nossa enquete que perguntava se a série iria recuperar a audiência da emissora o resultado foi:

Sim: 54%
Não: 46%

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Bela a Feia melhorou bastante e se tornou atrativa


Desde que mudou de horário em virtude da exibição da 2ª temporada de A Fazenda, a novela Bela a Feia deu uma boa melhorada no texto e na agilidade da história que andava bem truncada antes disso acontecer.

Sabe-se que é muito complicado colocar no ar uma novela com um tema tão batido, afinal, a saga de "mulher feia por fora e bonita por dentro e que passar por uma transformação" é extremamente batida e não apenas no Brasil como em todo lugar do mundo, por isso eu fui um dos que criticou a Rede Record na escolha da novela a ser adaptada na nova parceria com a Televisa, emissora mexicana.

E tudo que era esperado acabou acontecendo. A novela foi arrastada, com uma história absolutamente previsível e afastou o público. Um fator determinante para as críticas pesadas em cima da trama se deveu a interpretação forçada, quase em formato pastelão de alguns atores e atrizes que tiraram a excência cômica da novela e deram a ela um quê de ridículo.

Mas aí entrou a mão da autora que percebeu estar perdendo o controle da situação e escrevendo uma novela que caminhava a largos passos para o fracasso. Com uma mudança completa na trama, mais agilidades, acontecimentos interessantes e que nunca haviam sido abordados antes em nenhuma versão anterior dessa história, a autora foi a única responsável por colocar Bela a Feia novamente nos eixos e ganhar fôlego na audiência.

Depois dessas mudanças a novela melhorou bastante, com novos personagens, aprofundamentos de facetas das personalidades que antes não haviam sido mostradas e, principalmente, com uma situação nova para mudar a postura da protagonista, todos esses elementos fizeram da Bela a Feia brasileira uma novela única, quase inédita e muito atraente de se assistir.

E aqui cabe uma observação. Não estou relacionando a mudança da trama a nenhum tipo de violência. Ao contrário de outras produções da casa que apostavam na violência para ganhar ibope - como Vidas Opostas - Bela a Feia inseriu situações interessantes e que acontecem em todas as novelas, mas sem tirar a cor, o brilho e o humor da trama, méritos da autora.

O ponto baixo do folhetim ainda é o elenco que não acerta a mão. Salvo raríssimas exceções todos estão muito maus em Bela a Feia. Desde o elenco consagrado como Gisele Itiê que não acerta o tom da protagonista e Jonas Bloch que parece morto de tanta preguiça para atuar, como os mais novos que, aparentemente não estão dando conta do recado.

Mesmo assim, no quesito interpretação, Bela a Feia tem uma dona e atende pelo nome de Sílvia Pfeifer. Sem dúvida é o melhor trabalho da atriz em muitos anos. Encarnando, Vera, a mãe do protagonista, a atriz tem segurado as cenas com emoções fortes, sejam de drama, suspense e até o humor e conseguido dosar corretamente cada aparição, roubando a cena. Não é a toa que seu personagem cresceu tanto ao longo da história.

Bela a Feia se tornou uma opção interessante para quem, como eu, não gosta de Viver a Vida e afins. Ainda não é a novela ideal, mas já caminhou bastante.

Porque Paloma Duarte é atualmente a melhor atriz do Brasil

Quando um vídeo vale mais que qualquer crítica, qualquer argumento, qualquer palavra.

PS: A cena vai do começo até 4 minutos e 24 segundos. Vejam



E ainda hoje, texto sobre Bela a Feia

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Enquetes de Grandes Portais apontam para manipulação no BBB 10

Um fato curioso aconteceu na noite de segunda-feira, 15 e nesta manhã de terça-feira. Quem acompanha as enquetes do Grandes Portais brasileiros de Internet sobre o Paredão do Big Brother Brasil 10 se surpreendeu ao perceber uma impressionante mudança em questão de horas, o que deixou muita gente desconfiada.

Desde que o paredão foi formado no domingo, 14, todos os principais portais brasileiros começaram as suas enquetes para apontar a favorita a sair da casa. E desde domingo o cenário se manteve imutável até ontem a noite. Em todas as parciais dos principais sites (UOL, Terra, IG, Ofuxico, BOL, Folha e R7) víamos um equilíbrio grande entre Lia e Elenita que disputavam voto a voto para saber quem será eliminada, enquanto isso, Anamara aparecia lá embaixo com cerca de 10% apenas.

Vamos ver as parciais de cada um destes sites na noite de segunda-feira:

Enquete UOL: Elenita: 47,87% Lia 38,50% Anamara 12,63% (287699 votos)
Enquete OFuxico: Lia 47,87% Elenita 47,83% Anamara 4,30% (205370 votos)
Enquete R7: Lia 46,7% Elenita 46,5% Anamara 6,8% (sem disponibilidade de nº de voto
Enquete IG: Lia 46% Elenita 45% Anamara 9% (112679 votos)
Enquete Bol: Lia 47,6% Elenita 46,21% Anamara 6,12% (101312 votos)(
Enquete Terra: Lia 52,40% Elenita 38,68% Anamara 8,93% (309270 votos)
Enquete Folha: Lia 46% Elenita 45% Anamara 9% (29160 votos)

Acontece que da noite de segunda-feira para hoje, as mudanças aconteceram e foram grandes. Em 3 Portais as mudanças foram impressionantes e em 1 deles não houve mudança, mas houve um aumento estranho.

Agora confira as mesmas enquetes, com as prévias agora no início da tarde:

Enquete UOL: Elenita 50,40% Eliane 37,35% Anamara 12,24% (403646 votos)
Enquete Ofuxico: Anamara 44,96% Lia 30,64% Elenita 24,46% (560379 votos)
Enquete R7: Lia 46,9 Elenita 46,3 Anamara 6,8% (sem disponibilidade de nº de voto
Enquete IG: Anamara 51% Lia 25% Elenita 24% (388524 votos)
Enquete Bol: Lia 47,58% Elenita 46,96% Anamara 5,46% (182360 votos)
Enquete Terra: Anamara 46,11% Lia 32,78% Elenita 21,11% (973817 votos)
Enquete Folha: Lia 46% Elenita 45% Anamara 9% (38853 votos)

Em questão de algumas horas no portal UOL - e conte-se isso a madrugada que poucas pessoas votam, Elenita cresceu 4%, enquanto Lia caiu 1% e Anamara se manteve estável, isso ocorreu porque a 1ª enquete os números não chegavam a 100% e, agora chegam (estranho não?).

Nas enquetes Ofuxico, IG e Terra a mudança foi ainda pior. Anamara saiu de míseros 8% em média para chegar a quase 50% nas três enquetes. Isso apenas durante a madrugada. Em Ofuxico, os "eleitores" votaram toda a madrugada e subiram o número total de votos em mais de 100%, já no IG o aumento chegou a mais de 300% e no Terra também mais de 300%. Para uma madrugada isso é, no mínimo, estranho.

Apenas as enquetes R7, Bol e Terra se mantiveram com resultado muito semelhante ao apresentado anteriormente. O Blog tentou falar com todos os Portais envolvidos: O UOL afirmou que existe um procedimento que impede o internauta de votar mais de uma vez e é normal estas mudanças pequenas e este arredondamento, ja o site Terra afirmou que houve um grande volume de votos na noite de segunda-feira e por isso a mudança, o IG afirmou que os internautas são livres para votarem e mudarem o voto quando quiserem. Ninguém foi encontrado para comentar a mudança em Ofuxico.

A Central Globo também foi ouvida e afirmou não poder se responsabilizar por enquetes realizadas por outros sites, se responsabilizando apenas pela enquete oficial, no site do BBB e que, segundo ela, esta enquete é segura, confiável e que existe monitoramento 24 horas por dia, para impedir fraudes. A Central frisou ainda que o resultado que ocorrerá na noite desta terça-feira será sim o desejo do público. Será?

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

SBT quer produzir Irmãos Coragem


O SBT quer produzir a novela Irmãos Coragem, de Janete Clair, autora que o SBT comprou todo o acervo de telenovelas - ou quase, alguns são exclusivos da Rede Globo - e que foi produzida na Rede Globo no ano 1970 se tornando um dos maiores sucessos daquela década.

De acordo com fontes ligadas a emissora paulista, é grande o esforço da cúpula para que Irmãos Coragem possa ser exibida, visto que não há confirmação de que a trama faz parte do acervo adquirido pelo SBT em 2009. Mesmo assim, a direção da emissora tenta a todo custo conseguir essa liberação, pois acredita que é a novela ideal para substituir Uma Rosa com Amor, que estreia dia 1º de Março.

As surpresas não param por aí. O SBT está tentando tirar Alcides Nogueira da Rede Globo para que ele seja o responsável por produzir o remake de Irmãos Coragem. As negociações, de acordo com fontes ligadas a emissora e ao autor, já começaram, mas está emperrando no salário. Alcides quer ganhar o mesmo que os autores de 1º escalão da Globo ganham, mas o SBT está oferecendo o mesmo salário que paga a Tiago Santiago.

A tentativa é de que o autor aceite a proposta e mude de emissora. Daniela Beyrute está muito empolgada com o núcleo de dramaturgia do SBT e quer investir alto nele nos próximos 02 anos. A idéia é de que até 2012 hajam dois horários de novelas na Rede e ambas com dois dígitos de audiência.

As surpresas não param por aí. Quem se lembra ou já estudou sobre novelas, sabe que Irmãos Coragem conta a história de 03 irmãos, João, Duda e Jerônimo e a emissora quer investir alto nesse trio de protagonista. Se conseguir aprovar a trama e conseguir um autor de peso para escrevê-la, o SBT já aprovou os nomes de Wagner Moura, Gabriel Braga Nunes e Guilherme Berenguer. As protagonistas femininas podem ser Paloma Duarte e Patrícia de Sabrit.

A emissora já entrou em contato com esses nomes e abriram negociações. A fonte ligada ao SBT afirmou que os três atores aceitaram ouvir a proposta do SBT, enquanto as atrizes é mais difícil. Patrícia de Sabrit pediu alto para voltar a fazer novelas e Paloma Duarte resiste em trocar a Record, onde é a grande estrela, para arriscar no SBT, mesmo com salário alto.



De qualquer forma virou obsessão de Daniela Beyrute fazer um núcleo de dramaturgia grande, como era em meados da década de 90, para isso, já ficou decidido que um grande autor será contratado, vários atores e atrizes, além de um concurso para autores ainda em 2010. Sobre Wagner Moura, o SBT insiste em contratar o ator a todo custo e, como ele não tem contrato fixo com a Rede Globo, acredita que pode conseguir. O convite é para que ele interprete João Coragem, interpretado na 1ª versão por Tarcísio Meira.

Se tudo der certo, Irmãos Coragem deve estrear nas telas do SBT em meados de setembro, assim que acabar Uma Rosa com Amor.

Emergência é o novo Humorístico da Globo


A Rede Globo já começou a montar a nova grade de programação para 2010. Muitas séries ainda estão sendo analisadas para entrarem no ar no 1º ou 2º semestre, mas uma escolha já está feita, ela atende pelo nome de Emergência. Escrita pelo ator Marcus Melhem (o Radesh em Caminho das Índias) a série é de humor e promete dar novo fôlego a casa após o fim de Toma lá dá cá e a tentativa fracassada de retorno de A Diarista.

A direção será de Mauro Mendonça Filho e o elenco está sendo escolhido a dedo, pois a expectativa da Rede Globo para esta série é muito grande, devido ao excelente roteiro apresentado por Marcus Melhem. Já estão confirmados nomes como os de Marisa Orth, Maria Clara Gueiros e Ney Latorraca, e a emissora ainda espera confirmar novos nomes nos próximos dias, uma sondagem foi feita a Fernanda Torres.

A série vai contar de forma divertida e animada o dia a dia de uma equipe de médicos de um Pronto Socorro do Rio. De acordo com Marcus Melhem, o objetivo é mostrar as complicações, as situações inusitadas, tudo sob o prisma do humor espalhafatoso e exagerado. O ator já confirmou que não deve participar da série atuando, pois está envolvido com seus trabalhos no Zorra Total e nos Caras de Pau, que entra na Grade da Globo aos domingos a partir de abril.

Nos bastidores da Rede Globo fala-se que Emergência deve entrar no ar aos domingos logo após o Fantástico, já a partir de maio. Porém, não há confirmação, pois a cúpula da emissora estuda colocar a série às sextas-feiras a noite, após Globo Repórter, já que o horário nunca mais teve audiência satisfatória com séries, desde o fim de Os Normais.

De qualquer forma, Emergência vem sendo tratada pela direção da Rede Globo como a principal arma para o ano de 2010, pois acredita-se que o resultado será satisfatório, tanto na audiência quanto no faturamento. O jeito é esperar pra ver.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Globo deve reprisar Sinhá Moça


A Rede Globo praticamente bateu o martelo. A substituta de Alma Gêmea no Vale a Pena ver de Novo é a novela Sinhá Moça. Ao contrário do que foi divulgado e do que a própria emissora carioca esperava, um dos grandes sucessos dramatúrgicos da década, O Clone, não será exibida por ora.

De acordo com fontes ligadas a emissora carioca, a decisão de colocar no ar Sinhá Moça ao invés de O Clone foi surpreendente, uma vez que a equipe já estava trabalhando e haviam editado 32 capítulos da novela que teve Jade como protagonista e estavam prontos para colocar no ar daqui a três semanas, quando acaba Alma Gêmea.

O motivo alegado para a mudança é mais surpreendente ainda. Devido ao sucesso retumbante de Alma Gêmea que vem freqüentemente empatando em audiência com a novela das seis, Cama de Gato, e vencendo a novela das sete, Tempos Modernos, a cúpula da Globo decidiu que não é conveniente colocar no ar uma novela com potencial para manter essa audiência logo no início, uma vez que o mercado publicitário iria se incomodar em ter de pagar muito mais pelo horário das 6 e das 7, quando o horário do Vale a Pena ver de Novo registra a mesma audiência ou até superior.

Existe também o fato de a Rede Globo estar encontrando sérias dificuldades em conseguir a aprovação do Ministério Público para liberar O Clone - que tem cenas muito fortes em diversos núcleos - para o horário livre, da tarde. Fontes acreditam que a liberação ainda é possível e que, se após o Carnaval, Tempos Modernos melhorar drasticamente os números de audiência, pode haver uma mudança e O Clone ser exibida, apesar de ser improvável.

Sinhá Moça foi exibida no horário das seis e tem como protagonista Débora Falabella e ainda trouxe no elenco nomes de peso como Tony Ramos e Patrícia Pillar, além de revelar a atriz Ísis Valverde. A novela é um remake de um grande sucesso de Benedito Rui Barbosa e, nesta versão, foi escrita por suas filhas Edmara Barbosa e Edilene Barbosa. Coincidentemente a novela foi exibida após Alma Gêmea no horário das seis - entre 13 de Março a 14 de Outubro de 2006 e obteve uma audiência satisfatória, fechando com média geral de 33 pontos.

A expectativa da emissora é que Sinhá Moça registre bons índices no Vale a Pena ver de Novo, ficando no início com média de 15 pontos para dar uma estocada da metade para o final e conseguir fechar com 18 de média, que é a meta estabelecida para o horário e não incomode em números de audiência a trama das seis e das sete, não atrapalhando a área comercial da emissora.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira