sábado, 17 de março de 2012

Reta final de Fina Estampa empaca na audiência

Fina Estampa entrou no ar como um verdadeiro fenômeno de audiência. Apresentando números dignos de elogios, o folhetim do controverso autor Aguinaldo Silva mostrava para todos, mídia e a própria Rede Globo, que era possível uma novela das 21 Horas manter-se na meta estabelecida para o horário, 40 pontos de audiência.

O início arrasador, colocou a novela com a melhor audiência desde Páginas da Vida, superando diversas obras de todos os autores do horário. Passado um tempo, a trama manteve o bom patamar, mas foi ultrapassada por Paraíso Tropical que elevou bastante os números após um começo complicado. Enfrentando as festas de dezembro e o forte calor, também foi ultrapassada na média por outra novela de Aguinaldo Silva, Duas Caras.

Agora, na reta final, o folhetim parece ter chegado ao seu limite máximo de público. Normalmente, novelas do horário, atraem um número muito alto de telespectadores em sua reta final, ajudando bastante a dar um bom salto para a média-geral. Foi assim com Insensato Coração que teve ótimos números na reta final e conseguiu fechar com média de 36 pontos, superando duas tramas anteriores - Viver a Vida e Passione. Também foi assim com a própria novela de Sílvio de Abreu que, mesmo sendo a menor audiência da história do horário, graças a uma reta final que agradou, conseguiu chegar aos 35 pontos de média geral.

Fina Estampa está empacada com 38,9 pontos de média-parcial há meses. Com audiência na casa dos 40 pontos desde o mês de Janeiro, a trama não conseguiu atingir as expectativas de salto de reta final e continua apresentando os mesmos números desde o início, ou seja, não agregou telespectador nenhum em sua reta final.

Faltando exatamente 06 capítulos inéditos, o folhetim certamente sairá do ar sem conseguir recolocar o horário na meta dos 40 pontos - deverá fechar nos 39 pontos completos. Superada por A Favorita, a história de Griselda e Tereza Cristina sairá de cena deixando o posto de fenômeno, mas ainda assim alcançando números satisfatórios de audiência. Com a média em 39 pontos, mesmo empacada na audiência, Fina Estampa se torna a melhor audiência desde A Favorita e aumenta em 03 pontos a média do horário em comparação com a antecessora.

Record confirma Vidas em Jogo mais cedo na quarta e Tropa de Elite em seguida

Conforme o blog antecipou, na próxima quarta-feira a Rede Record vai seguir a mesma estratégia utilizada na semana anterior e antecipar o horário de exibição da novela Vidas em Jogo. Apesar da discreta audiência alcançada pelo folhetim no horário - 10 pontos de média - e de ter permitido que o SBT chegasse a vice-liderança no horário das 22h30 em diante, a emissora insiste que a estratégia foi bem sucedida e volta a realizar o teste, desta vez sob outras circunstâncias.

Para a cúpula da emissora, 10 pontos de média para uma trama neste horário é ótimo - ainda que a média atual seja maior no horário tradicional - e um bom teste para preparar o público para a reprise de Vidas Opostas. Porém, todos concordaram que o filme exibido na última quarta-feira não alcançou números desejados e deixou a vice-liderança em risco. Mas é compreensível, pois tratou-se de um fenômeno extraordinário, o SBT exibia no Programa do Ratinho a homenagem a Roberto Bolaños, o Chaves, que aconteceu no México. 

Nesta semana, com a programação normal, a expectativa é de uma audiência maior para o filme, por isso a emissora optou por uma película com muito mais apelo junto ao público. Mesmo tendo sido reprisada diversas vezes, a obra escolhida para entrar no ar às 22h30 é o longa nacional Tropa de Elite. A expectativa é de que o filme conquiste ao menos uns 12 pontos de média, pois deve concorrer com o futebol somente em sua primeira metade, podendo liderar na segunda parte.

Esta é a última mudança em testes na grade noturna da Record, pois na outra quarta, 28, estreia no horário a novela Vidas Opostas. Há muita expectativa em torno desta reprise, pois na emissora, acredita-se que pode representar um substancial aumento na média noturna. É esperar para ver.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Teaser de Cheias de Charme cai na Internet

A próxima novela das 19 Horas ainda nem começou a ter sua estreia divulgada, mas a Rede Globo já está trabalhando com afinco. A divulgação está prevista para começar oficialmente neste final de semana, mas nesta sexta-feira, vazou na internet um dos teasers que serão utilizados para divulgar o folhetim.

Cheias de Charme acompanha a história de três empregadas domésticas interpretadas por Isabelle Drumond, Leandra Leal e Taís Araújo e narra sua trajetória rumo a fama. Um folhetim que não tem medo de se apresentar como brega e vem com muito bom humor, pelo menos é a promessa. A trama conta com nomes de peso como a presença de Cláudia Abreu num papel diferente de tudo que a atriz já fez até o momento, uma vilã cômica, cantora brega no melhor estilo Joelma.

Confira o teaser

Comparativo de Audiência - 19 Horas - média parcial

Média-parcial diária de novelas das 19 Horas até o capítulo 130


Aquele Beijo: 24,95
Morde e Assopra: 28,97
Tititi: 28,78
Tempos Modernos: 23,39
Caras e Bocas: 30,47
Três Irmãs: 24,62
Beleza Pura: 28,02
Sete Pecados: 30,05
Pé na Jaca: 29,52
Cobras e Lagartos: 37,05
Bang Bang: 27,47
A Lua me Disse: 32,68
Começar de Novo: 32,59
Da Cor do Pecado: 41,88
Kubanakan: 36,85
O Beijo do Vampiro: 27,58
Desejos de Mulher: 32,40

Comparativo de Audiência - 18 Horas - média parcial

Média-parcial diária de novelas das 18 Horas até o capítulo 10


Amor Eterno Amor: 21,40
A Vida da Gente: 22,40
Cordel Encantado: 23,00
Araguaia: 23,40
Escrito nas Estrelas: 25,00
Cama de Gato: 26,10
Paraiso: 22,00
Negócio da China: 21,70
Ciranda de Pedra: 22,40
Desejo Proibido: 23,80
Eterna Magia: 27,90
O Profeta: 34,30
Sinhá Moça: 30,40
Alma Gêmea: 35,20
Como uma Onda: 27,50
Cabocla: 35,70
Chocolate com Pimenta: 35,50
Agora é que são Elas: 25,70
Sabor da Paixão: 26,60

Record causou desgaste de Rei Davi

Todos ficaram bastante satisfeitos com a repercussão da minissérie Rei Davi. Nos corredores da Rede Record, todos mostraram-se surpresos com os números que surpreenderam e apontaram o produto como um dos principais lançamentos de 2012 na televisão, mesmo entre todas as emissoras. Com audiência ascendente, o programa conquistou diversos capítulos de liderança, superando de forma surpreendente a Rede Globo.

Mas como tudo que é sucesso na Rede Record tem o mesmo caminho, a emissora decidiu explorar ao máximo seu novo produto até que ele se esgotasse e a conclusão seria óbvia: a minissérie perdeu fôlego, sofreu desgaste e os números de audiência despencaram nos últimos tempos. Nos primeiros capítulo, Rei Davi vinha conquistando liderança contra todos os programas da emissora rival, venceu o programa Amor e Sexo, a série As Brasileiras e o Jornal da Globo, mostra de sucesso e crescimento.

Porém, nas duas últimas semanas, após as constantes e inexplicáveis reprises, os números de audiência sofreram uma queda brusca. Nos últimos 04 capítulos, Rei Davi não conseguiu o mesmo desempenho e não liderou. Perdeu para o último episódio de Amor e Sexo, perdeu para dois episódios consecutivos de As Brasileiras e para a estreia de Louco por Elas. Uma sucessão de derrotas.

Os números mostram o que eles já mostraram em outras ocasiões, mas parece que a Record não está disposta a aprender com eles. Reprisar ao máximo uma produção de sucesso, criando novas datas de exibição, horários alternativos e tudo o mais não acrescenta em nada, ao contrário, apenas prejudica os trabalhos e faz com que o telespectador se canse. Um desgaste que parece natural, mas a cúpula da emissora  insiste em não compreender.

Um produto que poderia ser um dos grandes fenômenos de audiência caminha para ter um final morno e uma audiência apenas aceitável por culpa da própria emissora, a TV que, aparentemente, não espera os sucessos e, quando eles vêm, não sabe lidar com eles e, por isso, prejudica seus shows, como é o caso de Rei Davi.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Benedito Ruy Barbosa não escreve mais na Globo

Por mais que não seja oficial, esta notícia é tratada como fato consumado e parte do passado. O consagrado autor Benedito Ruy Barbosa, responsável por sucessos como O Rei do Gado, Terra Nostra, Paraíso e Pantanal, não deve mais escrever novelas na Rede Globo. Prestes a completar 82 anos, o novelista não tem mais condições de levar um trabalho desses adiante.

Ainda assim, Benedito apresentou uma sinopse em meados de 2010 para o horário das 21 Horas. Com título provisório de Velho Chico, o texto foi avaliado pela emissora que detectou alguns problemas para produzi-la. Um dos principais é o forte cunho político que inviabilizaria sua produção, visto que a emissora não quer enveredar por este caminho em seu principal horário.

Mesmo assim, haveria possibilidades de produção, mas a emissora considera inviável reconduzir o autor para o horário das 21 Horas devido a idade avançada e os sérios problemas de saúde que são recorrentes em sua vida. Benedito justificou afirmando que teria o apoio de suas filhas que já foram responsáveis pelos remakes de Paraíso e Sinhá Moça na década passada, mas ninguém na cúpula global tem confiança em entregar o principal horário de telenovelas nas mãos da dupla apenas com a supervisão do pai. 

Diante do impasse, está descartado o retorno de Benedito Ruy Barbosa como responsável pelo texto de telenovelas na Globo. O autor foi convidado a escrever uma minissérie ou uma novela das 23 Horas, porém se recusou. Com tudo isso, ao que parece, autor e emissora vão apenas esperar o contrato chegar ao fim e encerrar a parceria e parece cada vez mais improvável que suas filhas voltem a escrever para o horário das 18 Horas.

Benedito não tem pretensão de migrar para outra emissora e, ao que tudo indica, sua vida como novelista chegou ao fim. E sem uma despedida digna.

Ministério da Justiça comete outra gafe e reclassifica Mulheres de Areia

O Ministério da Justiça, órgão responsável por classificas os produtos da TV de acordo com a faixa etária e que vem causando polêmica nos últimos anos, acusado de tentar censuras as obras televisivas, parece que não se cansa de colecionar gafe para seu histórico. O setor de Classificação que, aparentemente, dá de ombros para as críticas da sociedade civil, sempre que pode está em evidência diante do público com decisões estapafúrdias.

Desta vez, trata-se de uma decisão teórica que não serve para nada na prática e vem apenas para tentar manter o órgão em evidência, ainda que suas decisões não causem impacto algum. O Ministério da Justiça encaminhou a Rede Globo ofício informando que a novela Mulheres de Areia, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, não poderia mais ter a classificação atual - voltada para o público de 10 anos - por conter cenas de violência e que seria reclassificada.

Se a decisão em reclassificar uma novela que, em 1993, em sua exibição original, foi classificada para todo público, já é completamente desprovida de qualquer base democrática, mostrando claros sinais de excesso de protecionismo e censura velada, uma decisão como essa, encaminhada para a emissora na semana seguinte ao término da exibição da novela, mostra o quanto o órgão não tem quaisquer forças ou poder de decisão prático.

Reclassificar uma novela que já terminou só não é ridículo num país como o Brasil em que os letrados da Justiça fazem o que querem e usam o poder, não para fazer as leis serem cumpridas, mas para legislar, tarefa que é de outro Poder. Além disso, demonstra a fragilidade de um grupo que não tem mais o respeito de ninguém no país, nem da sociedade civil, nem das emissoras e muito menos da própria Justiça - uma vez que o STF deve se manifestar em breve sobre o assunto e a tendência é que as mudanças na classificação indicativa tirem a "força" do órgão.

Não é a primeira vez que o Ministério da Justiça tenta ser mais esperto que a própria esperteza. Ao final da reprise da novela Senhora do Destino, o grupo usou do mesmo expediente ao reclassificar a novela e, até ameaçar a emissora de proibir sua veiculação, após o folhetim ter chegado ao fim. No caso atual, porém, o problema parece mais grave, pois, segundo o ofício, a novela foi toda reclassificada, o que significa que, num futuro, a emissora não pode reprisá-la no horário, a não ser que se comprometa a fazer ajustes de edição. Uma bobagem, evidentemente.

Record aprova horário para Vidas Opostas

Após a sucessão de equívocos que acontece ontem, a Rede Record exibiu a novela Vidas em Jogo no horário das 21h30 para sentir a aceitação do público com o horário, visto que, em duas semanas, este será o horário de exibição da reprise de Vidas Opostas, conforme o blog antecipou. Segundo dados consolidados do Ibope, a novela fechou com média de 10 pontos.

Por mais que a estratégia tenha prejudicado o folhetim atual - e a cúpula da emissora tem consciência disso - era um mal necessária, segundo a concepção de planejar melhor a grade e evitar possível problemas futuros. Com dois breaks nos primeiros 15 minutos, sempre concorrendo com a novela global Fina Estampa, Vidas em Jogo chegou a marcar antipicos de 3 pontos na audiência o que, certamente prejudicou sua média final, porém, o resultado foi bastante satisfatório.

A conclusão da direção da Rede Record é simples e bastante prática. Enfrentando o que há de mais forte na concorrência, uma partida do Corinthians na Taça Libertadores da América, a novela conseguiu atingir picos de 15 pontos, ficando a apenas 06 da liderança. Um número considerado extraordinário para as pretensões futuras. É ponto pacífico nos corredores da Barra Funda que Vidas Opostas tem muito mais chamariz do que a trama atual e deve atrair público maior nestes momentos.

Acredita-se, portanto que, na estreia, A partir das 21h50 e, nos 35 minutos restantes que terá de exibição, a história de Marcílio Moraes deverá crescer abruptamente e há quem aposte em momentos de liderança contra o futebol que estará exibindo o Campeonato Paulista. A expectativa da Record aumentou bastante após o teste de quarta-feira e, agora, acredita-se ser possível uma audiência próxima dos 13 pontos em dia de futebol.

Ainda há todo um receio em volta dos outros dias. A emissora tem consciência de ser impossível atingir tais números diariamente e a meta continua nos 08 pontos, pois, acredita-se que, com isso, irá atrapalhar a próxima novela da Rede Globo, Avenida Brasil, de atingir a meta. É uma aposta alta, porém bem planejada e somente o tempo poderá dizer quem tem razão.

Independente disso, a estratégia parece clara. Editar a novela Vidas Opostas para que todos os grandes acontecimentos fiquem para as quartas-feiras. A cúpula da emissora acredita que, em dias de concorrência mais fraca, é possível que o folhetim entregue para a próxima atração - em princípio Vidas em Jogo, mas, em pouco tempo, Máscaras - com grande audiência. 

Você acha que a estratégia da Rede Record vai funcionar?

Retorno Triunfal de As Meninas do Jô

Após um longo e tenebroso inverno de mais de ano e, sem grande divulgação por parte da emissora, retornou para a TV um dos quadros mais inteligentes, bem humorados e que sabe aliar como poucos: debate de qualidade, informação e entretenimento. Trata-se de As Meninas do Jô. Criado por Jô Soares, o quadro estreou há alguns anos dentro de seu programa, semanal - todas as quartas-feiras - ele reúne quatro grandes jornalistas do país, sem vínculo com a TV aberta, diga-se, para debater os principais temas do país naquele momento.

Um programa assim faz tanta falta na TV aberta e, seu encerramento precoce era uma perda inestimável, principalmente levando-se em consideração a superficialidade dos debates que temos assistido na TV nos últimos tempos. Por isso, a notícia do retorno deveria ser muito comemorada, pois, usando o slogan de um outro programa, ele é a prova de que há vida inteligente na madrugada.

O retorno, ainda que sem grande divulgação - este espaço somente soube do quadro minutos antes do programa começar e via twitter - foi um oásis no deserto de criatividade que é a TV nacional quando o assunto é debates. Mesmo tendo ficado mais de um ano fora do ar, o quadro mostrou-se atual, concentrado e, principalmente, nada didático. Tudo isso graças as 4 profissionais que sabem utilizar a linguagem correta para atrair e não afugentar a audiência.

Lúcia Hipólito, Lilian Witte Fibe, Cristiana Lôbo e Ana Maria Tahan mostraram a mesma química com que o telespectador estava acostumado e debateram todos os tipo de assuntos possíveis. Desde os problemas na economia grega, passando pela pacificação das favelas no Rio de Janeiro, chegando a queda de Ricardo Teixeira e, claro, até a cor da tinta no cabelo das pessoas. Ou seja, discutir, informar e prestar um serviço ao público, mas nunca se afugentar do bom humor, das brincadeiras com nível e respeito.

Ao final do excelente programa de quarta-feira, Jô Soares informou que o retorno das Meninas do Jô é consumado e o quadro se mantém no programa ao menos uma vez por mês. É pouco, mas é melhor do que nada. O que espera-se, a partir de agora, é uma divulgação mais organizada por parte da Rede Globo, assim, o telespectador tem condição de acompanhar uma das melhores criações da TV aberta nos últimos tempos.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Blog acerta, mas Record faz patacoada

Assim como o blog adiantou, a novela Vidas em Jogo, teve sua exibição antecipada em 45 minutos nesta quarta-feira, 14 de março e entrou no ar 21h30 (exatamente às 21h29). A estratégia foi antecipada pelo TVxTV e faz parte da intenção da emissora testar novelas neste horário para tentar prever a aceitação de Vidas Opostas.

Porém, nem tudo foram flores nesta quarta-feira para a emissora. Durante o dia, a programação da emissora dava conta que o horário de Vidas em Jogo seria 21h30 (conforme print do site oficial da emissora). Pouco depois das 19h00 houve uma alteração no site que recolocou a série House para o horário das 21h15 e Vidas em Jogo novamente para seu horário tradicional 22h15.

O blog acompanhou a programação da Record e as atualizações do site o tempo todo e ficou surpreso ao saber que, no site, 21h16 estava indicando o início da série House quando, na verdade, continuava a exibição do Jornal da Record. Por 15 minutos a programação do site e das operadoras de TV indicavam que a atração no ar era House e ainda era o jornal.

Às 21h29 iniciou Vidas em Jogo, mas o site continuou indicando a exibição de House, assim como as operadores de TV. Para uma emissora que quer brigar pela liderança, um erro assim não é justificável e denota uma total falta de respeito com sua audiência. É humanamente impossível acompanhar a programação de uma emissora quando a operadora de TV e o site dizem uma coisa e o que entra no ar, sem qualquer indicação, é outra.

Importante: às 21h35 - 5 minutos depois da novela entrar no ar e 20 minutos depois do horário marcado para House, a emissora corrigiu o erro no site.

Confira todos os prints. Clique nas imagens para ampliá-las e ver que todas estão datadas em 14/03/2012.


Vidas em Jogo no horário das 21h30 no site oficial, durante a tarde da quarta-feira


Vidas em Jogo no horário tradicional, 22h15, na Grade de quinta-feira



Indicação de exibição de Jornal da Record e House como próxima atração, 21h15




Indicação de House no ar, seguido de Vidas em Jogo às 22h15

Site corrige erro com atraso.

Exclusivo: Record muda horário de Vidas em Jogo nesta noite como teste

A Rede Record mudou o horário de exibição de sua principal novela, Vidas em Jogo, na noite desta quarta-feira. O horário oficial de exibição do folhetim de Cristianne Fridman, segundo o site da emissora é 22h15, mas para esta quarta-feira a emissora programou a antecipação do show para o horário das 21h30.

Segundo o site da Record, o Jornal da Record entra no ar normalmente às 20h30, mas, ao invés de terminar 21h15 como acontece costumeiramente para abrir espaço para a série, seguirá por mais 15 minutos, quando dará lugar para a trama. Apesar da mudança de última hora, o canal informou seu público no final do capítulo de terça de Vidas em Jogo

A mudança, oficialmente sem explicação, é simples. A ideia é testar o horário para as telenovelas, pois em duas semanas será o horário ocupado pela reprise de Vidas Opostas. A cúpula da Record acredita que um teste fará bem ao horário e começará acostumando o público a ter uma opção de telenovelas neste horário. A decisão de alterar o horário de Vidas em Jogo nesta quarta-feira passa pela partida que a concorrente vai exibir. Na Rede Globo vai ao ar partida entre Cruz Azul e Corinthians pela Taça Libertadores da América, ou seja, uma atração que deve render bons números para a emissora.

A ideia é testar Vidas em Jogo neste horário hoje e na próxima quarta-feira, concorrendo sempre com a Taça Libertadores e assim medindo a reação do telespectador. Tudo isso para preparar a audiência para Vidas Opostas que retorna à grade no próximo dia 28. 

Nesta data não há previsão de jogos pela Libertadores, ou seja, a concorrência será mais fraca. Assim, a emissora consegue fazer vários testes. Para estas duas semanas, a expectativa da Rede Record é que Vidas em Jogo, mesmo sacrificada, consiga atingir uma meta mínima de 10 pontos. Caso isso ocorra, o horário estará aprovado com louvores e haverá tranquilidade no lançamento da reprise de Vidas Opostas.

Aliás, a meta para a reprise da trama de Marcílio Moraes é de 8 pontos para os dias normais (segunda, terça, quinta e sexta) e de 11 pontos na quarta-feira, quando concorrerá por quase 20 minutos com o futebol. A intenção é que a reprise entregue para Vidas em Jogo sempre nos dois dígitos e com boa audiência nas quartas.

A Rede Record confirmou a exibição de Vidas em Jogo nesta quarta-feira às 21h30, mas informou que é apenas ajustes estratégicos para esta noite e, em seguida, 22h30, entra no ar filme da Super Tela. Amanhã, conforme a grade oficial, a novela volta a seu horário normal, 22h15.


Atualização: Após a confirmação da mudança, a Rede Record parece ter voltado atrás. Na programação oficial da emissora, consultada no site às 19h30, a programação tinha voltado ao normal. Confira no último print.


Atualização 2: Acaba de passar no break da novela Rebelde, para diversos Estados, inclusive São Paulo, Chamada da novela Vidas em Jogo às 21h30 e o twitter oficial do Diretor Nacional de Programação da emissora, confirmou às 19h00, que Vidas em Jogo começa 21h30. O blog não vai mais atualizar sobre o assunto, pois parece que nem a própria emissora sabe o que vai colocar no ar hoje.

Confira a grade da Record na Quarta-Feira


Confira a grade de quinta-feira:


Veja a programação modificada





A Liga tem retorno truncado

Estreou na noite da última terça-feira mais uma temporada do programa A Liga. Controverso e sem medo de apresentar os temas mais polêmicos, o programa que tende muito mais para jornalístico do que para entretenimento, teve temporadas que chamaram a atenção do telespectador e da crítica, com episódios que nunca tiveram vergonha de colocar o dedo na ferida.

Porém, o retorno da produção mostrou que não há mais a mesma força. Por mais que hajam diversos assuntos a serem abordados e todos muito interessantes, aparentemente o elenco perdeu força e, tanto com problemas de roteiro quanto de carisma, o show não parece mais conseguir manter a atenção da audiência sem usar recursos um tanto quanto apelativos.

A estreia foi extremamente discreta e contou com dois novos nomes. Lobão e Cazé. Ambos não disseram ao que vieram e tentaram fazer muito mais uma abordagem imparcial e distante do tema do que se aprofundar no assunto e tentar vivenciá-lo para que o telespectador pudesse ter qualquer tipo de identificação. Pareceu uma reportagem vazia e sem sentido que não conseguia explorar todos os ângulos das situações.

Um programa com a qualidade de A Liga nunca pode se contentar em apresentar modelos de quaisquer temas e jamais seus participantes devem mostrar uma abordagem isenta. Não é isenção que o telespectador busca ao sintonizar a Band às terças-feiras neste horário. O público quer se afundar no tema sem cortinas, sem pinturas e, para isso, os participantes devem estar dispostos a irem além do que eles foram capazes de fazer ontem.

Se no CQC a presença de Rafinha Bastos não fez qualquer falta. Impossível dizer que a mesma frase se aplique A Liga. Ele sempre se mostrou muito mais ousado e disposto a levar o roteiro além do que simples abordagem, ele vivenciava as situações com densidade em todas as nuances, por isso a audiência se chocava. Enquanto os novos participantes não entenderem isso, o programa está fadado ao fracasso.

Louco por Elas bebe da água americana e avança

Estreou na noite de ontem mais uma série brasileira. Louco por Elas é a nova aposta da Rede Globo na tentativa de manter os passos na criação do formato para que a linguagem seja compreendida e, assim, haja solidificação de mais um formato que não apenas as telenovelas nacionais. Apenas com a produção de inúmeras obras assim é que o país pode se desenvolver.

A tirar pelo show apresentado ontem, a emissora está acertando em cheio. Produção de João Falcão com núcleo de Guel Arraes, a série estreou ontem cercada de desconfiança por parte de crítica e público. Antes do programa iniciar, poucas pessoas apostavam, de fato, em seu sucesso. A maioria, ao contrário, acreditava que estava entrando no ar mais um fracasso de audiência.

Em termos de qualidade, todos erraram. Apostando num modelo que vem sendo bastante utilizado nos EUA, o "mockumentary" - quando os personagens, em determinados momentos, falam com a câmera, como se fossem entrevistados num documentário - os acertos da produção foram inúmeros. A tirar pelos momentos de documentário em que o texto foi sóbrio, bem humorado e soube dialogar diretamente com o telespectador, tarefa que não é fácil.

A direção firme também mostrou que a série está no caminho certo. Poucas produções utilizam direção diferente do que vemos nas novelas, e finalmente esta acertou. Com marcação de cena bem diferente e ousada, mas principalmente, com estilo de posicionamento de câmeras livremente inspiradas nos grandes shows americanos, a direção acertou em cheio em todas as escolhas.

O elenco também foi bastante feliz. O retorno triunfal de Eduardo Moscovis serviu para mostrar a maturidade do ator e sua falta de vícios televisivos. Longe das novelas há anos, o ator construiu um personagem cheio de nuances e com muitas camadas de humor e drama. Assim como todas as mulheres à sua volta, cada uma com uma característica diferente, mas que serve para complementar sua própria personalidade.

Porém, mesmo com tamanha qualidade, o ponto alto não foi nada disso. Foi o texto. Um texto deliciosamente rico e bem construído. João Falcão apostou alto e bebeu da fonte das grandes séries americanas, como Modern Family, ao construir a linha narrativa de sua história. Texto rápido que, em alguns momentos, era dito em tal velocidade que assustava, marcou o episódio. A velocidade dos diálogos e as citações pops lembraram em alguns momentos outra produção americana, Gilmore Girls.

Louco por Elas estreou bem na audiência e melhor ainda na qualidade. Um outro acerto da Rede Globo que, ao que parece, coleciona acertos em 2012. É um avanço para o formato no Brasil e a expectativa é que caia nas graças do público para que fique muito tempo no ar.

terça-feira, 13 de março de 2012

Duca Rachid e Thelma Guedes voltam em 2013

Após marcarem época num trabalho impecável, aclamado pela crítica e que caiu nas graças da audiência, Duca Rachid e Thelma Guedes devem voltar ao horário das 18 Horas em 2013. A dupla responsável pela criação de Cordel Encantado já começou a trabalhar numa nova sinopse, mas, até o momento, ninguém sabe ao certo qual será o tema.

Pouco antes do fim do folhetim épico, a mídia ventilou que havia uma pré-sinopse delas que seria trabalhada e que tinha como tema central uma história de amor baseada no Pequeno Buda. Mas até o momento não houve qualquer confirmação por parte de alguém da produção ou da emissora. A única coisa que se sabe é que o início dos trabalhos da sinopse já foi.

Porém, já há a confirmação de que o retorno da dupla será em 2013. A princípio, conforme o blog descobriu, elas devem estrear no final de janeiro de 2013, substituindo a novela Lado a Lado que já está em trabalho de pré-produção e com elenco sendo escalado. Mas isso ainda não está oficialmente confirmado. Na fila também há uma obra de Walter Negrão que já foi aprovada pela cúpula global, porém, como trata-se de uma obra complexa, os trabalhos de pré-produção devem ser mais demorados e, por isso, Negrão deve ficar para o fim do primeiro semestre de 2013.

Nos próximos dias, certamente, haverá a confirmação. Para se ter certeza plena do que deve acontecer, apenas quando Duca Rachid e Thelma Guedes entregarem a sinopse finalizada, aí a emissora poderá verificar o tempo hábil para os trabalhos de pré-produção. A dupla já escreveu três novelas para o horário: O Profeta, Cama de Gato e Cordel Encantado.

Faltou carisma a Roberto Justus +

Estreou na madrugada desta terça-feira, 13, o novo programa da Rede Record. Roberto Justus + é uma espécie de Late Night que traz de volta para a emissora o publicitário e apresentador de TV Roberto Justus. O formato foi testado num especial de fim de ano, ainda em 2011, e entrou para a grade oficial de 2012, recebendo divulgação discreta.

Na estreia, o apresentador recebeu três convidados: o também apresentador da emissora Rodrigo Faro, Hebe Camargo e a VJ Marimoon. O formato do programa mostrou uma espécie de bate-papo entre apresentador e convidados com um tema dirigido, no caso, a fama e todas as suas nuances. Tentando inserir vários ângulos de um mesmo assunto, o programa procurou não ser didático, mas não conseguiu fugir da monotonia.

Diante de um formato interessante - que na verdade é uma espécie de Saia Justa ou Fora do Ar, formatos experimentados pela GNT e pelo SBT - e que inova por manter o mesmo apresentador, mas alternar os convidados, a direção fez o dever de casa ao conseguir inserir a cada novo bloco uma nova visão do assunto, com vídeos e reportagens para ilustrar a discussão.

O formato é, de fato, interessante e pode se mostrar um grande acerto. O problema está no apresentador. Absolutamente verde a frente de um programa de debates - porque é exatamente isso que Roberto Justus + é - Roberto Justus não mostrou ter condições de dirigir o formato. Na estreia ele foi completamente engolido pelo carisma de Hebe Camargo e Rodrigo Faro. É evidente que vai chegar um momento em que não haverá convidados tão tarimbados e, ao depender do apresentador, a noite pode fracassar.

A presença de Walter Longo falando de tecnologia e unindo isso ao tema da semana também não foi das melhores escolhas. Apesar da estratégia ser válida, Longo não tem qualquer condição de falar num programa deste tipo. Com linguagem absolutamente técnica que combinava bastante com O Aprendiz, ele parece não ter entendido a proposta e ficou um tanto quanto deslocado.

Deslocada também ficou a plateia. Num programa a que se propõe levar celebridades para debater um assunto específico, se não for para utilizar a plateia de forma ativa, não se justifica sua presença ali. De bom, as entrevistas que Justus fez com os convidados ao recebê-los e a forma delicada em inserir o assunto, deixou tudo mais leve. Não justificou, contudo, a exclusão de Marimoon no meio do programa para concentrar os olhares em Faro e Hebe. Ou se utiliza todos os convidados o tempo todo, ou diminui o número de convidados.

De qualquer forma, entre erros e acertos, Roberto Justus + pode se tornar uma boa opção para a madrugada, porém, é preciso que os erros sejam corrigidos e, com urgência, é necessário que o apresentador tome as rédeas de seu programa, caso contrário, está fadado ao fracasso.

Aguinaldo Silva foi didático no Roda Viva

A participação de Aguinaldo Silva no Roda Viva, programa de entrevistas da TV Cultura, que foi ao ar na noite da última segunda-feira serviu para que o telespectador fizesse diversas descobertas, mas, sobretudo, mostrou todo o tom didático que o novelista tem, além de um conhecimento que impressionou, mas acima de tudo, bastante sobriedade ao tratar dos diversos temas da dramaturgia nacional.

Aguinaldo Silva ficou conhecido do grande público - muito mais do que qualquer autor brasileiro - justamente por não se furtar a emitir as mais variadas opiniões sobre tudo. Usuário assíduo do twitter, o novelista manteve por diversos anos um blog que chamava a atenção pelas polêmicas de Aguinaldo, que sempre comentou tudo, inclusive as novelas dos colegas, sempre pronto a fazer críticas. No twitter, ele demonstra o mesmo bom humor e frases afiadas para combater a crítica de sua novela.

No Roda Viva, contudo, os que esperavam um novelista disposto a polemizar, a mostrar suas garras nas respostas, se surpreendeu. Educado, político e equilibrado, Aguinaldo Silva mostrou intenso conhecimento e equilíbrio ao apresentar sua visão de mundo diante dos diversos temas, mas principalmente ao tratar das telenovelas.

Ainda assim, Aguinaldo soube apresentar suas opiniões, sempre fortes e controversas. O autor disse em determinado momento que não considera novela arte, mas considera entretenimento. Em outro momento ele falou que não vê a crítica tratando as telenovelas no Brasil como algo sério e por isso muitas vezes polemiza com os críticos. 

Independente de se concordar ou não com o Aguinaldo - e este blog não concorda em alguns pontos - é preciso reconhecer seu equilíbrio e sobriedade ao defender sua visão. Além de tudo, é preciso reconhecer que Aguinaldo Silva sabe fazer uma leitura sobre o objetivo das telenovelas ao afirmar que suas tramas são populares ao extremo e, ele não tem pudor em criar caricaturas do cotidiano, pois é isso que atrai o telespectador.

Quando o autor disse com tranquilidade que o personagem Crô, de Fina Estampa, é pura e simplesmente o pica-pau, um dos desenhos animados de maior sucesso da História, e que Tereza Cristina é o gato Tom, do desenho Tom e Jerry, muita gente pode ter ficado surpresa, mas não se pode negar a coerência de Aguinaldo.

Há outras formas de se fazer teledramaturgia. Uns preferem algo com mais acabamento, outros vão preferir um roteiro melhor amarrado e uma construção narrativa diferente. Mas é ponto pacífico que Aguinaldo Silva é bom no que faz. Antes de tudo, é preciso reconhecer que sua bagagem o torna autoridade no assunto, por isso, a entrevista do autor no Roda Viva foi recheada de didatismo da melhor qualidade.

Inspiração marcou a volta de CQC

Estreou na noite de segunda-feira, 12, a 5ª temporada do humorístico da Band, o CQC. O retorno da trupe era muito aguardada por parte da mídia após a emissora confirmar a contratação do Pânico, uma vez que todos queriam acompanhar a reação do humorístico concorrente. E o que se viu foi um programa leve, descontraído, bem humorado e com um roteiro quase que impecável.

Quadros novos, mudanças de repórteres à frente dos quadros e, principalmente, a criatividade marcaram presença na estreia do programa. A começar pela bancada, em que Marcelo Tas, Marco Luque e, agora, Oscar Filho, mostraram segurança, naturalidade e bastante improviso. Aliás, este ponto deve ser tratado com cuidado e a afirmação pode parecer prematura, porém, a tirar por este programa, Rafinha Bastos não fez qualquer falta ao grupo.

Os quadros foram todos acertos categóricos - ou quase - e mostraram que, mesmo com tantos anos no ar, o humorístico prima pela criatividade. Exceção feita ao tal de "Nemfu" que não fez qualquer sentido e não mostrou razão em existir, todos os outros quadros foram oásis no deserto do humor brasileiro. Neste ponto, é preciso destacar o magistral trabalho de criação que fizeram com o Proteste Já, transformando-o num quadro de denúncia social e o deixou ainda mais interessante.

A presença da trupe do Pânico no programa foi a tacada mais sensacional dos últimos anos. A discussão forjada entre Tas e Emílio Surita foi muito bem bolada e, provavelmente, primou pelo roteiro criativo e capacidade de improvisar de ambos. A forma nada sutil com que eles trataram o tema da rivalidade entre os programas funcionou sobremaneira e mostrou muito resultado, além de ainda terem conseguido dar algumas cutucadas no rival.

Outro ponto baixo do programa foi a escolha de Ronald Rios, novo integrante da trupe, para o quadro de política. O humorista é esforçado e mostra que pode funcionar dentro do grupo, porém, jogá-lo diretamente no quadro mais complicado foi um tanto quanto crueldade, pois é preciso um preparo um pouco maior e conhecimento da linguagem do programa.

No mais, a volta do CQC mostrou que o humorístico ainda tem muita lenha para queimar e pode se manter facilmente no topo dos programas deste formato no país. Humor de qualidade, bem colocado e que sabe se posicionar diante dos mais variados assuntos.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Marjorie Estiano estará em Lado a Lado

A novela das 18 Horas Amor Eterno Amor ainda está no começo - na segunda semana para ser mais exato - mas a Globo continua sua intensa movimentação para garantir calmaria na produção de suas obras. Lado a Lado, título provisório da próxima trama do horário, com assinatura dos novatos João Ximenes Braga e Cláudia Lage, já começou a montar o elenco.

Após a confirmação da presença de Camila Pitanga e Lázaro Ramos como protagonistas, Maria Clara Gueiros como a grande vilã do folhetim, Paulo Betti e Maria Padilha em personagens de destaque, a presença da atriz Marjorie Estiano também já é dada como certa. A personagem dela deve ser apaixonada pelo de Lázaro e ambos formarem um triângulo com Camila Pitanga.

Marjorie saiu do ar recentemente com A Vida da Gente, em que interpretou uma das protagonistas, a doce Manuela, que rendeu diversos elogios ao trabalho da atriz e vem também rendendo algumas indicações aos principais prêmios de TV do país. Seu retorno ainda em 2012 já foi confirmado pela própria atriz e pela cúpula da Globo.

Lado a Lado deve estar em meados de Agosto e ainda está em pré-produção. Não há qualquer informação sobre a data de início dos trabalhos e o elenco também está em fase final de montagem. O próximo nome que pode ser confirmado nos próximos dias é o da atriz Alessandra Negrini.

Gabi foi indelicada com Val Marchiori

Com uma mudança "estratégica" - sim, entre aspas, pois o SBT decidiu pela mudança em cima da hora e sem fazer grande divulgação - o programa De Frente com Gabi levou ao ar na noite do último domingo, 11, a entrevista com Val Marchiori, um dos principais nomes - senão o principal - do recém-terminado Reallity Show da Band, Mulheres Ricas.

Marília Gabriela, é preciso que se diga, é uma das principais jornalistas do país e, atualmente, a maior entrevistadora da TV brasileira. Posto isso, causou grande a estranheza a condução dela nesta entrevista. Com uma violência surpreendente para uma mulher culta, esclarecida e que sempre dialogou bem com todo tipo de entrevistado, Gabi esteve sempre atacando sua convidada, como se estivesse sendo obrigada a realizar este trabalho.

É bem verdade que haviam muitos pontos polêmicos sobre a vida de Val que precisavam de perguntas, afinal, a função do jornalista é sempre perguntar. Os boatos que circulavam na internet sobre a vida pregressa da mulher rica, suas discussões acerca do fim de uma conturbada relação amorosa que foi parar na justiça, tudo isso precisava de perguntas.

Porém, perguntar é muito diferente de atacar. Gabi usou de extrema violência em alguns momentos, como quando afirmou categoricamente "vou chamar seu ex de seu amante, tudo bem?", ou quando perguntou: "Você bebe demais?". Além disso, o tom sempre zombeteiro ao se referir a vida de riqueza da jovem, seus gastos exacerbados e sua presença constante na mídia, mostraram que a apresentadora estava bastante incomodada com a entrevistada.

Ninguém é obrigado a gostar de outra pessoa. Gabi não é obrigada a considerar o programa Mulheres Ricas uma boa opção de entretenimento e também não deve se sentir obrigada a ser amiga e companheira de Val. Porém, no papel de jornalista que precisam perguntar, ela precisa ser educada e mostrar respeito, tudo que faltou nesta entrevista. Uma pena, um escorregão grave para uma jornalista conceituada.

Val, ao contrário, mostrou um jogo de cintura que impressionou. Com bom humor, soube lidar bem com as zombarias da entrevistadora e ainda tratou de forma séria todos os boatos a seu respeito, não se furtando de nenhuma resposta, e sempre tratando com educação e respondendo bem, mesmo quando provocada.

O De Frente com Gabi sempre foi uma das melhores opções para programa de entrevista do país. Infelizmente, no último domingo, a impressão que se teve, era que a apresentadora estava num inferno astral, não gostava da entrevistada ou, pior, queria causar polêmica a todo custo, imitando o Superpop. Triste momento para a biografia de Marília Gabriela.

Exclusivo: Walcyr Carrasco no principal horário de novelas da Globo

A Rede Globo sempre foi conhecida por ser a emissora mais organizada do mundo quando o assunto é sua teledramaturgia. Normalmente a sequência de autores dos três horários é definida com uma antecedência que surpreende a todos, concorrência, imprensa, telespectadores e até setores dentro da própria emissora. Tudo isso graças ao vasto casting que a Rede conta e permite essa calma na hora da tomada de decisões. Mas o momento tornou-se delicado.

Como todos sabem, o horário mais disputado é o das 21 Horas e apenas um seleto grupo de novelistas chegam ao principal horário de exibição das telenovelas na Rede Globo. Nos últimos 20 anos praticamente os mesmos nomes figuraram se revezando nos trabalho neste horário, exceção a João Emanuel Carneiro, único a conseguir entrar no grupo nos últimos tempos.

Porém, a emissora começa a sofrer com a falta de renovação no horário e tem um problema delicado para lidar nos próximos meses. Fina Estampa está saindo de campo e, em seu lugar, estreia Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro, que deve ficar cerca de 06 meses no ar. Para o final de setembro está prevista a estreia da trama de Glória Perez, com o título provisório de Salve Jorge.

O folhetim deve ficar no ar até início de Abril de 2013 e, a partir daí, começa o problema. Na lista oficial da emissora, o próximo autor do horário seria Manoel Carlos, mas o autor já informou não ter condições de apresentar uma sinopse a tempo. O autor perdeu o filho recentemente e enfrenta problemas para lidar com a situação, o mais provável é que ele fique mesmo com o horário das 23 Horas. 

Normalmente, depois de Manoel Carlos, quem entra é Sílvio de Abreu, mas ele não poderá, pois está envolvido com o remake de Guerra dos Sexos, com estreia prevista para o fim de 2012 no horário das 19 Horas. Criou-se, portanto, uma situação delicada. Principalmente porque Sílvio de Abreu não entra depois de Glória Perez e nem em seguida, pois teria pouco tempo para trabalhar numa sinopse. A substituta de Glória Perez deve estrear até final de Outubro de 2013, enquanto Guerra do Sexos fica no ar até meados de Abril de 2013. Ou seja, para a trama das 21 Horas estrear em Outubro, teria que começar a pré-produção, no máximo, em Junho, impossível para Sílvio.

Sem nenhuma solução no momento, a Globo pré-escalou Walcyr Carrasco para o horário. Após Gabriela, remake que o autor está preparando para o horário das 23 Horas e que entra no ar em 2012, Walcyr deverá se dedicar a uma nova sinopse, sua primeira para o principal horário. Caso a notícia se confirme, o autor entrará no ar por três anos consecutivos com trabalhos inéditos: Morde e Assopra (2011), Gabriela (2012) e a novela das 21 Horas em 2013. Não seria a primeira vez que Walcyr trabalharia no horário, ele substituiu Benedito Ruy Barbosa em Esperança, quando o autor se afastou por doença.

Após Walcyr, a Globo estuda as possibilidades. Os dois caminhos possíveis no momento são: inverter a posição e Gilberto Braga entrar no ar antes de Sílvio de Abreu, assim não haveria problemas e a escala ficaria: João Emanuel Carneiro, Gloria Perez, Walcyr Carrasco, Gilberto Braga, Sílvio de Abreu e Aguinaldo Silva. Mas há um grupo que defende que Aguinaldo Silva retorne, ainda no ano que vem, com um novo trabalho. Ao que parece há uma pré-sinopse apresentada que agradou bastante a cúpula da emissora. Caso isso aconteça, Aguinaldo recebe o horário de uma trama de Walcyr Carrasco, seu desafeto nos últimos anos.

De tudo o que se diz na emissora, o mais improvável, porém, é que haja, além de Walcyr Carrasco algum outro nome para o horário. A Globo considera que ainda não há nenhum autor nos outros dois horários que esteja pronto para assumir a responsabilidade de um folhetim às 21 Horas.

Domingo na TV: Programa do Gugu

Nossa análise semanal sobre os programas dominicais da TV brasileira está de volta, como religiosamente fazemos todas as segundas-feiras. A repercussão desta análise tem sido interessante, pois temos conseguido levantar uma discussão importante sobre a qualidade da TV no domingo, principal dia da semana, pois é, provavelmente, o único dia da semana em que toda a mescla de público brasileiro está em casa e propenso a assistir televisão.

A crítica de hoje trata do Programa do Gugu, uma das principais estreias da Rede Record nos últimos anos, em uma das contratações mais ousadas que a TV brasileira viu. A contratação de Augusto Liberato, um dos principais nomes do cenário nacional quando o assunto é programa de entretenimento, foi fundamental para a emissora solidificar sua grade dominical em busca da vice-liderança neste dia complicado em que o SBT sempre foi tradicional.

Em princípio, o blog viu o Programa do Gugu sem saber que haveriam estreias, mas isso veio a calhar. A começar pelo quadro novo "Deu na Record", uma espécie de amontoado de reportagens bizarras feitas pelas afiliadas da emissora em todo o país. As reportagens exibidas beiraram o ridículo e chegou a ser constrangedor saber que há jornalistas que se propõe a fazer um trabalho como aquele, mas, num programa de entretenimento, a ideia funcionou, divertiu e, muito mais, serviu como uma crítica ao que o jornalismo televisivo tem entregue para os telespectadores. Neste prisma - e apenas neste - o quadro foi um acerto.

Os tradicionais vídeos da internet, que acompanham o Gugu desde que existe internet no Brasil, continuam lá, mas com uma roupagem um tanto quanto diferente dos demais programas que exploram a temática. Vídeos bizarros, porém nem um pouco divertido, são mostrados ao som de uma narradora ainda menos engraçada e que usa uma entonação irritante como se estivesse falando diretamente com o público. A ideia é boa e deveria funcionar, só não funciona porque a narradora irrita e o texto é fraco.

Houve ainda um outro quadro, em que pessoas levavam inventos para solucionar problemas. Na estreia foram invenções para esfriar a sopa. A ideia do quadro é ótima, mas o tema do primeiro programa foi cotidiano demais e as soluções, a maioria, bobas - exceção de uma ou duas que divertiram. Um pouco mais de dedicação e o quadro pode chamar a atenção

Constrangedor mesmo foi o tal "Recmiss", um quadro para eleger uma miss mirim. Nada funcionou neste quadro. A parceira de Gugu na apresentação foi a atual miss mirim Brasil, uma menina que não tem nada para fazer na TV, pois não tem carisma e soa falsa toda vez que abre a boca. As meninas que participaram do quadro também desagradou, pois não parecia um concurso de miss infantil, sim de adulta. Maquiagens de extremo mau gosto que tentavam tornar as meninas feito mulheres deram o tom e isso incomodou. O uso do júri também não fez qualquer sentido. Foi quase uma hora de quadro que não serviu para nada.

A Escolinha do Gugu também ocupou uma hora da programação. Um quadro arrastado e com poucos momentos engraçados. O principal problema do quadro está na falta de criatividade e tentativa de reciclar personagens que fizeram fama neste formato, mas com atores que não tem grande capacidade cômica. Uma repaginada na Escolinha, com personagens diferentes e um texto mais apurado, funcionaria melhor, principalmente se o tempo despendido fosse de, no máximo, 30 minutos.

E, a partir daí, o Programa do Gugu voltou-se para o que o apresentador tem feito de "melhor", a exploração da miséria humana. Quadros de assistencialismo barato e falso moralismo tomaram conta do programa e voltou a incomodar. Seja o Sonhar mais um Sonho ou o que for, é uma pena perceber que o apresentador não percebe que ele não precisa disso para fazer um bom programa.

O Programa do Gugu apresentou quadros frágeis, poucos momentos divertidos, mas uma diversidade de ideias mais interessantes do que se viu na maioria dos programas dominicais. Ainda que o programa seja um pouco engessado pelas fórmulas dos quadros, a apresentação firme de Gugu, mostra todo o talento de comunicador que ele tem e também deixa evidente que há chance de melhorar o programa, basta um pouco de criatividade porque, hoje, não há quadros bons que justifiquem 04 horas no ar. Ainda assim, Programa do Gugu não chega a ser uma opção ruim para a programa dominical.

domingo, 11 de março de 2012

TV Xuxa finalmente acerta o tom

Após uma temporada no período da tarde, todos os sábados, em que esteve completamente fora do eixo, apresentando basicamente o mesmo programa que apresentava aos sábados pela manhã, ou seja, um constrangimento, o TV Xuxa 2012 parece ter encontrado seu rumo e vem melhorando gradativamente a cada sábado.

Ao que parece, a direção modificado surtiu efeito. Apesar de toda a força do nome da Xuxa, atualmente, nenhum programa da TV brasileiro sobrevive muito tempo apenas com o nome de quem apresenta. É preciso conteúdo condizente com o horário e com o público que está sintonizado diante da tela naquele momento. O grande erro da produção anterior era justamente este, mudar de horário, ir para um período super concorrido sem entender que era preciso modificar toda a estrutura do próprio programa.

Com novos quadros, o TV Xuxa mudou o rumo e começou a acertar. A percepção do público mais jovem, porém familiar, fez com que a produção se permitisse ousar um pouco e utilizar toda a força que a Rede Globo tem em busca de atrações. Sem utilizar aqueles joguinhos bobos que não chamavam a atenção de ninguém, o programa vem criando uma série de quadros interessantes e que chamam a atenção da audiência.

Além disso, um dos principais acertos, é a utilização do cast da emissora. A Globo conta com um elenco numeroso e muita gente é interessante para qualquer público e em qualquer dia. A produção tem sido bastante feliz na escolha dos participantes da emissora para quadros específicos e tem atraído a atenção do público, graças a essa estratégia.

Por fim, é impossível deixar de notar como Xuxa parece bem encaixada neste novo modelo. Depois de algum tempo apagada e sem passar impressão de tom correto, a apresentadora voltou a mostrar empenho e alegria com seu programa. Lembrando os áureos momentos do Planeta Xuxa, ela vem divertindo e emocionando quem se dispõe a passar parte da tarde de sábado assistindo ao programa. O TV Xuxa ainda pode melhorar, mas finalmente parece que encontrou seu rumo.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira