sábado, 30 de outubro de 2010

Os 10 Melhores Coadjuvantes da Década

Sábado a tarde, dia de mais uma lista de Melhores da Década. E quanto mais o fim do ano se aproxima, mais se aproxima também o fim desta lista. Por isso, vamos aproveitar enquanto ainda temos temas suficientes para fazê-la e nos divertir com estas listas. Então vamos aos 10 Melhores Coadjuvantes da Década:


10 - Júlia - Desejos de Mulher

Quando Desejos de Mulher começou a ser divulgada, ficou claro sempre que Regina Duarte seria a grande protagonista da trama. E ela foi durante um tempo e a novela desagradou o público. Mas, bastou o autor Euclydes Marinho se afastar por motivos pessoais e seu então colaborador João Emanuel Carneiro assumir, e Glória Pires ganhou destaque como Júlia e roubou a cena se transformando na coadjuvante com mais destaque que a mocinha.



9 - Mariana - Paraíso

Paraíso tinha um casal de protagonistas que agradava. Depois de um tempo sem que uma novela das 6 produzisse bons casais, Benedito Rui Barbosa acertou nesta trama, porém, nada superou a impressionante atuação de Cássia Kiss como a religiosa Mariana. Mãe da mocinha, ela era coadjuvante, mas foi responsável pelas principais cenas de todo o folhetim, seja no drama ou na comédia, ela roubava a cena e era a dona da novela.


8 - Boanerges - Cabocla

Quando saiu a notícia que Vanessa Giácomo, então desconhecida do grande público, protagonizaria a novela das 6 Cabocla muita gente torceu o nariz e disse que não daria certo. Erraram, ela segurou a onda e foi responsável por uma personagem bem carismática. Mas em Cabocla, ninguém teve olhos para outro personagem senão o Coronel Boanerges, vivido inesquecivelmente por Tony Ramos que conseguiu criar mais um tipo para sua coleção.


7 - Vitória - Belíssima

Belíssima foi um caso a parte. Sílvio de Abreu quis inovar e criou uma mocinha extremamente complexa. Sem  nenhum brilho, Júlia (Glória Pires) não tinha característica alguma de protagonista do horário nobre. Mas foi proposital para que a personagem pudesse ter a densidade necessária. Para compensar, o autor criou Vitória, a mocinha tradicional, sofredora e cheia de conflitos. Deu certo e Cláudia Abreu, só pra variar, deu um show de interpretação.




6 - Gilmar - Escrito nas Estrelas

Todos falavam em Débora Fallabella vivendo sua primeira vilã. Todos falavam que a novela iria engrenar e que ela roubaria a cena de Natália Dill. Nada disso aconteceu porque um outro personagem que começou como coadjuvante, foi o grande vilão e o dono da novela. Gilmar, vivido de forma genial por Aelxandre Nero, roubou Escrito nas Estrelas para si e se transformou num dos vilões mais cruéis e divertidos do horário das 6.

5 - Luciana - Viver a Vida

Tudo bem que a novela foi chata, arrastada, cansativa e sem atrativo nenhum. Viver a Vida foi um equívoco geral na carreira de Manoel Carlos, mas é impossível não reconhecer que Luciana foi a dona da trama. Taís Araújo em sua primeira protagonista no horário nobre, a primeira negra a viver uma protagonista do horário e como uma Helena de Manoel Carlos não funcionou. Alinne Moraes roubou todas as cenas com o drama de sua personagem.


4 - Bianca - Caras e Bocas

É verdade que Caras e Bocas foi mais um folhetim sem sentido na carreira de Walcyr Carrasco. É verdade também que todos os elementos pastelões, didáticos e sem profundidade de suas tramas anteriores estavam lá. Mas também é verdade que uma personagem chamou a atenção desde o primeiro capítulo, caiu no gosto popular e virou o centro das atenções durante o período em que a trama esteve no ar. Bianca quase salvou a novela e muito graças a ótima interpretação de Isabelli Drummond



3 - Foguinho - Cobras e Lagartos

Uma novela que teve dezenas de bons personagens, uma trama muito bem amarrada com histórias extremamente divertidas e que sempre estiveram na boca do povo. Assim foi Cobras e Lagartos e mesmo assim Foguinho conseguiu se destacar. Um dos personagens mais carismáticos e queridos pelo público nos últimos anos, ele conquistou e causou muitos risos a todos. Lázaro Ramos virou celebridade depois dessa atuação impecável num texto muito bem escrito por João Emanuel Carneiro.



2 - Rakelli - Beleza Pura

Numa novela apenas boa e que quase nunca caiu na boca do povo não era fácil chamar a atenção. A trama meio amarrada para o horário teve um núcleo central que nunca agradou em cheio ao telespectador. Em compensação bastou um capítulo para Rakelli cair na boca do povo em todo o país e se tornar uma das personagens mais faladas em todos os programas de televisão. Ísis Valverde conquistou fãs nesta fase e deu vida a uma das personagens mais engraçadas da TV.


1 - Bebel - Paraíso Tropical

Impossível imaginar protagonistas que roubam a cena e pensar num primeiro lugar diferente. Pode não ser óbvio a todos, mas quem acompanha todas as novelas sabe do que falo. Ninguém na década roubou mais a cena numa trama do que Bebel o fez em Paraíso Tropical. De uma personagem relativamente pequena, a prostituta foi ganhando e ganhando espaço até se tornar a dona do folhetim de Gilberto Braga. Interpretação e composição inesquecível de Camila Pitanga que mereceu todos os prêmios pela personagem.

Notas & Novas

A nova Rainha

Taís Araújo não ficou muito tempo fora da TV, a atriz volta em 2011 na próxima novela de Duca Rachid e Thelma Guedes. Ela será uma empregada que vai se apaixonar por um rei que chega ao Brasil, com isso, se transformará numa poderosa Rainha. A novela tem previsão de ir ao ar a partir de fevereiro, ainda sem nome definido.

Série B

A Band quer retirar o Futebol da Rede TV! a partir de 2012. A ideia dos executivos da emissora é fechar acordo com a Globo e, no pacote novo do Campeonato Brasileiro incluir a série B com exclusividade, essa seria a condição da emissora apresentar uma proposta conjunta com a Globo para derrotar a Record que vai entrar com tudo na briga pelos direitos do Futebol.

Ratinho aos Sábados

Crescem os rumores de que, após a renovação de seu contrato, o Programa do Ratinho vai migrar para as noites de sábado no SBT em 2011. Ninguém confirma o modelo do programa, mas a idéia é de utilizar todo o carisma do apresentador na tentativa de barrar a forte audiência de Rodrigo Faro nas noites de sábado.

Séries 1

A Globo começa a estudar investir ainda mais em séries a partir de 2011. A cúpula da emissora acredita que as séries já estão consolidadas e, por isso, podem começar a ter maior quantidade de episódios. Atualmente, as séries (como A Cura, Na Forma da Lei, Força-Tarefa) contam com aproximadamente 10 episódios e a ideia é elevar este número para, pelo menos 16 por temporada.

Séries 2

Falando nisso, a emissora já começou a negociar com os envolvidos para a produção da 2ª temporada de A Cura. Todos parecem concordar e, se o projeto for aprovado, a temporada deve entrar no ar em Abril de 2011, deixando a 3ª temporada de Força-Tarefa para o 2º semestre do ano, ambas deverão ser exibidas às 3ª feiras.

Televisa de Olho

Não anda nada bom o clima entre Record e Televisa nos últimos meses e, ao que parece, a cartada no acordo é Rebelde. Se a novela não engatar na audiência, a maior possibilidade é de que as partes se separem  e, com isso, a emissora mexicana pode voltar a fechar acordo com o SBT que já está de olho e acompanhando de perto esta crise.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Notas & Novas

A partir de hoje o blog estreia um novo quadro. Todos os dias de manhã iremos postar o Notas & Novas que, nada mais é que pequenas notas sobre as novidades do mundo da televisão. Notícias quentes e antecipadas sobre o universo das emissoras abertas no Brasil. A expectativa é de que vocês gostem. Portanto, vamos ao primeiro Notas & Novas.

Serial Killer do Sexo

Para bater de frente com as Olimpíadas de 2012, que será transmitida pela Rede Record, a Globo já bateu o martelo. A novela das 8 será de responsabilidade de João Emanuel Carneiro. Trama ágil, com vilões malignos e assassinos, além de um serial killer que, ao melhor estilo Maníaco do Parque, estupra e assassina suas vítimas. Vem polêmica por aí.

Antecipação

Assim como este blog antecipou - e a autora negou - a próxima novela da Record, de Cristina Fridman, apostará em uma série de assassinatos misteriosos, daí o título provisório Matança. A novela contará a história de um grupo de amigos pobres que jogam em regime de bolão na loteria e ficam milionários. O grupo faz um pacto e deixará parte do dinheiro numa poupança e terão de seguir uma série de missões para retirar o dinheiro. Este será o ponto de partida para a série de mortes que ocorrerá ao longo da trama que estreia no início de 2011.

Amor, Revolução e Violência

Tiago Santiago vai apostar todas as suas fichas em Amor e Revolução, sua próxima novela no SBT. O autor espera montar um elenco de peso e, estreando no horário das 22h15, ele irá explorar ao máximo a violência. A história se passará durante o Regime Militar no Brasil, e Santiago pretende mostrar a tortura dos militares e a repressão. 

Brasileirão e As Cotas

Após a Globo retirar a cláusula de prioridade na renovação do Campeonato Brasileiro, a tendência é de que, a partir de 2012, haja um regime de cotas. Devem ser fechadas 02 cotas - a primeira com os principais clubes, que deverá ficar com Globo e Band e a segunda com os times intermediários que deverá ficar com a Record. O CADE acredita que assim, o telespectador ganhará. Será?

Vale a Pena

Com o fiasco de Sete Pecados no Vale a Pena ver de Novo a Globo espera lançar uma produção de maior impacto no horário em 2011. A estreia deve acontecer em Janeiro e novelas mais antigas são favoritas. As três com mais força são: A Indomada, Anjo Mau e Mulheres de Areia. As mais recentes Páginas da Vida e Cobras e Lagartos também estão na disputa. A decisão sai em cerca de um mês.

Mais do Mesmo

Existe a possibilidade de, em 2011, os domingos do SBT perderem o Programa Sílvio Santos no formato atual. Mas calma, o apresentador não deverá se aposentar. É que a emissora estuda a possibilidade de voltar com programas tradicionais em comemoração aos 30 anos. Podem voltar Porta da Esperança e Qual é a Música?

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

As Cariocas 1x02: A Vingativa do Méier

"Eu vou tirar da minha cabeça e colocar na dele" - Celi

Quando começaram as chamadas de As Cariocas na Rede Globo muito se falou que a série tinha todos os ingredientes necessários para ser um retumbante fracasso de audiência, repercussão e qualidade. Para muitas pessoas, não havia a menor possibilidade de um formato como este funcionar atualmente na TV brasileira devido a diversos fatores, além do que, tinham a convicção que as histórias seriam ruins. Dois episódios exibidos e o engano foi confirmado.

Após o episódio de estreia que já foi extremamente elogiado por público e crítica, nesta terça foi exibido o 2º episódio e a mesma qualidade de texto, agilidade de roteiro e todos os elementos que mereceram elogios na estreia foram vistos novamente com novos personagens e diante de uma nova história.

Em A Vingativa do Méier, as mesmas características que marcaram a série de Daniel Filho continuaram presentes. Texto limpo, sem apelação e fugindo da rabeira do diálogo superficial ou pornográfico, a agilidade da história que em nenhum momento ficou parada em determinada situação ou dando voltas para preencher tempo - a famosa barriga - direção ativa em que todos os objetos em cena se tornavam personagens próprios e que tinham muito a dizer sobre a personalidade de nossos personagens.

Celi (Adriana Esteves) está infeliz em seu casamento. Afinal, após 03 anos de casada, o marido parece somente ter tempo para trabalhar e não lhe dá mais atenção. No melhor estilo "carioquês" de ser, os diálogos entre ela e a mãe mostram o desespero de uma mulher dedicada ao casamento e que não recebe nada em troca. Nada literalmente. O narrador continuou presente na história nos divertindo com suas frases cheias de preconceito, mas extremamente divertidas e com ótimas tiradas.

Achando que o marido tem uma amante, Celi decide traí-lo também, porém, como toda mulher que casou virgem e se mostra de caráter, ela não consegue e ainda culpa o rapaz com que ela tentou ter algo. Quanto mais tempo o marido a ignorava, mais ela ficava desesperada até descobrir um dia, que ele, na verdade "fazia justiça com as próprias mãos" vendo por um buraco a vizinha gostosona (vivida brilhantemente por Bárbara Paz).

Amiga da vizinha, Celi contou tudo e ambas armaram um engenhoso plano, fazendo o marido crer que elas haviam virado lésbicas. A seqüência em que ele olha pelo buraco e vê a mulher e a vizinha se pegando é sensacional de tão divertida. A partir daí, ele tenta se reaproximar, mas ela não lhe dá bola, começa a agir como ele agia e, de forma genial, o texto do começo do episódio se repete, porém, de forma inversa, ele reclama e ela fala do trabalho.

A mulher enlouquece o marido até que no fim do episódio se veste de enfermeira e dá a ele uma grande noite de amor. Um episódio rico, bem amarrado e arredondinho, cheio de frases divertidas e completo em todos os sentidos. Atuação espetacular de Adriana Esteves que mostra a cada trabalho ser uma atriz rica e completa em sua área. As Cariocas parece que melhora a cada semana.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Extreme Makeover Social é ótimo e merecia melhor horário

Com algumas - confesso, muitas - semanas de atraso, finalmente consegui dar a devida atenção a nova aposta da Record para o fim de noite de sábado. Extreme Makeover Social, inspirado no original americano (lá não é social) e que tem por objetivos reformar diversas creches e entregá-las novas e remodeladas.

Basicamente o programa faz o que o Construindo um Sonho, do Domingo Legal, o Sonhar mais um Sonho, do Programa do Gugu e o Lar, Doce Lar, do Caldeirão do Huck fazem. O diferencial de Extreme Makeover Social, ao contrário do que parece, não está principalmente no foco social em reformar apenas creches a princípio enquanto os outros reformam casas. O grande diferencial - e que diferencial - está na forma da condução do programa que, ao menos até aqui, em nenhum momento aposta na miséria humana, nas histórias tristes e que emocionam o público, levando as pessoas ao constrangimento apenas para ter uma casa reformada.

O formato original já era assim e a Rede Record decidiu manter toda a estrutura vencedora. No Extreme Makeover, não há exploração da miséria humana, aliás, o objetivo não é mostrar isso, antes, é mostrar como se pode melhorar as condições de vida, moradia - e neste caso estudo - de pessoas apenas com profissionalismo, cuidado e qualidade. O que chama a atenção do público não são as histórias de vida de quem passa pelos locais, mas a história de vida durante a reforma. Isso é muito mais atraente, limpo e agradável para o telespectador.

O grande acerto da emissora na escolha do formato se deveu a apresentação de Cristiana Arcangeli. Empresária e comunicadora, ela já foi destaque em 2010 como nova conselheira de O Aprendiz, superando inclusive o novo apresentador João Dória Jr. em todas as suas participações no Reality. Agora, a frente de um programa exclusivamente seu, Cristiana vem mostrando todo seu talento na área de comunicação, aliando isso a seu domínio de empresária de sucesso. Não havia como este programa não ter qualidade tendo ela como apresentadora. Sua desinibição, cuidado e responsabilidade diante das câmeras chama a atenção e fazem dela uma das gratas surpresas da TV em 2010.

Extreme Makeover Social é tão bom que merece um olhar por parte do público, mas muito mais que isso, merece um carinho melhor da Record. O horário colocado para o programa foi de uma infelicidade impressionante. Começar mais de meia noite num sábado é realmente desperdiçar um formato que, colocado as 23h00 durante a semana, em regime de temporada - como ocorre com Ídolos, por exemplo - certamente poderia levar a emissora a liderança. É de se pensar.

Em 2011 SBT vai apostar no horário nobre

Sílvio Santos já decidiu. Em 2011 irá apostar todas as suas fichas - e provavelmente as últimas - no horário nobre na tentativa de alavancar a audiência da emissora e tentar recuperar parte dos números perdidos em larga escala nos últimos anos, principalmente para a Rede Record, mas em alguns momentos sendo incomodada, inclusive pela BAND.

Segundo o blog apurou, os estudos realizados pela direção do SBT dão conta que o público não se interessa nem um pouco por nada da programação da Rede a partir das 6 da tarde e, por conta disso, não há fidelização de telespectador. Para isso, a solução apresentada pela cúpula da emissora ao "patrão" foi de uma completa reestruturação no horário nobre, que já foi aprovada. Como se sabe, no SBT a última palavra sempre é de Sílvio Santos que quase nunca ouve seus diretores e costuma decidir tudo sozinho, porém, a expectativa é que para a grade de programação de 2011 ele siga os conselhos de seus diretores, pois até o momento tudo caminha para isso.

Além de mudanças que certamente irão ocorrer durante a grade vespertina, como a inclusão de uma Revista Eletrônica pela manhã e, provavelmente, um programa para adolescentes a tarde, e também além de alguns ajustes nos finais de semana, como a possibilidade do programa Eliana ser ao vivo - o que ainda não é confirmado - a maior expectativa de todos é de fato na grade noturna da emissora que, no momento, é o principal ponto baixo da Rede de Sílvio Santos.

Ao que parece, em 2011 o investimento no horário será alto. O SBT estuda o que colocar na grade as 18h00, pois acredita-se que um acerto neste horário irá alavancar todo o restante da programação . Já foi estudado colocar um programa popularesco e até alguma reprise teen. Mas o principal ponto do horário serão as novelas, 02 no ano que vem. Corações Feridos, de Íris Abravanel, será as 20h15 e, provavelmente a partir de março, Amor e Revolução de Tiago Santiago, entra no ar as 22h15. Sílvio Santos aposta alto nesta trama de Tiago Santiago que irá explorar ao máximo a violência dos tempos da ditadura militar, em busca de preciosos números de audiência.

O que ficará entre as duas novelas ainda é uma incognita. Mas, ao que parece, a Faixa de Shows será transferida para as 23h00 em algo bem parecido com o que a Record faz em sua programação e, as 21h00 pode retornar os seriados, inclusive com a 5ª temporada de Supernatural sendo colocada no ar já no início do ano. Este é o caminho mais provável, mas, em se tratando de SBT, tudo pode mudar a qualquer minuto.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Qual o caminho da TV aberta?

Nos últimos anos o que se tem visto é uma queda gradual, porém contínua, do número de televisões ligadas e sintonizadas nas emissoras de TV aberta no Brasil. Muito se tem falado sobre a significativa queda de audiência de alguns produtos da principal emissora aberta do país, a Rede Globo, como suas principais novelas que, volta e meia, estão sofrendo com números baixos de audiência.

Porém, ao se fazer uma análise fria dos números, principalmente na média geral diária de cada uma das emissoras, percebe-se que nenhuma apresenta crescimento expressivo. Na verdade, a grande maioria apresenta queda - umas mais que as outras. Mesmo a Rede Record vem sofrendo nos últimos anos, após uma impressionante guinada na primeira metade da década até assumir definitivamente o posto de segunda principal Rede do país, a emissora se estabilizou e, nos últimos dois anos, vem sofrendo pequenas quedas em suas médias diárias.

Pelos números percebe-se que não é verdade a afirmação que o costume do brasileiro está mudando. O telespectador não está deixando de sintonizar a Rede Globo para assistir a Rede Record ou qualquer outra emissora. O público está simplesmente ligando menos a televisão ou a utilizando para outra atividade, principalmente assistir programas através da Rede Fechada, as tradicionais TVs por Assinatura.

Nos últimos cinco anos, principalmente nas grandes metrópoles do país, houve um boom das TVs por assinatura graças a empresas que entraram no Mercado para popularizar o preço deste tipo de produto que, até então, era quase que exclusivamente da Classe Média alta. Empresas como Telefônica, Oi e Embratel criaram suas TVs por assinaturas a preços quase módicos (é possível assinar um pacote básico atualmente por impressionante R$39,90) e o telespectador correu para assinar.

Tendo a opção de, no mínimo, trinta canais diferentes, é evidente que o público das emissoras abertas tenda da diminuir. Não há de se discutir se as emissoras fechadas são melhores ou piores que as TVs abertas (ambas possuem qualidades e defeitos), porém, com tantos canais, as opções são muito mais ricas e a audiência fica muito mais fragmentada. Quando a Globosat lançou o canal a Cabo Viva com uma programação rica em telenovelas e programas antigos da Rede Globo, pouco tempo depois, houve uma reportagem de repercussão nacional, dando conta de que a novela Passione estava perdendo audiência para esta emissora.

Em tempos em que cada vez parece mais claro que o telespectador não possui mais apenas 06 ou 07 opções de canais diferentes, mas pelo menos 30 deles, é impossível imaginar que o caminho da TV aberta seja de crescimento em relação aos números de audiência. É provável que a Rede Globo nunca mais veja uma novela das 8 registrar média geral por voltar dos 45 pontos, da mesma forma que, parece improvável, imaginar que Record ou SBT consigam fechar a média-dia com dois dígitos, quando ocorrer, será exceção.

O melhor caminho para as emissoras é entender que boa gama do telespectador agora possui opções e, portanto, o share de TVs ligadas não deve aumentar, antes, diminuir. Portanto, o ideal é que essas Redes abertas briguem entre si, tentando roubar audiência da concorrente porque, parece cada vez mais claro que, o público está mais atraído pela TV fechada. E isso é irreversível.

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