quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Troca de Família presenteia o telespectador

É bem verdade que a Rede Record está se consolidando no Mercado televisivo como a emissora brasileira que mais apela na busca desenfreada por números de audiência. Cada vez mais torna-se impossível assistir alguns programas da emissora - Programa do Gugu, Tudo é Possível, entre outros - tudo porque a tentativa enlouquecida de se conquistar audiência cegou os diretores da casa. Uma pena.

Porém, em meio a tantas produções de baixo nível, tantas cenas que, na maior parte das vezes causam nojo ao telespectador, uma produção mostrou o quanto é possível ter qualidade, direção firme, seqüência interessante, ótimo roteiro e ainda assim manter o apelo popular que, verdade seja dita, é o que dá audiência nos dias atuais da TV brasileira.

Troca de Família voltou e voltou com a corda toda. Após uma temporada de equívocos, quando deixou de ser programa dentro da grade e tornou-se apenas um quadro tapa-buracos em busca de alavancar a audiência do falido Tudo é Possível, o extraordinário Reality Show retornou para a grade de programação da Record sob novo comando, em nova data, mas com a mesma qualidade de sempre.

A estreia já deu o que falar porque, pela primeira vez o nome do programa seria apresentado literalmente, mostrando um marido que traiu a esposa com a mulher que ficou em seu lugar por uma semana. Apelos familiares a parte, o programa como um todo foi muito bem. A construção narrativa da história, apresentando de forma clara as diferenças entre as famílias, mas, principalmente as diferenças na personalidade de cada um dos participantes, fez com que a edição, lenta no início, ganhasse em qualidade e prendesse o telespectador o tempo todo.

Amanda Françoso, nova apresentadora do Reality, foi segura o tempo todo, mostrou carisma, mas conseguiu passar desapercebida. A estrela do programa não é ela, são os participantes e em todo o tempo ela mostrou ter consciência disso.

A edição também mostrou inteligência. Os diretores poderiam simplesmente terem se apoiado nas declarações de Clara, a esposa traída que, não perdeu a oportunidade de aparecer na mídia com este fato e ganhar notoriedade. Mas, ao invés disso, os editores cortaram as cenas nas insinuações. Assistir ao Troca de Família na noite de terça foi quase como reler Dom Casmurro, de Machado de Assis, porém, às avessas. O marido e outra mulher garantem que não houve nada e é tudo fruto da imaginação de Clara, o programa não mostrou nada, apenas um entrosamente impressionante e declarações soltar no ar por parte da dupla. Quem decide é o público.

Independente da traição, independente dos personagens terem se aproveitado do assunto mesmo antes do programa ir ao ar. Troca de Família mostrou que há elementos inúmeros para se manter no ar com qualidade, chamando a atenção do público e cativando a todos.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cenas 'vazadas' comprovam: Amor & Revolução será um lixo

"Vazaram" na última semana algumas cenas de tortura da próxima novela de Tiago Santiago no SBT, Amor e Revolução. E os aspas são válidos, afinal, seria muita inocência da parte de qualquer pessoa acreditar que exista qualquer possibilidade de vazamento. As cenas obviamente foram jogadas na internet de forma proposital e com concordância da produção no único objetivo de divulgar o folhetim. Afinal, por que vazariam apenas as cenas mais fortes?

De qualquer forma, nas poucas cenas em que pude-se ver algo na internet, algumas coisas ficaram claras. A maior delas é que o texto não engana, Tiago Santiago é realmente o autor da obra. Assim como ele fez em todas as suas tramas da Rede Record, parece querer repetir o feito na nova casa. Bons roteiros, idéias muito bem planejadas, história bem consolidade, tudo isso jogado pela janela diante de diálogos irreais, superficiais e sem o menor senso de realismo e lógica.

Pelo pouco que se viu, o SBT corrigiu os erros de eco no áudio, a fotografia caminha para ser a melhor da emissora em muitos anos e a direção parece firme. Toda a tensão de uma cena de tortura no Regime Militar brasileiro está presente e muito bem construído pela direção, utilizando-se de vários elementos para prender o público, porém, isso tudo se dissipa quando os personagens abrem a boca e começam a soltar um monte de lixo escrito pelo autor.

Frases como: "Por favor, eu tenho filhos e eles não podem ser criados por uma babá" ou "Não me mate, eu sou pai e minha mulher é mãe" estão presentes no texto. É inacreditável que diálogos assim sejam aprovados pela alta cúpula da emissora e mais inacreditável ainda que um autor com estudo, com anos de experiência, se disponha a escrever e permitir que vá ao ar.

Tiago Santiago nunca primou pelos bons diálogos, sempre apostou na infantilidade, no maniqueísmo e na superficialidade, mas nas cenas divulgadas de Amor e Revolução, ele parece querer bater todos os recordes mundiais de diálogos ruins e que causam enjoo em qualquer pessoa com um mínimo de bom gosto e que preza pela qualidade do texto. A conclusão é óbvia. Vem aí, mais um lixo.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira