sexta-feira, 27 de julho de 2012

A sensível melhora do Encontro

Com pouco mais de um mês no ar, fica claro que o Encontro com Fátima Bernardes já sofreu alguns pequenos ajustes de toda espécie. Muito menos por conta da audiência e certamente por conta da sensibilidade dos envolvidos no projeto em perceberem os equívocos - naturais para um projeto novo - e trabalhando para revertê-los em acertos.

Após uma estreia inundada de erros, a produção foi se encorpando ao longo destes mais de 20 programas exibidos e tudo melhorou sensivelmente. A começar pelo entendimento de quem produz o roteiro de que o show é todo centrado na apresentadora. O grande mal que se notou nos primeiros dias era que não seria necessário uma Fátima Bernardes para a estrutura caminhar. Agora, não se nota isso, ao contrário, a produção toda gira em volta da jornalista que tem o pleno controle de cada passo ali. Não são as atrações ou o tema as estrelas: Fátima é a estrela.

E a jornalista transformou-se completamente em apresentadora de entretenimento. Com um domínio que impressiona, em pouco tempo ela foi deixando de lado o ar sério com que nos acostumamos no Jornal Nacional e assumiu uma postura de apresentadora. Mais do que apresentar um show, Fátima imprime ao seu programa um tom caseiro, quase coloquial, que vem fazendo toda a diferença. Achar o tom da apresentação era passo fundamental para o sucesso, e ela conseguiu isso rapidamente.

A mudança do enfoque aos temas, porém, foi a grande tacada da produção. O que se viu nos primeiros dias foram temas abordados de forma séria, quase carrancuda e técnica. Esse estilo foi completamente abandonado e transformou-se numa deliciosa discussão, quase uma roda de bar. Fátima passou a utilizar-se mais do casting da Rede Globo e envolve celebridades nas discussões temáticas que eles quase sempre não dominam, porém, como todo brasileiro querem opinar.

Aliás, a ideia de espalhar os convidados por todo o cenário, misturando-os à plateia foi um grande acerto .Dá muito mais dinâmica aos debates e permite ao telespectador uma visão mais aprofundada do cenário, além de permitir com que Fátima transite melhor ao longo do programa. O tom escuro ainda incomoda um pouco, mas com tantos acertos, ele se torna um mero detalhe.

Mesmo sem conseguir a liderança com folga - o programa disputa cada décimo com o SBT - o Encontro melhorou sensivelmente e é muito provável que, com o fim das férias escolares, as crianças deixem de dominar o controle remoto e, a partir daí, o programa tenha um resultado melhor nos números de audiência. Afinal, ele já é, de longe, a melhor opção para o horário. E Fátima Bernardes, com um mês de show, mostra-se feliz e realizada, ou seja, acertou na opção.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Comparativo de Audiência - 18 Horas - média parcial

Média-parcial diária de novelas das 18 Horas até o capítulo 120


Amor Eterno Amor: 23,21
A Vida da Gente: 21,86
Cordel Encantado: 25,76
Araguaia: 22,18
Escrito nas Estrelas: 25,67
Cama de Gato: 23,37
Paraíso: 24,90
Negócio da China: 20,45
Ciranda de Pedra: 21,92
Desejo Proibido: 22,69
Eterna Magia: 25,92
O Profeta: 32.07
Sinhá Moça: 33,27
Alma Gêmea: 36,67
Como uma Onda: 25,74
Cabocla: 33,31
Chocolate com Pimenta: 33,92
Agora é que são elas:27,82
Sabor da Paixão: 23,97

Comparativo de Audiência - 21 Horas - média parcial

Média-parcial diária de novelas das 21 Horas até o capítulo 100


Avenida Brasil: 37,65
Fina Estampa: 38,80
Insensato Coração: 32,83
Passione: 32,65
Viver a Vida: 34,70
Caminho das Índias: 35,48
A Favorita: 37,35
Duas Caras: 38,68
Paraíso Tropical: 40,94
Páginas da Vida: 48,69
Belíssima: 45,86
América: 45,42
Senhora do Destino: 46,77
Celebridade: 42,45
Mulheres Apaixonadas: 43,03
Esperança: 39,11

Comparativo de Audiência - 19 Horas - média parcial

Média-parcial diária de novelas das 19 Horas até o capítulo 80


Cheias de Charme: 30,70
Aquele Beijo: 25,64
Morde e Assopra: 27,49
Tititi: 28,89
Tempos Modernos: 22,74
Caras e Bocas: 28,59
Três Irmãs: 25,79
Beleza Pura: 27,88
Sete Pecados: 30,39
Pé na Jaca: 29,99
Cobras e Lagartos: 34,36
Bang Bang: 27,90
A Lua me Disse: 31,60
Começar de Novo: 33,94
Da Cor do Pecado: 40,61
Kubanakan: 36,95
O Beijo do Vampiro: 28,86
Desejos de Mulher: 30,14

domingo, 22 de julho de 2012

Lista: 08 Referências Cults do Capítulo 102 de Avenida Brasil

Todo mundo está escrevendo sobre o impressionante capítulo 102 de Avenida Brasil exibido no último sábado. Seria preciso mais do que apenas um texto para definir a coragem, ousadia e brilhantismo de João Emanuel Carneiro e equipe ao planejarem um capítulo avassalador, um dos melhores - senão o melhor - da História da Teledramaturgia nacional. Por isso, este espaço decidiu não produzir texto sobre a qualidade no roteiro, direção e elenco. Antes, o que se observou foi a capacidade do autor e equipe em produzir uma série de referências cults ao longo do capítulo e, por isso, temos esta lista. Confira:

08 - Laranja Mecânica



A tortura emocional e psicológica promovida por Carminha a Nina levou a mente dos fãs do cinema à película Laranja Mecânica, um dos principais filmes da História do cinema mundial. A história ousada para a época que mostrou o líder de uma gangue inglesa sofrendo tortura psicológica como experimento científico a fim de evitar que voltasse a vida de crime e violência foi homenageada nas sequências de tortura emocional, com trilha sonora impecável que se viu no início de Avenida Brasil

07 - Carrie, a Estranha



Já no fim do capítulo, em sua última cena, outra grande obra da Literatura - e que também ganhou vida no Cinema - teve sua referência. Nina tremendo, descontrolada, toma banho numa banheira com a ajuda de sua irmã Begônia. Completamente descontrolada a mocinha mostra-se ainda mais disposta a se vingar após o que passou e a cena mostra seu corpo todo imundo. A cena é uma clara referência ao banho de Carrie, após a primeira humilhação pública que sofreu das colegas de escola e, tremendo, começa a pensar em vingança.

06 - Supernatural



O início do segundo bloco do capítulo surgiu para homenagear uma série americana atual. Supernatural que tem milhões de fãs ao redor do mundo - principalmente jovens e adolescentes - esteve presente na cena em que Nina, enterrada viva, se desespera ao ser abandonada por Carminha e Lúcio e grita por socorro. O posicionamento da câmera, aberta, mostrando o buraco em que a protagonista estava e tudo vazio ao redor, foi exatamente igual ao modelo da cena final da terceira temporada da série americana, em que Dean Winchester grita por socorro num plano aberto, mostrando-o no buraco, mas no inferno e não enterrado.

05 - Thriller



Quem viu Nina saindo do buraco em que foi enterrada viva lembrou-se automaticamente do clipe mais importante da música mundial. Thriller, de Michael Jackson. Apesar da sequência não lembrar exatamente um dos muitos momentos do clipe, foi impossível não ligar os fatos, quando apenas a mão da Nina é mostrada saindo da cova, muito parecido com o que ocorre na música com o clipe mais aterrorizante que o mundo já viu.

04 - O Iluminado



Um dos grandes filmes de terror da História também teve sua referência neste capítulo. Nina enterrada viva e Carminha fazendo terrorismo psicológico. Aqui não houve nenhuma cena idêntica ao brilhante filme O Iluminado, mas ao ver toda a expressão facial de Carminha, os gritos, as risadas e o olhar macabro, era impossível não compará-la ao surtado protagonista do filme. Aliás, a foto que ilustra o cartaz do filme mostra que a expressão de ambos é praticamente idêntica.

03 - Lost



A série mais icônica na TV mundial também foi referenciada. Nina já fora da cova, jogada no chão, desmaiada, abre os olhos. O take no olho da personagem e ele se abrindo foi uma clara homenagem a Lost, cuja primeira cena era justamente com Jack, um dos protagonistas do show, abrindo o olho após o acidente que os levaram a Ilha. Ao longo das seis temporadas, diversos episódios de Lost tiveram cenas iniciadas assim e este tipo de cena transformou-se em moda na série.

02 - Kill Bill



Falar de qualquer cena em que uma personagem enterra a outra viva e não citar Kill Bill seria uma heresia. Um dos mais conhecidos filmes do brilhante diretor Quentin Tarantino foi referenciado e praticamente todos os telespectadores se lembraram de Kill Bill, em que uma personagem enterra a inimiga viva. Apesar da sequência acabar tendo sido diferente, as referências e homenagem a outra cena icônica do Cinema ficou clara.

01 - The Walking Dead



A mais clara referência em todo o capítulo ficou por conta da série atual sobre Zumbis. Aliás, uma das produções mais idolatradas do atual momento, The Walking Dead serviu de referência tanto no roteiro, quanto na direção e na interpretação de Débora Falabella. Na sequência em que Nina caminha cambaleante por uma estrada de terra, com o olhar vazio, a referência ao modo como os zumbis da série americana caminham e todo o clima de terror das sequências ficaram absolutamente claro na mente do telespectador.

Um capítulo brilhante e que entrou para a História da Teledramaturgia ainda conseguiu referenciar outras grandes obras históricas. Você se lembra de outra referência que o capítulo teve e que deixamos passar? Comente.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira