sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sinal amarelo acende na Record

Programa do Ratinho derrotou a Record e voltou a vice-liderança
Desde que assumiu a vice-liderança na audiência, a Rede Record já fez um sem número de promessas e garantias de que em um determinado período de tempo assumiria a liderança deixando a Globo para trás. Esse período sempre é modificado, já que ele vence e a sonhada liderança nunca chega. Porém, o Caminho da Liderança parece estar tomando direção inversa.

Já faz algum tempo que a emissora de Edir Macedo não conquista médias significativas de audiência em qualquer programa de sua Grade. Aparentemente a emissora atingiu o ápice de seu potencial e, a partir daí, começou a sofrer o que toda emissora sem a estrutura e organização da Rede Globo sofre, queda de qualidade e, consequentemente, de audiência.

Este problema surgiu não é de hoje. Já há algum tempo a Record dá mostras de desgastes e, em períodos singulares do ano, sofre com a concorrência do SBT. Com muito mais dinheiro e capacidade de investimento, sempre que isso ocorre a emissora promove algumas alterações, injeta dinheiro em alguns programas e consegue controlar o crescimento da concorrência, mas estes momentos dão provas de que a emissora não é o que diz ser e muito menos o que os fãs acreditam.

O sinal amarelo voltou a se acender pelos lados da Barra Funda nos últimos dias. Suas novelas não conseguem mais ser sombras do que foram um dia, quase nunca elas conseguem atingir a meta, senão nos últimos capítulos, e olhe lá. Outros produtos vem dando mostras de cansaço, é o caso de Domingo Espetacular e O Melhor do Brasil, além de CSI.

Na noite da última quinta-feira a fragilidade na programação da Record ficou evidente e, mais do que isso, ficou aparentemente claro que a emissora não está perto da Globo, é o SBT quem está perto da Record. Só para se ter uma idéia, veja os números do horário nobre, segundo a prévia:

O Programa Aventura Selvagem do SBT teve 07 pontos de média. Venceu CSI e perdeu para o Jornal da Record por 01 ponto. Chegou a abrir 04 pontos de diferença.

O Programa do Ratinho do SBT ficou na vice-liderança com 07 de média contra 06 da Record. No confronto com a novela Vidas em Jogo, venceu por 07 a 05.

A Praça é Nossa do SBT ficou na vice-liderança com 9 pontos de média contra 06 da Record.

CSI, da Record, fechou em terceiro lugar perdendo para o SBT de 6,9 a 6,6

Ídolos da Record fechou em terceiro lugar perdendo para o SBT de 9 a 7.

Vidas em Jogo, da Record, foi vice, porém fechou com apenas 8 pontos de média contra 06 do SBT.

Esses números servem para mostrarem que a situação está complicada para a Record. No horário nobre a emissora ficou em 3º lugar em 02 programas e o SBT se manteve na vice-liderança em 03 programas. Isso aponta para grande fragilidade na atual programação noturna da emissora em que todas as suas grandes apostas estão muito longe da audiência ideal. Pelo visto, a Record só é vice-líder pela total falta de capacidade do SBT em brigar de igual para igual.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Desgaste de CSI aponta falta de tato da Record

Há dois anos o SBT teve a idéia de transformar suas séries numa espécie de novela das 9 e passou a exibir no horário, diariamente, Sobrenatural. A ideia deu tão certo - a emissora conquistou altos picos com o produto e se transformou em vice-líder - que foi copiada pela concorrente Rede Record sem o menor pudor. A emissora da Barra Funda mudou sua programação noturna e colocou no principal horário a consagrada série americana CSI e deu resultados.

Desde então ela é vice-líder sem grandes dificuldades e, em muitos momentos foi um tormento para a Rede Globo que no horário exibe suas principais novelas. Viver a Vida e Passione sofreram bastante tendo alguns pontos roubados por CSI que chegou a conquistar impressionantes 17 pontos de pico. Porém, como se sabe, a Globo que tem tradição em teledramaturgia muda seus produtos constantemente, mesmo mantendo o horário, pois as novelas chegam ao fim e, por isso, consegue sempre o interesse do telespectador graças a outras histórias e outros personagens.

CSI conta com mais de 10 temporadas e a Record ainda transmite inúmeras reprises. Graças a essa completa falta de tato e estratégia, a emissora conseguiu destruir com as próprias mãos a melhor arma que tinha. A série serviu por dois anos como ponto de equilíbrio da grade noturna, pois ela preparava - e muito bem - a audiência para a novela que viria a seguir. Isso não vem acontecendo já há algum tempo.

Com a mudança na programação do SBT e a coragem de recolocar o Programa do Ratinho neste horário, a emissora conseguiu reequilibrar a disputa contra a concorrência, mas isso se deve também ao desgaste de CSI que não atrai mais a audiência simplesmente porque o telespectador enjoou de passar dois anos diariamente assistindo aos mesmos personagens. Isso é um processo natural do brasileiro, acostumado às novelas e não ao formato de séries.

CSI vem perdendo audiência, na Globo, Insensato Coração não para de subir - já ultrapassou Passione na média parcial - e no SBT não são raras as vezes que o Programa do Ratinho empata ou até vence. Isso tudo faz com que a série entrega em baixa para Vidas em Jogo que também não apresenta capacidade de elevar a audiência e, por isso, a emissora não consegue crescer. A própria direção travou o crescimento. Uma pena

terça-feira, 17 de maio de 2011

Cordel Encantado parando o Brasil

Primeiro beijo entre o Príncipe e a Princesa no folhetim.
Muito antes de estrear, quando os primeiros comentários começaram a eclodir na mídia, tanto especialistas quanto fãs da teledramaturgia já começaram a elogiar a ousadia de Duca Rachid e Thelma Guedes por pensar numa novela no estilo de Cordel Encantado. Porém, ao mesmo tempo em que se crescia a expectativa também se crescia a preocupação, principalmente porque nos últimos anos, todas as tentativas de ousadia em folhetins fracassaram na audiência.

Para a crítica a opinião era quase unânime, Cordel Encantado seria uma novela especial, em se tratando de qualidade, mas corria grande risco de fracassar na audiência o que, certamente, seria um empecilho para novos projetos ousados na teledramaturgia nacional. Parte desta "profecia" aconteceu e a outra metade está se tornando equivocado. De fato, a trama das 6 é campeã de críticas positivas em todos os veículos de comunicação por todo o país. 

Porém, ao contrário do que muitos temiam, a novela não está e nem tem tendência de fracassar na audiência. Após um começo apenas tímido - as 03 primeiras semanas marcaram média de 23 pontos, 02 abaixo da meta para o horário - Cordel e sua qualidade provou a tese de que a melhor propaganda é o boca a boca. De tanto as pessoas falarem bem da novela ela foi ganhando público e caiu no gosto popular. Com 30 capítulos exibidos, o folhetim já chegou a 24 pontos de média e vem apresentando números expressivos para o horário, mostrando sinal de crescimento na Grande São Paulo - principal praça de medição de audiência. 

Na última semana, a novela fechou com média semanal de 25 pontos, algo raro para uma trama logo no começo. Bateu recorde com audiência de 28 pontos e caiu no gosto popular. Ontem, segundo a prévia, a novela registrou média de 27 pontos e a tendência de crescimento continua. E não apenas em São Paulo. Em todas as praças de audiência em tempo real, Cordel Encantado está bem acima da meta de 25 pontos e, na maioria delas, com média superior à novela das 7, Morde e Assopra.

Isso é apenas prova de que não é necessário criar tramas superficiais e sem ousadia porque o público rejeita. Cordel Encantado está calando a boca de quem diz que o público não quer novidade e gosta de mais do mesmo. O público gosta é de qualidade, ao menos, quase sempre.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Escolinha do Gugu é simpática, mas cheira a mofo.

Depois de muito se falar e até com divulgação do perfil das personagens, estreou neste domingo pela Rede Record a Escolinha do Gugu. Programa de humor que se inspirou nas dezenas de "escolinhas" que já marcou presença na TV brasileira - a mais famosa delas, sem dúvida, a Escolinha do Professor Raimundo.

O formato não é nada original, é bem verdade, mas também é algo seguro e que causa nostalgia logo nos primeiros minutos para quem assiste. A nova geração certamente deve ter estranhado um pouco o modelo, afinal, é completamente diferente de tudo que estão acostumados no que tange o humor na TV aberta brasileira e, por conta disso, pode ter havido algum desconforto.

De qualquer forma, neste primeiro programa, foi possível verificar que as escolhas dos personagens não foram de todo ruim, há de fato humoristas ali e também há novas apostas para o humor que, diga-se, é um risco, já que é um estilo muito complicado de se interpretar e, caso o ator não seja bom, pode dificultar bastante o timing da piada. Dos novos participantes o único destaque foi Cacau (ex-BBB) que demonstrou a mesma segurança que já demonstrava quando aparecia no Zorra Total.

Não dá para negar que o programa foi bastante simpático e conseguiu provocar alguns risos no telespectador, não que tenha sido o programa mais engraçado do mundo, mas é um estilo diferente de humor, bem anos 80/90, quando o humor mais "bobo" se destacou bastante com este tipo de formato. O grande problema, contudo, é que o programa cheira a mofo.

Um formato como este é desgastado antes do nascimento. Com personagens cheios de bordões antigos que dependem da identificação do público para se tornarem famosos e, no atual momento da TV brasileira, é meio improvável acreditar que o telespectador vá comprar essas idéias. Mesmo com esta simpatia toda, a tendência é que a Escolinha do Gugu se desgaste e perca bastante audiência nos próximos domingos.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira