sábado, 25 de abril de 2009

Tudo novo de novo - Desejos e Mentiras

* spoilers



O episódio foi bem diferente do piloto, não resta a menor dúvida quanto a isso. As cenas de humor foram bem mais discretas, principalmente no que se refere a frases engraçadas. Ainda assim, o segundo episódio de Tudo Novo de Novo foi tão bom quanto o primeiro, mostrando que a série vai seguir a premissa das dramédias: episódios revezando entre mais romântico e mais humorístico. E os roteiristas mandaram bem.

A escolha do título do episódio "Desejos e Mentiras" já foi uma ótima sacada, principalmente levando em conta toda a situação vivida por Clara e Miguel. Um casal que vive um relacionamento praticamente clandestino - mesmo que não haja motivo para isso - e que não conseguem conciliar a relação e os compromissos que cada um tem com seus filhos e com respectivos ex-cônjuges.

A saída foi uma mentira, na verdade uma série de mentiras, que em uma série com veia cômica, evidentemente não daria certo. Todo o planejamento de Miguel e Clara foi por água abaixo quando a mentira veio a tona, mesmo que poucos tenham notado o motivo para a mentira.

Mais do que isso, esse segundo episódio nos mostrou muitas coisas importantes: como a insegurança de Clara quanto a apresentar-se como uma mulher que se relaciona para seus filhos; o cuidado de Miguel em não colocar a filha - que adora a mãe - diante duma situação constrangedora com a nova namorada. E também mostrou face das personalidade de outros personagens: O ex-marido de Clara que claramente é um calhorda que é guiado pela cabeça de baixo (perdoem o trocadilho infame); a ex-mulher de Miguel que claramente está depressiva e passando pela tal crise de meia idade.

A irmã de Clara foi quem mais me chamou a atenção neste episódio. Ela está o tempo todo segura, ela faz o exato contra-ponto de Clara, mostrando que a vida para ser vivida em sua completude não precisa de muito como a Clara imagina.

Enfim, o episódio cumpriu a etapa importante que era de, não mais apresentar os personagens, mas desenvolvê-los e nos fazer cativos por eles. Com esse objetivo na cabeça os roteiristas escreveram um episódio muito bom que, mais uma vez, me lembrou muito episódios de Gilmore Girls e Brothers and Sisters.

O fato é que, muito mais do que tudo isso, o segundo episódio de Tudo Novo de Novo nos mostrou algo além: mostrou que no Brasil é possível se produzir séries de qualidade comparável às americanas.

******************************

Profunda a irmã de Miguel, hein: "O seu problema é que você continua apostando numa história passada."

******************************

Adorei a frase de um dos pedreiros da obra em que Miguel e Clara trabalham: "É como meu pai sempre disse, a mulher recebe e dá e o homem paga e come". Sensacional!

******************************

A cena da ligação de Clara para o celular de Miguel que "milagrosamente" funciona e depois pára de funcionar no auge do diálogo foi só um pouco clichê, ne?

******************************

Brilhante, muito brilhante, o fim do episódio, com Miguel pedindo que Clara lesse a continuação da poesia do livro que ele esqueceu na casa dela. E ela leu, por telefone. Fofo :D

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Força Tarefa - Lista Negra

* spoilers



Força Tarefa já tem um fã, eu! Após o episódio piloto de semana passada ser ótimo, o segundo episódio conseguiu superá-lo em todos os quesitos e a série caminha a passos largos para se tornar a minha favorita da TV brasileira.

O episódio desta quinta-feira superou todas as expectativas, pra quem viu, sabe do que estou falando. A história foi muito tensa - menos emocional e muito mais ativa do que a anterior - a idéia do Grupo de Extermínio dentro da PM foi muito boa - mesmo sendo falsa.

Os investigadores do Serviço Reservado procurando um fiapo que pudesse desvendar o motivo que levava a todos esses ladrões de "merda" estarem sendo assassinados de forma tão cruel trouxeram ótimas cenas e nos permitiram construir a história sob o ponto de vista do grupo.

A forma como o Tenente Wilson conduz uma investigação também me surpreendeu. Apesar de ser duro e não demonstrar um pingo de emotividade em qualquer momento que seja, ele cumpre as regras ao pé da letra, custe o que custar, isso o afastou bastante das comparações a Jack Bauer e isso é bom, muito bom.

O mote do episódio me chamou muito a atenção pela construção. O sequestrado vingativo que queria matar pessoalmente de forma cruel - tem crueldade maior que fazer as pessoas engolirem cimento? - foi uma tacada de mestre dos roteiristas que sequer fizeram questão de guardar muito mistério sobre o envolvimento da figura na trama.

A forma como a história teve o desfecho foi muito boa. A invasão da sargento Selma e salvando a pele do tenente Wilson mostrou que a equipe é afinada e não depende exclusivamente de um único policial.

E o que me surpreendeu ainda mais foram as atuações. Os figurantes dessa vez não deixaram a desejar. Os sequestradores estavam muito bem no papel. A primeira cena do episódio foi hilária: "Tu parece psicopático, mano". Tudo muito bem feito.

Posto isso, vamos a algumas observações:

1 - Tenente Wilson com frases ótimas: para a namorada que estava comendo muito: "Yoga? Como tu vai levitar com esse peso todo?" boa Wilson, mostra quem manda.
se encontrando com um informante-bandido no estádio São Januário, do Vasco, querendo informações do bandido que dizia não ter feito nada: "Então por que estamos aqui? Eu sou Flamengo."

2 - Alguém notou que o Murilo Benício acerta o tom cada vez mais a cada episódio que passa? Ele realmente está dando um show de atuação

3 - Milton Gonçalves apareceu muito pouco, podiam dar um destaque maior.

4 - Só um pouco forçado a namorada do Tenente Wilson achando que estava grávida e, mesmo com ele não querendo, ficar chorando. Não me convenceu, mas nada que atrapalhou o ritmo do episódio.

5 - Palmas para Hermila Guedes que deu um banho de atuação hoje. Espero que os outros policiais tenham maiores chances nos próximos episódios.

Enfim, Força Tarefa neste episódio 2 mostrou que veio pra ficar e definitivamente ficar por muito tempo se mantiver essa qualidade absurdamente alta.

E vocês? Acharam o que do episódio que, pra mim, foi o que teve de melhor na semana, inclusive se considerarmos a TV americana.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Doze fatos

1 – Poder Paralelo continua sendo a melhor novela da Rede Record e caminha para ser a melhor novela já exibida pela atual fase da emissora dos Bispos. Lauro Cezar Muniz merece os parabéns.

2 – Como alguém tem estômago para assistir E24? Falta do que fazer, eu hein.

3 – Adriane Galisteu é inteligente, bonita, politizada e por que insiste em fazer programas tão sem conteúdo? Em que planeta eu trocaria “Tudo Novo de Novo” por “Toda Sexta”?

4 – Não gostei do novo formato de O Aprendiz. Não sei exatamente se é o formato ou se são as provas imbecis. Ainda não decidi.

5 – Alguém aí notou que Caminho das Índias está em barriga? Talvez a mesma barriga da Maya, mas essa fase está um saco.

6 – O povo quase me trucidou, mas reafirmo: Ingrid Guimarães está ruim no papel na novela Caras e Bocas, muito ruim.

7 – Vídeo show ao vivo é mara! Simples assim.

8 – Jornal Nacional com repórter entrando ao vivo, Bonner e Fátima se atropelando nas perguntas. Tem coisa melhor que descongelar o mais engessado jornal do mundo?

9 – Alguém ainda assiste SBT? Ah, tem a Supernanny aos sábados, único programa que salva.

10 – CQC continua inteligente e engraçado. Pânico continua burro e engraçado. E os dois continuam ótimos e engraçados!

11 – Até agora o melhor da semana foi a volta de Casagrande a TV, mas ainda tem Força Tarefa e Tudo Novo de Novo.

12 – Já viram o trailer de Moriah? Está aí alguns posts abaixo. Larga de preguiça e olha.

24 Horas: 02:00 A.M - 03:00 A.M

*spoilers



Episódio de transição em 24 horas, já se preparando para as últimas ações do fim da temporada, afinal faltam apenas 05 horas da sétima aventura alucinante de Jack Bauer e, cá entre nós, essa 7ª temporada deve entrar para a história como uma das melhores - senão a melhor - da série.

Como um episódio de transição que se preze não tivemos muita ação, mas nem por isso o episódio ficou 1 milímetro que seja abaixo da média da temporada. Nova reviravolta e Jonas Hudges não é o homem por trás de todos os ataques terroristas da temporada, ele também tem um chefe. E o mais legal de tudo é que ele nunca falou com o tal chefe misterioso. Comprimido com ataque do coração? Genial.

Tem também a agente legal do FBI, Renee Walker que está cada vez mais durona, séra a convivência com o Jack? A cena dela recebendo a notícia da morte do Larry foi muito bem feita, com a sensibilidade necessária e com ela endurecendo a expressão na hora exata.

Achei sensacional o Jack mostrando solidariedade a tudo que a Renee e o Larry fizeram por ele ao longo deste "dia", mesmo doente, ele decidiu acompanhar a perseguição ao terrorista que detém o cilindro com o tal gás. Ele e a Renee discutindo no helicoptero também foi legal de ver.

Mas o melhor do episódio, sem dúvida, foi Tony Almeida. Ele como vilão está muito bem, foi demais vê-lo armando pra cima do FBI e ajudando o seu colega terrorist a fugir do cerco armado pelos policiais, Tony Almeida é muito bom. Mas Jack Bauer é ainda melhor, pois não é que o Jack descobriu tudo e, pra variar um pouco, descobriu sozinho.

A cena em que Jack mostra a Tony que já sabe a verdade e ameaça matá-lo, mas os sintomas da doença atacam e ele sequer consegue ficar de pé, tendo um ataque foi demais. E o Tony mostrando o estojo com as injeções que controlam os tremores do Jack e dizendo: "Eu disse pra você não entrar no meu caminho Jack, nunca quis te fazer mal". Brilhante!

Jack Bauer caído no chão, tremendo, com ataque devido a doença, impotente e com os olhos esbugalhados vendo que seu maior amigo ao longo dos 7 anos de 24 horas havia virado um terrorista beirou a perfeição.

Agora é esperar o 20º episódio e ver o que essa temporada espetacular nos reserva.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Toma lá, dá cá - Por Causa da Maionese



A história do merchandising foi interessante, mas ficar um bloco inteiro nisso cansou e acabou transformando a história mesmo do episódio, que era o Arnaldo ser parecido com o tal terrorista "Al Jacira" acabou sendo contada às pressas, o que atrapalhou as seqüências.

Finalmente a Doutora Percy entrou em cena, mas ainda não disse a que veio. Sinceramente não gostei da participação da personagem, que é infinitamente inferior a seu Ladir - afinal, agora as comparações serão inevitáveis, principalmente após a atuação perfeita de Ítalo Rossi.

De qualquer forma, o episódio com tudo isso tinha tudo para ser ruim, mas não foi. Como é uma sitcom, acabou tendo diversas situações realmente engraçadas, principalmente com a Bozena que estava inspiradíssima nesse episódio (o que foi ela gargalhando por quase um minuto após contar a história de Pato Branco?).

Teve também ótimas cenas da Dona Alvara, como ela dando choque em Dona Deisy e falando: "Isso é pra você não me desafiar nunca mais, sapatão dos infernos", hilário, simplesmente hilário. Outra situação muito boa foi a Rita agredindo uma das vizinhas (interpretada por Zezé Polessa), pegou todos desprevinidos e acabou sendo engraçado.

Mesmo com um episódio superior ao anterior - o de estréia da temporada - Toma lá, dá cá continua muito abaixo das duas primeiras temporadas e eu já começo a me preocupar porque não vejo mais solução, já que com a entrada da nova personagem, parece que o programa simplesmente cansou.

Espero estar errado.

Caras e Bocas



Eu discordo quando dizem que Três Irmãs era uma novela ruim, ela realmente era diferente e tinha muitos pontos baixos, mas a novela tinha seu charme e prendia a atenção por algumas histórias.

Isso acontecia faz tempo com as novelas do horário das sete, algumas histórias boas, outras ruins e a novela como um todo não fazia sucesso. Mas pode-se dizer que agora será diferente, não sei se a audiência irá retribuir, mas o fato é que Caras e Bocas tem todos os ingredientes para ser um novelão.

O primeiro capítulo da obra foi um primor, muito bem escrito por Walcyr Carrasco (autor de sucessos como Chocolate com pimenta e Alma Gêmea) e tanto a direção quanto as atuações estavam muito seguras. A história principal de Dafne (Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador) me chamou a atenção porque foi tudo muito bem construído e as outras histórias também podem e devem render muito.

Mas é preciso também reconhecer quando alguém rouba a cena. Em uma semana de exibição é inegável que Caras e Bocas tem uma dona e ela se chama Débora Evelyn. No papel de Judith, sua primeira vilã, a atriz está se sobressaindo com uma atuação segura e muito despojada. Ela não é apenas uma vilã perversa capaz de tramar a morte do próprio padrasto para assumir a presidência da empresa, ela é uma pessoa com respostas para tudo, e normalmente respostas divertidas, como a que deu para a própria mãe, ao retrucar sobre a necessidade da mãe fazer uma plástica, Judith disse: "Seu problema plástica não resolve, só massa corrida e lixa"! Perfeito.

As histórias paralelas também estão me chamando a atenção, como a de Simone em busca do amor perfeito e sempre procurando pela internet. A história de Denis também tenho certeza que vai dar o que falar, principalmente com Espeto e a macaca pintora ajudando - ou atrapalhando.

Mas o mote da novela é mesmo a história de Dafne e Gabriel, principalmente após a morte precoce do avô (alguém realmente acha que ele morreu?) e a exigência de testamento que para assumir a presidência a Dafne deverá estar casada, mesmo ela tendo horror a casamento, isso vai ter muito pano pra manga. Ainda mais agora que sua filha Bianca (Isabelle Drumond) encontrou o verdadeiro pai e vai tentar uni-los.

Enfim, a novela é ótima e a menos que o autor erre a mão, tem tudo para ser sucesso.

Observações:

1 - Por que em toda novela, seja mocinha sofrida, seja vilã, seja mãe, seja avó a Elizabeth Savalla é sempre do mesmo jeito, faz sempre as mesmas expressões e força a voz do mesmo jeito?

2 - Algúem avisa pra Ingrid Guimarães que atuar em novela é bem diferente do que ser humorista? Ela tá horrível no papel.

3 - ô abertura feia essa da novela. Em compensação a música tema é ótima.

4 - Malvino Salvador machão? Alguém aí lembrou do Damião, de A Favorita?

5 - Chamem o Dr. Castanho de Caminho das Índias, em Caras e Bocas todos os personagens são esquizofrênicos, todo mundo fala sozinho. Eu hein.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Volta de Casagrande



Não o vi jogar. Na verdade, em sua última passagem pelo Corinthians, acho que em 1992, eu já acompanha futebol, mas lembro muito pouco disso. Lembro-me de ver alguns gols dele e sempre ouvir meus pais dizendo: "Putz, como o Casagrande faz gol". Acho que ele ajudou a criança em mim a se tornar corintiano.

Depois, em 1998 comecei a acompanhar futebol pela Rede Globo e quem era o comentarista? Walter Casagrande Júnior. Em pouco tempo acompanhado as transmissões esportivas me transformei em fã do cara. Sem papas na língua, ele transformava as transmissões da emissora divertidíssimas, além de entender muito de futebol, tanto individualmente quanto tecnicamente.

Lembro-me em 2002, por volta da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, um internauta perguntou, durante a transmissão da Globo, se o Casagrande não achava que os "meninos da Vila" - jogadores do Santos formados por Robinho, Elano e Diego - não eram muitos novos e iriam pipocar nas finais - na época o torneio era disputado em mata-mata nas finais. A resposta foi categórica: "Não. Acho que é difícil o Santos se classificar pras finais porque são muitos jogos e tem muitos times. Mas se conseguirem chegar as finais esses meninos podem crescer". Dito e feito, o Santos se classificou na última rodada numa combinação absurda de resultados e depois engoliu todo mundo e foi campeão.

Por essas e outras é que admirava Casagrande, até que em 2007 fui surpreendido com o sumiço dele da TV e descobri que o comentarista e ídolo do meu time, o Corinthians, fora internado em uma clínica de desintoxicação porque estava envolvido com drogas. Foi um baque pra mim e fiquei na torcida pelo Casão, na expectativa de um dia voltar a vê-lo.

Pois esse dia voltou! Ele esteve hoje no programa Arena SPORTV, apresentado por seu amigo Cléber Machado. Casão mostrou a mesma irreverência de sempre e, mais que isso, mostrou continuar entendendo muito de futebol. Com análises corretas, sempre polêmico, defendendo suas convicções contra quem quer que seja. Foi uma ótima volta.

Espero que ele continue no programa e que a Globo o utilize em breve nas transmissões de futebol, porque ele é sem dúvida o melhor comentarista do futebol brasileiro.

Obrigado Casão, por sua volta! A torcida brasileira agradece.

domingo, 19 de abril de 2009

Moriah

Eu não sou de divulgar trabalhos "amadores" e/ou iniciantes. Mas achei a idéia bastante válida. Um grande amigo meu, o Gustavo Venturelli, me mostrou esse vídeo que é uma espécie de teaser duma série chamada Moriah que está sendo produzida pelo pessoal da igreja dele, lá em Santa Catarina.

Não sei muitos detalhes sobre a série, sei apenas que deve estrear em breve e está em processo de produção pela galera que está filmando, editando e produzindo os episódios.

É uma série de cunho evangélico, e me chamou a atenção que o teaser demonstra que eles entendem tanto de filmagem, quanto de edição. Assim que sair o primeiro episódio eu comento aqui. Enquanto isso, vejam o teaser:

Os Melhores da Semana

Semanalmente na noite de sábado o "TV x TV" vai apresentar a vocês o que rolou de melhor na semana. Serão escolhidos os dez maiores momentos da semana e um pequeno comentário. Vamos ao primeiro "Melhores da Semana" do nosso blog:

10 - Opash dançando samba, em Caminho das Índias

9 - Estréia da novela Poder Paralelo, na Record

8 - Estréia da novela Caras e Bocas, na Globo

7 - Frase da vilã de Caras e Bocas: "No seu caso plastica não funciona mais, só massa corrida e lixa!"

6 - Frase do tenente Wilson, em Força Tarefa, sobre ele estar feliz por matar um policial corrupto: "Não estou, mas foi preciso"

5 - Jornal Nacional agora ao vivo mesmo, com repórteres ao vivo, Wilian e Fátima se perdendo nas perguntas, muito legal.

4 - Frase de Clara, em Tudo novo de Novo: "Tem mais de dois anos que ninguém comia ninguém nessa casa"

3 - Episódio dessa semana de 24 Horas.

2 - Estréia de Força Tarefa

1 - Estréia de Tudo novo de novo.

Pra você, o que foi o melhor da semana na TV?

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira