terça-feira, 6 de novembro de 2012

Como Aproveitar o Fim do Mundo é deliciosamente simplória

Eu sei, estou atrasado. Enquanto praticamente todos os veículos já repercutiram há tempos a estreia da nova sitcom da Rede Globo - Como Aproveitar o Fim do Mundo - este espaço o ignorou até este momento. Pura falta de tempo, mas já estamos corrigindo este equívoco, com um pouco de atraso, é bem verdade, mas é daquelas estreias em que valem a pena acompanhar, mesmo atrasado.

Com texto de Fernanda Young e Alexandre Machado voltaram ao ar após um período sabático e, sem nenhum pudor, demonstraram que estão dispostos a levar ao ar produções em que eles dominam com maestria. Depois do estrondoso sucesso que foi Os Normais no início deste milênio, a dupla repetiu a fórmula em outras séries do mesmo formato - Separação e Macho Man - mas com um sucesso bem mais moderado do que a primeira.

Agora, com Como Aproveitar o Fim do Mundo os roteiristas confessam veementemente que é este o tipo de humor que dominam e não tem qualquer pudor em repetir uma fórmula que fez e continua fazendo sucesso entre o telespectador brasileiro. O primeiro aviso para quem pretende acompanhar a série: não espere um humor refinado, não tenha expectativas acerca de sátiras profundas sobre a situação política do país ou sobre as relações humanas, não pense que verá metáforas que o fará refletir.

A sitcom que estreou na última quinta-feira recebendo público da bem sucedida A Grande Família não apresenta o mesmo humor fino e o olhar crítico que a série que a antecede. Nem é essa a proposta. O produto é claramente mercadológico e raso. Mas ser raso não é necessariamente um demérito para uma produção, desde que isso seja proposital e este é o caso. Os roteiristas não tem qualquer intenção em tentar levar ao ar algo intelectualizado, ao contrário, a proposta é de uma série leve, divertida em que o riso vem quase automaticamente.

Ninguém precisa dominar qualquer assunto para rir em Como Aproveitar o Fim do Mundo. Basta estar de bom humor e não ter um olhar muito crítico. Diminuir as expectativas é o primeiro passo para se divertir ao assistir cada uma das sequências. Ao menos na estreia, a única novidade da série foi a desenvoltura de Alline Moraes para um texto de comédia. A atriz se sobressaiu em cena e praticamente engoliu seu parceiro Danton Mello que não conseguiu o mesmo desempenho.

Se você pretende acompanhar uma série de humor que vá entrar para os anais da televisão brasileira ou tem expectativas de uma produção refinada com sátiras profundas, fuja de Como Aproveitar o Fim do Mundo. Mas se você quer apenas se divertir sem ter que pensar e refletir muito sobre o que lhe é transmitido, a série é uma ótima pedida. Vale a pena conferir.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira