quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mudança da Grade da Record é estratégica

A Rede Record iniciou nesta semana uma intensa divulgação durante toda a sua programação da nova estrutura da Grade noturna a partir da próxima semana. A divulgação certamente tem por objetivo informar o telespectador os novos horários de programas, mas, acima de tudo, tenta respeitar seu público, minimamente que seja, ao dar uma satisfação sobre mudanças estruturais.

A mudança anunciada dá conta da inversão de horários entre o Jornal da Record e a novelinha teen Rebelde. Basicamente, o Jornal passa a começar às 19h40 e a novela entra no ar a partir das 20h30. Sem dar os resultados esperados pela cúpula da emissora, Rebelde sofre sua primeira grande mudança de horário, já que, sua baixa audiência e falta de repercussão vinha prejudicando toda a grade noturna que vinha em seqüência, inclusive o Jornal da Record.

Para os diretores, o público do Cidade Alerta - que também vem frustrando com pífios 8 pontos de média - é semelhante ao do Jornal da Record, por isso, aproximá-los seria estratégico para agregar audiência e não sofrer com queda de público. Além disso, a avaliação é de que o Jornal da Band e o SBT Brasil não são fortes o suficiente para ameaçarem o segundo lugar.

Para Rebelde é a chance de um novo fôlego, afinal, o novo horário é de uma concorrência diferente. Enquanto a Globo vem na melhor fase do Jornal Nacional em anos, o SBT vinha constantemente conquistando o segundo lugar com sua Linha de Shows. A mudança visa minimizar o crescimento da rival neste horário.

Por mais que mudanças de horário durante a exibição de um produto como uma telenovela seja desrespeito ao público, a Rede Record deu uma mostra de credibilidade ao se programar para isso. Inserir informes durante sua programação para que o telespectador não seja surpreendido com a mudança é sinal de interesse em tentar respeitar. O resultado prático da mudança é incerto, afinal, é difícil saber se o público alvo de Rebelde continua de possa do controle remoto no horário em que está prestes a começar a principal novela do país que, aliás, vem batendo recordes de audiência. Difícil acreditar que a novelinha teen conseguirá bom resultado, mas não é impossível.

Quem solta fogos com esta mudança é a Rede Globo, afinal, a partir da próxima segunda-feira, a 2ª, 3ª e 4ª emissoras do país colocam jornais no mesmo horário - 19h40. Isso significa dizer que apenas a Rede Globo é opção para quem não quer assistir jornalismo nesta hora, o que significa acreditar que Morde e Assopra tende a conseguir números ainda maiores de audiência. O tempo dirá.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Comparativo de Audiência: 19 Horas - Média Parcial

Média-parcial Diária das novelas das 19 Horas até o capítulo 90


Morde e Assopra: 27,81
Tititi: 28,81
Tempos Modernos: 22,81
Caras e Bocas: 29,12
Três Irmãs: 25,47
Beleza Pura: 27,98
Sete Pecados: 30,38
Pé na Jaca: 30,03
Cobras e Lagartos: 35,20
Bang Bang: 27,90
A Lua me Disse: 31,74
Começar de Novo: 33,73
Da Cor do Pecado: 41,09
Kubakana: 36,96
O Beijo do Vampiro: 28,54
Desejos de Mulher: 30,69
As Filhas da Mãe: 28,71

Agora é Tarde acerta o formato e erra o apresentador

Com um pequeno - dependendo do ponto de vista - atraso, assisti neste final de semana à estreia do novo programa noturno da Band. Formato quase idêntico ao Programa do Jô, talvez apostando um pouco mais no humor do que propriamente nas entrevistas, Agora é Tarde é a nova aposta da emissora tentando entrar na briga pela audiência do final de noite.

O que se viu neste primeiro programa foi uma produção afiada e que pensou nos mínimos detalhes para fazer um programa de qualidade para o telespectador, até porque, a primeira impressão é a que fica. Com cuidado na escolha dos temas, um roteiro muito bom elaborado e que não ficasse de forma robótica diante da câmera, ficou claro que todos os momentos foram devidamente pensados antes de ser colocados em prática.

Ponto para a emissora que conseguiu produzir um programa de qualidade interessante. Tudo coopera para que o telespectador se sinta a vontade diante da TV enquanto assiste ao Agora é Tarde. Fica claro em todos os momentos que, definitivamente, este produto é feito exclusivamente para o público-alvo e muito bem feito, diga-se. Talvez por isso a estreia tenha sido tão bem aceita.

O apresentador, contudo, não esteve na mesma vibe do restante da produção. Apesar de já ter se mostrado um bom comediante, Danilo Gentili não deu mostras de segurar um programa deste porte. Sem nenhum carisma, ele deixou-se envolver pelos convidados e, pena, em alguns momentos passou até desapercebido porque não conseguia acompanhar o ritmo dos próprios convidados, o que é um perigo para este tipo de formato. É bem verdade que foi apenas a estreia, mas, se não melhorar rapidamente, Gentili pode estragar um formato que teria tudo para dar certo.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira