segunda-feira, 9 de abril de 2012

Domingo na TV: Domingo Espetacular

A coluna semanal que trata do domingo na TV brasileira está chegando ao fim. Esta é a última semana, uma vez que a análise do Pânico na Band já ocorreu em sua estreia e seria inviável fazer outra análise agora, tão pouco tempo depois. Após escrever sobre praticamente toda a programação dominical das três principais emissoras abertas da televisão brasileira, a coluna se despede analisando a revista eletrônica da Rede Record, o Domingo Espetacular.

O programa que segue os mesmos moldes da concorrência, parece ser uma boa opção para os fins do domingo, principalmente quando a produção trabalha com o que tem de melhor: o jornalismo. Mais do que até o Fantástico, o Domingo Espetacular apresenta reportagens especiais em quantidade interessante, o que torna-se uma opção interessante, graças ao tamanho exagerado desse tipo de formato que ocupa 03 horas da programação da noite.

Quando os profissionais de jornalismo do programa se voltam para o trabalho profissional de investigação na busca por denunciar um assunto de interesse público, as pautas ficam bem atraentes e, normalmente, os temas são tratados com a profundidade necessária para conseguir atrair a atenção da audiência. Neste quesito há um acerto enorme.

Importante salientar o espaço que o Domingo Espetacular deu para a própria programação da emissora. A reportagem com foco interessante sobre a próxima novela da emissora, Máscaras, foi fundamental para mostrar a maturidade e homogeneidade que a emissora atravessa em sua programação toda. Mais do que simplesmente ocupar o tempo do jornalístico, a matéria atraiu a atenção dos telespectadores para o folhetim e isso é um dos pilares da boa programação.

O grande problema é quando ele deixa o jornalismo e entra no entretenimento. Sem a mesma pegada, principalmente porque trabalha com profissionais de jornalismo investigativo, o programa perde o sentido e apresenta reportagens inocentes, quase infantis e que não conseguem atrair a atenção de ninguém. Reportagens de entretenimento sem charme e sem enfoque para o público são apenas tapa buracos de pautas e deixa o programa cansativo.

Ainda assim, o balanço é positivo. O Domingo Espetacular acerta no tom das reportagens e tenta, na maneira do possível, não ser cansativo. Os grandes problemas, contudo, são as estratégias equivocadas de break e os momentos de entretenimento em que os apresentadores se perdem completamente. De resto, uma boa opção.

1 Quebraram tudo:

Ary disse...

Concordo em gênero, número e grau. Você foi muito feliz nessa crítica. Parabéns.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira