sábado, 27 de junho de 2009

Tudo Novo de Novo - Evasões


Este episódio de Tudo Novo de Novo é aqueles típicos episódios que toda a série necessita em determinado momento de uma temporada. É o chamado episódio de preparação para uma situação grande que acontece nos próximos episódios, ou seja, é extremamente importante para o todo da série.

Importante é, tenho essa consciência, mais do que importante é necessário, mas nem por isso significa que são episódios interessantes, ao contrário, em praticamente toda série - seja brasileira ou americana - esse tipo de episódio é extremamente sem graça e monótono e, infelizmente, em Tudo Novo de Novo não foi deferente.

De todos os 11 episódios da temporada, incluindo este, "Evasões" foi o mais fraco episódio da temporada, sem grandes conflitos, sem grandes tiradas e, o mais chato, sem grandes situações que marcou a temporada desta brilhante série.

Clara e Miguel passando pela primeira crise no relacionamento - e crise séria - foi até interessante, mas faltou texto, faltou situações que nos prendesse a atenção. A forma como Miguel se ressentiu com ela exatamente no dia em que planejava pedí-la em casamento, simplesmente porque Clara disse que "as mulheres de minha família são estranhas para casamento" foi muito forte e destoado daquilo que a situação reservava.

Ver Júlia voltando a morar com a mãe e, aceitando numa o relacionamento homossexual de Rute também poderia ter sido melhor explorado, mas apenas uma cena e muito rápido não foi o suficiente para nos dar a mesma sensação que Miguel teve de que a menina tinha um bom ambiente ali.

Carol morando com o pai foi legal de ver. Assistir um Fred mais leve, se importando menos com outras coisas e mais com a família foi legal, mas e a esposa dele que somente acabou com o casamento devido as drogas? E a mãe dele que dá tanto apoio? Faltaram ambas no episódio.

O desenrolar do episódio não foi bacana, porém, o último bloco nos lembrou por que Tudo Novo de Novo é a melhor série brasileira já escrita. O conflito de Clara sem saber o que deu em Miguel, ela voltando a ser amiga de Fred para a alegria da filha foi tudo muito bem construído, mas principalmente a última cena. Quando Miguel despeja com raiva que ficou magoado com o que ela disse no jantar e ela retribui com força que quer se casar, mas no tempo dela e não para atender um desejo de competição que ele parece ter criado com a ex-esposa.

O fim da cena foi totalmente diferente do que nos acostumamos com a série. Miguel saindo raivoso da casa de Clara e ela chamando por ele que fecha a porta. Foi muito lindo ver Clara correndo para porta que fecha-se e aí a cena se congela acabando o episódio.

A próxima sexta é o último episódio da temporada e, provavelmente iremos ver se Clara e Miguel ficarão ou não juntos e como será este "juntos", porque é improvável que eles se casem, principalmente pelo estilo da série. Aparentemente a Globo não demonstrou interesse em uma segunda temporada, visto que a audiência não deu o retorno desejável, mas também, pudera, numa sexta-feira às 11:15 da noite? Eu apostaria numa segunda temporada, mas em outro dia, talvez uma terça ou quinta-feira.

É esperar pra ver.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Força Tarefa - Temporada de Caça


Sabe o episódio desta quinta de Força Tarefa? Não viu? Sabe o que perdeu? Quase nada, só o melhor episódio de uma série policial brasileira já produzido. Fato e fato indiscutível. O roteiro foi espetacular, não sei qual dos dois roteiristas teve a idéia, mas merece os parabéns pela idéia e pela forma como colocou em prática.

Isso foi um alento, de verdade, afinal os últimos dois episódios de Força Tarefa colocaram a série numa linha de declínio, tanto para a crítica quanto para os fãs, principalmente porque eles destoavam da linha seguida durante toda a temporada.

O roteiro de "Temporada de Caça" foi simplesmente genial e genial em todos os aspectos. Não apenas por colocar o tenente Wilson como uma caça no meio do mato - sim, policiais malucos jogavam pessoas num matagal e saiam procurando para matar, sinistro ne? - mas a forma da narrativa é que foi brilhante.

Pela primeira vez o foco da narrativa não foi linear, ou seja, a linha do tempo foi e voltou várias vezes. Tanto que já começou com Wilson e a ex-mulher do sarjento responsável pelo "campeonato de caça humana", interpretada pela ótima Giulia Gam, já estavam no matagal fugindo como animais apavorados diante de caçadores implacáveis.

Depois, no decorrer da história, que foi-se explicando aos poucos como Wilson foi se meter numa fria dessas e, pasmem, em pleno aniversário. A construção do episódio foi muito bem feita também pela interpretação de Murilo Benício que soube dar o aspecto correto quando perseguido e, principalmente ao matar três dos caçadores. Interpretação impecável.

"Temporada de Caça" coloca os fãs de Força Tarefa sob alerta, pois, com o final da temporada chegando, aparentemente a inspiração para ótimos roteiros voltou e poderemos ter um fim de temporada acima do esperado. Torçamos por isso e também por episódios assim na segunda temporada.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

10 Coisas!

1 - A briga entre Dado Dolabella e Brito Júnior, ao vivo durante A Fazenda de quarta-feira foi divertidíssima. "Não Dado, o que você está dizendo é uma meia verdade". Ri horrores. E o programa continua com audiência crescente, acho eu que, fechando a boca dos anti-Record que insistiam em dizer que sem Théo Becker a audiência ia afundar.

2 - Aparentemente o SBT quer mesmo contratar Paloma Duarte e Gabriel Braga Nunes logo após o encerramento de Poder Paralelo. Sem um autor de peso, acho improvável que ambos aceitem, além de Aguinaldo Silva o SBT pretende negociar com outro autor. Conto outro dia.

3 - As chamadas institucionais da Rede Globo são muito bonitas. Sem a cafonice do SBT ou o egocentrismo da Record. Texto muito bem elaborado, belas imagens. É a Globo mostrando porque é líder de audiência a tanto tempo.

4 - Desisti oficialmente de Caminho das Índias. A novela começou bem, se perdeu, meio que se achou e agora se perdeu de novo. Ela continua sendo MUITO melhor que América, mas ainda assim é muito fraca, muito pior por exemplo, que O Clone, da mesma autora.

5 - Poder Paralelo só faz melhorar a cada dia. Impressionante, quanto mais eu assisto mais quero assistir. Todas as tramas me surpreendem sempre, as cenas são bem escritas, bem dirigidas e bem interpretadas. Por essa novela parece que a Record aprendeu a produzir.

6 - Pena não ter As Meninas do Jô na última quarta. Senti falta, já estou acostumado com as 5 meninas comentando sobre os assuntos gerais e mais relevantes da semana no Brasil e no mundo.

7 - True Blood voltou e me deixou feliz. A série americana que teve uma primeira temporada excepcional, voltou com um episódio meia boca, mas o segundo episódio foi do mesmo nível da temporada passada, ou seja, perfeito. Viciei.

8 - A passagem de fase da novela Vende-se um Véu de Noiva, do SBT, foi muito bacana. Relembrando acontecimentos importantes no país durante os mais de 20 anos em que houve a passagem de fase. Lindas imagens.

9 - Vende-se um Véu de Noiva que, aliás, melhorou muito nesta segunda semana. Ainda não é uma obra-prima da dramaturgia brasileira, mas já tornou-se assistível, o que é uma vitória.

10 - Eu queria entender pra que o SBT lançou uma segunda linha de shows? Só pra mudar a Hebe e a Praça?

terça-feira, 23 de junho de 2009

Exclusivo: Autor de Peso no SBT?

Em meio a dias efervescentes da TV brasileira e, como bom jornalista que eu tento ser, e tentando boas fontes, fui atrás delas e uma fonte do SBT informou-me que Sílvio Santos de fato tenta dar um "up" em sua emissora e, para tal, pensa em melhorar todas as áreas do SBT.

Contratou Eliana e Roberto Justus como novos apresentadores, tentou contratar a equipe do Pânico para o humorístico (que acabou não vingando, já que o Pânico renovou com a Rede TV), tenta levar para seu cast o jornalista Celso de Freitas para recriar o jornalismo da emissora que, mesmo com Carlos Nascimento, anda capenga até o fim.

Para as novelas a aposta de Sílvio Santos parece ser alta, inúmeros veículos de TV garantem que mediadores do SBT entraram em contato com Lavínia Vlasak e Ticiane Pinheiro para assinar com a casa e protagonizar próximas novelas. A imprensa também divulgou que a emissora tem interesse em Paloma Duarte e Gabriel Braga Nunes, estrelas de Poder Paralelo, principal novela da Rede Record.

Mas você deve estar se perguntando: De que adianta tudo isso se o SBT continua com a esposa do patrão como autora? É essa a exclusiva do TVXTV. Segundo minha fonte de dentro do SBT informou, Sílvio Santos aposta alto em um nome para recriar o setor de teledramaturgia do SBT e seria uma tacada alta.

Um sonho antigo de Sílvio Santos pode ir parar no Anhanguera, o nome? Aguinaldo Silva. Autor de sucessos como Roque Santeiro e Senhora do Destino, o autor global que sempre escreveu para o horário nobre é a tentativa ousada de Sílvio Santos recuperar o prestígio com as novelas de sua emissora. Sílvio Santos está empolgado com o fato de em 2009 o autor ter criado uma oficina com novos autores que podem dar resultados para a emissora no futuro.

O mais recente trabalho de Aguinaldo Silva para a Rede Globo foi a novela Duas Caras que não foi muito bem em audiência, ficando muito abaixo do fenômeno que foi Senhora do Destino, que está sendo reprisada em Vale a Pena Ver de Novo como grande fenômeno. Atualmente Aguinaldo Silva trabalha em sua nova obra "Cinquentinhas" que entra no ar no segundo semestre, uma série para a emissora carioca.

Eu procurei o escritor que gentilmente me respondeu um email explicando com detalhes a real situação dessa notícia e, por respeito a atenção dele dada ao blog, coloco na íntegra as palavras de Aguinaldo Silva:



"Meu caro Daniel,

Esta é uma notícia recorrente. De vez em quando alguém publica que o Sílvio Santos está interessado em mim, ou que estamos conversando a respeito. Na verdade, na nossa última conversa, no começo do ano, quando falamos de outro assunto que não de trabalho, essa conversa até surgiu, mas não evoluiu.
De qualquer forma, é bom que se saiba: meu contrato com a Globo acaba em junho do ano que vem, e eu estou aberto a propostas, venham de onde vierem.
Por enquanto é só isso.
Abraço,
Aguinaldo Silva."

Agradeço a Aguinaldo Silva a atenção, principalmente porque sei que ele deve atender inúmeras perguntas indiscretas por dia, e só ousei fazer a pergunta pelo meu trabalho e, principalmente, por já ter conversado com ele via blog e sei do respeito e boa educação que ele tem.

O difícil é saber se o Homem do Baú estaria disposto a esperar até junho de 2010, acho que podemos sentir um cheirinho de recisão se o SBT pagar a multa. Ou não?

CQC ao vivo. E daí?


Após algumas semanas de programas gravados o CQC voltou a ser ao vivo na noite da última segunda-feira. Segundo alguns veículos de imprensa, a BAND havia decidido por manter o programa gravado porque seus apresentadores estavam exagerando nas piadas preconceituosas que poderiam dar problemas a emissora, mesmo assim, após pressão por parte dos fãs colm campanhas pela internet, a BAND voltou atrás e liberou que o programa fosse transmitido ao vivo.

A principal reclamação dos fãs era de que com o programa gravado, o CQC estava perdendo sua identidade e os apresentadores perdiam a chance de improvisar modificando o roteiro que era uma das principais atrações do programa ao vivo. O fato é que desde o início de 2009, após um retorno marcante, os meninos do Custe o que Custar não se acharam mais.

A alegação de fãs e até dos críticos era de que a edição estava sendo desfavorável e também estava intimidando os apresentadores. Pois bem, segunda-feira foi novamente ao vivo e a cara de arroz requentado continuou. Assistir ao programa, ao menos na última segunda-feira, foi algo nostálgico.

Quem viu teve a clara sensação de estar assistindo ao programa ainda no ano passado. Isso não significa que continua agradável como era em 2008, ao contrário, significa que a maravilhosa novidade do ano passado, principal novidade da TV aberta brasileira, está perdendo o frescor. Sem inovação, o CQC ficou com uma cara pronta, cara de 2008.

Isso não significa que se tornou chato ou desagradável, ao contrário, em alguns momentos é muito engraçado, mas a impressão de mais do mesmo que antes não tínhamos, agora aparece quase que o tempo todo, inclusive já é possível antever algumas piadas dos apresentadores e algumas perguntas dos repórteres, o que é algo preocupante, pois um programa com este estilo não deveria ter bordões.

O que os meninos e a BAND precisam pensar é em inovações, em pautas mais interessantes e em não deixar os repórteres tão marcados, além dle quadros novos para chamar a atenção do público.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sílvio Santos enlouqueceu


Sim, o título é forçado, mas é a única alternativa que eu consigo pensar a essa altura do campeonato após o fim de semana mais maluco da história das TV's Abertas do Brasil. Eu não me lembro de uma ocasião em que uma emissora atacou tanto a outra assediando os principais nomes. Foi uma tacada de mestre.

Como eu já havia informado (eu e todos os blogs do mundo, ne?), Sílvio Santos retirou da Rede Record o apresentador do Aprendiz, Roberto Justus, numa tacada de mestre, deixando a principal atração comercial da emissora dos bispos sem um apresentador, e há quem comente que Justus levará na bagagem o próprio programa. Será?

Hoje Eliana, apresentadora do dominical "Tudo é Possível" também assinou com a emissora de Sílvio Santos e retorna para a casa em que foi revelada como apresentadora infantil. Segundo informações da imprensa nacional, Eliana deve receber salário de R$ 600 mil, ou seja, o triplo do que ganhava na Record e deve apresentar programa aos domingos.

No SBT é dada como certa a saída de Gugu Liberato que deve mesmo ir para a Record apresentar um programa dominical, além de um talk show noturno de segunda a sexta, o que também pode ser uma boa aposta, só o tempo dirá.

Como se não bastasse os dois nomes de peso que o SBT retirou da Record, agora tenta tirar um terceiro, Celso de Freitas, jornalista e âncora da emissora. Segundo a imprensa, Sílvio Santos ofereceu um salário de 1 milhão de reais para que ele troque de emissora. Tentador, não?

Ah, e muitos já dão como certa a contratação do Pânico pelo SBT. Parece que Sílvio Santos acordou pra vida e, se a grade continuar fixa, sem grandes mudanças, investimento no jornalismo, investimento em dramaturgia, é bem provável que recupere o segundo lugar de audiência...

É esperar pra ver...

***************************

Théo Becker saiu de A Fazenda em audiência recorde do programa que chegou a picos de 25, ficando 8 pontos a frente da Rede Globo que exibia o sem sal "Jogo Duro". Até contra o Fantástico dessa vez deu briga, o programa da Record ficou vários momentos a frente da Revista Eletrônica global.

Com a saída de Théo com votação recorde, muitos acham que A Fazenda acabou, pois ele criava as situações bizarras que atraiam audiência. Discordo. A Fazenda já tem seus fãs e se perder um ou dois pontos pela saída de Théo, é muito.

domingo, 21 de junho de 2009

Soletrando e Os Melhores da Semana

* Comentários sobre as novidades na TV Aberta estão no post abaixo. Confira!

Emocionante a final de "Soletrando", do Caldeirão do Huck. Desde a primeira edição eu acompanho o Quadro e o que me chama a atenção é como a cada ano os participantes parece que ficam melhores, mais completos e mais atentos, nem parecem adolescentes devido ao grau de conhecimento.

Neste ano a primeira garota a vencer o quadro trouxe de volta um pouco de equilíbrio, mas as garotas das outras edições também iam muito bem, ano passado inclusive, a finalista tinha tudo para vencer, mas ficou muito nervosa na final e acabou cometendo o erro que a tirou.

O quadro foi um achado de Luciano Huck que inova a cada ano e melhora ainda mais o "Soletrando". A idéia de colocar obrigatoriamente palavras reformadas pela Reforma Ortográfica que entrou em vigor foi muito interessante e, a presença da Sandy abrilhantou ainda mais o quadro em 2009. Que venha mais uma edição e, tomara, que finalmente alguém que eu torça possa vencer, porque eu tenho um azar pra escolher meus favoritos...

*********************************

Vamos ver quais foram os 10 Melhores Momentos da TV Aberta nesta semana:

10 - Episódio de Esquadrão da Moda, no SBT

9 - Semana de Caras e Bocas, na Globo

8 - As Meninas do Jô, no Programa do Jô, na Globo

7 - Final do Soletrando, no Caldeirão do Huck, na Globo

6 - Episódio de Força Tarefa, na Globo

5 - Semana de A Fazenda, na Record

4 - Semana de Poder Paralelo, na Record

3 - Tarso atirando em Murilo, em Caminho das Índias, na Globo

2 - Atuação brilhante de Paloma Duarte, em Poder Paralelo, na Record

1 - Episódio de Tudo Novo de Novo, na Globo


Frase da semana: "O Senador José Sarney já foi 3 vezes presidente do Senado e não pode dizer
que não sabia desses atos secretos. É desumano contra seus eleitores, ele não tem esse
direito" - Lucia Hipólyto em As Meninas do Jô de quarta-feira.

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira