quarta-feira, 4 de abril de 2012

O assombroso ritmo de Avenida Brasil

Uma novela é basicamente um folhetim. Mas muito mais do que isso, a produção gira em manter o fogo da história aceso para o telespectador - e mídia - por muitos meses e longos capítulos diários. No horário das 21 Horas é tudo ainda mais difícil. São quase 200 capítulos - 7 meses - de capítulos diários de quase 90 minutos de duração cada, quase um parto diário para o autor.

Mas João Emanuel Carneiro parece não se intimidar. Ao surgir no horário com A Favorita, o autor surpreendeu a todos ao criar uma das poucas novelas da História da Teledramaturgia nacional sem barriga - aquele período em que as histórias são levadas a banho maria e nada acontece, apenas passa-se o tempo - algo quase impensável para uma trama tão longa.

E o autor parece não se cansar de surpreender. Agora, com Avenida Brasil, João Emanuel criou uma trama que tudo acontece numa velocidade vertiginosa e o tempo passa em tamanha agilidade que, em alguns momentos, até assusta o telespectador mediano. Não há espaços para cenas pequenas ou desimportantes, até agora, em 07 capítulos, cada minuto do folhetim foi utilizado de forma importante e para fazer a história avançar.

Mais do que simplesmente avançar a história, tudo acontece muito rápido. O roteiro não dá espaço para cenas de apoio, a história vem sendo contada num ritmo assombroso e que não dá espaços para dúvidas ou momentos de mornidão. O avanço rápido na maneira de se contar esta história mostra que o autor quer prender a audiência justamente pelo ritmo ágil, cheio de acontecimentos, viradas e momentos importantes. João Emanuel quer contar sua história e não abre espaço para lenga-lenga.

Avenida Brasil contou em 07 capítulos história que muitos autores demorariam quase 100 para construir. Mas isso não prejudicou a consolidação do texto ou a verossimilhança do roteiro. O público comprou a ideia do sofrimento e sede de vingança da protagonista, tudo porque o texto, apesar de ágil, é detalhista, bem planejado e bem executado. A dúvida agora é: João Emanuel Carneiro será capaz de manter este assombroso ritmo por quase 200 capítulos?

1 Quebraram tudo:

Paulo Jr. disse...

Realmente tá incrível o ritmo. Eu acredito que deve dar uma arrefecida agora que entrou na 2ª fase. Mas deve continuar andando. Eu acredito que o JEC evoluiu bastante desde A Favorita e vai demonstrar isso nessa novela.

Só acho MUITO chata a parte do Cadinho.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira