Ocorreu na manhã desta terça-feira, 03, a coletiva de lançamento da próxima novela das 22 Horas da Rede Record. Com assinatura de um dos mestres da teledramaturgia no Brasil, Lauro César Muniz, Máscaras estreia na próxima semana com a responsabilidade de elevar os números baixos e bastante abaixo da meta da emissora para seus folhetins.
Porém, durante o lançamento, o que chamou a atenção foi a frase dita pelo responsável pelo departamento comercial da emissora. Walter Zagari afirmou categoricamente que a cota master de publicidade para anúncio em Máscaras é no valor de R$ 81 milhões e 700 mil reais. O executivo afirmou ainda que já foram vendidas três dessas cotas.
Os números parecem altos e dão a impressão de que a emissora e os anunciantes estão apostando e acreditando nos resultados que a novela deverá ter. Porém, na prática não é isso. Utilizando exclusivamente os preços de tabela e esquecendo que existem descontos altos ao fechar este tipo de contrato, pode-se dizer que, com Máscaras, a Record deixa de ganhar algo em torno de 50 milhões de reais.
Parece absurdo, mas não para quem tem boa memória. Há cerca de um ano, para ser mais preciso, no dia 26 de Abril de 2011, exatamente num evento deste tipo, na coletiva de imprensa que lançou a novela Vidas em Jogo o mesmo Walter Zagari abriu a coletiva afirmando para a imprensa do sucesso do folhetim que começaria na semana seguinte. Na ocasião, Zagari ficou bastante satisfeito porque, antes da estreia, Vidas em Jogo já garantia duas cotas master vendidas, cada uma pelo preço de tabela de R$ 94 milhões.
Sabe-se que são 04 as cotas master para as tramas das 22 horas da Rede Record, tal qual ocorreu com Ribeirão do Tempo e com Vidas em Jogo e é o caminho natural de Máscaras. O cálculo é simples, de uma novela para outra, a cota caiu R$ 12,3 milhões, ou 13% de queda para cada cota. Se fechar em 04 cotas, Máscaras vai arrecadar R$ 326 milhões e 800 mil reais, enquanto Vidas em Jogo fechou com R$ 376 milhões. Uma queda de R$ 50 milhões no total.
Mesmo que venda mais cotas, o que parece improvável, fato é que a Record desvalorizou, no preço de tabela, o valor da cota master de sua principal telenovela em 13%, números expressivos e que apontam a visão do Mercado sobre a queda nos números de audiência da emissora. É preciso entender ainda que esta análise baseia-se nos preços tabelados, ou seja, sem os descontos.
4 Quebraram tudo:
é, porem isso, são os anunciantes das cotas! ha também, os anunciantes do Breaks,q ñ estão incluídos nas cotas, são além delas!
Abaixou o preço, porém já vendeu três cotas. Na mesma ocasião, Vidas em Jogo tinha vendido apenas duas. Essa é uma análise muito simplória, levando em conta apenas números.
Existe uma miríade de subjetividades numa análise como essa, que levar em conta apenas números absolutos, me parece, é muito superficial.
Esses números da Record sempre são hiperinflacionados. Acho que foi o UOL que uma vez mostrou que as cotas de patrocínio de A Fazenda tinham em média 90% de desconto. Esses números que eles divulgam é só para enganar, os fiéis...
Esqueci de acrescentar um ponto importante:
Apesar da Record como um todo ter perdido audiência, não houve queda de audiência especificamente nesse horário de novelas, desde Ribeirão do tempo. Ao contrário. Salvo engano, Vidas em jogo está um ponto acima de média/geral em relação a sua antecessora Ribeirão do tempo.
Portanto, não faz sentido querer relacionar essa suposta queda no preço das cotas a uma suposta queda de audiência, que como está provado, não existiu, nesse horário.
missionfail, caro Daniel.
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