quarta-feira, 14 de abril de 2010

Equívocos e mais equívocos no SBT

Após anunciar o retorno das novelas mexicanas para a sua grade de programação e mostrar uma capacidade ímpar em retroceder, o SBT começa a dar sérias mostras de que sua cúpula anda completamente perdida, exatamente como aconteceu há alguns anos, justamente quando a emissora perdeu a vice-liderança para a Rede Record.

O anúncio da emissora confirmando que a série O Mentalista (no original: The Mentalist) entra no ar as 9 da noite no próximo dia 21 substituindo a série Arquivo Morto (no original: Cold Case) é a mais recente mostra gratuita que definitivamente a Record não há com que se preocupar, pois o SBT parece ter perdido novamente o caminho pela busca da vice-liderança.

A revolucionária idéia de colocar séries estrangeiras no horário nobre partiu da emissora de Sílvio Santos e foi muito bem sucedida principalmente durante a exibição das 4 temporadas de Sobrenatural (no original: Supernatural) que foi o carro chefe da reação visando o retorno da vice-liderança no segundo semestre de 2009. Contudo, a empolgação e a falta de experiência levou a direção a cometer uma série de equívocos que voltaram a jogar a Rede no buraco no horário nobre - o principal da TV brasileira.

Enquanto o SBT arriscou ao substituir Sobrenatural por A Garota do Blog (no original: Gossip Girl) a Record deu um verdadeiro bote ao abocanhar a vice-liderança no horário com a bem aceita série CSI. O resultado disso foi novamente o terceiro lugar, mostrando que quebra de público não é o ideal. Ao fim da 1ª temporada de A Garota do Blog a emissora a tirou do ar e colocou Smallville que também não deu resultado algum, piorando a audiência da emissora ainda mais. Já em desespero a emissora decidiu colocar no ar o mesmo estilo de séries de CSI, vice-líder no horário com altos picos e boas médias, Arquivo Morto surgiu como uma luz no fim do túnel, mas também não apresentou resultados.

Agora, ao fim da 1ª temporada, nova substituição, vem aí O Mentalista. Isso mostra um imediatismo quase doentio da cúpula da emissora que quer retomar a vice-liderança no horário na marra e assim não vai conseguir. CSI tem um público fiel, uma ótima narrativa e é difícil competir com a série. Arquivo Morto era uma solução interessante, desde que tivesse continuidade, a 2ª temporada é ainda melhor que a 1ª e as chance de melhoras na audiência eram grandes.

Substituir novamente a série é prova de que a emissora quer apenas audiência e não respeite seu público. O slogan "a TV mais feliz do Brasil" parece distante do SBT quando a direção toma esse tipo de atitude que é o mesmo que dar uma banana para seu público tão fanático e que tem grande admiração. Principalmente ao se considerar que O Mentalista só está disponível para o SBT em sua 1ª temporada, ou seja, 23 episódios, isso significa dizer que, um mês depois, novas mudanças virão e a série irá e só ela porque o respeito, este, já foi há muito tempo.


3 Quebraram tudo:

Nubia de Oliveira disse...

Poderiam colocar Grey's Anatomy...

Unknown disse...

Aff... vão mudar novamente de série???
O SBT não tem solução mesmo e concordo com o autor do blog de que eles não respeitam o público, só pensam em audiência imediata. Não pensam em cativar a audiência com uma grade de programação coerente. É difícil... Quantas séries já tentei acompanhar pelo SBT e não consegui... Quem não tem tv a cabo sofre, sofre mesmo.

Marcos Tony disse...

Deveriam ter colocado "Cold Case" imediatamente após "Supernatural". Mas não, tinham de pôr "A Garota do Blog" e estragar tudo...
Perderam público e agora será difícil reverter. Quando todos os episódios de "CSI" terminarem (o que ainda deve demorar muito), espero que eles tenham a boa ideia (raro em se tratando de SBT) de atacar no mesmo dia da estreia de outra série na BISPOrd.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira