Após anunciar o retorno das novelas mexicanas para a sua grade de programação e mostrar uma capacidade ímpar em retroceder, o SBT começa a dar sérias mostras de que sua cúpula anda completamente perdida, exatamente como aconteceu há alguns anos, justamente quando a emissora perdeu a vice-liderança para a Rede Record.
O anúncio da emissora confirmando que a série O Mentalista (no original: The Mentalist) entra no ar as 9 da noite no próximo dia 21 substituindo a série Arquivo Morto (no original: Cold Case) é a mais recente mostra gratuita que definitivamente a Record não há com que se preocupar, pois o SBT parece ter perdido novamente o caminho pela busca da vice-liderança.
A revolucionária idéia de colocar séries estrangeiras no horário nobre partiu da emissora de Sílvio Santos e foi muito bem sucedida principalmente durante a exibição das 4 temporadas de Sobrenatural (no original: Supernatural) que foi o carro chefe da reação visando o retorno da vice-liderança no segundo semestre de 2009. Contudo, a empolgação e a falta de experiência levou a direção a cometer uma série de equívocos que voltaram a jogar a Rede no buraco no horário nobre - o principal da TV brasileira.
Enquanto o SBT arriscou ao substituir Sobrenatural por A Garota do Blog (no original: Gossip Girl) a Record deu um verdadeiro bote ao abocanhar a vice-liderança no horário com a bem aceita série CSI. O resultado disso foi novamente o terceiro lugar, mostrando que quebra de público não é o ideal. Ao fim da 1ª temporada de A Garota do Blog a emissora a tirou do ar e colocou Smallville que também não deu resultado algum, piorando a audiência da emissora ainda mais. Já em desespero a emissora decidiu colocar no ar o mesmo estilo de séries de CSI, vice-líder no horário com altos picos e boas médias, Arquivo Morto surgiu como uma luz no fim do túnel, mas também não apresentou resultados.
Agora, ao fim da 1ª temporada, nova substituição, vem aí O Mentalista. Isso mostra um imediatismo quase doentio da cúpula da emissora que quer retomar a vice-liderança no horário na marra e assim não vai conseguir. CSI tem um público fiel, uma ótima narrativa e é difícil competir com a série. Arquivo Morto era uma solução interessante, desde que tivesse continuidade, a 2ª temporada é ainda melhor que a 1ª e as chance de melhoras na audiência eram grandes.
Substituir novamente a série é prova de que a emissora quer apenas audiência e não respeite seu público. O slogan "a TV mais feliz do Brasil" parece distante do SBT quando a direção toma esse tipo de atitude que é o mesmo que dar uma banana para seu público tão fanático e que tem grande admiração. Principalmente ao se considerar que O Mentalista só está disponível para o SBT em sua 1ª temporada, ou seja, 23 episódios, isso significa dizer que, um mês depois, novas mudanças virão e a série irá e só ela porque o respeito, este, já foi há muito tempo.
3 Quebraram tudo:
Poderiam colocar Grey's Anatomy...
Aff... vão mudar novamente de série???
O SBT não tem solução mesmo e concordo com o autor do blog de que eles não respeitam o público, só pensam em audiência imediata. Não pensam em cativar a audiência com uma grade de programação coerente. É difícil... Quantas séries já tentei acompanhar pelo SBT e não consegui... Quem não tem tv a cabo sofre, sofre mesmo.
Deveriam ter colocado "Cold Case" imediatamente após "Supernatural". Mas não, tinham de pôr "A Garota do Blog" e estragar tudo...
Perderam público e agora será difícil reverter. Quando todos os episódios de "CSI" terminarem (o que ainda deve demorar muito), espero que eles tenham a boa ideia (raro em se tratando de SBT) de atacar no mesmo dia da estreia de outra série na BISPOrd.
Postar um comentário