segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Preço Certo ainda não emplacou


Com alguns programas exibidos, já é possível fazer um parâmetro comentando acerca do novo programa da Rede Record, “O Preço Certo”, apresentado por Juan Alba nas tardes da emissora de segunda a sexta.

Em termos de audiência o programa está razoável – e não mais do que isso – ele melhorou a média da emissora no horário – subiu de 3 para 5 pontos na Grande São Paulo – mas ainda está muito longe da meta da Rede Record que pretendia, segundo ela própria afirmava, terminar o ano de 200 como líder de audiência no Brasil. O Preço Certo ficou em algumas oportunidades como vice-líder isolado, mas vem tendo uma disputada briga com o SBT em busca do segundo lugar.

É preciso entender também que o público troca de canal durante os breaks, e Juan Alba e sua equipe quase não tiveram breaks desde a estréia, os intervalos comerciais começaram a acontecer apenas na quarta e foi um só, o que não dá pra ter uma noção de como irá o programa no Ibope quando tiver dois ou três breaks.

Sobre o formato em si, não é um tipo de atração que me agrade, muito longe disso. Considero que estes formatos são absolutamente dispensáveis para a televisão brasileira, pois não tem nenhum atrativo de qualidade nem sequer para entreter. Entretanto, conheço inúmeras pessoas que gostam do estilo e creio que a aposta da Record seja justamente essa.

Mas O Preço Certo na verdade não tem nenhum acerto. A direção peca ao permitir que o auditório faça um estardalhaço exagerado e a todo momento. Quem está assistindo fica irritado com a quantidade de vezes que o apresentador e os participantes precisam ficar em silêncio aguardando o fim do ataque histérico do auditório que, evidentemente o faz por orientação da direção.

Os quadros também poderiam ser muito melhores selecionados se houvesse uma pesquisa junto ao público. Eu entendo que é preciso acertar o preço dos produtos, mas criatividade não faz mal a ninguém. O ideal seria que houvessem quadros em que o participante devesse sim acertar o preço, mas de formas mais atrativas para quem está assistindo.

Juan Alba tenta a todo custo passar uma imagem de que está a vontade e de que tem intimidade com o microfone, mas tanto esforço se torna em vão porque soa uma imagem de falso apresentador. Não é possível sequer fazer uma análise justa de sua performance, visto que ele precisa controlar um programa em que a direção está perdida.

O que dá para se notar, contudo, é que ele não tem carisma para apresentar este tipo de programa e acaba pecando pelo exagero. A intimidade com os participantes está forçada e chega a irritar o telespectador. Ele precisa dosar melhor e manter a distância necessária entre apresentador, participante e platéia.

Enfim, a Record acertou ao produzir um programa nacional em suas tardes, uma vez que a TV brasileira precisa de produtos que sejam nacionais, porém ainda não acertou a mão com O Preço Certo, mas correções certamente serão feitas e, quem sabe assim, o programa melhore.

*Este texto também está disponível no site Famosidades. Acesse o site e saiba tudo sobre o mundo dos famosos.

3 Quebraram tudo:

Gabriel Borba disse...

Daniel
Não conhecia seu blog. Hoje li este artigo no Famosidades e fiquei curioso. Li algumas coisas daqui e gostei muito.
Quanto ao "Preço Certo", assisti na semana passada (estava doente em casa) e tive impressões parecidas com as tuas. Juan Alba está estranho (para não criticar muito) como apresentador, e o barulho no programa é realmente irritante, o que acaba levando o "apresentador" até a gritar em certos momentos.
As atitudes dos participantes também são um caso a parte. Cheguei a comentar que parecia que eles tomavam umas anfetaminas antes de participar. Tinha um cara que pulava e gritava o tempo todo. Muito tosco. É um programa extremamente dispensável.

@tvxtv disse...

Oi Gabriel

Muito obrigado pela visita. Continue visitando e comentando.

Eu penso como vc, mas acredito que o programa tenha jeito, creio que é postura de diretor.

Graphics disse...

esse programa eh um LIXO mas o blog ta 10

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira