sábado, 21 de novembro de 2009

Globo vai atrasar a Grade em Janeiro


A cúpula da Rede Globo reuniu-se nesta semana com diretores de núcleos para informar que está sim preocupada com os resultados de suas novelas no quesito audiência. A emissora tem sofrido nas duas últimas semanas com quedas bruscas de suas três novelas, mas isso tem uma explicação.

O horário de verão já derruba naturalmente a audiência das emissoras, pois o share cai bastante e com o sucesso de Caras e Bocas a Globo vendeu mais uma cota de patrocínio e teve de aumentar em mais um intervalo comercial a novela - agora já são 04. Com isso, além do efeito Horário de Verão, a emissora carioca se viu obrigada a adiantar a grade, ao invés de atrasar.

Com isso, Malhação que no ano passado entrava no ar às 18h10 está começando às 17h25 em pleno Horário de Verão e o resultado tem sido catastrófico. Cama de Gato tem começado entre 18h00 e 18h05, ou seja, muito antes das 18h40, horário em que começava Negócio da China na mesma época de 2008. Caras e Bocas também adiantou bastante, enquanto Três Irmãs em 2008 começava depois das 19h30, Caras e Bocas começa 19h10 no máximo.

Isso prejudicou e muito a audiência de Cama de Gato que começou como fenômeno, chegando a 29 pontos nas primeiras semanas e, mesmo com o horário de Verão vinha mantendo a média de 26 a 27. Agora, depois que foi adiantada a novela gira entre 21 e 24 pontos. Mas a Globo não considera que a performance da novela seja ruim, recebendo de Malhação com 14 a 15 pontos, a novela chega a subir 8 pontos na média e entrega para a próxima atração sempre acima dos 26.

A direção comunicou aos diretores de núcleo tudo isso e pediu que os autores das novelas - principalmente Malhação e Cama de Gato - se acalmem. Em Janeiro, com o fim de Caras e Bocas, a Grade será imediatamente atrasada para que as novelas recuperem o fôlego e a audiência. Tempos Modernos deve começar com apenas 02 intervalos comerciais. A Globo ainda deve fazer em janeiro uma mega campanha de relançamento de Cama de Gato, já que muitas coisas irão acontecer na trama neste mês.



Segundo fontes ligadas à Globo, a expectativa da emissora quando a novela começou era de que ela desse uma média entre 28 e 30 pontos e recuperasse totalmente o horário, mas com esses dois meses abaixo dos 25, sabe-se ser difícil. Existe, portanto, já a possibilidade de esticar a novela em três semanas, caso com o atraso da Grade em janeiro de 2010 os números reajam. A Globo espera que começando às 18h30, Cama de Gato fique sempre acima dos 30 pontos.


A emissora também acredita que em Janeiro Viver a Vida vai reagir com o atraso da grade a novela vai disputar muito pouco com A Fazenda e com Supernatural, e isso - segundo a emissora acredita - vai fazer com que a novela fique sempre acima dos 40 pontos. O jeito é esperar pra ver.

1 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

tomara que sim.... please Globo, help you

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira