sábado, 31 de março de 2012

Casseta e Planeta Vai Fundo acerta Conceito, mas erra piadas

Reestreou na noite de sexta-feira, 30, a trupe do Casseta e Planeta. O humorístico mais antigo da TV brasileiro e que saiu do ar em 2010 prometeu voltar para a TV completamente reformulado e com o formato modificado. Com o novo nome de Casseta e Planeta Vai Fundo, o grupo cumpriu o prometido e abandonou praticamente todas as características do antigo humorístico.

Apostando na nostalgia e retomando um formato de muito sucesso na década de 90, a trupe decidiu apresentar o programa em forma de temporada e, a partir de agora, a cada novo episódio será tratado um único tema, com todos os quadros do programa girando em torno do tema. Uma premissa interessante e que promete evitar desgastes de quadros fixos.

A tirar pela estreia, a aposta funcionou perfeitamente. O programa apostou no tema "celebridades" e explorou todos os meandros que este tema poderia apresentar. Com leveza e criatividade, o que se viu nesta estreia foi um cuidado maior com o texto e situações. Ao apostar na volta dos humoristas a dialogar com o público com esquetes na rua, o show acertou e conseguiu ótimos momentos.

Entre os equívocos, notou-se despreparo para lidar com o retorno. O roteiro decidiu começar o programa já apostando no tema, sem prévia apresentação do novo formato e dos novos integrantes. Com isso, a impressão que se deu é que os Cassetas sempre estiveram aqui, sem nenhum hiato e isso incomodou. Além disso, apesar de todas as situações do programa terem sido interessantes, alguns tiveram problema de roteiro. Piadas que lembravam o antigo formato e que não funcionam mais deram o tom em alguns momentos e chamaram a atenção pela tentativa de forçar o riso, algo desnecessário neste formato.

As novas integrantes do programa também chamaram a atenção. Maria Melilo que apareceu já no contexto do programa, sem personagem fixo, mostrou que ainda falta experiência, mas que há esforço e que pode melhorar bastante. Miá Melo, ao contrário, deu show. Sua personagem, Mona lesa é uma espécie de Teena melhorada - personagem interpretado pela moça no Legendários. Se Teena incomodava pelos exageros, pelas piadas forçadas e sujas e por aparecer mais que o entrevistado, Mona lesa tirou todos os excessos e conseguiu divertir. Com o casting da Globo, certamente o quadro será sempre interessante, pois haverá sempre nomes de peso para ela entrevistar. A presença de um novo imitador para a presidente Dilma também rendeu ótimos momentos, com roteiro afiado, crítico e bem colocado, o ator se sobressaiu sem exagerar no tom e conseguiu divertir.

Casseta e Planeta Vai Fundo voltou renovado e com muito fôlego. Acertando o tom com a ideia de formatar cada programa dentro de um tema, a única necessidade é apurar melhor o roteiro para as piadas e excluir as antigas ou as que tentam forçar o riso. Não há necessidade deste tipo de exploração e se o roteiro focar no que faz de melhor, a crítica social em torno do tema escolhido, o programa vai longe. De qualquer forma, sem grande esforço, o humorístico já se mostrou melhor que a maioria dos semelhantes na TV aberta.

4 Quebraram tudo:

Raylan disse...

Discordo completamente. Achei o programa um horror e sem graça, não vi nada de novo do que foi prometido. As mesmas piadas sobre sexualidade e traição com os entrevistados nas ruas, as mesmas péssimas imitações (cadê a imitação da presidente Dilma que seria impecável?), as mesmas presenças do cast da Globo, só faltou a sátira da novela, que aliás era uma das melhores coisas no Casseta e Planeta. A única que se salvou foi Miá Melo, ainda assim prefiro ela de Teena, pois eram os seus "exageros" que davam toda a graça para o quadro.
Literalmente, o Casseta e Planeta foi fundo e desenterrou um baú de piadas velhas.

Unknown disse...

é humor pra quem assiste a novela das 5 das 6 das 7 das 8.... o vido show a ana maria... o faustao o zorra e todos os outros lixos que a glovo acha que sao o melhor por causa da producao cara. ficou constrangedor. o que salvou foi o corintiano.

Celso Garcia disse...

Concordo em partes. Mas há mto o quesito "gosto". Eu não gostei.
Apenas a título de correção, o Casseta & Planeta não é o humorístico mais antigo da tv brasileira. O título pertence à Praça É Nossa, do SBT. E mesmo o A Grande Família, a despeito do seu hiato e sendo remake, remonta à data de décadas atrás.

Unknown disse...

Concordo plenamente o programa foi bom mas certas piadas eram dispensaveis tipo o do cagão do shoping.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira