sexta-feira, 23 de abril de 2010

Viver a Vida criou um novo modelo para a TV: a anti-novela

Em 14 de setembro de 2009 entrava no ar mais uma novela do principal horário da Rede Globo. Escrita pelo consagrado autor Manoel Carlos, Viver a Vida vinha com o objetivo de recuperar a média de audiência do horário, já que a antecessora, Caminho das Índias fechou sua média geral com apenas 39 pontos. Porém, mesmo antes da estréia, este blog já dizia que o folhetim seria um fiasco. E foi.

Ainda falta um mês para a novela acabar, é bem verdade, mas no sentido literal apenas, porque no conceito do telespectador e da crítica, Viver a Vida já acabou faz tempo. Para os que acreditaram que Manoel Carlos pudesse fazer um bom trabalho e deram uma chance à trama, ela acabou em uma semana, no máximo dez dias, quando o público desistiu ao perceber que não havia história, não haviam personagens que cativassem alguém, não haviam tramas e sub-tramas, não haviam vilanias. Não havia absolutamente nada.

Todo autor, aliás, todo profissional em determinado momento de sua carreira comete um erro, isso é normal. Portanto, todo novelista, ou quase, tem em seu currículo algum trabalho abaixo da média e que recebeu críticas, mesmo assim nada se compara a Viver a Vida. Novelas ruins e que foram muito criticadas, inclusive neste espaço, como Caminho das Índias, ao menos tinham uma história, boa ou ruim, mas tinha algo para acontecer, tinha uma linha narrativa, tinha ganchos, ou seja, era uma novela.

Em Viver a Vida, o autor, ao que parece, tentou criar um novo modelo de se fazer novelas na TV brasileira e mundial. Juntar uma série de personagens que se conhecem de alguma forma e deixá-los viver o cotidiano, como se eles fossem reais. De longe, esta definição parece mesmo a de um folhetim, mas nem está perto disso. Pelo simples fato de que as personagens criadas não são interessantes. São pessoas que não têm uma história que faça alguém ter interesse por elas. Na trama todo mundo acorda, toma café, sai com os amigos, ri um pouco, volta pra casa, janta e vai dormir. Não há história, não há ganchos, não há expectativa, não há nada. A trama das 8 global pode ser chamada sem nenhum medo de errar de anti-novela.

A única história que em determinado momento aconteceu foi a de Luciana (Alinne Moraes). Seu acidente, sua tetraplegia em algum momento perdido da trama chamaram a atenção. Mas novamente, sem condução de roteiro, a história se perdeu e virou boboca, sem importância só mostrando cotidiano e cotidiano.

Setembro parece um mês tão distante. Parece que faz anos a estréia da novela mais modorrenta da história da TV Globo. Mas há esperança, mesmo sabendo que os dias continuarão se arrastando, está acabando. Em 14 de Maio chega ao fim Viver a Vida e, ao que parece, voltaremos a ter uma novela de verdade no horário nobre. Enquanto isso, vamos aproveitar esses dias para dormir mais cedo.

10 Quebraram tudo:

Gabriel Borba disse...

Aí está!
Um post de onde não posso tirar uma vírgula!
Viver a Vida é uma das piores coisas que já assisti na vida. Uma novela sem história, com atuações horríveis, forçadas e sem emoção (com raríssimas exceções).
Esta última semana, por exemplo, foi o ápice do "enchimento de morcela" como se diz aqui no sul: o que é o drama em cima do relacionamento de Helena (coitada da Tais Araujo) e do personagem do Thiago Lacerda(não lembrei nem o nome dele)? Convenhamos que em um mundo onde "ninguém é de ninguém" tu centrares uma trama de novela das nove (geralmente "mais quente") na "dor" de uma mulher que descobre que "dormiu" com o pai e depois com o filho é o fim do mundo! Alguém esperava que isto desse audiência?
Cenas intermináveis, com diálogos chatíssimos...
Já notou que até o pessoal "mais humilde" da novela dificilmente comete algum deslize no português? Alguém aí sabe de algum "bordão" criado pela novela?
Isso sem falar na questão da sexualidade da personagem da Alinne Moraes! Eu já não aguentava mais ouvir falar nisso na novela e, quando realmente aconteceu alguma coisa fizeram uma cena durar dois capítulos e meio. Por favor! Falta de assunto total!
Parabéns Daniel. Tu poderias estar no estádio de futebol com aquela faixa: "Eu Já Sabia!"
Um abraço.

Unknown disse...

Concordo. No começo te criticaram muito alegando uma pré-disposição em criticar a novela. Mas pelas chamadas ja era evidente o arrasto que seria essa "trama". Somente o cotidiano não atrai as pessoas, realmente não há algo que te prenda para assistir o capitulo seguinte, você ve hoje, esquece, liga a tv depois de um mês e aquilo continua na mesma. A pífia audiência ja refletiu isso. Todos nós temos nosso cotidiano, ningém precisa ligar a tv depois de um dia de trabalho para ver todo aquele didatismo e aquela "vidinha" totalmente fora da realidade daquelas personagens vazias. E ainda dizem que o Maneco faz novelas realistas, só se for da elite dominante, mas nem isso, porque a vida da elite com certeza não é chata como "Viver a Vida"...
Parabéns pelas postagens!

Ps: Poste algo sobre Escrito nas Estrelas, quero saber mais a sua opinião pois outro dia eu senti constrangimento com quem estava comigo na sala vendo a "cena" dos personagens "mortos" sobrevoando a cidade...Ridiculo ao extremo, super clichê e ainda por cima mau feito pra caramba! ! ! A Globo está PÉSSIMA de novelas, to preferindo ver Bela a Feia 1000X

Caroline® disse...

Eu estou aproveitando pra ver CSI, que é no mesmo horário e me diverte. E mesmo que não tivesse CSI, eu ia arrumar coisa melhor pra fazer....

Tati M® disse...

O que dizer? Melhor um seriado, uma comédia. Melhor o Senfield que assumiu ter abraçado o NADA como tema.

Leonardo Medeiros Borges disse...

Boa tarde!! Não sei se vai lembrar de mim, mas logo no começo da novela através de suas críticas eu defendia o maneco e continuo o defendendo. É claro que vc tem muitas razões no que postou e pela primeira vez, apesar de td o que escreveu, acho q foi a maneira menos agressiva que postou sobre Viver a Vida, concordo que a novela se arrastou demais. O Maneco perdeu a mão e desde Páginas da Vida que a lentidão faz parte de suas tramas apesar de Páginas ter tido uma boa audiência e uma trama que chamasse mais a atenção. Hoje eu faço parte dos telespectadores que torçem para q Maneco volte a trabalhar com Ricrado Waddington e q depois de Viver a Vida ele possa ter vontade de criar uma história que mexa mais com a reação do público, mas a novela está acabando, confesso q não gosto do Silvio de abreu, mas estou com boas expectativas sobre sua próxima novela. Acesse o meu blog para dar sua opinião! Obrigado!! Leonardo. http://pointdoleoo.blogspot.com/ Não deixe de deixar seu comentário. abços!!

Francisco othon disse...

em 2009 é Novela caminhos da Indías melhor do ano.....

Unknown disse...

Uma novela humana. Diferente das outras. Se fosse exibida em décadas passadas, talvez teria feito sucesso. Maneco quis criar personagens humanos e isso não agradou o público. Viver a Vida não é a pior da história da teledramaturgia não. Pelo menos eu acho. Mas também não é a melhor. Desisti da trama há muito tempo. Maneco tinha tudo pra escrever uma ótima novela e ele disperdiçou essa chance. Espero que a próxima dele (se tiver) seja melhor.

Marcos Tony disse...

"Viver a Vida" a péssima. Impossível de acompanhar. Até tentei mas chega um ponto em que não dá!

"Páginas da Vida" já tinha sido ruim, mas esta é "hors concours".
E eu gostei tanto de "História de Amor", "Por Amor", "Laços de Família", "Presença de Anita", "Maysa"... É duro ver o Maneco dar bola fora.

Zenilde Menezes disse...

kkkkkkkk... O finalzim ai foi pra acabar mesmo... rsrs
Muito bom o post, aliás vc é ótimo em todas as postagens, são raríssimas as vezes que não concordo com vooc.
vc não é o Lula não, mas vc também é o Cara... rs
Vinha acompanhando (de vez enquando) a novela até o inicio do ano, dai pra cá não acompanho mais porq nesse horário não estou em casa... E pelo visto não estou perdendo nada neh!
E que venha a próxima!E espero não ver o maneco fazendo novela por tão cedo..aff

Danilo disse...

Novela horrível. A única coisa que salva na novela são algumas atuações.
Ainda bem que em menos de um mes uma novela de verdade vai começar.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira