segunda-feira, 19 de abril de 2010

Parece mentira, mas Eliana é o problema do SBT nos domingos

Contratada de forma surpreendente e para ser a substituta do Gugu nos domingos do SBT, Eliana chegou a emissora com muita pompa e com uma proposta diferente. Dizer não a apelação, dizer não a pressão por audiência e o baixo nível dos quadros em busca desenfreada de público e assumir uma proposta buscando o entretenimento de qualidade para a família, principal alvo dos programas dominicais.

Em princípio o resultado foi interessante, Eliana conseguia excelente audiência, chegando a 13 pontos de média e não rara as vezes liderava a audiência. O seu programa liderou contra a 1ª para do Faustão, contra a 2ª parte e também contra o futebol. Os picos de Eliana eram assombrosos para os padrões do SBT naquele momento e parecia improvável acontecer qualquer alteração. A impressão que se tinha era de que Sílvio Santos tinha acertado na mosca e a moça se tornara a dona dos domingos.

Mas bastou um erro de estratégia para o castelo desmoronar. Em dezembro, com as férias da apresentadora, a produção decidiu reprisar os programas que já haviam ido ao ar. Mas o programa era novo, tinha começado em agosto, e com quadros repetidos com exibições tão próximas, o público se afastou e não mais voltou. Depois de sofrer vergonhosas derrotas, Eliana voltou de férias e conseguiu melhorar significativamente  sempre disputando a vice-liderança com a Record.

Atualmente é isso que acontece, o programa sofre para tentar conseguir ser vice-líder, atingir picos de 10, 11 pontos e médias sempre entre 7 e 9 pontos, muito abaixo dos impressionantes números de seus primeiros meses. É impossível acreditar que o problema dela seja o mesmo de Gugu, ao contrário, Eliana apresenta um programa de uma qualidade poucas vezes visto na história da TV aberta brasileira. Programa de auditório que desafia o padrão atual, inova e mostra qualidade no entretenimento.

Ainda assim, já passou da hora da produção começar a se preocupar. Definitivamente a competente apresentadora não foi contratada para ficar em terceiro e as vezes em segundo lugar na preferência do público no horário. E muito menos para ficar numa vergonhosa 4ª colocação como aconteceu neste domingo. Nem de longe a situação de Eliana é como a de Ana Hickman, que conseguiu média de 5,5 pontos na prévia com 4h30 de programa e enfrentando o futebol por apenas 1 hora. Eliana teve uma pífia média de 6 pontos, mas em suas 4 horas, disputou com o futebol por 2 horas, ou seja, metade do tempo.

Não é justificativa para ficar em 4º lugar, é apenas um atenuante que mostra a situação menos desconfortável a ela do que para a concorrente. Mesmo assim, já é hora da produção de Eliana começar a se mexer, porque apesar de ser curioso, Eliana é atualmente a pedra no sapato do SBT aos domingos.


1 Quebraram tudo:

Rodrigo Saraiva disse...

Uma básica reformulação, com um ou dois quadros novos, e começar a fazer programas ao vivo, é a solução para a Eliana render bem mais.
A Eliana ao vivo agrada muito mais do que ela mesmo imagina.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira