segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Quando o Domingo Espetacular acerta


Leia também: Novidades no Blog

Participe da Enquete: Qual a Tribo do BBB10 que você gosta mais? A enquete está na barra lateral

Sempre fui a favor de assistir jornalismo de qualidade, seja em qual emissora for. Concordo com o presidente Lula no que tange a importância da informação não poder em nenhuma hipótese ser monopolizada por apenas um grupo de pessoa, isso induz o público a seguir a opinião e a visão de mundo daquele veículo e é perigoso para a democracia.

A Rede Record tenta a todo custo criar um padrão de qualidade para seu jornalismo colocando-o como opção para a equipe solidificada que a Rede Globo criou e mantém há mais de 4 décadas. Convenhamos que nenhuma emissora aberta consegue se aproximar da emissora dos Marinho quando o assunto é jornalismo, porém, o esforço da Record deve ser levado em conta.

Muitos erros ocorreram ao longo desta empreitada. A emissora quase sempre aposta no mais fácil, produzindo reportagens sensacionalistas, que até dão resultados em número de audiência, mas que não trata o assunto sob o prisma correto, de seriedade, e acaba gerando no telespectador uma sensação de não confiar inteiramente no que vê.

Porém, há uma exceção. E a prova disso é o jornalismo do Domingo Espetacular. A revista eletrônica inspirada no Fantástico, da emissora concorrente, já caminha com as próprias pernas e parece muito pouco com o jornalístico global. Sob o comando do ótimo Paulo Henrique Amorim, o programa apresenta reportagens sérias, aprofundadas e com assuntos de interesse público.

A equipe de profissionais por trás do Domingo Espetacular demonstra uma competência que poucas vezes é vista na televisão fora dos corredores da Globo. A capacidade de driblar problemas durante a reportagem, a busca incessante pelo furo da notícia e também a criatividade das pautas marcam o programa que sempre dá ótimos resultados de audiência.

Paulo Henrique Amorim e sua equipe conseguiram - também graças ao trabalho da direção - produzir um programa que varia o tipo de jornalismo. Há reportagens muito pesadas, mas sempre realizadas com a sensibilidade necessária para não ferir o público nem os envolvidos, há também reportagens mais leves e até divertidas, ou seja, jornalismo para todos os gostos.

O caminho é este. A Rede Record deveria aprender com o Domingo Espetacular o jeito certo de se produzir jornalismo com seriedade e sobretudo com respeito a seu telespectador, sem imediatismo, sem desespero, sem apelação em busca de audiência porque quando se trata de jornalismo, a qualidade e o respeito sempre dão bons resultados.

O problema é quando há ingerência - sim eu chamo isto de ingerência - por parte dos proprietários da emissora na pauta do programa. Quando o Domingo Espetacular é obrigado a produzir reportagens tratando da briga de poder entre Globo e Record ou entre Record e Ibope, o programa se perde e automaticamente o público rejeita se afastando do programa.

Os executivos do canal precisam compreender que muito mais que a disputa de bastidores entre as emissoras, a credibilidade é um fator de suma importância para que o telespectador se acostume semanalmente a um programa jornalístico. O público não gosta de assistir um programa que ora é bom, ora se perde, e isso acaba pesando nos números de audiência. Tanto que o Domingo Espetacular já obteve excelente audiência que foi se perdendo com o tempo, mas aparentemente, nos últimos domingos vem conseguindo recuperar seu público com um trabalho sério.

É preciso dar valor a Paulo Henrique Amorim, um dos maiores jornalistas de televisão deste país. Ele sabe produzir um programa de qualidade, sem precisar apelar, dando o tom e a cor correta para a notícia. Fez isso com o antigo e excelente Tudo a Ver e agora faz o mesmo ótimo trabalho a frente do Domingo Espetacular. Um jornalista sério, respeitado pelo telespectador e que vem conseguindo sucesso fora da Globo.

É necessário melhorar, sempre é, mas a revista eletrônica melhorou muito nesses 05 domingos de 2010 e é preciso que os executivos e a direção tenham a sensibilidade para perceber que o caminho é este, ou então irão destruir tudo que foi construído no mês de Janeiro.

Hoje, não há dúvidas que mesmo diante de pequenos deslizes, o Domingo Espetacular se tornou a melhor opção jornalística da TV brasileira fora da Rede Globo, o que não é pouca coisa, diga-se.

*Este texto está disponível no site MSN Entretenimentos. O melhor site com notícias sobre o mundo da TV.

** Montagem da Foto @vilsonm

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira