quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

*Não perca amanhã no blog 1ª parte da entrevista EXCLUSIVA com Lauro César Muniz, autor de Poder Paralelo.

Ainda esta semana estava navegando pela internet quando li algo em determinada comunidade que me chamou a atenção. Achei que fosse brincadeira e decidi verificar com meus próprios olhos ao constatar que não passava da mais pura, e bizarra, verdade.

Recentemente, na novela global Viver a Vida, a personagem Luciana (Alinne Moraes) recebeu de sua irmã um presente: um blog. Justificando que sempre gostou de escrever diários e que, nas condições de tetraplegia um diário virtual faria com que ela ajudasse outros, Luciana ficou bastante feliz com a surpresa e decidiu que atualizaria sempre o blog.

A direção da novela numa tacada inteligente, colocou de fato o blog no ar. (Clique aqui). Muito bem feito, com posts pensados e provavelmente escritos pelo próprio autor da novela, já que as palavras são a cara da personagem, o blog mostra realmente um escape para Luciana.

Porém, a bizarrice começa quando lemos os posts e decidimos clicar para ler os comentários. O público pode comentar a vontade - é assim que funciona num blog, ne? - e são vários os comentários, de todos os tipos. Algumas pessoas percebem o conteúdo do post e fazem alusões a seus próprios problemas, suas situações de vida, o que acaba por mostrar que a novela de fato traz identificação para algumas pessoas.

O mais grave e a forma negativa se dá em alguns - muitos - comentários de telespectadores que provavelmente não entendem a estrutura ficcional de uma novela e, no caso, do blog, e simplesmente sem o menor pudor mandam mensagem para a personagem. São pessoas reais que querem a todo custo conversar e manter contato com uma pessoa que não existe, nunca existiu e nunca existirá. Pessoas que postam frases como: "Sua mãe é uma heroína, Lu. Mande um beijo para a Teresa" ou "Lu, gostaria muito de poder conversar com você para te dar uma força". Bizarro.

Quando a ficção se mistura com a realidade num ponto positivo, todos os envolvidos têm provas de que o trabalho está no caminho certo. Agora, quando o público não consegue diferenciar ficção de realidade é porque há, no mínimo, um grave problema com o telespectador.

2 Quebraram tudo:

Gabriel Borba disse...

Daniel
Esta situação somente comprova o que foi comentado no post sobre o BBB que escreveste um dia desses sobre a importância da TV na vida das pessoas.
Infelizmente para algumas pessoas o que está na telinha é tão ou mais importante que a sua própria vida. Deprimente. É uma pena que a profundidade intelectual de algumas pessoas se resuma a uma colher de chá.
Um abraço.

Daivison Tavares disse...

O que me deixa mais triste em ver o Blog da Novela foi perceber que o povo brasileiro não consegue destinguir a ficção da realidade.Pra mim essa questão do blog é a mesma de quando atores são agredidos na rua por serem confundidos com suas personagens.Eu fico me questionando se essas ações são porque o povo é puramente ingênuo ou simplesmente idiota.Fico com a segunda opção porque não é admissível que em pleno século XXI alguma pessoa por menos instruida que seja confunda ficção com realidade.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira