terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Record desrespeita o telespectador e dá tiro no pé

Na segunda-feira de Carnaval, numa daquelas estratégias que somente a pessoa que inventa algo assim consegue entender, a Rede Record modificou toda a sua grade noturna sem nenhuma justificativa aceitável diante do telespectador. A novela Vidas em Jogo, que já não é nenhum fenômeno de audiência, entrou no ar cerca de 90 minutos antes de seu horário oficial, começando às 21h00 para ceder lugar a uma reprise compacta dos primeiros episódios de Rei Davi, que começou às 22h00.

Ainda que não haja qualquer justificativa diante do telespectador, a explicação é simples. Em sua ânsia de ter alguns minutos de liderança, a Rede Record decidiu colocar seu produto mais forte atualmente para disputar audiência com o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro que era transmitida no mesmo momento pela Rede Globo. Estratégia de uma emissora desesperada, sem crescimento e que sofre uma crise sem precedentes. O objetivo? Ter um dia de audiência alta para divulgar exaustivamente e tentar esconder que não consegue alcançar de forma natural os números de 2008 e 2009.

Por mais que a decisão se caracterizasse como claro desrespeito ao telespectador fiel da emissora, acostumado a assistir a novela em seu horário tradicional, o que a emissora da Barra Funda não contava era que a estratégia seria um grande tiro no pé. Os números, por mais que queiram maquiar, foram cruéis e mostraram o erro de estratégia. Basta ver que, no domingo, com sua programação oficial, a emissora não teve qualquer dificuldade para vencer a Globo, enquanto na segunda, com a programação destroçada, o resultado foi nenhum.

Os menos atentos podem dizer: mas Rei Davi venceu a Globo por 14 a 13 na média. Isso não deixa de ser verdade, porém, é preciso observar que a minissérie ficou no ar madrugada adentro (mais de meia noite e meia), e não terminou enquanto a liderança não chegou, quando a previsão era de exibição até meia noite. Outro desrespeito. Agora, vamos analisar os números friamente e sem qualquer torcida.

A média-dia de segunda-feira apontou a Rede Record com 7,8 de audiência. Enquanto a média-dia da segunda-feira de carnaval em 2011 - sem desrespeitar o telespectador - os números mostraram a emissora com média de 8,0. Ou seja, com toda a estratégia para conseguir altos índices, o que se viu foi uma queda de 0,2 - ou cerca de 40 mil pessoas a menos assistindo a emissora só na Grande São Paulo.

Na comparação entre os programas noturnos, os números são ainda mais devastadores. O Jornal da Record na segunda-feira de carnaval em 2011 alcançou média de 13 pontos com picos de 18. Em 2012, a média foi de 6 pontos com picos de 7. Na média, uma queda de mais de 50% e no pico uma queda de quase 60%.. Em 2011, o programa exibido foi a série CSI Miami que alcançou uma média de 14 pontos com picos de 17. Em 2012, foi a novela Vidas em Jogo que teve uma média de 10 pontos com picos de 12. Na média e no pico, a programação do horário caiu 30%. Por fim, em 2011 a novela Ribeirão do Tempo alcançou a média de 14 pontos com picos de 16, enquanto este ano, Rei Davi conseguiu exatamente a mesma média de 14 pontos e aumentou 01 ponto no pico, 17. Veja os gráficos:





Fonte: Ibope

Nos três principais programas exibidos na grade noturna da Rede Record, na comparação com 2011, 02 programas perderam em 2012 e apenas um empatou. Na comparação com a média-dia de 2011, houve queda de 0,2. Ou seja, a emissora desrespeitou o telespectador, preferiu olhar para a concorrência ao invés de olhar para seu público. Moldou sua programação, de acordo com a concorrente, deu de ombros para o respeito, e foi punida pelos donos do controle remoto. Não alcançou os resultados desejados, prejudicou sua grade, seu relacionamento com o público e sua média nos programas. 

A expectativa poderia ser de que a emissora aprendesse com isso, mas é improvável, visto que já está no DNA de quem comanda a Rede Record agir por impulso e não se importar com seu público, mas sempre tentar maquiar a crise com números que não são naturais. Uma pena

9 Quebraram tudo:

Tesouros da TV - Novelas em DVD disse...

Se a Record continuar assim, logo logo o Telespectador abusa e ela perde a Vice!

EC disse...

Você foca somente a mudança de programação da TV Record, sendo que todas as outras emissoras mudaram a programação, investindo milhões para trnsmissão do carnaval, como Band e SBT que foram um fracasso de audiência. Enquanto a Record, sem investimento extra liderou a audiência enquanto outros canais rastejaram, e o senhor mira na Record, exatamente a que mudou estrategicamente a programação e conseguiu um feito inédito, liderar a audiência extamente durante a tranmissão do desfile de carnaval, o grande trundo da Rede Globo. Sua opinião tem um viés preconceituoso e disvertua a verdade.

Rafaeç disse...

Só pra constar, a mudança na programação aconteceu em todas as emissoras. Na Globo, Jornal Nacional e Fina Estampa também tiveram seu tempo reduzido e, inclusive, entraram fora de seus horários normais.

Marlon Kraupp disse...

Não entendi o de cima SUAUHA

Não vi ninguém reclamando quando a record cedeu a grade para o pan, e nem vão reclamar quando cederem a grade para as olimpiadas ...

Acho que o Adalberto não entendeu o propósito do texto !

Ricardo disse...

"MIMIMI mas a Globo também mudou toda a programação MIMIMI"

Mas a Globo mudou o horário de alguns programas por causa da transmissão dos desfiles que começaram cedo, não pra tentar roubar audiência da segunda colocada.

E o que foi aquele "resumo" de Rei Davi? Duas horas e meia de exibição. Serviu pra confundir o telespectador que não tinha assistido aos capítulos anteriores, com tanta informação de uma só vez. Cansei de assistir mas pelo menos me diverti vendo aqueles efeitos toscos e mal feitos. Foi pra isso que a Record investiu R$25 milhões?

Tv Paul disse...

A globo mudou a programação devido as transmissoes do carnaval já a record mudou sem proposito algum so pra ganhar miseros pontos

André disse...

As outras emissoras mudaram os horários sim, mas ao menos avisaram o Telespectador o que ia acontecer e o motivo! A Record, simplesmente mudou o horário! Sem mais, sem menos!!

É isso que o texto foca, mas a internet é um agrupamento de pessoas que não sabem interpretar um texto! Será reflexo de nosso péssimo sistema de educação?

Muniz disse...

Eu não achei desrespeito, é fazer o povo de outras regiões do país assisti os desfiles das escolas de samba do Rio e pior de são paulo ninguém merece não passei carnaval em casa mas quando cheguei mudava pra band. pois desfile de escola de samba tem que ter cunhão pra assisti.

Severino Silva o Servo na IPI disse...

Isso que voces nao tem ideia de como e' a Record no Reino Unido.

Os vejo ladrando que ha' central de producao aqui. Mentira. O que ha' e' para produzir programas da igreja.

Aqui nao existe o menor respeito ao telespectador. A programacao e' sucateada do Brazil e repetida ao extremo. O espaco comercial e' vendido por miseras £ 1.300 por mes e com producao de 300. Ou seja, lixo atras de lixo, gente vendendo panetone, carne, money transfer, te'cnico em informa'tica (micreiro), alem das festas de cantores de segunda e terceira linha que vem para ca' que infernizam a programacao por mais de dois meses antes do show.

O problema que aqui, se quero ouvir a lingua portuguesa, tenho que assistir a esse show de horrores.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira