sábado, 25 de fevereiro de 2012

Com melodrama mexicano, Rei Davi conquista público

Rei Davi se tornou o maior sucesso do momento. A despeito da boa audiência de Fina Estampa, a série da Record, mesmo com audiência bem inferior às produções da Rede Globo é, sem dúvida nenhuma, a dona do momento no panorama televisivo brasileiro. Com audiência bem acima das outras obras da casa, a produção se estabilizou na briga pela liderança do horário e mostra-se capaz de surpreender.

Discutir a qualidade artística de uma obra de sucesso é um trabalho delicado. É evidente que a produção apresenta problemas graves - o elenco é o principal deles - mas é impossível analisar apenas com um olhar técnico para uma obra que arrebata milhões de fãs apaixonados pelo país. Verdade seja dita, a minissérie foi feita para agradar o público e tem conseguido.

A estratégia parece simples. Ao utilizar-se da licença poética para recontar a história de Davi, famoso Rei de Israel descrito nas páginas bíblicas, a autora retirou todos os elementos contados na Bíblia e que afastaria a audiência e tornou sua história um melodrama sem grande profundidade, mas que impacta em cheio o telespectador que busca histórias mais rasas e cheias de romances e aventuras.

Rei Davi não passa de uma produção mexicanizada e que não consegue levar reflexão alguma - diferente da história real, uma das melhores já descritas em toda a Bíblia - mas que arrebata multidões justamente por sua leveza e cuidado narrativo. O amor incondicional dos protagonistas cria rápida aceitação em quem assiste e a identificação vem em seguida. Pintar Davi como o eterno injustiçado nas mãos de Saul foi uma estratégia para tornar o mocinho como o desenho do bem e Saul na personificação do mal, no melhor estilo mexicano de se fazer vilania.

É evidente que o telespectador não enxerga a falta de verossimilhança das situações, afinal, o que ele quer não é uma reflexão sobre a história, ele busca acompanhar a saga de um homem injustiçado pelo destino e moldado pelas situações, sempre protegido pelo amor de Deus - outro ponto que atrai audiência, o sincronismo religioso - e de sua amada. A base de Rei Davi é o amor incondicional, o amor quase irreal e que o telespectador busca para fugir de sua realidade, quase sempre desprovida de sentimentos tão nobres. E este é o sucesso da minissérie.

1 Quebraram tudo:

Claudia Freitas disse...

Ai eu confesso que assisti o intesivão da Record no carnaval e adorei... me diverti muito, fiquei assistindo com minha família. Agora só achei meio ruim o casinho com Bateseba.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira