sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Função do Lançamento de Uma Novela

Recentemente a Rede Globo iniciou os trabalhos de Campanha para o Lançamento da próxima novela das 18 Horas. Com assinatura de Elizabeth Jhin (Eterna Magia e Escrito nas Estrelas), Amor Eterno Amor começou a ser divulgada cerca de um mês antes de sua estreia oficial, prevista para estrear no próximo dia 05 de Março. Este trabalho de lançamento é recorrente na emissora e, atualmente, em praticamente todas as Redes de TV do país que produzem teledramaturgia e tentam seguir o mesmo modelo da Vênus Platinada e tem o objetivo básico de divulgar uma nova obra.

O primeiro passo neste processo é a divulgação do teaser oficial. É a partir dele que a emissora começa a trabalhar com a imaginação do telespectador sobre uma nova obra que está sendo lançada. Em seguida, começam as chamadas oficiais que divulgam a premissa básica do folhetim, depois começam as chamadas de personagens para, finalmente, exibirem as chamadas de elenco.

Todo este trabalho visa preparar o telespectador para não rejeitar o próximo produto, tentando minimizar o que se chama de "viuvez" da novela que está terminando. Quando bem feito, um lançamento pode se transformar na grande arma do folhetim para seu sucesso, como aconteceu recentemente com Cordel Encantado, trama que causou alvoroço já durante os primeiros teasers.

O problema é que um Lançamento equivocado pode também prejudicar uma obra. E é exatamente isso que tem ocorrido com a próxima novela das 18 Horas. Tudo que se viu sobre o folhetim até o momento nas Chamadas da Rede Globo não convencem. Se o teaser foi, sem qualquer sombra de dúvidas, um dos piores dos últimos anos, as chamadas não conseguem chamar a atenção para uma história solidificada e com equilíbrio mínimo para garantir espaço nas discussões do telespectador.

Se a chamada, que reúne normalmente as mais fortes cenas dos primeiros capítulos da obra, não conseguem chamar a atenção, tem-se um problema diante de si para a produção. Ou a escolha das cenas escolhidas e o tom das chamadas foi absolutamente equivocada e prejudicou bastante a própria novela. Ou o folhetim é desinteressante a ponto de não conseguir agrupar cenas suficientemente marcantes em sua primeira parte para produzir um bom Lançamento.

Independente de qual seja o problema de Amor Eterno Amor, o fato é que seu Lançamento já demonstra problemas. Tendo que recuperar a audiência que sofreu queda vertiginosa com A Vida da Gente, a trama de Elizabeth Jhin já tem a sombra de um Lançamento fracassado para lidar antes da estreia.


Assista ao teaser de Lançamento da próxima novela das 18 Horas



1 Quebraram tudo:

Carla Pereira disse...

Eu tenho certeza que Amor Eterno Amor,vai ser um grande sucesso,pois a novela de Elizabeth Jhin é muito mais que meia dúzias de chamada!Ao invés desse teaser eu vejam esta cena!
youtu.be/r_PD46RnaXI

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira