quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Brasileiro ainda vê Carnaval?

Passadas todas as noites de Carnaval e os dois dias de apuração - em SP e no RJ - com todos os detalhes do evento transmitidos em tempo real pelas principais Redes de Televisão do país, é o momento de se fazer um balanço. Não obrigatoriamente da qualidade da cobertura - aliás, a melhor já é realizada em muitos anos, é preciso lembrar - mas do que ela, de fato, representou para a TV brasileira.

A priori, é preciso lembrar que o Carnaval é a principal festa da nação, considerado um dos principais, senão o principal, patrimônio nacional. Uma das poucas festividades que reúne uma imensidão de brasileiros para comemorar. Posto isso, a pergunta do título é bastante válido no momento, pois a audiência das emissoras que transmitem o Carnaval vem caindo vertiginosamente ano após ano.

A Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão dos desfiles das Escolas de Samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, perdeu em um ano 20% de sua audiência e, se a comparação for com alguns anos, a queda é ainda mais aguda. Ao se analisar estes números friamente, um desatento poderia dizer que o brasileiro prefere comemorar a festa a assisti-la em sua TV. Será verdade?

É bem verdade que a Rede Globo sofreu com a audiência durante os desfiles. Apesar de liderar com relativa folga durante os desfiles em São Paulo, quando a exibição foi do Rio de Janeiro, a audiência medida em São Paulo perdeu para a Record no domingo e sofreu na segunda-feira, perdendo parte da exibição para a minissérie Rei Davi.

Três pontos precisam serem analisados neste caso. Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a transmissão do Carnaval foi líder disparado nas 04 noites na medição paulista. Parece contradição do parágrafo anterior, mas não é. É preciso lembrar que SBT, Band e Rede TV também fizeram de suas grades noturnas espaço aberto para a transmissão do Carnaval e, ao somar essas três audiências com as da Globo, a liderança foi incontestável.

Outro fato importante se dá justamente no fato de que 04 emissoras transmitiram a Festa. Com isso, a única opção dos que preferiam assistir outro assunto foi a Rede Record que levou toda essa parcela de público sozinha e, com isso, conseguiu abocanhar a liderança em alguns momentos. Mas não significou, contudo, que a maioria dos paulistas preferiam ver outra programação ao Carnaval.

O último ponto de análise, mas não menos importante, é entender a medição. A liderança da Record se deu em São Paulo, não no Brasil. Nos dados de medição de 08 Capitais, a Rede Globo só perdeu a liderança em duas e manteve-se líder com folga nas demais. Se somar as audiências da emissora líder do país, com as outras 03 que transmitiram o Carnaval, a vantagem no país é ainda maior em relação as que não transmitiram (Record e TV Cultura que não fez cobertura completa).

A análise dos números não permite dizer, portanto, que o brasileiro não vê mais Carnaval. Muito longe disso, a principal festa do país ainda mostra-se bastante atrativa como parte da programação da TV aberta e, certamente, muito lucrativa para as emissoras de TV.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira