segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Domingo na TV: Eliana

A partir desta segunda-feira, este espaço abre um novo modelo de crítica. Nas próximas semanas e, até que consiga ver o maior número possível, o TVxTV irá analisar todas as segundas-feiras um programa dominical. Para tal, o programa analisado será assistido no dia anterior, para que o julgamento seja o mais imparcial possível. Serão analisados todos os programas nacionais exibidos aos domingos pelas 03 principais emissoras e, caso possível, alguns das outras também.

A primeira semana é de análise do programa do SBT Eliana. Um programa tido por praticamente toda a crítica, em determinado momento, como o melhor programa da TV brasileira e que enfrentou diversas mudanças a fim de combater a audiência das concorrentes no horário e em busca de encontrar maior identidade tanto para a emissora quanto para a apresentadora.

De melhor a pior. Este é o caminho desta produção. O que se vê no programa Eliana é absolutamente vergonhoso e a maior parte dos quadros sequer é digna de nota. Sem qualidade, sem conteúdo e, principalmente, sem qualquer tipo de identidade, Eliana se transformou numa atração esquizofrênica e que causa constrangimento em quem assiste, talvez por isso não tenha qualquer condição de brigar por audiência atualmente.

Deixando de lado os excelentes quadros que o consagraram e atraíram o público, o programa apresenta uma sucessão de equívocos, quadros que não se falam e que em nenhum momento conseguem causar qualquer tipo de identificação com o telespectador. Em determinado momentos, Eliana parece uma Revista Eletrônica Feminina no pior estilo possível, em outros parece uma espécie de Superpop piorado. Caminha sem nenhuma vergonha nos dois extremos, o cult e o exageradamente pop, e pior, não transmite verdade em nenhum deles.

O que se vê diante da tela, com atrações que só conseguem levar subcelebridades atualmente - e olha que já tivemos grandes nomes da música naquele palco - é a preguiça. Com um contrato muito bem amarrado e que não permite ser tirada do ar nem jogada em horários ruins, a apresentadora Eliana aparenta estar bem confortável em seu programa, também pudera, ganhar o salário astronômico que ela ganha sem precisar ter nenhum bom desempenho.

O fato é que o atual Eliana pode ser gravado em poucas horas, sobrando muito mais tempo para toda a produção se preocupar com trabalhos paralelos. Resumindo, falta dedicação e compromisso a todos os envolvidos - direção e apresentadora - que precisam resgatar a identidade da atração em seus primórdios e voltar com quadros que, ainda que dessem muito trabalho para serem realizados - agradavam bastante o telespectador. Quem assiste Eliana tem certeza de uma coisa, é o programa mais preguiçoso da TV Brasileira.

1 Quebraram tudo:

Rodrigo Serafim disse...

Excelente crítica!

Eliana tem vários quadros excelentes e que por motivos que só Deus sabe, foram parar na geladeira.

Ela é uma ótima apresentadora, tem domínio de palco, carisma, e sabe comandar bem um programa de auditório. É experiente. Mas, como outros na TV brasileira, está sendo desperdiçada com um conteúdo pífio.

Aguardo uma crítica sobre o Domingo Legal, outro que vai de mal a pior na qualidade a cada domingo.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira