terça-feira, 10 de maio de 2011

Onde está a nobreza do Horário Nobre?

Saída de Norma da cadeia, rendeu bons índices a Insensato Coração
O horário mais disputado da TV brasileira se inicia às 18h00 e o seu ápice sempre é às 21h00. Tanto é assim que, normalmente, o principal horário de audiência das emissoras abertas brasileiras é este, inclusive com seus produtos mais populares e maiores audiências. O share atinge números altíssimos entre as 21h00 e 22h30, o que justifica todo o investimento no horário.

Porém, um processo interessante vem acontecendo atualmente. As três principais emissoras do país estão com problemas justamente na principal faixa de horário de audiência. A Rede Globo que exibe há décadas sua principal novela, não consegue mais emplacar um grande sucesso. A meta é de 40 pontos e a última trama a atingir a meta na média geral foi Caminho das Índias. Isso mostra que há dificuldade em colocar o público sintonizado na emissora neste horário.

Este fenômeno poderia ser explicado, como já foi anteriormente, pela migração para uma outra emissora que exibe algo de sucesso em determinado período. Não é o que acontece. Basta verificar que a Rede Record, vice-líder de audiência sequer coloca uma produção própria em seu principal horário. O produto é CSI, uma das franquias de séries mais vencedoras do mundo e que deu muito trabalho para novelas como Viver a Vida e Passione, mas deixou de incomodar faz tempo, tanto que, na noite da última segunda-feira, a série empatou com o SBT.

SBT que também não consegue mais incomodar. Apostando no popular Programa do Ratinho, a emissora chega a ultrapassar a Record em alguns momentos, mas nem de longe atrapalha o desempenho da novela das 9. Com médias discretas e que, muito raramente chegam aos dois dígitos, o programa se contenta quando consegue uma média em torno dos 7 pontos.

Diante deste cenário só resta perguntar onde foi parar a nobreza do horário nobre? Se antes a família brasileira se reunia diante da TV neste horário, isso não vem acontecendo nos últimos anos. Não são raras as vezes que o share do horário nem consegue ser o maior do dia, fato inimaginável há dez anos. A pergunta que se precisa fazer é: falta público ou falta produções que chamem o público?

3 Quebraram tudo:

bruno disse...

Acho que a resposta pra pergunta feita no final do seu texto é a segunda opção

m.stedile disse...

A novela Insensato Coração tem bons núcleos, como os de Ana Lúcia Torre e o de Herson Capri. Os dois estão atuando com excelência, bem como Cássio Gabus Mendes e Débora Evelyn. Os núcleos principais que deixam mais a desejar, como o de Larazo Ramos, que está perdendo espaço na novela.

Francisco othon disse...

Paola Oliveira e JONATAS FARO são fraco atroes...

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira