terça-feira, 26 de outubro de 2010

Extreme Makeover Social é ótimo e merecia melhor horário

Com algumas - confesso, muitas - semanas de atraso, finalmente consegui dar a devida atenção a nova aposta da Record para o fim de noite de sábado. Extreme Makeover Social, inspirado no original americano (lá não é social) e que tem por objetivos reformar diversas creches e entregá-las novas e remodeladas.

Basicamente o programa faz o que o Construindo um Sonho, do Domingo Legal, o Sonhar mais um Sonho, do Programa do Gugu e o Lar, Doce Lar, do Caldeirão do Huck fazem. O diferencial de Extreme Makeover Social, ao contrário do que parece, não está principalmente no foco social em reformar apenas creches a princípio enquanto os outros reformam casas. O grande diferencial - e que diferencial - está na forma da condução do programa que, ao menos até aqui, em nenhum momento aposta na miséria humana, nas histórias tristes e que emocionam o público, levando as pessoas ao constrangimento apenas para ter uma casa reformada.

O formato original já era assim e a Rede Record decidiu manter toda a estrutura vencedora. No Extreme Makeover, não há exploração da miséria humana, aliás, o objetivo não é mostrar isso, antes, é mostrar como se pode melhorar as condições de vida, moradia - e neste caso estudo - de pessoas apenas com profissionalismo, cuidado e qualidade. O que chama a atenção do público não são as histórias de vida de quem passa pelos locais, mas a história de vida durante a reforma. Isso é muito mais atraente, limpo e agradável para o telespectador.

O grande acerto da emissora na escolha do formato se deveu a apresentação de Cristiana Arcangeli. Empresária e comunicadora, ela já foi destaque em 2010 como nova conselheira de O Aprendiz, superando inclusive o novo apresentador João Dória Jr. em todas as suas participações no Reality. Agora, a frente de um programa exclusivamente seu, Cristiana vem mostrando todo seu talento na área de comunicação, aliando isso a seu domínio de empresária de sucesso. Não havia como este programa não ter qualidade tendo ela como apresentadora. Sua desinibição, cuidado e responsabilidade diante das câmeras chama a atenção e fazem dela uma das gratas surpresas da TV em 2010.

Extreme Makeover Social é tão bom que merece um olhar por parte do público, mas muito mais que isso, merece um carinho melhor da Record. O horário colocado para o programa foi de uma infelicidade impressionante. Começar mais de meia noite num sábado é realmente desperdiçar um formato que, colocado as 23h00 durante a semana, em regime de temporada - como ocorre com Ídolos, por exemplo - certamente poderia levar a emissora a liderança. É de se pensar.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira