sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

E a Band, hein? Por onde anda?

Quando se fala de TV aberta brasileira logo se pensa em algumas emissoras tradicionais como Rede Globo, SBT, Rede Record e BAND. Todas as outras emissoras abertas estão ainda buscando seu espaço e, nem de longe, possuem a rica história cultural que as 04 principais Redes de TV do país são donas e carregam em seu "currículo".

Na atual década falou-se muito do crescimento vertiginoso da Rede Record em sua escalada rumo a vice-liderança, que se consolidou de fato na atual década e também da grave queda do SBT que, desde a década de 80 era a emissora vice-líder do país e, nesta década, perdeu o lugar para a concorrente e também perdeu muito de sua credibilidade.

Porém, não se vê muito falar da BAND. Uma década triste para uma emissora que já foi a predileta da classe masculina no Brasil, principalmente na década de 90 quando a emissora tinha por slogan: "Bandeirantes, o canal do esporte". Com as mudanças da cúpula da Rede, nos primeiros dez anos do novo milênio, o que se viu foi um afastamento gradual do esporte e o perfil da emissora passou a mudar consideravelmente quando em comparação com os 10 anos anteriores.

Porém, é nítido que essa mudança não surtiu o efeito esperado. Atualmente, poucos são os programas da emissora que o público queira assistir e, mais do que isso, exceção feita ao excelente CQC, praticamente nenhum programa da grade atual da BAND tem qualquer tipo de repercussão junto ao público e também junto a mídia especializada.

Apesar de, em 2010, a emissora ter tido certa melhora, principalmente no horário nobre e se aproveitando da fragilidade do SBT, ao lançar programas interessantes como A Liga, isso é pouco perto do que a emissora outrora especializada em esporte vem fazendo atualmente. A bem da verdade é que ninguém sabe por onde anda a estrutura da BAND e, ao que parece, ninguém saberá, pois a próxima década não promete nada de interessante.

3 Quebraram tudo:

Thiago Monteiro disse...

Canal que possui -> Renata Fan, Neto, Denilson, Ulisses Costa, como principais elo do esporte, não merece respeito.

Rodrigo Rocha disse...

Acredito que o grande problema da Band não seja tanto os profissionais,como citou o colega. Eu, particularmente, acho a Renata Fan uma ótima comentarista e apresentadora. Diferente de qualquer uma do Belas na Rede.
Na minha teoria, a BAND sofre do mesmo problema do SBT:
1)Estigma de TV sem qualidade e de vanguarda;
2)Tv presa à apenas um segmento do público, no caso os homens;
3)Falta de criatividade: a Band, faz muitos anos, repetidamente vem emulando a grade de horário das concorrentes

A pergunta que me faço é: como uma emissora com Silvia Poppovic, Milton Neves, Datena entre outros não pensa em inovar? Silvia P. pra mim, é a UNICA que conseguiria fazer algo do tipo Oprah na TV brasileira, tamanho seu talento...

Ary disse...

Pra mim a BAND está muito feliz em estar onde está. Sempre foi e sempre será uma emissora acomodada. Porque nada explica uma emissora desse porte manter no ar um pastor em pleno horário nobre,comprometendo assim toda a faixa de atrações sequentes. O pastor paga bem??? OK,mas vale a pena sacrificar um horário tão valioso que pode dar um retorno comercial bom caso haja investimentos??? E o pior de tudo: sacrificar a imagem e a credibilidade de uma emissora junto à opinião pública??? Isso só se explica mesmo por puro comodismo.

A BAND sempre foi e sempre será um gigante adormecido em berço esplêndido. Sempre viverá de sucessos sazonais como o CQC e A LIGA,que por sinal são formatos adquiridos da produtora Cuatro Cabezas. Evidente que não se pode tirar os méritos da BAND em imprimir sua marca,mas quando se fala em formatos adquiridos,o fator criatividade fica grandemente prejudicado.

E tem mais: Essa história de que a BAND é o canal dos esportes sempre foi pra inglês ver. O fato é que a BAND,ao menos na última década,sempre ficou na sombra da Globo. Porque diabos uma emissora que se diz com tanta tradição em esportes como a BAND diz ter,nunca usou essa influência para sair desse carrossel em que a Globo se coloca na frente deixando-na com os restos??? Aceitando um papel de subserviência???

Vamoquivamo

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira