terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ainda sobre o Teleton

Este assunto já deu o que tinha de dar e começou a ficar sinceramente incômodo, creio eu que tanto para mim, quanto para os leitores que, certamente já não aguentam mais este assunto e esperam, ao vir ao blog, lerem outras críticas.

Portanto, prometo que esta é a última mênção ao tema por ora, mas achei que seria injusto aos que me lêem por mais de um ano não terem a oportunidade de receberem o que eu recebi. No dia de ontem, segunda-feira, o blog recebeu um email interessante de uma leitora assídua que, entendendo exatamente a proposta do post "Teleton e o Assistencialismo Barato" achou injustas as acusações e ofensas que os fãs do SBT professaram contra este espaço. Com autorização da leitora, reproduzo abaixo o teor do email.

"Olá, meu nome é val....adoro o blog e amei o post sobre o teleton....sou deficiente.... e num vi nd de preconceituoso em nenhuma palavra q vcs escreveram... p/ mim hj, a maioria dos programas da tv aberta são apelativos e sensacionalistas.....ajudam pessoas p/ subir no ibope... é uma pena q a maioria do povo brasileiro adora ver tragédias e sofrimentos... sobre o teleton...acho deprimente....ficar mais de 24 hs no ar pedindo dinheiro....e pior atingir uma meta!......eu como ja fiz parte do AACD... sei q o trabalho lá é maravilhoso....muitas entidades sobrevivem de doações... sem nenhum patrocínio desse porte e acho q as crianças do  AACD, não precisa desse "show de horrores", p/ obter doações... um abraço..."

Vejam vocês que uma leitora que, como ela mesmo disse, é deficiente e já fez parte da AACD entendeu perfeitamente a proposta do texto crítico e, mais do que isso, concordou com ele. Isso mostra que a exploração da desgraça humana é real e até quem utiliza-se ou utilizou-se dos serviços da entidade, sente-se constrangido diante da exposição que o Teleton oferece. Espero agora que os críticos ao texto e que não entenderam a proposta, pensem e compreendam.

5 Quebraram tudo:

Gabriel Borba disse...

Daniel
Sou leitor do teu blog acho que quase desde que o lançaste e, em meio a toda esta confusão sobre o Teleton sou obrigado a me manifestar - algo que já há algum tempo não fazia.
O mais importante a dizer sobre tudo isso é que não há ninguém com 100% da razão.
Acredito que tu erraste, e feio, em teu primeiro post sobre o assunto.
Na vida há coisas que são feitas somente por que são feitas. Explico: não deverias sequer ter mencionado o Teleton em teus comentários; é um evento assistencialista e, por isso mesmo, deveria ser algo "fora da crítica". Aí tu vais dizer: "tá, mas e os programas do Gugu? (só pra citar o que tu mesmo usaste nos teus textos). O programa do Gugu busca audiência, o Teleton não.
Não gosto do Teleton como programa. Acho mal feito, improvisado demais (lembro até uma vez em que o Peninha foi cantar no programa - há uns sete ou oito anos - e ele mesmo teve que ficar acertando o microfone) e, sim, apelativo. Mas não há outra forma para este tipo de projeto.
Seria mais fácil se não tivesses sequer comentado o programa, pois ele na realidade não faz parte da TV. Ah, mas aparece na TV. Sim, mas pelos motivos que tu mesmo citaste: vontade do Silvio Santos e da Hebe Camargo. Iniciativas como as do Teleton devem ser aplaudidas, e os seus erros, por maiores que possam ser, devem ser minorados e, talvez até, esquecidos.
Quanto aos comentaristas do blog. Por favor gente! Vamos parar com esta polícia virtual hipócrita! Concordo que o texto era dispensável, por todos os motivos que coloquei, mas daí a chover comentários acusando de preconceito é demais. Vamos criticar sim, mas com respeito. Crítica pela crítica não é legal.
Um abraço a todos.

Kadu disse...

Então cancelem o TELETON de vez e vamos ver se a AACD não vai sentir falta da ajuda do projeto. É claro que ela não vai deixar de sobreviver, mas é inegável a importância do programa para a entidade.

E eu não sou obrigado a aceitar a opinião de uma pessoa como única e verdadeira só porque ela é deficiente física.

Mantenho minha opinião sobre o programa.

Unknown disse...

Você continua um ser rídiculo. Não adianta reverter a situação. A primeira palavra é a que vale. Respeito a sua opinião, mas é melhor você nas próximas postagem atualizar mais antes de divulgar um comentário tão tolo como aquele. Independente de sensacionalismo ou não, o programa arrecadou e ano que vem mais uma nova sede será construída. Seria muito legal se no nosso país, onde as indiferenças são bem visiveis, todos fizessem um circo como esse. O SBT perde milhões de reais vindo de anunciantes e libera 24 horas de sua programação para um evento como esse. E para de ficar usando palavras de deficiente para reverter a situação. Procure usar seus próprios argumentos sem precisar dos outros. Porque ser humano de verdade é aquele que assume seus próprios atos. Ao invés de você criticar o SBT, utilize sua inteligencia e critique os políticos ladrões, os bandidos, as corrupções. Esses sim precisam ser criticados

Léo disse...

^ Francamente. Nunca vi tanto disparate num comentário só.

Enfim, adorei sua resposta, Daniel. Agora, por favor, chega de Teleton MESMO :/ Faz um post falando da Patrícia Pillar, sei lá .__.

Jose disse...

O programa do Gugu busca audiência, o Teleton não.-2

Então cancelem o TELETON de vez e vamos ver se a AACD não vai sentir falta da ajuda do projeto-2

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira