segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quando uma criança salva uma novela

Já foram duas semanas no ar e até o momento a nova novela da Record, Ribeirão do Tempo, ainda não disse a que veio. A audiência vem numa crescente, principalmente pegando carona nos últimos capítulos de Bela a Feia, mas principalmente aproveitando a ótima audiência de CSI neste período de baixa da nova novela das 9 da Globo, Passione, que não vai registrando altos índices.

Mesmo assim, a trama assinada por Marcílio Morais não parece - ao menos até aqui - ter a qualidade de outras histórias da emissora e, com isso, não dá a entender que será capaz de segurar a audiência conquistada nesta reta final por Bela. A história principal, além de muito batida, não é interessante suficientemente a ponto de segurar o telespectador, muito disso também se dá a fraca interpretação do núcleo protagonista que, aparentemente, ainda não encontrou o tom correto para dar a cada um dos personagens.

A intenção de Marcílio, certamente foi de criar uma história que lembrasse bastante algumas outras telenovelas, ou seja, ele não inventou nada, utilizou a metodologia de apostar no folhetim típico, mas até o momento vem utilizando ingredientes exagerados e o resultado tem sido um sabor não muito agradável diante da tela. Os núcleos paralelo também não funcionam com a qualidade esperada e a impressão que se dá é que as histórias ficam truncadas, presas a algo e não caminham com naturalidade.

Com duas semanas de história, percebe-se que a aposta de Ribeirão do Tempo terá de ser propriamente no mistério. Essa é a trama que envolve o público e chama a atenção por ser muito bem amarrada e dar exatamente o clima que é necessário para induzir o telespectador a querer continuar assistindo. Mas, para isso, é importante que essa história cresça e ganhe proporções de protagonismo, porque do contrário, não poderá segurar a audiência.

Mesmo assim, até o momento, a novela vem sendo carregada nas costas por uma pessoa. Aliás, por uma criança. Letícia Medina vem dando um banho de interpretação, melhor que todos no elenco, e faz com que o telespectador torça por sua personagem. Não é fácil para uma criança interpretar uma menina que se faz passar por menino, as chances de cair na caricatura são grandes (como ocorreu com Kaiki Brito em Chocolate com Pimenta), mas Letícia acerta o tom em todas as cenas. Ela é a dona de Ribeirão do Tempo.

Este texto também está disponível no site Famosidades, do grupo MSN Entretenimentos

5 Quebraram tudo:

Ary disse...

Assim como você fez uma análise grandemente equivocada sobre a audiência da programação da RECORD no domingo-e os números vieram a confirmar que vc errou- mais uma vez,vejo que o nobre jornalista(?) faz uma análise completamente equivocada sobre a novela Ribeirão do Tempo,enquanto que a sua "perfeita" Passione sofre com os números. OK,os números não dizem tudo,mas se uma trama não cai no gosto do público é sinal que há algo de errado. Adiante.

Não sei o que o move a fazer essas análises equivocadas(geralmente contra produções da record) e também não quero saber,por é opinião sua e como tal,deve ser respeitada. Ainda que possa haver por trás um ranço ideológico ou alguma forma de amargura,que saltam em seus textos,em entrelinhas,aos borbotões.

Discordo totalmente dessa análise que diz que a novela não diz a que veio. ORA,pra mim está claríssimo a que veio a novela e isso se revelou logo no primeiro dia,o que rende um elogio ao autor Marcílio Moares,que com um texto curto e dinâmico,colocou muito bem as cartas sobre a mesa. Uma trama bem dirigida,dinâmica,com personagens muito bem delienados e uma estória envolvente.

O núcleo principal com a competente Bianca Rinaldi e Jaquline Lawrence,está muito bem amarrado e deixa claro ao telespectador sobre os seus papéis na novela. Certamente haverá ali muita briga política,com os ativistas ambientais e com o professor,que lembra os rebeldes esquerdistas dos tempos da ditadura. É claramente uma briga ideológica,contra o partido do prefeito,que não está nem aí pra nada,e pensa em privatizar tudo,passando por cima de todos. Esse luta política é comum nos dias de hoje.

Tramas paralelas como do bêbado,do detetive atrapalhado,entre outras,estão muito bem delienadas. Há realmente o clima de mistério na novela e realmente é a força motriz que muito provavelmente amarrará o telespectador à trama.

Pra mim,Ribeirão do tempo,até aqui,está sendo uma das melhores produções da RECORD.

Se vai subir na audiência ou cair,só o tempo dirá.

@tvxtv disse...

Ary, você está fazendo o mesmo que muitos fizeram na estreia do Gugu no horário nobre, lembra?

O Gugu venceu a Eliana por 1,1 ponto tendo todo o atrativo da estréia e o mesmo se aplica ao Domingo Espetacular que somente conseguiu 13 pontos em virtude do excelente começo. Não estou afirmando que ambos irão cair, mas veja bem. O Gugu foi MAL para uma estréia e as chances de voltar a sofrer são grandes. Já o Domingo Espetacular pode tentar se sustentar antes de começar Panico e Fantástico e salvar a média, mas depois, a tendência é sempre se equilibrar em terceiro.

Sobre a novela, discordamos mesmo. E ponto.

Ary disse...

TVXTV: Não acho que teve atrativo nenhum de estréia no Programa do GUGU,exceto a mudança de horário. E sinceramente,o programa pode até cair sim,mas ficar na terceirona,como vc aludiu,não acho não. Os números de ontem mostraram que o quadro da Eliana não teve força nenhuma contra o GUGU. Um problema do GUGU é exatamente esse. O programa continua o mesmo de sempre.

Sobre o DE,o programa tem um publico mais segmentando e fiel do que o programa do GUGU,e não sofre migração para o Pânico e SS,que são programas com outra temática.

A minha dúvida ontem era exatamente o Fantástico,mas mostrou que parte da audiência do Fantástico migrou pra RECORD.

Anônimo disse...

Fantástico pode até ter caido, mas ainda é 100x melhor que o Domingo Espatafórico da Remerda!

Anônimo disse...

Ola Daniel, concordo com voce esta atriz esta se destancando e mostrando muito bem para que veio, e esta levando a novela pois todos que acompanham querem saber qual é o seu segredoe ajudar a resolvelos.
Gosto muito dos seus artigos e acompanho sempre quando posso. bjus bjsue boa sorte.
graciela..

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira