segunda-feira, 12 de abril de 2010

Simpática a estréia de Escrito nas Estrelas

Deixando de lado as crenças religiosas porque elas não importam aqui, fazer uma análise de uma novela com tema espírita nunca é fácil, uma vez que é um tema batido e, se o responsável pelo roteiro não souber conduzir a história e conduzir as personagens, fica tudo muito clichê e negativamente. Era exatamente isso que eu esperava de Escrito nas Estrelas, a nova novela das 6 da Rede Globo.

Após a exibição do primeiro capítulo em que evidentemente não se pode fazer uma análise profunda sobre a trama e o folhetim, o que se pode afirmar é que há simpatia na história. Personagens interessantes, tramas que a primeira vista parecem chamar a atenção e serem bem amarradas, dando uma possibilidade grande de haver uma boa história.

Simpatizei com o primeiro capítulo de Escrito nas Estrelas e o que mais me surpreendeu nesta estréia não foi a história e muito menos os personagens. Fiquei gratamente surpreso com o ritmo imposto pela autora Elizabeth Jhin para os acontecimentos. Sem enrolação, sem encheção de linguiça e sem apresentação monótona de personagens. Para o público conhecer as personagens não é necessário uma missa, basta ter uma boa história e Jhin parece ter.

Falando um pouco do elenco, o grande destaque - na verdade o único - foi Humberto Martins roubando a cena. Mesmo numa estréia ele parece já ter o domínio completo de sua personagem e saber exatamente todos os caminhos que nortearão sua história, o que é raro. Em compensação a dupla de protagonistas ficou devendo. Natália Dill começou muito bem, firme e deixando para trás seu último trabalho (a Santinha em Paraíso), mas se perdeu quando as cenas exigiram pulso e voz firme. Cada vez que precisava subir o tom de voz, Natália falava de um jeito que era muito difícil entender, o que prejudicou muito seu desempenho.

Jayme Matarazzo foi o destaque negativo deste capítulo de abertura. Inseguro, não compondo com correção sua personagem, em todas as suas aparições o ator estava abaixo do que a cena pedia e sua empostação vocal soou falso em todas as suas falas. Se apoiando no texto, Jayme sujou completamente as falas repetindo vastamente as palavras, como "pai" quando estava em cena com Humberto Martins. Ficou claro que o ator não está pronto para encarar um protagonista tão complexo.

Outro ponto baixo dessa noite foi a abertura toda equivocada. Jhin demonstrou que vai ter uma novela ágil e sem rodeios, então, um folhetim assim não pode ter uma abertura arrastada. A música tema, apesar de linda, também foi equivocada, já que coloca a novela como se tivesse um ritmo lento, o que não aparenta ser verdade.

De qualquer forma, pontos baixos todas as novelas e todas as estréias têm. Mesmo assim, Escrito nas Estrelas deixou uma boa impressão. O único senão na história foi a reação premonitória da empregada quando Daniel (Jayme Matarazzo) sofreu o acidente. Este é o tipo de clichê que uma novela espírita não precisa. E a cena final foi muito boa, surpreendente, bem dirigida e muito bem conduzida. Vamos ver se teremos mais uma boa novela, certamente não será um marco na teledramaturgia, mas por enquanto, parece que será muito simpática.


14 Quebraram tudo:

Daivison Tavares disse...

Eu me surpreendi com o primeiro capítulo de Escrito nas Estrelas.Eu pensei que seria totalmente lento e monótono,mas foi o contrário.
Quanto às interpretações eu concordo que o Jaime realmente foi negativo,mas em relação à Nathalia eu adorei.A abretura eu simplesmente adorei e não tenho nada do que reclamar.

Unknown disse...

Eu posso tar enganada mas eu vejo no seu texto q vc tem uma certa ''dificuldade'' é aceitar a trama falando coisas q ñ tem nada aver. por exemplo: a abertura de cama de gato tbm era lenta porem a novela era agil isso ñ tem nada aver, outra coisa, a reação premonitória ñ era da empregada e sim da avó dele q era como mãe pra ele. então eu acho q vc tem sim uma certa ''dificuldade'' para aceitar a trama por causa de cama de gato, uma pena.

Marlon Kraupp disse...

Eu gostei muito da estreia

e gostei do jayme, só que ele, LÓGICAMENTE precisa melhorar um tanto, mas isso com o tempo ele melhora, creio eu !

Anônimo disse...

Sucesso, adorei a novela, no twitter o povo adora, mas eu estou preocupado com o ibope, para mim o que vale é o ibope!

@tvxtv disse...

Vanessa

Desculpe, mas eu não acostumei às personagens ainda, não sabia que era avó :D

Sobre Cama de Gato certamente você não via a mesma abertura que eu, na sua TV passava alguma abertura alternativa. Desde quando aquela música é lenta? Em qual planeta?

Unknown disse...

Eu ñ disse q era a música e sim a abertura, pra ser mas clara os efeitos da abertura xD era lenta sim, vê lá no Youtube. bjssss

@tvxtv disse...

Pra mim a abertura era ágil, tinha inclusive umas paradas bem interessantes que dava a impressão de "remix" da imagem. Eu gostava bastante. E não é porque eu gostei da novela, tem novelas que eu detestei e amava a abertura, como Caminho das Índias. :D

Unknown disse...

concordo com o Daivison e a Vanessa, a novela e boa e vai da audiencia pra Globo e vai bater CDG.

Anônimo disse...

A abertura da novela foi chatinha
Eu queria que a cantora fosse a Ivete. aquela cantora lá é pésima, nem sei o nome dela

Unknown disse...

Belo texto. Tomei até gosto para ver a novela.
A Globo parece que acertou a mão, pelo que vejo. Pode ser dos melhores horários para a emissora no Ibope.

Unknown disse...

Gostaria de indicar um blog que também trata de TV:
http://muquenapolenta.wordpress.com/
Abraços

Marlon Kraupp disse...

Felipe

Dar mais que CDG é o minimo

CDG pegou o horario de verão, fim de ano, inicio de ano e carnaval !

se não tivesse pego, tinha fechado no minimo com 27 pontos...

Matheus L. disse...

Vcs sao pateticos . A Antonia e empregada e nao e avo do Daniel ! Um BLOG que diz que entende do assunto faz uma coisa dessas ? MEUDEUS'

politica em foco disse...

ESPIRITISMO NÃO É CRISTIANISMO
NÃO SE DEIXE ENGANAR ONDE CRISTO NÃO REINA NÃO HÁ CRISTIANISMO

A MENSAGEM CRISTÃ É A VERDADE . O ANJO TROUXE A NOTICIA

LC 2: 9,10 E O CRISTÃO LEVA A MENSAGEM: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

JO 14:6

POR ISTO NÃO VOU PERDER MEU TEMPO COM ESTA NOVELA

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira